5 Níveis de consciência: o que são e como aplicar nas Copies

Níveis de consciência: O que são e como aplicar nas copies? - Ilustração de um ímã magnético na cor vermelha sobre um fundo marrom

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Os níveis de consciência foram desenvolvidos pelo Copywriter Eugene Schwartz em seu livro “Breakthrough Advertising”. 

Eles são estágios em que as pessoas passam ao longo da jornada de compra. 

É fundamental que o Copywriter profissional domine os estágios de consciência do público para escrever Copies mais persuasivas, que levam o receptor da mensagem a tomar uma ação e colocar dinheiro no seu bolso.

Mas o que o método ICC – Impacta, Conecta e Converte – desenvolvido pela nossa Copywriter @robertasvl tem a ver com os níveis de consciência?

É o que você vai descobrir neste conteúdo.

Você entenderá quais são os 5 níveis de consciência e como eles são aplicados dentro da metodologia ICC.

Vamos nessa?

O que são níveis de consciência?

Eugene Schwartz criou os níveis de consciência para entender a forma como a mente das pessoas funcionam durante a jornada de compra.

Através desse conhecimento, os Copywriters têm condições de avaliar quais elementos de persuasão utilizar nas Copies para que elas vendam mais.

Basicamente, os níveis de consciência ilustram o grau de conhecimento que as pessoas têm sobre seus problemas e o que pode ser a solução para eles.

Os 5 níveis de consciência

Os níveis de consciência do cliente são categorizados em 5 estágios.

A seguir, você entenderá as características de cada estágio e como utilizar essas informações para aumentar a persuasão dos seus textos..

Inconsciente

No primeiro estágio de consciência, a pessoa não faz ideia que tem um problema, que existe uma solução ou que você (seu produto) é a solução para este problema.

Lembra do funil de vendas?

A pessoa inconsciente do problema está no topo do funil.

Então qual é o seu objetivo nesse estágio?

Impactar o receptor da mensagem.

Como impactar, na prática

Ao criar um anúncio para pessoas inconscientes do problema, você precisa aumentar o nível de consciência utilizando palavras que conduzam a sua audiência por uma linha de raciocínio.

Por exemplo: 

Suponha que esteja escrevendo para alguém que não sabe o que é Copywriting.

Provavelmente a pessoa ainda não se deu conta que tem um problema com vendas e que isso pode ser resolvido através das técnicas de persuasão.

Ela também não sabe que um treinamento em Copywriting, como a Formação APL Experience, pode ajudá-la a resolver esse problema 

Como abordar pessoas assim em um anúncio?

  1. Explique o que é Copywriting
  2. Diga quais são os grandes benefícios que essa habilidade pode trazer para a vida dela
  3. Mostre porque o método que ela usa não funciona 
  4. Faça chamada para ação

Seguindo essa estrutura você já consegue aplicar o Impacta, Conecta e Converte em sua totalidade.

Consciente do problema

No segundo nível de consciência a pessoa está consciente do problema mas não sabe como resolvê-lo.

Na sequência do exemplo tratado acima, um cliente consciente do problema seria alguém que ainda não sabe o que é Copywriting, nunca ouviu falar da Roberta ou da Você Ligado, mas sabe que precisa vender mais.

O “conecta” começa aqui

As pessoas já sabem que as vendas não estão indo muito bem. Que tem dificuldade em escrever textos persuasivos que levam os clientes a tomar uma ação.

Ao escrever anúncios para o público consciente do problema, o Copywriter tem liberdade para ir direto ao ponto: 

“Copywriting é o que vai fazer o seu negócio vender, por X, Y e Z. 

Aperte aqui e se inscreva na Jornada Profissão Copywriter”

Aqui usamos como exemplo o evento Jornada Profissão Copywriter.

Mas você pode adaptar essa técnica para qualquer produto que esteja divulgando, a fim de captar o contato da pessoa e vender para ela depois.

Consciente da solução

O terceiro estágio inclui pessoas que já sabem como resolver o problema, mas ainda não conhecem a solução que você oferece.

Dando continuidade ao exemplo usado neste conteúdo, pessoas conscientes da solução já sabem:

  • O que é Copywriting
  • Que seu negócio não está indo muito bem
  • Que precisam escrever melhor
  • Que um treinamento vai ajudá-la se desenvolver

O que elas não sabem é que a Você Ligado possui um treinamento completo de Copywriting que pode ajudá-la.

O que fazer nessa etapa?

Os anúncios, postagens ou e-mails direcionados ao público consciente da solução precisam mostrar qual é a proposta única de valor do produto.

Se você vende cursos ou treinamentos, como a Você Ligado, pense: como o seu produto é diferente dos outros? 

  • É didática? 
  • É a preocupação com os resultados dos alunos? 
  • São as atividades práticas? 
  • O suporte? 
  • As condições de pagamento?

Mostre o seu diferencial, assim as pessoas terão mais confiança para comprar o seu produto e não o do seu “concorrente”.

Consciente do produto

No quarto estágio a pessoa já está consciente do produto: sabe que ele resolve seu problema, mas não tem certeza se realmente vai ajudá-la.

Pode ser que ela ainda tenha alguma objeção – obstáculos que a impede de comprar o seu produto/serviço.

Tudo o que você precisa fazer é quebrar essas objeções.

É hora de converter

Você já impactou, conectou e agora é a hora de fazer dinheiro de verdade.

Tudo o que o seu cliente precisa é de um empurrãozinho para comprar.

Por isso, faça uma oferta única e irresistível. 

Essa oferta precisa levar a pessoa decidir de uma vez por todas: “É nesse treinamento que eu vou entrar”, “É esse produto que eu quero”, “É dessa pessoa que eu vou comprar”.

Completamente consciente do produto

No último estágio dos níveis de consciência a pessoa já não tem dúvidas: ela sabe que precisa comprar o produto e já tomou a decisão.  

Aqui ela já sabe tudo sobre você, sobre a solução que oferece, está pronta para comprar e espera que você faça uma oferta .

Portanto, está liberado ir direto ao ponto e usar gatilhos mentais com mais intensidade.

A pessoa já passou por todas as etapas:

  1. Já foi impactada
  2. Se conectou com você
  3. Está completamente consciente que o seu produto resolve o problema dela

Então é só lançar uma oferta matadora e chutar para o gol.

Preparado para aplicar os níveis de consciência nas suas Copies e detonar na arte persuasão, Copywriter?

Conte para a gente aqui nos comentários os resultados que você teve aplicando os conhecimentos obtidos aqui.

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