O que é Copywriting e como ficar rico com isso

O que é Copywriting e como ficar rico com isso

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Imagine só faturar 2 bilhões de dólares com um texto de aproximadamente 800 caracteres?

A primeiro momento pode parecer loucura, mas foi exatamente o que essa carta de vendas fez ao longo de duas décadas.

O que é Copywriting e como ficar rico com isso - Carta de vendas do The All Street Journal

Mas afinal, como isso foi possível?

Em primeiro lugar, saiba que essa carta de vendas não é um texto comum. 

Há elementos de Copywriting escondidos em cada caractere e que fizeram com que ela tivesse esse resultado estrondoso em vendas.

Não sabe o que é Copywriting? Fique tranquilo.

Nas próximas linhas, você entenderá o que é Copywriting e como gerar riqueza através da habilidade de transformar palavras comuns em persuasivas.

Dê uma espiadinha em tudo o que vem pela frente no conteúdo:

  • O que é Copywriting e como funciona?
  • Copywriting é manipulação
  • Como enriquecer com Copywriting
  • O que faz um Copywriter?
  • A diferença entre Copywriting e redação publicitária
  • O que é uma Copy de vendas
  • 4 motivos para usar copywriting na comunicação do seu negócio
  • As melhores técnicas de Copy para Social Media
  • Melhores cursos de Copywriting para quem busca se profissionalizar

Aproveite a leitura!

O que é Copywriting e como funciona?

Copywriting é uma ciência amparada em estudos da neurociência que direciona a criação de textos intencionais com foco em conversão – ou seja, que fazem as pessoas tomarem uma ação, seja ela qual for.

Assim, diferente de uma redação ou uma notícia, o texto com técnicas de Copywriting tem caráter persuasivo. 

Isso significa que uma Copy é capaz de influenciar e acelerar a tomada de decisão nos seres humanos, através de elementos e recursos de escrita que:

  1. Acessam as emoções humanas;
  2. Dialogam com os desejos mais íntimos e secretos das pessoas;
  3. Provocam impulsos e reações quase incontroláveis.

No contexto do marketing digital, esses atributos são mais do que bem-vindos na comunicação das empresas, profissionais liberais e prestadores de serviço.

Isso porque distribuir uma comunicação altamente persuasiva através dos canais de comunicação que atingem centenas de milhares de pessoas instantaneamente traz um enorme potencial de escala financeira para quem domina Copywriting.

O que é uma Copy de vendas

Quando damos uma definição para “o que é copywriting”, note que o maior atributo desse tipo de texto é estimular uma tomada de ação.

Acontece que essa ação pode variar a depender da estratégia da marca.

Se falamos do marketing de conteúdo, por exemplo, Copywriting ajuda a potencializar o número de likes num post (falaremos disso mais adiante).

Evidentemente, gerar engajamento não é a função principal do Copywriting.

Dessa forma, a copy de vendas é um texto persuasivo que tem como objetivo principal vender um produto ou serviço. 

Essa copy pode assumir o formato desde uma mensagem no whatsapp até uma página de vendas.

Não importa a estrutura ou canal de distribuição, se é uma copy de vendas, os elementos de persuasão serão estrategicamente alocados no texto para levar o leitor a abrir a carteira.

Acontece que no contexto do Marketing Direto, a Copy é uma peça-chave nas estratégias e campanhas de vendas das empresas.

Isso porque um único texto é capaz de vender para milhares de pessoas ao mesmo tempo por um custo muito menor do que o empreendedor teria se precisasse contratar mão de obra para vender no um a um.

Copywriting é manipulação?

É possível que alguns neurônios estejam a ponto de entrar em curto dentro da sua cabecinha, se perguntando:

“Se eu posso influenciar as ações das pessoas através do Copywriting, isso não é manipulação?”

E é aqui que precisamos colocar alguns pontinhos nos i’s.

Quem entende e aplica Copywriting na prática logo percebe que não se trata de manipulação ou convencimento – ainda que o dicionário traga essa definição para o conceito de persuasão.

As técnicas de Copywriting apenas aceleram decisões que as pessoas já têm predisposição para tomar em algum momento.

Dessa forma, através de uma Copy honesta e bem feita você pode fazer o seu cliente agradecer por vender a solução de um problema que, muitas vezes, ele nem sabia que tinha.

Como enriquecer com Copywriting?

Como mencionado no início do conteúdo, o maior benefício que Copywriting proporciona às empresas e empreendedores é a possibilidade de vender em escala na internet.

Fato é que a riqueza anda de mãos dadas com a escala no marketing digital.

Se você é empreendedor (digital ou físico) pode usar copy para potencializar suas vendas e expandir seus negócios, através de uma comunicação persuasiva e irresistível aplicada:

  • nos conteúdos das redes sociais;
  • nas mensagens e abordagens dos vendedores;
  • nos anúncios online (em texto e vídeo);
  • nas páginas de vendas e de captura;
  • nos emails de conteúdo e vendas.

Se você é prestador de serviço no marketing digital – gestor de tráfego, designer, co-produtor ou estrategista, por exemplo – dominar Copywriting te ajudará a gerar riqueza e:

  1. Tornar o seu trabalho mais valioso;
  2. Trazer mais r$sultados para os seus clientes e ser bonificado por isso; 
  3. Diversificar suas fontes de renda (criar outros negócios, atender mais de um cliente).

Existe também a possibilidade de fazer do Copywriting a sua profissão. Entenda mais no tópico a seguir.

O que faz um Copywriter?

O Copywriter é o profissional que domina os fundamentos de Copywriting e escreve textos persuasivos para negócios físicos, digitais e experts que precisam vender mais no marketing digital.

Se você quer seguir na profissão Copywriter, saiba que as possibilidades de atuação são diversificadas. 

Isso quer dizer que como Copywriter profissional você pode ser:

  1. Empreendedor – Prestando serviços de copy para outros negócios como MEI ou co-produtor de experts e negócios digitais que precisam tirar um negócio do chão. Há ainda a possibilidade de abrir a sua própria agência e contratar mais Copywriters para o seu time.
  1. CLT – Trabalhar para empresas e agências de marketing que prestam serviços de Copy para outras empresas.
  1. Freelancer – Pegar um projeto ou outro de copy para escrever e conciliar com o seu trabalho principal.

E quanto ganha um Copywriter?

Bom, isso vai depender da modalidade em que pretende atuar.

O salário de um Copywriter varia de R$1.500,00 a R$10.000,00, isso se escolher trabalhar para uma empresa. 

Como empreendedor, não há limites para quanto um Copywriter pode faturar por mês!

Isso porque, a depender do contrato que fechar com seus clientes, pode receber porcentagem sobre o lucro das vendas das campanhas que escreveu. 

Logo, quanto mais uma campanha lucrar, maior será a fatia que o Copywriter receberá Dos lucros.

Foi assim que a Bruna Canzian – aluna dos treinamentos de Copywriting da Você Ligado – faturou mais de 15 mil reais em menos de 3 meses como Copywriter.

Foi assim também que a própria Roberta Santos – Copywriter e Sócia Fundadora da Você Ligado – se tornou milionária prestando serviços de Copy para outros negócios, antes de decidir ser professora de um batalhão de mais de 7 mil Copywriters.

O melhor de tudo é que para se tornar Copywriter profissional você não precisa cursar nenhuma faculdade específica, ter experiência com marketing ou ter nascido com dom para a escrita.

Copywriting é uma habilidade absolutamente treinável e que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa disposta a dominar os fundamentos da escrita persuasiva.

A diferença entre Copywriting e redação publicitária

Muito provavelmente você tenha se surpreendido com o fato do Copywriter não precisar de faculdade para lucrar com a escrita.

A surpresa vem de uma associação muito comum que existe entre Copywriting e Redação Publicitária.

Então, qual é a diferença entre Copywriting e redação publicitária?

A redação publicitária está voltada à idealização de conceitos e planejamento de uma campanha de divulgação de um produto ou serviços.

Aqui, o objetivo é pintar a marca/produto na mente das pessoas, sem necessariamente fazer uma oferta ou gerar uma venda direta. 

Ou seja, é algo mais voltado ao branding.

Sabe aqueles outdoors gigantescos que as cooperativas de crédito espalham pela cidades e rodovias? Então, são fruto do trabalho de um redator publicitário.

O que é Copywriting e como ficar rico com isso - Outdoor do Sicoob

O mesmo acontece com as propagandas das grandes marcas de refrigerante, amaciante e margarina.

O problema é que ações como essa tem um custo muito elevado e poucas formas de metrificar os resultados em vendas obtidos a partir dessas campanhas.

Como você deve imaginar, nem todas as empresas têm dinheiro para gastar sem qualquer garantia de retorno. 

É aí que entra o Copywriting.

Diferente da redação publicitária, a escrita persuasiva é direcionada à venda e pode ser utilizada por qualquer negócio que use a internet para divulgar seus produtos e serviços.

Aqui, não há necessidade de um time de marketing robusto ou um orçamento milionário para veicular campanhas de anúncios pagos.

Com uma Copy estratégica e menos de 7 reais por dia, você pode transformar milhares de pessoas em clientes que te agradecem por vender para eles.

4 motivos para usar Copywriting na comunicação do negócio

Se você chegou até aqui e ainda precisa daquele empurrãozinho para implantar a comunicação persuasiva no seu negócio, entenda que existem pelo menos quatro grandes motivos para fazer isso hoje mesmo.

1 Aumentar engajamento

É fato que ter engajamento nas redes sociais não paga boleto, porém sem estar presente nas redes sociais, com um perfil ativo e engajado dificilmente você conseguirá atrair novos clientes e manter um relacionamento saudável com os que a empresa já tem.

Por isso, aplicar Copywriting no Instagram – ou qualquer outra rede social – vai beneficiar em muito o engajamento do seu perfil.

Afinal de contas, um conteúdo escrito com Copy chama a atenção das pessoas, faz com que elas se conectem com a mensagem e interajam de alguma forma com o conteúdo.

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2 Capturar e qualificar leads

O segundo motivo para aplicar Copywriting no seu negócio é que a escrita persuasiva é essencial para gerar leads qualificados para o seu negócio.

Se a sua marca trabalha um funil de captura com iscas digitais (ebooks, templates, manuais) os elementos de persuasão vão ajudá-lo a criar um conteúdo que leva o lead do ponto A ao B.

Dessa forma, você consegue fazer com que o lead adquira maior compreensão sobre o problema que o cerca e da solução que você oferece para a resolução definitiva do problema.

Além disso, as páginas de captura, posts e menções em conteúdos (como artigos e vídeos) precisarão de algumas pitadas de persuasão para convencer alguém que está navegando pela internet que ele precisa daquele conteúdo, a ponto de ceder seus dados de contato em troca do material.

3 Vender mais

O terceiro motivo para usar Copywriting no seu negócio já foi mencionado de outras formas ao longo deste conteúdo mas é o mais importante.

Copywriting te ajuda a vender mais.

Isso significa que independente se estamos falando de uma estratégia de conteúdo ou de um lançamento, o objetivo sempre será gerar uma venda no final, ainda que a pessoa tenha que passar por fases de nutrição dentro de uma estratégia de conteúdo.

Para você ter uma noção de como essa habilidade é tão fundamental dentro das empresas hoje, foi através do Copywriting que a Empiricus conseguiu ir da falência à uma das maiores casas de análise financeira do país, vendendo PDFs.

O que é Copywriting e como ficar rico com isso - Empiricus vai da falência a 300 milhões por ano com Copywriting

É através de Copy que a própria VL gera mais de 8 dígitos de faturamento anual para si mesma e clientes, através da prestação de serviços de Copy e venda de produtos físicos e digitais.

Foi o sucesso de um anúncio de menos de 2 minutos que levou a Startup americana Dollar Shave Club ser vendida por 1 bilhão de dólares para a Unilever em 2018.

O melhor é que esse mesmo recurso está acessível a você hoje e pode transformar completamente o caixa da sua empresa já nas próximas semanas e meses.

A Isabel Wess é prova disso. 

Após aplicar Copywriting em alguns posts de Instagram, conseguiu lotar a agenda da sua casa de festas em 2022. Ela mesma conta essa história, veja!

4 Fidelizar clientes

Quem é empreendedor sabe que tão importante quanto vender é vender mais de uma vez para o mesmo cliente.

Para isso, é essencial manter as pessoas conectadas à sua marca.

Copywriting te ajuda a nutrir o relacionamento com o público seja através da distribuição de conteúdos de alto valor como da concepção de produtos que resolvem dores adicionais do público.

Isso significa que você precisará dominar Copy para evitar que as pessoas se cansem de você e do seu conteúdo no longo prazo.

Copywriting te ajudará a formar um público engajado, apaixonado e fiel à sua marca e os valores que ela defende, o que será extremamente benéfico para o seu LTV (Life Time Value). 

As melhores técnicas de copy para Social Media

Se você tem um negócio pequeno, ainda não tem uma estratégia de vendas bem consolidada ou mesmo grana para investir em anúncios, comece a aplicar Copywriting nos seus conteúdos para gerar tráfego orgânico (e vendas) a custo zero.

A seguir, você verá uma seleção das melhores técnicas de Copy para Social Media.

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1 Problemas, dores e sonhos

A primeira técnica para criar conteúdos que vendem é investigar quais são:

  1. Os problemas latentes da audiência que podem ser resolvidos através do seu produto ou serviço;
  1. As dores mais profundas geradas por esses problemas;
  1. Os sonhos e desejos mais íntimos que as pessoas têm e que o seu produto ajuda a conquistar.

Suponha que você venda produtos para emagrecimento, alguns dos problemas, dores e sonhos do seu público podem ser:

Problema: Dificuldade de emagrecer;

Dor: Baixa auto-estima e insegurança com o próprio corpo;

Sonho: Caber no seu jeans preferido.

A partir desse conhecimento, você vai criar abordagens para o seu conteúdo que explorem esses dados do público.

Isso é importante para evitar que você caia na cilada de escrever conteúdos genéricos e que são facilmente ignorados pela sua audiência. 

Quando você tempera os seus conteúdos com informações e dados específicos da audiência, as pessoas se identificam imediatamente com a sua mensagem e consomem o conteúdo ao invés de simplesmente rolar a página.

Como descobrir quais são os problemas, dores e sonhos do meu público?

Através de uma boa pesquisa de audiência.

Neste conteúdo aqui, você descobre como profissionais da escrita persuasiva fazem pesquisa.

2 Títulos irresistíveis

3 segundos. 

Este é o tempo que você tem para fisgar a atenção da pessoa no Instagram antes que ela role a página para o próximo post.

Por isso, todo conteúdo precisa ter um título irresistível, que chame a atenção e desperte a curiosidade para o restante do conteúdo.

Uma super dica é usar os problemas, dores e sonhos (PMS) que você identificou na pesquisa para criar esses títulos.

Veja um exemplo:

“A insegurança com o seu próprio corpo termina aqui.”

Após chamar a atenção, o seu trabalho é desenvolver o conteúdo de uma forma que mantenha a pessoa interessada no conteúdo até o fim.

Aperte aqui e entenda passo a passo como criar títulos irresistíveis para os seus conteúdos.

3 Storytelling

A conexão é um elemento importantíssimo quando falamos em produção de conteúdo, e uma das formas de causar esse efeito é contar histórias.

Você pode usar Storytelling para relacionar fatos e acontecimentos com a linha de argumentação que quer desenvolver no seu conteúdo.

No post abaixo, por exemplo, o storytelling foi usado para relacionar uma tradição da cultura japonesa de colar peças de cerâmica quebrada com ouro com a ideia de que a pessoa que domina Copywriting tem a habilidade de gerar riqueza através das próprias mãos.

4 Gatilhos mentais

Gatilhos mentais estão entre as técnicas de copy mais importantes, porém precisam ser usados com bastante cautela para tornar um post persuasivo e não apelativo.

Isso significa que eles devem entrar na copy de forma intencional e estratégica, para fortalecer a argumentação e arrancar uma ação do leitor no final.

Há inúmeros tipos de gatilhos mentais, que se aplicam em contextos específicos, como por exemplo:

  • Autoridade;
  • Compromisso e coerência;
  • Antecipação;
  • Urgência e escassez;
  • Porque;
  • Simplicidade;
  • Prova;
  • Prova social.

Cabe a você ou o conteudista do seu negócio, avaliar qual faz mais sentido dentro de cada conteúdo que for produzir.

5 CTA única

Um dos maiores erros que os Social Medias e produtores de conteúdo para Instagram cometem é inserir mais de uma CTA num post – o famoso “Curta, comente, salve e compartilhe”.

Essa multiplicidade de comandos gera uma trava mental nas pessoas, o que faz com que elas acabem não tomando ação nenhuma e os seus esforços para criar um conteúdo bom vão por água abaixo.

Por isso, quando for criar conteúdo, sempre utilize uma CTA única, pensada estrategicamente para o que faz mais sentido para aquele post.

Pode ter certeza que você ser muito mais assertivo e os posts vão engajar muito mais.

Treinamentos de Copywriting obrigatórios para quem busca se profissionalizar

Se você chegou até aqui e está decidido a se profissionalizar em Copywriting, nossa recomendação honesta é que invista em um treinamento prático de Copy.

Por que não um curso?

Via de regra, cursos de Copywriting te dão toda a base teórica das técnicas e fundamentos da escrita persuasiva, mas não te mostram na prática como aplicar.

Isso significa que você aprende o que são gatilhos mentais, mas não como usá-los de forma moderada e acertada na sua escrita. 

Você aprende que o segredo da copy que converte está na pesquisa, mas não te ensinam onde, como e o que pesquisar.

É por isso que aqui na VL não promovemos cursos de Copy, e sim treinamentos.

A partir de um treinamento você dominará não só a base teórica do Copywriting como será treinado e acompanhado de perto por Copywriters experientes para aprender a aplicar na prática todo aquele conhecimento e assim garantir que a sua copy vai vender.

Se este for o seu momento, se você quer dominar Copywriting já nas próximas semanas e colher resultados da sua escrita, aperte aqui e converse com um ser humano do suporte VL para entender qual o melhor treinamento de Copy indicado para você e a sua necessidade.

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Confira também Curso de Copywriting: Quando vale a pena investir em um?

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