Se você quer saber como criar textos persuasivos, que vendem todos os dias na internet e colocam muito dinheiro no seu bolso, está no lugar certo.
Este conteúdo reúne todas as informações necessárias para te ajudar a entender:
- Quais são as características de um texto persuasivo;
- Quais são os elementos escondidos nos textos que vendem;
- Exemplos de textos persuasivos;
- Como ganhar dinheiro escrevendo textos persuasivos e fazer disso a sua profissão.
Vamos ao que interessa?
O que é persuasão?
Em primeiro lugar, não confunda persuasão com manipulação.
Precisamos iniciar esse conteúdo quebrando o mito de que persuasão é “do mal” ou que é errado e imoral persuadir alguém.
Por definição, persuasão significa convencer (ou persuadir) alguém a fazer algo, acreditar ou aceitar uma determinada ideia.
“Certo, mas isso não é manipulação?”
De forma alguma.
A diferença entre as habilidades de persuadir e manipular está na intenção.
A manipulação, conhecida pela maioria das pessoas, é aquela em que o indivíduo usa artimanhas (palavras ou atos) para forçar alguém a fazer ou acreditar em algo que traz para ela mesma algum tipo de dano.
A intenção do manipulador sempre é fazer valer seus próprios interesses, independente de como isso afeta as outras pessoas.
A função da persuasão – recurso muito utilizado por profissionais de Marketing, Vendas, Redatores e Publicitários – é semelhante a um Farol instalado no litoral que ajuda os navios a se orientar durante a noite.
No Marketing, a persuasão é usada com a intenção de fazer o indivíduo enxergar soluções para problemas que eles não sabem como resolver ou que, muitas vezes, nem se deram conta que tem.
Textos persuasivos conectam pessoas à solução de problemas que as afligem.
Quais são as características de um texto persuasivo
O texto persuasivo é diferente de uma redação, um artigo científico ou uma matéria jornalística.
Isso porque ele não se limita a dar informações, narrar fatos, entreter ou simplesmente apresentar argumentos para defender uma tese.
O objetivo do texto persuasivo é fazer o leitor comprar um produto, serviço ou ideia.
Por isso, a principal característica de um texto persuasivo é que ele sempre leva o leitor a tomar uma ação..
Essa ação pode ser:
- A compra de um produto;
- Cadastro em um formulário;
- Interação com um conteúdo nas redes sociais.
Assim, o texto persuasivo – também chamado de Copy – utiliza técnicas de Copywriting para conduzir as pessoas pelo funil de vendas.
Elementos de persuasão escondidos nos textos que vendem
Quais elementos utilizar para transformar textos simples em textos que colocam muito dinheiro no seu bolso?
Entenda:
Falar com uma única pessoa
A escrita persuasiva não admite textos genéricos: aqueles que falam com todo mundo e não falam com ninguém.
Para ficar mais claro, um texto genérico fala com mulheres brasileiras que sofrem de dores nas costas.
O texto persuasivo fala com a Antonela, 25 anos, que mora em São Paulo e sofre com dores nas costas, pois trabalha sentada o dia todo em uma agência de Telemarketing.
Percebeu a diferença?
O leitor é o personagem principal
Na persuasão ou na vida, as pessoas odeiam quem fala de si mesmo o tempo todo.
Por isso, os textos persuasivos colocam o leitor da mensagem na voz ativa.
Ele é o tomador de ação, o personagem principal da narrativa.
Como usar esse princípio na prática?
A forma mais simples e eficiente de fazer isso é substituir o “eu” por “você” nos textos.
Exemplo:
Leitor na voz passiva:
“Eu vou te mostrar, em 4 aulas gratuitas, como escrever textos persuasivos, capazes de aumentar em 57% o faturamento do seu negócio.”
Leitor na voz ativa:
“Você descobrirá, em 4 aulas gratuitas, como escrever textos persuasivos, capazes de aumentar em 57% o faturamento do seu negócio.”
Explorar emoções específicas
As pessoas compram por emoção e usam argumentos lógicos para justificar essa ação.
Por isso, textos persuasivos sempre provocam algum tipo de emoção muito específica em quem está lendo, como por exemplo:
- Medo;
- Insatisfação;
- Ganância;
- Desejo;
- Empatia;
Pense por um momento:
Por que as histórias do @razoesparaacreditar comovem tantas pessoas e arrecadam valores exponenciais em questão de horas?
É simples: Elas emocionam, provocam empatia nas pessoas e vontade de ajudar doando para a vaquinha (VOOA) promovida pela página.
Ou seja, são histórias que vendem.
Obs: Viu como a persuasão não é “do mal” e pode ser usada para transformar a vida das pessoas para melhor?
Uma coisa de cada vez
Textos persuasivos não são uma salada de frutas.
Eles seguem a regra do um e focam em:
- Uma emoção;
- Um problema;
- Um benefício;
- Uma solução.
Por que?
Para não confundir a cabeça do leitor.
Humanos são seres limitados.
Se você resolver explorar em um único texto todos os problemas que o seu produto resolve, todos os benefícios e transformações que ele oferece, algumas coisas podem acontecer:
- O texto não vai atrair a atenção das pessoas;
- Elas não vão conseguir identificar a ideia principal do texto;
- Não vai ficar claro para elas qual ação tomar e porque tomar.
Então, se o produto que você vai vender ajuda as pessoas a emagrecer, fortalece os cabelos e unhas e aumenta a disposição física, fale sobre um benefício de cada vez.
Contar histórias envolventes
Um dos princípios da escrita persuasiva é desenvolver mensagens que se conectam com as pessoas.
Uma das formas mais eficientes de fazer isso é contar histórias emocionantes.
Afinal de contas, a conexão é essencial para que elas tomem a ação que você deseja, ao final do seu texto.
Leia também: 4 Fórmulas de Storytelling para contar histórias emocionantes
Educar antes de vender
Isso pode revolucionar a forma como você enxerga o processo de vendas: nem sempre as pessoas sabem que tem um problema, quem dirá que o produto que você está oferecendo resolve esse problema?!
Entende porque muita gente joga dinheiro no lixo investindo em publicidade?
Textos persuasivos, muitas vezes, não vendem logo de cara. Antes de fazer a oferta, eles educam o potencial cliente sobre:
- O problema que ele tem;
- A solução para esse problema;
- O produto que resolve o problema.
No Marketing, isso é chamado de elevar o nível de consciência.
A partir do momento em que a pessoa entende o problema que ela tem e como resolver esse problema, a compra se torna natural.
A oferta não vai soar como algo forçado, pelo contrário, as pessoas vão agradecer por você disponibilizar um produto que resolve o problema que elas têm.
Confira também um material complementar sobre este assunto: 5 níveis de consciência: O que são e como aplicar nas Copies
Foco total nos benefícios
Não existe nada mais chato do que um texto cheio de palavras complicadas e informações técnicas de um produto.
A verdade é que as pessoas não querem saber das características de um produto ou serviço. Elas querem saber quais benefícios essas características trazem para elas.
Por isso, os textos persuasivos precisam abordar de forma muito clara como a pessoa pode se beneficiar daquele produto, como a vida dela vai ser melhor e mais feliz após adquiri-lo.
Imagine que está vendendo capinhas de silicone para celular, por exemplo.
Ao invés de falar que a capinha é de silicone (plástico), diga que ela não escorrega da mão.
Esse ajuste simples na descrição do produto já torna ele bem mais atraente para a audiência.
Falou? Provou.
Falou? Precisa provar. Prometeu? Tem que cumprir.
Textos persuasivos contém elementos que provam cada argumento utilizado.
Se você vende um procedimento para o nicho de estética que rejuvenesce a pele em 10 anos, precisa reunir provas de que o produto entrega de fato esse resultado.
Essas provas podem ser:
- Artigos científicos;
- Pesquisas e gráficos;
- Matérias de jornais, revistas e sites;
- Depoimentos (print ou vídeo) de clientes que tiveram resultados.
Gatilhos mentais
Embora o conceito de gatilhos mentais tenha sido banalizado por uns poucos indivíduos na internet brasileira, eles são elementos fundamentais para a criação de textos persuasivos.
Quando usados de forma adequada, dentro de uma estrutura lógica, eles têm o poder de potencializar a tomada de ação.
Isso significa, por exemplo, que alguém que esteja procrastinando uma decisão, pode tomá-la imediatamente, se o texto tiver os elementos descritos nos tópicos acima + o gatilho mental adequado.
Eis o grande pronto: gatilhos mentais aceleram a tomada de decisão que as pessoas já consideravam fazer em algum momento.
Ou seja, eles não são uma ferramenta sórdida dos manipuladores de plantão para tirar vantagem dos outros.
Os principais gatilhos mentais são:
- Urgência;
- Escassez;
- Antecipação;
- Prova Social;
- Reciprocidade;
- Comprometimento.
Exemplos de textos persuasivos
Até aqui falamos sobre as características dos textos persuasivos e o potencial que eles têm de aumentar o lucro dos negócios, mas onde esses textos podem ser encontrados?
Será que os textos persuasivos são aqueles panfletos que as pessoas distribuem nos semáforos ou os outdoors espalhados pelas cidades?
A seguir, você vai entender alguns entre as centenas de formatos que os textos persuasivos tomam nas estratégias de Marketing atuais.
Posts nas redes sociais
As redes sociais são ferramentas que as empresas têm à disposição para criar relacionamento com seus clientes e futuros clientes.
Nesse sentido, a persuasão pode e deve ser aplicada nos conteúdos produzidos para as redes sociais.
Conteúdos com técnicas de Copywriting engajam mais, porque geram conexão entre o público e a marca.
Essa conexão se transforma em relacionamento, que se transforma novamente em uma oportunidade de venda para a empresa.
Quando as empresas se preocupam em produzir conteúdo de valor, elas demonstram para os clientes que estão preocupadas em agregar algo valioso na vida delas e não só “vender o seu peixe”.
Isso faz com que o público esteja mais receptivo a uma oferta e não tenha uma reação negativa (se ofender ou se afastar) durante uma eventual campanha de vendas.
Outro ponto é que os conteúdos de redes sociais também são uma das formas de educar a audiência a respeito do problema que um produto resolve.
Confira o exemplo de um post de alto valor, no perfil @robertasvl:
Confira também: Copywriting para Instagram: Transforme seguidores em clientes
Páginas de vendas
Outro lugar onde os textos persuasivos são aplicados é nas páginas de vendas (sites online).
Cada parte de texto nestas páginas são escritos com o objetivo de mostrar para as pessoas:
- Quais problemas aquele produto ou serviço resolve;
- A transformação que a pessoa vai alcançar ao resolver esse problema;
- A autoridade que o negócio tem para resolver aquele problema;
- Provas de que o produto cumpre o que promete.
Veja um exemplo de como a Rock Content usa a persuasão logo no título principal do seu site:
Anúncios nas redes sociais
Anúncios são os tipos de textos persuasivos mais comuns que você vai ver por aí.
Diferente dos comerciais de televisão onde não se tinha controle algum sobre o alcance e retorno financeiro obtido a partir desses comerciais, hoje, ao anunciar no Facebook ou Google, por exemplo, é possível ter um controle mais preciso sobre:
- O público que está vendo o anúncio;
- Envolvimentos com o anúncio (quantidade de cliques);
- Quantas conversões e vendas foram realizadas a partir de cada anúncio.
Bem legal, não é?
Só que para criar textos para anúncios que convertem em vendas, também é preciso utilizar elementos de persuasão mencionados no tópico anterior.
Veja um exemplo de anúncio que a Staage produziu para a campanha da Black Friday de 2021:
Anúncios de Youtube
Anúncios de Youtube são textos com pitadas de persuasão.
Isso porque, antes de serem gravados, é preciso criar o script com tudo o que vai ser falado no anúncio para que a mensagem impacte, gere conexão com o público e converta uma ação.
Veja um exemplo de anúncio feito pela Empiricus como uma resposta à polêmica dos R$1.500 que viraram 1,2 milhões de reais.
Posts de Blog
Se você chegou até aqui pôde provar por si mesmo que é possível usar persuasão em textos de Blog, como este que você está lendo.
Quando usada para criar conteúdos para Blog, as técnicas de persuasão ajudam:
- A despertar o interesse do leitor pelo conteúdo, ainda na página de pesquisa do Google;
- Manter esse interesse ao longo do conteúdo e assim aumentar o tempo de leitura do usuário (fator muito importante para que o algoritmo do Google entenda que o artigo é relevante);
- Fazer com que o usuário se cadastre na Newsletter, baixe algum material gratuito (Ebook, Checklist ou Template, por exemplo) e se torne um Lead – potencial cliente.
Como transformar a habilidade de criar textos persuasivos em profissão
Pode ser que você ainda não saiba, mas escrever textos persuasivos é uma profissão que existe há quase 200 anos.
A escrita persuasiva foi criada nos Estados Unidos, antes mesmo de existir computador, celular ou internet.
Na época, os textos persuasivos eram veiculados em jornais e panfletos.
Hoje, com a internet, computadores de última geração e milhões de negócios no digital, a possibilidade de ganhar a vida escrevendo textos persuasivos é abundante.
O profissional que escreve textos persuasivos, como os que você viu no tópico anterior, é chamado de Copywriter.
Nos tópicos seguintes você entenderá exatamente o que é necessário para entrar nessa profissão.
5 coisas que você NÃO precisa para ser Copywriter
Ao contrário das profissões tradicionais, qualquer pessoa pode entrar na Profissão Copywriter e ser muito bem remunerada pelos seus textos.
Isso porque essa profissão não exige dom ou talento, muito menos altos investimentos iniciais sem pelo menos ter ganho um único centavo escrevendo.
Entenda mais.
Ser formado em Marketing ou ter cursado uma faculdade
Você não precisa ter nível superior para ser muito bem pago na Profissão Copywriter.
Na verdade, você não precisa nem mesmo ter terminado o ensino médio.
Uma prova disso é o Gustavo Mota, um dos Copywriters da Você Ligado que começou aos 15 anos nessa profissão e já faturou milhares de reais escrevendo textos persuasivos.
Fato é que os cursos de Marketing e Publicidade das faculdades e universidades tradicionais não conseguem acompanhar a velocidade com que o mercado muda.
Todos os dias surgem novas estratégias e demandas.
Por isso, uma pessoa curiosa com um celular na mão faz muito mais dinheiro na internet do que alguém com seu diploma de gaveta.
Simplesmente porque as faculdades ensinam muita teoria e técnicas ultrapassadas e não preparam as pessoas para o mercado de trabalho.
Ter anos de experiência com Marketing
Já viveu a experiência de se candidatar para vagas de emprego que, mesmo no nível Júnior (iniciante), exigiam dos candidatos anos de experiência na área + ter ido à Lua 3 vezes?
Não é assim que funciona na Profissão Copywriter.
É perfeitamente possível conseguir bons trabalhos mesmo que você tenha zero experiência em Marketing ou nunca tenha escrito para um projeto real de Copy antes.
90% das pessoas que contratam Copywriters só querem analisar a sua habilidade de escrever palavras lucrativas.
Assim, tudo o que você precisa para conquistar seus primeiros clientes e adquirir experiência na área é construir um Portfólio de Copy, escrevendo para produtos reais ou fictícios.
Produzir conteúdo no Instagram para atrair clientes
Não sei se esse é o seu caso, mas uma das características mais fortes das pessoas que nasceram para a Profissão Copywriter é a introspecção.
Copywriters natos, na maioria das vezes, não gostam de aparecer e preferem trabalhar nos bastidores.
Por isso, não é preciso produzir conteúdo e se mostrar na internet para ter autoridade como Copywriter e conquistar clientes que pagam bem.
Para falar a verdade, produzir conteúdo para a internet nem mesmo é a forma mais assertiva de captar pessoas que estão precisando de alguém que escreva textos persuasivos para aumentar as vendas.
Ao produzir conteúdo para Instagram, o mais provável é que atraia pessoas interessadas em aprender Copywriting e não em contratar Copywriters.
Ser criativo ou bom de Português
Na contramão do que muita gente pensa, escrever textos persuasivos não exige do Copywriter uma criatividade sobrenatural e nem mesmo domínio da Língua Portuguesa.
Você só precisa saber o básico como, por exemplo, colocar a vírgula no lugar.
A escrita persuasiva tem mais a ver com técnica e método do que com criatividade.
Isso significa que você não vai precisar escrever da sua cabeça.
Antes de escrever uma única linha você vai precisar fazer uma boa pesquisa de mercado e persona e mapear todas as informações necessárias para preencher o seu Arsenal de Copy.
Isso é suficiente para escrever Copies que convertem muitas vendas.
Investir em equipamentos caros
A Profissão Copywriter é uma das profissões mais inclusivas do Marketing Digital. Isso porque qualquer pessoa com:
- Energia elétrica;
- Celular ou computador;
- Acesso à internet.
Pode se tornar um Copywriter profissional e ganhar dinheiro escrevendo palavras lucrativas.
Ou seja, você, que está lendo este conteúdo, já tem todas as ferramentas essenciais para atuar como um Copywriter profissional.
Por onde começar como Copywriter (sem pagar nada por isso)?
Existe algo essencial que você, interessado em viver das palavras lucrativas ou até fazer uma grana extra, precisa para ganhar dinheiro com textos persuasivos: conhecimento.
Conhecimento sobre:
- Técnicas de persuasão: para saber quando, como e quando utilizá-las;
- Onde encontrar clientes e como precificar e oferecer seus serviços de Copy.
A boa notícia é que você pode aprender tudo isso gratuitamente, e sem letras miúdas, através do:
- Canal no Youtube da Você Ligado: onde postamos vídeos semanais sobre as melhores táticas de Copy da atualidade;
- Perfil da @robertasvl no Instagram: Sócia-Fundadora, Copywriter e Professora de Copy da Você Ligado;
- Canal Exclusivo de Copywriting no Telegram: Por onde você receberá notificações sempre que um novo conteúdo for publicado aqui no Blog ou postado lá no Youtube.
- Jornada Profissão Copywriter: Um evento 100% online e gratuito onde você entende como ir do zero aos seus primeiros resultados como Copywriter.
Estamos torcendo para que esse conteúdo tenha, não só te mostrado como criar textos persuasivos, mas como fazer disso a sua profissão.
Afinal, para quem procura liberdade geográfica, de tempo e financeira, a Profissão Copywriter cai como uma luva.
Gostou do conteúdo?
Leia também: Copywriter: O que faz? Quanto ganha? Como se tornar um?