7 Ferramentas essenciais para trabalhar como Copywriter

Ferramentas para Copywriters profissionais - Notebook, Celular, Fones de ouvido e xícara de café sobre uma mesa cor de rosa

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Uma dúvida comum entre iniciantes no Copywriting é: Quais ferramentas para Copywriters eu preciso para ser um profissional completo?

Testamos muitas ferramentas diferentes nos últimos 6 anos.

Vimos o que funciona, o que não e quais ferramentas ajudam acelerar e potencializar a produtividade dos Copywriters da Você Ligado.

Neste conteúdo você encontrará uma lista com as que mais gostamos, usamos e indicamos para os alunos dos nossos treinamentos de Copywriting.

Se você é um Copywriter introvertido, fique até o final, pois tem uma dica bônus sobre ferramentas de gestão que vão ajudá-lo a se comunicar com as outras pessoas envolvidas no projeto de forma eficiente e há uma distância segura.

Guia definitivo - Conquiste seu primeiro cliente como Copywriter

Google Drive

O Google Drive é gratuito até certo ponto, mas deveria ser utilizado por todos os Copywriters que gerenciam muitos projetos.

Manter os documentos organizados em um único local é fundamental para que você consiga gerenciar vários trabalhos de Copy e escalar o seu negócio

Se ainda não usa, aposte nessa ferramenta.

Ela é excelente para organizar os arquivos de forma personalizada e facilitar a sua vida na Profissão Copywriter.

Google Docs

A segunda ferramenta que mais gostamos é o “Documentos do Google”. 

“Porque não o Word?”

Bem, existem alguns motivos para não utilizar o Word:

  1. Ele é pago
  2. É offline
  3. Mais difícil de compartilhar com colegas de trabalho e clientes.

O Google Docs elimina essas dificuldades. 

Nele é possível fazer diversas coisas, como por exemplo:

  • Adicionar comentários para o seu cliente;
  • Instruir o designer em relação ao que ele precisa executar em cada etapa;
  • Formatar o texto de uma forma muito agradável, utilizando sublinhado, negrito, itálico, etc;
  • Inserir títulos clicáveis (em forma de índice) para facilitar a navegação no texto;
  • Corrigir a ortografia automaticamente.

Além disso, por ser online, é bem mais fácil compartilhar com a sua equipe, seja para o designer criar as peças ou o gestor de tráfego colocar os anúncios para rodar.

O processo de revisão do seu cliente também é simplificado. Basta copiar o link e enviar para ele.

Google Forms

Essa é outra ferramenta que todo Copywriter profissional precisa utilizar. 

O profissional da escrita persuasiva precisa saber fazer pesquisas para entender com quem está falando ou a Copy não vai converter.

O Google Forms também é gratuito e você pode organizá-lo dentro do Google Drive, juntamente com os outros documentos do projeto para o qual está escrevendo.

Bear e Ulysses

O Bear e o Ulysses são duas ferramentas alternativas ao Docs e ao Drive.

Especificamente o Ulysses, é um aplicativo super completo com diversas funcionalidades que podem facilitar a centralização dos arquivos.

Por exemplo, se você tiver documentos em outras plataformas, o Ulysses consegue adaptar e unificar tudo dentro da plataforma em apenas um clique.

Cabe avaliar a sua necessidade e ver que pode te atender melhor.

Evernote

O Evernote é super interessante para criar:

  • Resumos de livros
  • Conteúdos para instagram
  • Artigos

Enfim, documentos que você não vai precisar compartilhar com outras pessoas.

O maior diferencial do Evernote, sem dúvidas, é o recurso de pesquisa.

Através dele é possível encontrar facilmente arquivos antigos, de meses ou anos atrás.

Dicionário de Sinônimos

O Dicionário de Sinônimos é essencial durante a escrita para ajudar encurtar palavras e simplificar termos confusos.

Através dele, você consegue encontrar rapidamente palavras para dizer a mesma coisa ou reforçar um ponto específico na Copie sem ser repetitivo e atrapalhar a fluidez da leitura.

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Ferramentas para Copywriters sobre gestão

Como Copywriter não há necessidade de contratar ferramentas de gestão caríssimas e complexas. 

Mas você precisa se comunicar de forma clara com a sua equipe. 

É preciso garantir que:

  • O designer receba as orientações com as artes que você quer que ele crie;
  • O gestor de tráfego receba as Copies (legendas) dos anúncios;
  • O cliente acesse facilmente os documentos para revisar o que você escreveu.

O que fazer para que todos os envolvidos no projeto tenham acesso aos arquivos? Sem precisar compartilhá-los individualmente com cada membro da equipe?

Como ter controle sobre as tarefas concluídas, em produção ou que estão atrasadas?

Você pode utilizar as ferramentas de gestão Click Up, Monday.com ou Trello.

É evidente que o que funciona para alguns, pode não funcionar para outros. 

Por isso faça testes e veja o que se adequa melhor para você e a sua equipe.

Curtiu as dicas? 

Se você conhece alguma ferramenta muito boa para Copywriters não mencionada aqui, compartilhe com a gente nos comentários.

Leia também: Como parar de procrastinar e tirar negócios do papel em 3 passos.

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