Copywriting para Instagram: transforme seguidores em clientes

Copywriting para Instagram: saiba como transformar seguidores em clientes - Ilustração de um post de feed do Instagram em um fundo degradê rosa.

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Você está deixando dinheiro na mesa ao não usar Copywriting para Instagram.

As pessoas não usam mais essa rede social somente para passar tempo, compartilhar fotos de gatinhos e sushi.

Muitos influenciadores, profissionais liberais e infoprodutores transformaram o Instagram em uma máquina de ganhar dinheiro – e muito dinheiro.

Conforme uma pesquisa da Statista (2018), 83% dos usuários usam o Instagram para encontrar novos produtos e marcas.

Não tem como negar o potencial que essa plataforma tem para gerar renda, principalmente quando é alimentada com bons conteúdos.

Porém, não basta apenas produzir conteúdo e achar que o dinheiro vai cair na conta.

Para vender pelo Instagram, e sobretudo, manter um fluxo de vendas constante, é preciso ter uma estratégia por trás de toda a comunicação, desde um storie de “bom dia” até a criação de um post de venda direta.

Nesse contexto, é fundamental conhecer as técnicas de Copywriting para Instagram.

Se você quer saber como a persuasão te ajudará a:

  • Conquistar uma relação mais próxima com os seus seguidores;
  • Fortalecer a sua autoridade com o público;
  • Aumentar as vendas do seu produto ou serviço.

Devore cada linha desse conteúdo. 

Você sairá daqui preparado para transformar o seu perfil no insta em uma máquina de imprimir dinheiro.

Copywriting… é de comer?

Copywriting é a arte e ciência de escrever de forma persuasiva com o objetivo de levar as pessoas a tomar uma ação imediata.

Embora a escrita persuasiva exista há mais de um século, foi somente nos últimos anos que ela ganhou força no Brasil e despertou o interesse das pessoas para a Profissão Copywriter.

O Copywriter é o profissional que domina as técnicas de escrita persuasiva e escreve textos que vão conversar com o público (na linguagem que ele entende) ao longo do funil de vendas.

Na prática, o Copywriter escreve:

  • Páginas de vendas;
  • Páginas de captura;
  • Vídeos de vendas;
  • Email marketing e de vendas;
  • Scripts para anúncios de Youtube;
  • Anúncios para Instagram e Facebook;
  • Conteúdos para Instagram.

Independente do tipo de texto que esteja escrevendo, o objetivo do Copywriter é sempre um: persuadir o receptor da mensagem a tomar uma ação.

Essa ação pode ser:

  • Cadastro em um formulário;
  • Compra de um produto;
  • Iniciar uma conversa;
  • Interação com um conteúdo.

Nesse sentido, através do Copywriting os produtores de conteúdo conseguem estreitar os laços com a sua audiência e provocar uma resposta dela para os seus conteúdos.

Por que usar Copywriting no Instagram?

Como você se sentiria se acordasse no Hôtel Le Walt Paris em uma bela manhã de domingo?

Parece um sonho. O quarto tem vista para a Torre Eiffel, o hotel fica perto dos pontos turísticos mais bonitos e o Croissant parisiense no café da manhã… Hummm, simplesmente divino!

Só tem um detalhe, você está sozinho, sem celular, não fala inglês e muito menos francês.

Percebeu o problema? 

A qualidade da sua experiência é comprometida porque não consegue fazer o básico, se comunicar.

As pessoas se sentem da mesma forma quando entram no seu perfil e embora tenha posts com design bem feito e harmônico, não conseguem entender o que ou sobre o que você está falando.

Esse é o maior problema que o Copywriting para Instagram resolve: a comunicação entre você e o seu cliente.

Produtos existem para solucionar problemas. 

Mas se em uma relação comercial, os seus potenciais clientes não entenderem o que você diz, então dificilmente serão convencidos de que o seu produto ou serviço resolverá o problema deles.

O ponto alto da comunicação persuasiva é fazer com que a mensagem faça sentido para o outro, converse com as dores das pessoas.

A sua missão é desenvolver uma comunicação capaz de fazer o público entender que:

  1. Eles tem um problema;
  2. Você oferece uma solução definitiva para esse problema.

Se a missão for cumprida, então surge o desejo pela compra.

O Copywriting para Instagram garante que você e a sua audiência estejam na mesma página, falem a mesma língua.

Isso porque as técnicas de persuasão vão ajudá-lo a se comunicar com as pessoas em diferentes etapas do funil de vendas.

Na prática, isso significa que:

  1. Pessoas que acabaram de te conhecer/seguir vão entender o que você está falando;
  2. Pessoas mais conscientes do problema e da solução que você oferece se manterão interessadas e engajadas com o seu conteúdo;
  3. Quando nutridas o suficiente, as pessoas estarão preparadas para comprar o seu produto.

Onde usar Copywriting no Instagram?

O Copywriting para Instagram pode ser aplicado em, pelo menos, 4 lugares diferentes.

E o benefício é visto logo de cara: melhora o engajamento, alcance do perfil e conversões em vendas.

A seguir você verá onde e como aplicar as técnicas de persuasão no seu perfil do Instagram.

Biografia

A primeira coisa que um seguidor em potencial vê quando visita um perfil é a biografia, ou “bio”, como os usuários da plataforma apelidaram carinhosamente o recurso.

A bio é o primeiro ponto de contato que você terá com a pessoa, por isso ela precisa impactar a audiência de alguma forma.

Sem rodeios, você tem 160 caracteres para dizer às pessoas:

  1. Quem é você;
  2. O que você faz;
  3. Para quem você faz;
  4. Os resultados que já teve;
  5. Como o que você faz é diferente de tudo o que ela já viu.

Um baita desafio, não é? Mas é possível, se você utilizar Copywriting.

Algumas técnicas de Copywriting para criar uma bio impactante são:

  • Usar palavras poderosas;
  • Colocar emojis para representar sua área de atuação;
  • Demonstrar autoridade (formação, prêmios que já ganhou ou clientes que ajudou);
  • Chamada para ação (Links ou convite para te seguir);

Veja, a seguir, um exemplo de como a @robertasvl – Copywriter, Sócia Fundadora e Especialista da Você Ligado – utiliza esses quatro elementos na bio:

Como usar elementos de Copywriting na biografia do Instagram - Print da bio da Roberta Santos, Copywriter, Sócia Fundadora e Especialista da Você Ligado.

Quer ver outro exemplo?

Veja como o Henrique Carvalho, CEO do Viver de Blog, utiliza as técnicas de Copywriting para Instagram apresentadas acima: 

Como usar elementos de Copywriting na biografia do Instagram - Print da bio do Henrique Carvalho, CEO do Viver de Blog.

Posts de feed

Os posts no feed são excelentes para atrair novos seguidores, além de nutrir, engajar e reter os seguidores mais antigos.

Para isso, é muito importante considerar a jornada que essas pessoas trilham no funil de vendas para desenvolver um calendário editorial que converse com cada uma de forma personalizada.

Por exemplo, quando um Copywriter profissional escreve anúncios que levam as pessoas para uma página de captura, onde elas deverão preencher um formulário, participar de um evento gratuito para no final do evento receber uma oferta, ele está usando técnicas de Copy para elevar o nível de consciência do público e preparar essas pessoas para a compra.

Você fará a mesma coisa, só que através de conteúdos no seu perfil.

Vamos considerar a audiência da @robertasvl para exemplificar como produzir conteúdo para pessoas em etapas diferentes no funil de vendas.

As pessoas que chegam no perfil da Roberta, não querem aprender Copywriting. Elas querem os benefícios de ganhar dinheiro escrevendo, como liberdade geográfica e independência financeira.

Então, você precisa criar posts que despertem a curiosidade dessas pessoas que estão no topo do funil. 

Veja um exemplo:

Depois de um tempo consumindo o conteúdo, provavelmente a pessoa:

  1. Já entendeu o que é Copywriting;
  2. Está estudando a escrita persuasiva ou até trabalhando como Copywriter profissional. 

O que você deve fazer em seguida é nutrir essas pessoas para mantê-las interessadas no seu conteúdo. 

Veja um exemplo de post que cumpre essa função:

Na última etapa (fundo do funil) as pessoas já entenderam o que você faz, como faz e como a solução que oferece pode transformar a vida delas. Então é a hora de rasgar o verbo e vender o seu produto.

Veja um exemplo de post de vendas:

Stories

A função dos stories é entreter as pessoas que acompanham o seu trabalho.

Até aí, tudo certo, mas como aplicar Copy nos stories? 

Você pode usar storytelling para que as pessoas te conheçam melhor e entendam como o que você faz transforma vidas.

Isso é legal porque você estará elevando o nível de consciência do público ao mesmo tempo em que desperta o interesse pela sua solução.

Assim, quando fizer uma oferta, colocar um “arrasta para cima” ou “aperte no link da bio” as chances de que elas tomem uma decisão e comprem de você, aumentam muito.

Vale lembrar que contar histórias não fica restrito aos stories. 

Você pode usar fórmulas de Storytelling para criar posts de feed que geram conexão com seus seguidores.

Reels e IGTV

Por que não transformar aquele post de checklist em Reels e assim potencializar o alcance do seu perfil?

O Reels é uma ferramenta excelente para atrair seguidores novos para o seu perfil e garantir uma entrega maior do seu conteúdo, inclusive para quem já te segue, sem precisar queimar dinheiro patrocinando posts.

Por outro lado, se você possui um canal no Youtube e posta frequentemente, trazer cortes desses vídeos no IGTV é uma boa estratégia para diversificar o formato e melhorar a distribuição do seu conteúdo.

Além disso, as pessoas gostam muito de vídeos. 

Então, intercalar conteúdos escritos e vídeos contribuirá para deixar o seu conteúdo menos cansativo e mais gostoso de consumir.

Como escrever um post com técnicas de Copywriting para Instagram 

Aplique estruturas de Copy

A escrita persuasiva é diferente da escrita jornalística pois uma Copy não se limita a informar as pessoas sobre um determinado assunto, fato ou evento.

Quem produz conteúdo para a internet, deseja que as pessoas “respondam” de alguma forma ao conteúdo. 

No Instagram essa resposta é chamada de interação/engajamento, seja através de uma curtida, comentário salvamento ou compartilhamento.

O ponto é que as estruturas de Copy permitem criar conteúdos que potencializam o engajamento.

As estruturas ajudam a conduzir os receptores da mensagem por uma ordem lógica de informações. Ou seja, a comunicação segue uma linha de raciocínio. 

Unir isso a um conteúdo de alto valor torna praticamente impossível para os seguidores resistir ao impulso de deixar uma mensagem de agradecimento ou apertar no aviãozinho e compartilhar com o amigo.

Você pode aplicar estruturas de Copywriting conhecidas como:

  • AIDA – Atenção, Interesse, Desejo e Ação;
  • PAS – Problema, Agitação (do problema) e Solução;
  • PAISA – Problema, Agitação, Invalidar opções (que a pessoa já tentou, Solução e Ação.

Uma outra opção é mesclar as estruturas Copy com o método Impacta, Conecta e Converte e assim criar posts campeões de engajamento, como este aqui, publicado no perfil da @robertasvl:

Como escrever um post com técnicas de Copywriting para Instagram - Print com métricas de interação de um post de Instagram no perfil da Copywriter Roberta Santos

Use gatilhos mentais

Gatilhos mentais são recursos de Copywriting poderosíssimos para provocar emoções nas pessoas e persuadi-las a tomar uma ação imediata. 

Alguns gatilhos mentais interessantes para usar quando for produzir conteúdos, são:

Escassez 

Escassez tem a ver com quantidade. Então, se você tem uma loja de roupas, pode usar a escassez da seguinte forma:

“Restam apenas 3 peças da calça Mom Jeans, tamanho 38”

Mas cabe uma ressalva.

As pessoas não são bobas. Se você ficar usando “falsa escassez” elas vão perceber e perderão a confiança em você.

Por isso, nunca use esse gatilho mental se a escassez não for real.

Urgência

O gatilho mental da urgência é muito legal em época de promoção – se você presta serviço ou vende produtos físicos – e também na abertura de carrinho – no caso de lançamentos de produtos digitais.

O importante é que, assim como a escassez, a urgência precisa ser real.

Você colocará a sua credibilidade em cheque se dizer que os 60% de desconto é válido somente em Agosto e manter esse desconto também no mês de Setembro. 

Prova Social

Existe uma diferença entre você falar que o seu produto é bom e outra pessoa falar que o seu produto é bom.

As pessoas vão confiar ainda mais em você e na solução que oferece se verem provas sociais no seu perfil do Instagram – Stories, Feed e Destaques.

Por isso, não se esqueça de mostrar depoimentos de clientes que tiveram resultados com o seu produto ou serviço.

Podem ser prints de mensagens no direct, comentários nos posts ou mesmo mensagens que recebeu no WhatsApp.

O importante é que os seus seguidores vejam outras pessoas falando bem de você.

Autoridade

Para conquistar a confiança das pessoas você precisa mostrar que é uma autoridade no assunto. 

Fale sobre os treinamentos que já fez, resultados que conquistou (financeiros ou não), quantidade de alunos ou clientes que já se beneficiaram do seu trabalho.

Demonstrar autoridade não significa ser arrogante, apenas estar seguro de que o seu trabalho agrega valor na vida das pessoas.

Reciprocidade 

Para ativar esse gatilho mental você precisa se empenhar em oferecer o melhor conteúdo, seja um post ou material rico (ebook, infográfico, templates e planilhas). 

Assim a pessoa vai querer te retribuir através de um comentário, um salvamento ou cadastro em um formulário. 

Não se esqueça da CTA – Chamada para ação

Copy sem CTA não é Copy, é texto informativo. 

Por isso, não se esqueça de uma bela chamada para ação ao escrever posts para Instagram.

Um erro que muitos produtores de conteúdo cometem é colocar três, quatro CTA’s em um único post.

Pedir para as pessoas curtir, comentar, salvar, compartilhar e ainda te trazer um cafézinho pode dar um nó na cabeça das pessoas.

A solução é: quando for planejar um conteúdo determine de forma prévia qual a única ação você gostaria que a pessoa tomasse ao final do conteúdo.

Assim, você pode criar o seu calendário editorial e distribuir CTA’s diferentes pelos conteúdos. 

Alguns vão ser mais comentados, outros terão um salvamento maior, outros vão explodir no compartilhamento.

Essa estratégia vai te ajudar a deixar o algoritmo do Instagram feliz e ainda evitar que confunda a cabecinha dos seus seguidores.

E aí, anotou as dicas que demos neste conteúdo? Olha lá hein, isso aqui é como ouro em pó. 

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Você não precisa ser Copywriter para participar, e ainda poderá “copiar” as estratégias avançadas que Profissionais bem sucedidos da escrita persuasiva utilizam e aplicar no seu negócio.

E o melhor, sem pagar um real por isso.
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