Será que você tem as 5 características de um Copywriter que nasceu para ser – ou se tornar – um escritor persuasivo sucesso?
Primeiro vamos colocar os pingos nos “I’s” para que você não desanime e desista da profissão mais lucrativa da internet, antes mesmo de começar.
Se você não se identificar com alguma das 5 características de um Copywriter nato, não se preocupe.
Copywriting é uma habilidade lucrativa que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa comum.
Então nada de usar a desculpa “Eu não nasci para ser Copywriter”.
Em vez disso, declare: “Eu tomei a decisão de me tornar um Copywriter”.
Combinado?
Vamos para o conteúdo.
Características de um Copywriter nato
1° Gostar muito de ler
Esse é o primeiro sinal de que a Profissão Copywriter é para você: Copywriters natos tendem a gostar muito de ler.
A vida de quem trabalha com Copywriting é baseada no equilíbrio entre inputs (entradas) e outputs (saídas).
Diante disso, outra parcela desses profissionais – que não gostam tanto de ler – entendem que precisam ler muito para:
- Nutrir a mente
- Aumentar seu repertório
- Melhorar o seu vocabulário.
É normal que profissionais da escrita se sintam travados em alguns momentos – tenham os tais bloqueios criativos .
A leitura é uma excelente forma de destravar o processo de escrita.
Para Copywriters profissionais ler não se limita apenas a um lazer. Ela faz parte do seu trabalho.
Afinal, quanto mais nutrido for o seu cérebro, mais fácil será colocar as ideias “para fora”.
Se você não gosta de histórias fictícias, experimente ler livros que vão te ajudar a desenvolver habilidades de um bom Copywriter.
Para te ajudar a exercitar o hábito da leitura, fizemos uma seleção dos 5 melhores livros que todo Copywriter de sucesso precisa ler.
Dê uma conferida assim que finalizar a leitura deste conteúdo.
2° Gostar de anotar ideias
A função do cérebro humano é processar e não armazenar tudo quanto é tipo de informação.
Por isso, é importante que Copywriters – ou escritores – tenham um tipo de “segundo cérebro”.
Esse segundo cérebro pode ser um bloco de notas no celular ou computador, uma agenda ou caderno de anotações.
O objetivo é usar essas ferramentas para registrar, em tópicos:
- Ideias de vídeos para Youtube
- Ideias de anúncios
- Ideias de Big Idea;
Por que isso é importante?
Já aconteceu de estar lavando louça ou passeando com o seu cachorro no parque e, de repente, surge a ideia genial que estava tentando elaborar há semanas?
Isso é muito comum.
As ideias surgem em momentos inesperados e se você não anotar, provavelmente vai esquecer em um piscar de olhos.
Ter o hábito de anotar as coisas demonstra sua capacidade de observar e analisar o que está ao seu redor e não permitir que essas impressões do mundo passem batido.
Por isso, anotar é outro indicador de que você pode ter nascido para a Profissão Copywriter.
3° Ser introvertido
Essa não é uma característica ruim em Copywriters, muito pelo contrário e você já vai entender o porquê.
Escrever exige concentração, capacidade e gosto em se retirar a lugares tranquilos para trabalhar.
Copywriters normalmente tem dificuldade de se adaptar a locais com pessoas falando o tempo todo, porque isso atrapalha na escrita.
Por outro lado, alguém que gosta muito de falar, de socializar com as pessoas e ser o “centro das atenções” dificilmente vai conseguir se sentir realizado nessa profissão.
O motivo é muito simples: Copywriters passam a maior parte do tempo sozinhos, sentados, escrevendo muito.
É claro que se você for trabalhar em agências terá de se relacionar com outros colegas.
Mas na maioria das vezes, Copywriters são introvertidos e se sentem felizes assim. Mesmo que não estejam conversando o tempo todo ou interagindo com as pessoas.
Se você é uma pessoa muito introvertida, provavelmente Copywriting é para você.
4° Ser analítico e observador
Observar e analisar as coisas é a quarta, entre as 5 características de um Copywriter – pessoas que nasceram para ganhar dinheiro escrevendo palavras lucrativas.
Às vezes a Big Idea para o projeto que está executando vai surgir no cinema. Porque você está observando, o seu olhar está focado nas coisas que estão acontecendo.
Quando você observa e busca extrair das situações elementos para aplicar nas Copies, sua escrita é enriquecida.
Você desenvolve a capacidade de se comunicar de forma mais simples e cria sua identidade como Copywriter.
É muito importante que profissionais da escrita persuasiva tenham esse olhar observador, analítico.
É dessa forma que você consegue trazer para os seus projetos as impressões e análises que faz do mundo.
5° Ter empatia
A quinta característica de um Copywriter nato é a empatia.
Ser um Copywriter empático envolve se fazer as seguintes perguntas, antes de escrever:
- “O que o outro pensaria nessa situação?”
- “Quais dúvidas surgiriam na cabeça dele?”
- “Que tipo de necessidade as pessoas têm que o meu produto pode resolver?”
Se você não consegue ter empatia, sentir a dor do outro e entender os motivadores emocionais das pessoas, provavelmente não será um bom Copywriter.
Está tudo bem não ter as outras quatro características mencionadas acima, porque elas podem ser desenvolvidas com o tempo.
Agora, a empatia é mais complexa de estimular. Não é impossível, mas é bem mais difícil.
O mais importante
Se chegou até aqui, uma última coisa precisa ficar clara: tudo o que você precisa para ser um bom Copywriter é tomar a decisão de desenvolver essas habilidades.
Não tem problema não ter todas as características de um Copywriter. Você pode sentir dificuldade em alguns pontos e outros podem ser mais naturais.
Mas se você realmente deseja ser um Copywriter profissional, se comprometa a fazer o que for necessário para evoluir suas habilidades.
Mesmo que isso signifique se colocar em situações desconfortáveis, estudar mais e praticar insanamente a escrita persuasiva.
Faz sentido para você?
Então comenta aqui embaixo com quais das 5 características de um Copywriter você mais se identifica e o que ainda precisa desenvolver 👇
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