Os níveis de consciência foram desenvolvidos pelo Copywriter Eugene Schwartz em seu livro “Breakthrough Advertising”.
Eles são estágios em que as pessoas passam ao longo da jornada de compra.
É fundamental que o Copywriter profissional domine os estágios de consciência do público para escrever Copies mais persuasivas, que levam o receptor da mensagem a tomar uma ação e colocar dinheiro no seu bolso.
Mas o que o método ICC – Impacta, Conecta e Converte – desenvolvido pela nossa Copywriter @robertasvl tem a ver com os níveis de consciência?
É o que você vai descobrir neste conteúdo.
Você entenderá quais são os 5 níveis de consciência e como eles são aplicados dentro da metodologia ICC.
Vamos nessa?
O que são níveis de consciência?
Eugene Schwartz criou os níveis de consciência para entender a forma como a mente das pessoas funcionam durante a jornada de compra.
Através desse conhecimento, os Copywriters têm condições de avaliar quais elementos de persuasão utilizar nas Copies para que elas vendam mais.
Basicamente, os níveis de consciência ilustram o grau de conhecimento que as pessoas têm sobre seus problemas e o que pode ser a solução para eles.
Os 5 níveis de consciência
Os níveis de consciência do cliente são categorizados em 5 estágios.
A seguir, você entenderá as características de cada estágio e como utilizar essas informações para aumentar a persuasão dos seus textos..
Inconsciente
No primeiro estágio de consciência, a pessoa não faz ideia que tem um problema, que existe uma solução ou que você (seu produto) é a solução para este problema.
Lembra do funil de vendas?
A pessoa inconsciente do problema está no topo do funil.
Então qual é o seu objetivo nesse estágio?
Impactar o receptor da mensagem.
Como impactar, na prática
Ao criar um anúncio para pessoas inconscientes do problema, você precisa aumentar o nível de consciência utilizando palavras que conduzam a sua audiência por uma linha de raciocínio.
Por exemplo:
Suponha que esteja escrevendo para alguém que não sabe o que é Copywriting.
Provavelmente a pessoa ainda não se deu conta que tem um problema com vendas e que isso pode ser resolvido através das técnicas de persuasão.
Ela também não sabe que um treinamento em Copywriting, como a Formação APL Experience, pode ajudá-la a resolver esse problema
Como abordar pessoas assim em um anúncio?
- Explique o que é Copywriting
- Diga quais são os grandes benefícios que essa habilidade pode trazer para a vida dela
- Mostre porque o método que ela usa não funciona
- Faça chamada para ação
Seguindo essa estrutura você já consegue aplicar o Impacta, Conecta e Converte em sua totalidade.
Consciente do problema
No segundo nível de consciência a pessoa está consciente do problema mas não sabe como resolvê-lo.
Na sequência do exemplo tratado acima, um cliente consciente do problema seria alguém que ainda não sabe o que é Copywriting, nunca ouviu falar da Roberta ou da Você Ligado, mas sabe que precisa vender mais.
O “conecta” começa aqui
As pessoas já sabem que as vendas não estão indo muito bem. Que tem dificuldade em escrever textos persuasivos que levam os clientes a tomar uma ação.
Ao escrever anúncios para o público consciente do problema, o Copywriter tem liberdade para ir direto ao ponto:
“Copywriting é o que vai fazer o seu negócio vender, por X, Y e Z.
Aperte aqui e se inscreva na Jornada Profissão Copywriter”
Aqui usamos como exemplo o evento Jornada Profissão Copywriter.
Mas você pode adaptar essa técnica para qualquer produto que esteja divulgando, a fim de captar o contato da pessoa e vender para ela depois.
Consciente da solução
O terceiro estágio inclui pessoas que já sabem como resolver o problema, mas ainda não conhecem a solução que você oferece.
Dando continuidade ao exemplo usado neste conteúdo, pessoas conscientes da solução já sabem:
- O que é Copywriting
- Que seu negócio não está indo muito bem
- Que precisam escrever melhor
- Que um treinamento vai ajudá-la se desenvolver
O que elas não sabem é que a Você Ligado possui um treinamento completo de Copywriting que pode ajudá-la.
O que fazer nessa etapa?
Os anúncios, postagens ou e-mails direcionados ao público consciente da solução precisam mostrar qual é a proposta única de valor do produto.
Se você vende cursos ou treinamentos, como a Você Ligado, pense: como o seu produto é diferente dos outros?
- É didática?
- É a preocupação com os resultados dos alunos?
- São as atividades práticas?
- O suporte?
- As condições de pagamento?
Mostre o seu diferencial, assim as pessoas terão mais confiança para comprar o seu produto e não o do seu “concorrente”.
Consciente do produto
No quarto estágio a pessoa já está consciente do produto: sabe que ele resolve seu problema, mas não tem certeza se realmente vai ajudá-la.
Pode ser que ela ainda tenha alguma objeção – obstáculos que a impede de comprar o seu produto/serviço.
Tudo o que você precisa fazer é quebrar essas objeções.
É hora de converter
Você já impactou, conectou e agora é a hora de fazer dinheiro de verdade.
Tudo o que o seu cliente precisa é de um empurrãozinho para comprar.
Por isso, faça uma oferta única e irresistível.
Essa oferta precisa levar a pessoa decidir de uma vez por todas: “É nesse treinamento que eu vou entrar”, “É esse produto que eu quero”, “É dessa pessoa que eu vou comprar”.
Completamente consciente do produto
No último estágio dos níveis de consciência a pessoa já não tem dúvidas: ela sabe que precisa comprar o produto e já tomou a decisão.
Aqui ela já sabe tudo sobre você, sobre a solução que oferece, está pronta para comprar e espera que você faça uma oferta .
Portanto, está liberado ir direto ao ponto e usar gatilhos mentais com mais intensidade.
A pessoa já passou por todas as etapas:
- Já foi impactada
- Se conectou com você
- Está completamente consciente que o seu produto resolve o problema dela
Então é só lançar uma oferta matadora e chutar para o gol.
Preparado para aplicar os níveis de consciência nas suas Copies e detonar na arte persuasão, Copywriter?
Conte para a gente aqui nos comentários os resultados que você teve aplicando os conhecimentos obtidos aqui.