Como escrever uma página de vendas que converte acima da média

Como escrever uma página de vendas que converte acima da média - Ilustração de um ímã atraindo moedas douradas.

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Se você é Copywriter e quer entender como escrever páginas de vendas que convertem acima da média, leia esse post até o final.

Não é impossível vender apenas enviando o link direto do checkout para os clientes.

Porém, se você quer:

  1. Ter controle sobre o processo de vendas;
  2. Persuadir a sua audiência;
  3. Aumentar o nível de consciência das pessoas para o seu produto ou serviço;
  4. E aumentar a quantidade de vendas.

Você precisa aplicar os elementos de Copywriting apresentados nesse post na sua página de vendas para que ela seja um sucesso em conversões.

Aqui você verá a estrutura completa e saberá como escrever uma boa página de vendas, independente do nicho ou se ela é destinada para o público quente ou frio.

Ao final, você ainda terá acesso a um checklist completo para revisar a sua página e garantir que ela está persuasiva.

Vamos nessa?

Não escreva uma página de vendas sem esses elementos

Headline

A primeira coisa que não pode faltar em uma página de vendas é a headline – título chamativo.

A headline é o elemento do método ICC – Impacta, Conecta e Converte – com a função de chamar a atenção do leitor.

Não adianta escrever um texto incrível, super persuasivo, que gere conexão com as pessoas se a headline não despertar curiosidade suficiente para que elas leiam o restante da Copy. 

Dessa forma, a headline precisa ser muito bem pensada, afinal ela é o primeiro e mais importante elemento de qualquer texto que você for escrever como Copywriter. 

Botões de compra no início e final da página

O segundo elemento indispensável em uma página de vendas são os botões de compra.

Considere inserir pelo menos dois botões na sua página: um no início – logo abaixo da headline – e o outro no final.

É provável que muita gente já conheça você (ou o seu cliente) e o produto e só queira entrar na página e finalizar a compra – público quente.

No entanto, algumas pessoas vão precisar de um pouquinho mais de persuasão para finalizar a compra – público frio.

Por isso adicione pelo menos dois e no máximo três botões na sua página de vendas.

Aqui cabe uma observação: se você vai fazer uma oferta para um público totalmente frio, que não conhece você e o produto que está oferecendo, não coloque um botão logo no início.

Você corre o risco de assustar a pessoa e fazer ela querer sair da página o mais rápido possível.

A oferta para público frio precisa ser um pouco mais sutil. Isso significa que você precisa contar uma história e conduzir a pessoa até a compra. 

Então, se estiver escrevendo para esse tipo de público, deixe o botão somente no final da página.

Vídeo de vendas

“Preciso de um vídeo para vender?” 

É opcional ter um vídeo na página de vendas, mas ele pode potencializar as conversões pois transmite mais proximidade entre o especialista e o público.

Algumas pessoas vendem somente com o vídeo e um botão, outras só com o texto e há aquelas que mesclam vídeo e texto.

O que precisa ficar claro para o Copywriter é que ele precisa conquistar e persuadir o cliente racional e emocional ao escrever a Copy da página de vendas.

Clientes emocionais podem assistir o vídeo, gostar do produto e decidir comprar sem ler toda a página de vendas.

Já os racionais precisam ver todo o vídeo, ler o texto e somente depois finalizar a compra.

Não existe uma regra, é preciso testar e ver o que funciona melhor para o nicho e o produto que está ofertando.

Em todo o caso, é importante destacar que uma página de vendas de alta conversão precisa conversar com esses dois perfis de clientes.

Sobre o produto

O quarto elemento indispensável em uma página de vendas é uma breve introdução sobre:

  1. O que é o produto;
  2. As transformações que ele traz na vida das pessoas.

Nessa parte é muito importante não ficar descrevendo as características do seu produto ou serviço. 

Este é o momento de falar sobre os benefícios que a pessoa terá ao adquirir o produto e as maiores transformações que ele proporciona.

Veja um exemplo prático:

Se você estiver vendendo capinhas para celulares, ao invés de dizer que são capinhas de silicone (característica), evidencie o benefício dela – exemplo: não escorrega na mão.

Benefícios do produto

Essa é a hora de listar os benefícios do seu produto. 

Use bullet points para isso. Ou seja, aqueles pontinhos, setas ou traços com os principais benefícios do  produto.

Retomando o exemplo das capinhas de celulares, ficaria assim:

  • Não arranha;
  • À prova d água;
  • Resistente a calor.

Enfim, é importante listar os benefícios do seu produto com bullet points para facilitar a leitura.

As pessoas não gostam de ler blocos enormes de texto. 

Quando você evidencia os benefícios com os bullet points, também aumenta as chances de que essa informação não passe despercebida pelas pessoas que visitarem a sua página.

Para quem é o produto

Outro ponto que precisa ficar claro na página de vendas é para quem é o produto para prevenir dúvidas.

Se a pessoa acessa a página e fica em dúvidas se o produto é para ela ou não, ela simplesmente desiste de comprar.

Ao listar para quem é o produto ou serviço, não se esqueça de usar os Bullet Points.

Veja um exemplo de como esse elemento foi colocado na página de vendas da Formação APL Experience – treinamento completo em Copywriting da Você Ligado:

Exemplo de como inserir "Para quem é o produto" em uma página de vendas.

Problemas o produto resolve

Nem sempre é necessário inserir essa informação na sua página de vendas, mas você também pode usar Bullet Points para listar os problemas que a sua audiência enfrenta e que o seu produto resolve.

Isso é interessante se o produto for um pouco complexo e você queira trazer mais clareza para o público em relação a solução que está ofertando.

Por exemplo, suponha que você escreva uma página para vender consultoria para Copywriters, você pode listar os problemas da sua audiência dessa forma:

  • Você escreve anúncios mas a sua conversão não é tão boa assim? 
  • Você cria seus posts mas eles não engajam?
  • Os seus emails tem uma taxa de abertura ruim?
  • As páginas de captura não estão convertendo muito bem?

E aí você vai listando os problemas que a persona enfrenta para que ela se identifique e conclua que adquirir o seu serviço vai ajudar a resolver o problema que ela tem

Atenção: Para fazer isso é importante estudar muito bem os problemas da persona e fazer uma boa pesquisa de mercado e persona para você não dar com os burros na água.

“Quem sou eu”

Outro elemento importante em uma página de vendas de alta conversão é um “mini currículo” sobre o dono do produto.

O objetivo dessa descrição é ativar o gatilho mental da autoridade do especialista e mostrar fatos relevantes que comprovem que ele tem propriedade para falar sobre aquele assunto e que as pessoas podem confiar e comprar o produto sem medo. 

Veja mais esse exemplo da página de vendas da Formação APL Experience:

Exemplo de como inserir o currículo do especialista em uma página de vendas.

Prova social

Um dos gatilhos mentais mais importantes para escrever uma página de vendas persuasiva, sem dúvidas, é a prova social. 

Quando os seus clientes demonstram que gostaram e tiveram resultados com o seu produto ou serviço as outras pessoas confiam mais na solução que está oferecendo. 

Por isso, insira sempre os depoimentos em vídeo ou prints dos clientes na sua página de vendas.

Se você nunca vendeu o produto antes, coloque depoimentos de pessoas que já tiveram algum tipo de resultado através do seu trabalho ou feedbacks sobre o profissional que você é.

Depoimentos assim precisam mostrar que você realmente entrega o que está prometendo, que é uma pessoa íntegra, que as pessoas gostam do seu trabalho e que esse trabalho traz resultados.

Detalhes técnicos

Depois de tocar o lado emocional das pessoas é hora de apresentar os detalhes técnicos do produto.

Não é interessante fazer isso logo no início para não desanimar a pessoa de ler a sua página. 

Mas se ela chegou até aqui está preparada para descobrir tudo o que ela vai ganhar ao adquirir o produto.

Então agora você tem permissão para apresentar as características do produto.

Isso é importante para conquistar o cliente racional, afinal pessoas assim gostam de saber exatamente o que estão adquirindo.

Bônus

Se o seu produto tem algum tipo de bônus, apresente eles na página de vendas.

É importante oferecer bônus, mas eles não devem servir para “encher linguiça”, justificar preço ou provar que a oferta é a melhor.

O produto precisa ser bom o suficiente para que as pessoas queiram comprar mesmo se não tiver bônus nenhum.

“Então, para quê servem os bônus?”

Os bônus devem ser criados para quebrar objeções que a audiência tenha em relação ao produto ou serviço.

Por exemplo: suponha que uma pessoa não queira entrar no APL Experience porque não se acha boa em Português, não saiba criar um calendário editorial ou acredite que não tenha tempo para assistir às aulas.

Essas objeções podem ser quebradas com os seguintes bônus:

  • Bônus 1: Masterclass sobre gestão de tempo para Copywriters;
  • Bônus 2: Template Calendário Editorial para Redes Sociais;
  • Bônus 3: Curso gratuito Português para Copywriters.

Descubra quais são os motivos pelos quais as pessoas não compram o seu produto ou serviço e a partir disso crie bônus estratégicos para quebrar essas objeções.

Alavancagem de preço

Outra estratégia para aumentar a percepção de valor sobre o produto e os bônus é fazer uma alavancagem de preço.

Não é necessário fazer em todas as páginas de vendas, mas dependendo do produto essa pode ser uma estratégia bem eficaz.

Você pode mostrar quanto custaria cada bônus que ela ganha naquela oferta.

O segredo da alavancagem de preço é fazer a pessoa pensar que o produto será muito mais caro do que realmente é e surpreender as pessoas com uma oferta inédita e irresistível.

Garantia

O produto que está oferecendo tem algum tipo de garantia? Em até quanto tempo a pessoa pode pedir reembolso se ela não estiver satisfeita com o produto?

Por lei, o consumidor tem direito a pelo menos 7 dias de garantia. Então porque não usar isso ao seu favor e ativar o gatilho mental da segurança na sua audiência?

Muitas pessoas ainda não confiam em comprar pela internet, você pode usar a garantia para tranquilizar as pessoas e fazer com que elas deem mais credibilidade ao seu produto.

FAQ

Outro elemento muito importante em uma página de vendas são as perguntas frequentes – FAQ.

O Copywriter profissional precisa usar o FAQ de forma estratégica. Isso significa que, além de tirar dúvidas, ele pode quebrar objeções que impedem as pessoas de comprar o produto ou serviço.

Liste as dúvidas mais comuns e relevantes da sua audiência e responda ali no FAQ, como por exemplo:

  • Quanto tempo poderei assistir o curso?
  • Como ter acesso ao produto?
  • Em quantas vezes posso parcelar?
  • Dentro de quanto tempo posso solicitar reembolso?

Informações de contato

Como as pessoas podem entrar em contato com você? Existe um email de atendimento ou um número de WhatsApp para tirar dúvidas?

Adicione informações de contato na sua página de vendas, isso é muito importante para que as pessoas sintam mais segurança na hora de finalizar uma compra.

É claro que se for um produto muito baratinho pode não ser tão relevante adicionar as informações de contato. 

Agora, para produtos de ticket mais alto e que requer um pouco mais de persuasão então é importante inserir email de contato e um botão para atendimento no WhatsApp.

Dicas extras

A verdade é que as pessoas têm preguiça de ler blocos grandes de texto. 

O Copywriter precisa saber contornar essa situação e assim garantir que as pessoas leiam toda a Copy.

Para tornar a leitura da sua página agradável use sempre a regrinha do enter: a cada três linhas de texto, aperte enter e inicie um novo parágrafo.

Use o negrito para destacar as palavras mais importantes, como:

  • Benefícios do produto;
  • Transformações;
  • Entregáveis – o que a pessoa leva;
  • Expressões que geram medo ou aguçam a curiosidade.

Deixe o texto o mais escaneável possível, com parágrafos curtos, negrito, sublinhado e Bullet Points. 

Esses recursos vão tornar a leitura do texto mais fluida e contribuir para que mais pessoas comprem o seu produto.

Faça isso antes de rodar a sua página de vendas

Quer saber se a página que criou ficou simples e fácil de entender?

Escolha alguém que não conhece o produto que você está oferecendo, que não saiba nada de Copywriting ou Marketing e peça para que ela leia a Copy da página.

Em seguida, pergunte se ela conseguiu entender o que você está oferecendo, se ficou com alguma dúvida ou não entendeu alguma palavra que você usou.

Até o melhor e mais experiente Copywriter do universo precisa fazer isso para não cair no erro de enxergar a Copy de forma tendenciosa, com a visão de um Copywriter e não do receptor da mensagem.

Concluída essa etapa é hora de usar o Checklist de revisão para avaliar se os elementos de persuasão foram utilizados corretamente na página de vendas.

Analise os seguintes elementos:

[    ] A página tem uma big idea – ideia central?

[    ] Fiz uma promessa razoável?

[    ] Consigo sustentar minha ideia do começo ao fim?

[    ] Existem dados que comprovam a promessa que eu fiz?

[    ] Há headlines destacadas ao longo do texto (para conquistar pessoas que vão ler só a headline)?

[    ] As headlines quebram objeções?

[    ] Para cada promessa que eu faço tem uma prova?

[    ] Estou usando os gatilhos mentais?

[    ] Estou usando a emoção para conquistar o meu cliente ou só estou colocando ali características e informações técnicas do produto? 

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