É possível ganhar dinheiro escrevendo e tudo o que você precisa é de um computador e acesso a internet.
Se você nunca ouviu falar em Copywriting – a escrita persuasiva – ou não sabe o que um Copywriter faz, não se preocupe.
Neste conteúdo, você entenderá:
- Como transformar palavras em dinheiro;
- O que fazer para ser remunerado por resultados e não por quantidade de caracteres em um texto.
Pronto para embarcar nessa que é uma das profissões mais promissoras do mercado digital brasileiro para os próximos anos?
Como ganhar dinheiro escrevendo?
A forma mais vantajosa de ganhar dinheiro escrevendo é ser um Copywriter profissional.
O Copywriter é o profissional responsável por escrever:
- Emails;
- Anúncios;
- Posts de redes sociais;
- Páginas de vendas;
- Vídeos de vendas;
- Páginas de captura.
E muito mais!
Confira o passo a passo a seguir para saber como fazer dinheiro escrevendo tudo isso.
Passo a passo para fazer dinheiro como Copywriter
1° Escolha um especialista
O primeiro passo para conseguir clientes e começar a ganhar dinheiro com a escrita persuasiva é selecionar um especialista.
Especialista é um termo usado no Marketing Digital para se referir às pessoas que produzem conteúdo na internet ou querem começar a produzir.
Especialistas não são blogueiras ou influenciadores digitais, necessariamente.
São profissionais que dominam determinado assunto e querem transmitir esse conhecimento para outras pessoas.
Especialistas podem ser:
- Médicos;
- Dentistas;
- Psicólogos;
- Nutricionistas.
Enfim, pessoas que prestam um serviço e precisam de alguém – um Copywriter – para conectar o público ao seus produtos/serviços.
Por exemplo, a @robertasvl além de Copywriter e Sócia-fundadora da Você Ligado também é considerada uma especialista, pois está a frente do APL – Além das Palavras Lucrativas (treinamento de Copywriting da Você Ligado) e a da Formação APL Experience.
O fato é que independente do negócio que a pessoa tenha, o Copywriter possui as ferramentas necessárias para aumentar as vendas daquele produto ou serviço através das palavras.
2° Analise a estratégia dele e proponha melhorias
Após escolher o especialista com quem você quer trabalhar, analise a estratégia de vendas online dele – caso ele tenha alguma – e apresente sugestões de melhoria.
Vejas alguns pontos para analisar sobre o negócio do seu especialista:
- Ele executa alguma estratégia de captação de leads – potenciais clientes (anúncios que levam a uma página de captura, por exemplo)?
- Desenvolve um trabalho constante e atrativo nas redes sociais?
- Ele possui um funil de vendas por email?
O seu papel como Copywriter é avaliar a estratégia do especialista e propor soluções para que ele consiga:
- Atrair novos clientes;
- Aumentar as vendas;
- Usar o email para vender;
- Manter o público engajado nas redes sociais.
Muitos negócios recentes no Marketing Digital nem mesmo possuem um funil de vendas estruturado.
Identificar essas falhas – não para apontar erros de forma soberba – com o objetivo de ajudar o especialista fará de você um Copywriter valorizado e bem remunerado pelos seus clientes.
3° Escreva o que ele não daria conta de escrever
Após fechar a parceria com o especialista, se proponha a escrever coisas que ele não consegue escrever sozinho.
Imagine a rotina de um Psicólogo, por exemplo.
Esse profissional já tem o trabalho dele para fazer.
Todos os dias ele precisa atender pacientes, criar relatórios de acompanhamento, avaliar a abordagem mais adequada para utilizar na terapia e avaliar a evolução dos pacientes.
Poucos conseguem separar um tempo para sentar e produzir conteúdo, escrever emails, anúncios e tudo o que for necessário para atrair mais clientes.
Além do mais, um Psicólogo não conhece as estratégias de escrita persuasiva para aplicar na comunicação.
Por isso, a possibilidade do conteúdo não gerar conexão com o público é muito alta.
O seu papel como Copywriter é facilitar a vida dos seus clientes.
Ao fazer o seu trabalho direitinho, o seu cliente conseguirá fazer o dele e todos saem ganhando.
4° Saiba como precificar o seu serviço
Há quem diga que Copywriters gostam de escrever, acreditamos que eles gostam mesmo é de dinheiro.
E para ganhar dinheiro escrevendo palavras lucrativas é preciso saber precificar os serviços de Copy.
Existem algumas formas de precificar os seus serviços de Copy:
- Valor fixo;
- Porcentagem sobre os lucros;
- Fixo + Porcentagem sobre os lucros.
Tudo vai depender do nível de conhecimento que você tem em Copywriting e quanto resultado consegue entregar para o seu cliente.
Se você é iniciante, sugerimos que comece cobrando um valor fixo pelos seus serviços.
Com o tempo você conseguirá medir o percentual de aumento nas conversões e vendas que consegue trazer para os clientes usando as técnicas de persuasão.
Então será mais fácil cobrar porcentagens sobre os lucros e trilhar com segurança esse caminho lucrativo na Profissão Copywriter.
Para entender quais serviços você pode oferecer como Copywriter e as possibilidades de remuneração dessa profissão, confira também Como cobrar como um Copywriter Profissional.