Para quem sonha em ganhar muito dinheiro, proporcionar uma vida mais confortável para os seus e ter mais liberdade financeira e de tempo, Copywriting é como uma mina de ouro.
Através da escrita persuasiva, empresas e prestadores de serviço têm condições de escalar suas vendas e ganhar muito dinheiro no marketing digital.
Mas, quer você seja um empresário ou tenha se deparado com a Profissão Copywriter ao procurar uma carreira para seguir no digital, existem algumas coisas que precisa saber e que determinam se você de fato fará dinheiro com Copy ou não.
Nos próximos parágrafos, você entenderá quais são as 7 coisas que você precisa saber para ganhar dinheiro com Copywriting no Marketing Digital.
Leia até o final!
1 – A diferença entre fundamento e técnica de copy
Entender a diferença entre fundamento e técnica de copy é essencial para evitar a produção de:
- Textos engessados, chatos e sem personalidade;
- Baixa conversão em vendas.
O fundamento de copy está relacionado à explicação psicológica por trás de uma técnica.
Exemplo:
A diferenciação de mercado se baseia no fato de que para ganhar uma posição de destaque na mente dos clientes, a marca precisa ter algo único que a diferencia dos concorrentes que vendem produtos similares.
Este fundamento, por sua vez, dá origem à técnica da proposta única de valor.
Dessa forma, quando você entende o fundamento, fica bem mais fácil executar a técnica, porque você sabe qual é o objetivo dela.
Por outro lado, a falta de conhecimento sobre os fundamentos de Copy faz muita gente cair na armadilha das fórmulas e templates de copy que roubam os lucros das suas campanhas de vendas.
Assim, o profissional que domina os fundamentos de Copy é capaz de manusear com propriedade as técnicas de persuasão, aplicando-as de forma inteligente e intencional dentro da comunicação.
2 – Como fazer uma boa pesquisa de audiência
A Copy que vende nasce da pesquisa. Grave bem essa frase pois ela expõe uma verdade que jamais será lançada por terra no Copywriting.
Tem muito aspirante a Copywriter por aí assombrado pela ideia de ter que ser um gênio da criatividade ou gerar as ideias mais mirabolantes para escrever copy que vende.
E o fato é que com a pesquisa em mãos, esse profissional não precisa nem mesmo se dar ao trabalho de criar textos do zero, pois as ideias são dadas de bandeja pelo próprio público.
Tudo o que você precisa fazer é aplicar a metodologia Arsenal de Copy para extrair pérolas em meio às pedras, nas informações colhidas na pesquisa.
Quer descobrir como Copywriters experientes fazem pesquisa?
Aperte aqui e confira o conteúdo que explica isso passo a passo.
3 – Como elevar o nível de consciência do público
Os níveis de consciência são um fundamento de Copywriting que indicam se uma Copy vai converter ou não.
Isso porque nem sempre as pessoas que compõem o seu público-alvo estão na mesma etapa da jornada de compras, ainda que tenham o perfil do seu cliente ideal.
Evidentemente, você não vai cruzar os braços e esperar que a chave vire sozinha dentro da mente de quem ainda não percebeu que precisa do seu produto ou serviço até que ela decida vir de carteira aberta ao seu encontro.
Dentro de uma estratégia de Copywriting é necessário saber como elevar o nível de consciência das pessoas que nem mesmo perceberam que tem um problema até o ponto em que elas se abrem para uma oferta direta.
Neste conteúdo aqui, você entenderá detalhadamente quais são os 5 níveis de consciência e como trabalhá-los dentro da sua comunicação.
4 – Qual é a estratégia por trás da campanha
Para escrever copies que convertem e ganhar muito dinheiro na sua campanha de vendas, é essencial ter muito claro qual é a estratégia por trás do funil de vendas.
Isso vai facilitar, inclusive, a escolha das técnicas mais indicadas para cada estágio do funil.
Assim, você não correrá o risco de queimar a sua comunicação aplicando escassez na fase de doutrinação de um lançamento, quando esse gatilho mental seria mais indicado para a etapa de vendas, por exemplo.
5 – Como criar ganchos de valor na copy
Se você quer vencer a batalha pela atenção dos seus clientes na internet e ganhar muito dinheiro com copy, se torne expert em criar ganchos de valor.
Ganchos de valor são como anzóis atrativos para quem está de bobeira nas redes sociais.
Eles são capazes de gerar tanta curiosidade e estimular a interação imediata com uma copy ou conteúdo, ainda que a pessoa não leia até o final.
Algumas formas de criar ganchos de valor são:
- Usar argumentos contra intuitivos;
- Fazer perguntas retóricas;
- Usar frases de efeito;
- Fazer afirmações com base em dados reais;
- Mencionar um fato histórico;
- Usar frases que colam.
Quer aprender mais sobre ganchos de valor, confira também este conteúdo do Blog Growth Lovers.
6 – Ser honesto te fará vender mais
A verdade vende.
Essa é uma verdade que precisa criar raízes dentro de você.
Entenda que para escrever textos persuasivos você não precisa fazer promessas mentirosas ou fingir que as “fraquezas” do seu produto não existem.
Copywriting te dá armas para exaltar as qualidades e benefícios da solução que você está vendendo, sem precisar manipular ou enganar ninguém.
Quer uma prova?
Veja como essa copy não precisou mentir para ressaltar um “benefício”, ainda que se trate de um produto extremamente maléfico para a saúde pulmonar dos seres humanos:
Fato é que a régua do mercado digital subiu.
Os consumidores estão mais conscientes e alertas à propagandas mentirosas.
Por isso, mantenha a integridade e honestidade nas suas campanhas de vendas e pode ter certeza que você vai ganhar muito dinheiro, sem precisar manchar a reputação da sua marca.
7 – Habilidades além da escrita te tornam mais valioso
A sétima coisa que você precisa saber para ganhar muito dinheiro com Copy no marketing digital, principalmente se escolheu seguir carreira como Copywriter profissional, é que as habilidades além da escrita vão te tornar um profissional muito mais valioso.
Habilidades como:
- Liderança;
- Autogestão;
- Visão estratégica;
- Colaboração e proatividade;
- Capacidade de trabalho em equipe;
- Conhecimento em outras áreas, ferramentas, etc.
Tudo isso traz muito repertório na escrita e o qualifica para assumir maiores responsabilidades diante um projeto.
Além disso, quanto mais você contribui, além da copy, mais valioso será aos olhos do seu cliente, que consequentemente, aceitará te pagar mais para não perdê-lo.
Faz sentido para você?
Confira também O medo que destrói carreiras no marketing digital.