Tudo sobre Copywriting: O que é, técnicas e estratégias para ser um Copywriter bem pago

Copywriting: escreva palavras que viram dinheiro - Ilustração de uma folha de papel e caneta sobre um fundo azul.

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O que você faria se alguém te dissesse que é possível escrever palavras que viram dinheiro? Acredite, isso não é uma falácia ou clickbait de marqueteiro para atiçar a sua curiosidade e te manipular a ler esse artigo até o final. 

Tudo o que você vai ver aqui é fruto de anos de trabalho nos bastidores e muita integridade.

Existe uma técnica centenária chamada pelos gringos de “Copywriting” que, quando aplicada na escrita, transforma textos comuns em dinheiro no seu bolso.

Copywriting é a habilidade de criar textos persuasivos que geram nas pessoas um desejo irrefreável de comprar produtos ou serviços. 

Dessa forma, textos com técnicas de Copywriting são capazes de:

  • Escalar negócios digitais;
  • Aumentar número de vendas, pedidos de orçamento e agendamentos;
  • Fortalecer o branding de um especialista ou empresa digital;
  • Aumentar o engajamento do público com os conteúdos da marca.
  • E muito mais!

Nos próximos parágrafos você entenderá tudo o que está por trás dessa técnica que movimentou centenas de milhares de dólares no mundo todo, nas últimas décadas.

Além disso, vai descobrir como monetizar a sua habilidade de escrita através do Copywriting e se juntar a um seleto grupo de Copywriters bem sucedidos que nem mesmo precisam sair de casa ou aparecer na internet para ganhar muito dinheiro escrevendo.

Aproveite muito o conteúdo, garanto que será transformador 💛

O que é Copywriting?

Copywriting é a arte e a ciência de escrever textos persuasivos que levam à tomada de ação imediata.

Dentro da realidade do Marketing Digital e da dinâmica comercial na internet, normalmente essa ação é:

  • Uma compra;
  • Cadastro em um formulário;
  • Engajamento com um post de rede social.

Assim, o principal objetivo de um texto persuasivo é vender um produto, serviço e até mesmo uma ideia.

Que fique claro: Copywriting não é propaganda barata ou panfletagem digital

A Copy (texto persuasivo) é escrita para apresentar ao público uma possível solução para o problema que ele enfrenta. 

Não se trata de forçar uma compra, mas sim agregar valor e provar que um produto ou serviço pode transformar a vida da pessoa para melhor.

Em outras palavras, Copywriting é o meio pelo qual as pessoas conseguem encontrar as soluções para os seus problemas e caminhos para realizar seus maiores sonhos.

🟡 Confira também 8 Áreas Do Copywriting Que Pagam Bem Para Você Se Especializar

Qual é a diferença entre Copywriting e Copyright?

Copyright e copywriting são termos muito parecidos, mas possuem significados completamente diferentes. 

Copyright é um conjunto de leis que protege a propriedade intelectual de um autor, garantindo que outras pessoas não possam copiar ou distribuir a obra sem permissão e se aplica a diversos tipos de obras, como:

  • Livros;
  • Músicas;
  • Filmes;
  • Fotografias e imagens;
  • Softwares;
  • Obras de arte;
  • E muito mais!

Já o Copywriting engloba um conjuntos de técnicas de escrita persuasiva que tem por objetivo gerar conexão com as emoções do público e persuadi-lo a realizar uma ação, como comprar um produto ou contratar um serviço. 

🟡 Confira também Como Usar Copywriting No Marketing Digital.

Copywriting é manipulação?

Se você pesquisar no Google “O que é manipulação”, uma das respostas que vai encontra é a seguinte:

“Manipular é tratar uma pessoa ou grupo de pessoas como se fossem objetos, a fim de dominá-los facilmente.”

Definitivamente, isso não é Copywriting.

A linguagem persuasiva é uma ciência e de forma alguma tem a intenção de prejudicar ou tirar vantagem do outro.

O texto persuasivo não tem o objetivo de manipular ou mentir para vender.

A persuasão tem a função de levar as pessoas a acelerar decisões que elas já estavam inclinadas a tomar em algum momento.

Por exemplo, se uma mulher precisa comprar um sapato novo para ir a um evento, provavelmente ela começará a pesquisar modelos de sapato na internet.

A partir desse interesse prévio, as empresas criam anúncios utilizando gatilhos mentais de escassez e urgência para abreviar uma decisão que a pessoa já tomaria, por necessidade, em algum momento.

Outra função do Copywriting é levar as pessoas a se conscientizarem de um problema que elas têm mas que não sabem que têm ou como resolver.

Imagine uma mulher que acabou de ter o seu primeiro filhinho e se encontra em um dilema: priorizar a carreira profissional ou aproveitar a fase gostosa com o seu bebê?

Ela começa a pesquisar formas de ganhar dinheiro trabalhando de casa e pouco tempo depois começa a receber anúncios de cursos e treinamentos de Copywriting.

Esses anúncios não tem o objetivo de manipular essa mãe, e sim mostrar que Copywriting pode resolver o problema que a levou a pesquisar “como ganhar dinheiro trabalhando em casa”.

🟡 Confira também 3 Formas Simples De Fazer Dinheiro Rápido Com Copywriting.

Como surgiu o Copywriting?

Ao contrário do que muitos pensam, Copywriting antecede o Marketing Digital – é uma técnica centenária!

A escrita persuasiva existe e é praticada nos Estados Unidos há, pelo menos, 150 anos.

O termo “Copywriting” foi usado pela primeira vez em 1828 por Noah Webster – um lexicógrafo (dicionarista) americano que viveu entre 1758 e 1843 no estado de Connecticut.

Na época, o significado atribuído à Copywriting era “algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão”.

Embora pareça uma definição controversa para os dias atuais, fazia todo o sentido na época.

Antigamente, antes da criação das máquinas de impressão, além de escrever os anúncios (Copies) o Copywriter tinha a função de criar cópias (à mão) do texto original que ele mesmo fez e distribuir esses anúncios pelos postes da cidade.

Por isso, embora na tradução literal Copywriting significasse “cópia de”, não se tratava da cópia do trabalho de outra pessoa, mas da reprodução de algo novo, original.

Fato é que esse conceito foi deixado de lado na literatura por mais de 40 anos, mas manteve-se vivo entre jornalistas e profissionais da impressão. 

Por volta de 1870, o termo ressurgiu e as pessoas passaram a chamar de “Copywriter” o profissional responsável por escrever anúncios – as cartas de vendas mais antigas. 

Assim, a Profissão Copywriter começou a se diferenciar do tradicional redator jornalístico.

Embora os Copywriters tenham sido mantidos escondidos por décadas, esses profissionais foram responsáveis por ajudar empresas a faturar milhões de dólares.

Um exemplo disso é a Rolls Royce, que faturou milhares de dólares por décadas, com um anúncio de 600 palavras.

Como surgiu o Copywriting? Anúncio da Rolls Royce

Graças ao poder do Copywriting, a Rolls Royce se consolidou de tal forma no mercado como uma fabricante de carros de luxo que, hoje, o modelo de carro mais barato da marca não custa menos do que R$3 milhões.

Agora, se esse resultado foi gerado numa época em que não existia internet, computadores ou smartphones de última geração, imagine o que uma boa estratégia de Copywriting pode proporcionar às empresas no marketing digital atualmente?

🟡 Confira também A evolução do Copywriting na história humana.

Como a Inteligêngia Artificial ajuda no Copywriting?

A integração da inteligência artificial (IA) no Copywriting representa um avanço significativo no mundo do marketing e da comunicação digital.

Ao utilizar algoritmos avançados, a IA pode analisar dados em larga escala para identificar padrões de comportamento do público-alvo, fornecendo insights valiosos para a criação de mensagens mais eficazes.

Além disso, as ferramentas de geração de conteúdo baseadas em IA, como o ChatGPT, são capazes de produzir textos persuasivos e personalizados, adaptados às preferências e características específicas dos consumidores, resultando em campanhas publicitárias mais relevantes e impactantes.

A automação fornecida pela inteligência artificial também desempenha um papel crucial no Copywriting, permitindo a criação rápida e eficiente de cópias publicitárias.

Algoritmos de aprendizado de máquina podem analisar o desempenho passado de campanhas, otimizando automaticamente o conteúdo para melhorar a taxa de conversão.

Dessa forma, a IA não apenas economiza tempo, mas também potencializa a criatividade dos redatores, liberando-os para se concentrarem em estratégias mais complexas e inovadoras.

O que faz um Copywriter?

Embora muita gente ainda se confunda, Copywriting e Copywriter são palavras diferentes que estão relacionadas.

Para ficar claro, vamos tomar como exemplo as palavras padaria e padeiro.

Padaria é o lugar onde os pães, bolos, biscoitos e outros alimentos são vendidos. Já o padeiro é o profissional com a habilidade de transformar ingredientes em deliciosos pães, bolos e biscoitos.

Funciona da mesma forma com o Copywriting e Copywriter:

  • Copywriting: conjunto de fundamentos e técnicas de escrita persuasiva.
  • Copywriter: profissional que escreve de forma persuasiva.

Assim como um padeiro, o Copywriter utiliza todas as técnicas de persuasão, recursos linguísticos, conhecimentos sobre o público e até mesmo experiências pessoais para criar textos que despertam curiosidade e interesse por um produto ou serviço, num grupo de pessoas específico.

Enquanto um pão quentinho com manteiga dá água na boca para comer, uma Copy bem escrita dá água na boca para comprar. 

Dessa forma, a escrita é a forma pela qual o trabalho do Copywriter se materializa.

🟡 Confira também Os 7 Hábitos Dos Copywriters Bem Remunerados No Mercado.

Ebook gratuito Copywriting para Social Media

As maiores vantagens de ser Copywriter

Copywriting é uma habilidade extremamente vantajosa, principalmente se você é aquele tipo de pessoa que sonha em:

  1. Acordar todos os dias sem despertador;
  2. Trabalhar de onde estiver;
  3. Não precisar pegar ônibus lotado ou passar horas no trânsito;
  4. Bater ponto às 7 da manhã em um emprego chato, que paga mal e não te satisfaz.

Assim, as maiores vantagens de ser Copywriter e benefícios dessa profissão, são:

Liberdade geográfica

As maiores vantagens de ser Copywriter - Liberdade geográfica

Imagine ganhar dinheiro escrevendo enquanto faz um tour pela Ásia, estuda inglês na Irlanda ou visita os Estados Unidos?

Isso é absolutamente possível para quem trabalha com Copywriting.

Inclusive, muitos profissionais são atraídos pela Profissão Copywriter justamente pelo benefício da liberdade geográfica.

A Laura Camargos é prova disso, pois abandonou os laboratórios escuros de química para gerenciar toda a estratégia de Copy de uma startup com mais de 2 milhões de clientes.

Então, não importa se você mora em uma cidadezinha no interior de Goiás ou está passando uma temporada no Canadá.

Com a Profissão Copywriter você pode trabalhar de onde estiver e o dinheiro continuará caindo na sua conta.

Flexibilidade de tempo

As maiores vantagens de ser Copywriter - Liberdade de tempo

Imagine não ter que acordar todos os dias antes de o sol nascer, pegar trânsito ou ônibus lotado para bater ponto em um trabalho que te deixa frustrado?

A Profissão Copywriter também pode te proporcionar uma vida com mais liberdade.

Como Copywriter você tem autonomia para definir quais horários e quanto tempo você vai trabalhar. 

Isso significa mais tempo com a sua família, tranquilidade e autonomia sobre si mesmo.

Renda passiva e escala financeira 

Vantagens de ser Copywriter - Renda passiva e escala financeira

Outro grande benefício que a Profissão Copywriter possibilita é a escala financeira. 

Isso porque o Copywriter “substitui” aquele vendedor tradicional que negocia no um a um. 

Um único anúncio poderá gerar várias vendas de uma vez.

Por outro lado, se você escreve para produtos perpétuos – que podem ser comprados a qualquer momento – esse trabalho poderá continuar colocando dinheiro no seu bolso por muito tempo. 

O José Octavio Selegato, por exemplo, abandonou um emprego como engenheiro aeronáutico para lucrar 4x mais como Copywriter profissional.

🟡 Confira também 11 Fundamentos De Um Copywriter De Sucesso.

O que é preciso para ser um Copywriter?

Para ser um Copywriter profissional e lucrar com a escrita você não precisa:

  • Ter dom, talento para escrita ou sorte;
  • Ser um gênio ou muito criativo;
  • Dominar a gramática;
  • Ter experiência prévia com marketing digital;
  • Ter cursado faculdade de publicidade, marketing, letras ou qualquer outra.

Na Profissão Copywriter ninguém nasce sabendo. Você se desenvolve com o tempo.

Isso significa que todas as habilidades que um Copywriter precisa para ser bem remunerado, valorizado e disputado pelos clientes, podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa com treino e prática.

Costumamos dizer o seguinte aqui na Você Ligado:

“Você pode não ter talento, mas raça é sua obrigação.”

De modo prático, para ser um Copywriter e se dar muito bem nessa profissão, além de vontade, você só precisa de 4 coisinhas:

1. Energia elétrica;
2. Computador ou celular;
3. Conexão com a internet;
4. Conhecimento.

Mas conhecimento você pode obter de graça no perfil @robertasvl no Instagram e através dos conteúdos da Você Ligado aqui no Blog e Youtube.

🟡 Confira também O Que Um Copywriter Precisa Saber Para Atuar Na Profissão?

Onde aprender Copywriting de graça?

Se você chegou até aqui e a Profissão Copywriter fez os seus olhos brilharem, muito provavelmente esteja se perguntando:

Onde aprender Copywriting? Por onde começar no Copywriting? O que devo estudar primeiro? 

A Você Ligado produz conteúdo diariamente sobre as melhores estratégias de Copywriting que já nos trouxeram mais de 15 milhões de reais em faturamento nos últimos 4 anos.

Você pode ter acesso gratuito a todo esse conhecimento de três formas:

Maratonar essa playlist no canal da VL no Youtube com uma série de vídeos com os principais conceitos de Copy;

Estudar com os posts no perfil da @robertasvl no Instagram;

Participar dos treinamentos gratuitos da Você Ligado que acontecem online algumas vezes por ano.

Somente com os conteúdos gratuitos, você já será capaz de conseguir os seus primeiros trabalhos pagos como Copywriter.

Inclusive, muitos alunos da Você Ligado seguiram esse caminho antes de investir em algum curso pago.

Por onde começar no Copywriting? [Opções de cursos de Copy gratuitos e pagos]

Por isso, se você quer muito seguir essa profissão, é hora de pôr a mão na massa.

Boas práticas de Copywriting: 10 técnicas para criar conteúdos, anúncios, emails e páginas persuasivas

A essa altura, você pode estar se perguntando como escrever Copy, na prática? Quais elementos usar na comunicação de um conteúdo, anúncio ou página para que ela seja persuasiva?

Fato é que existem dezenas de técnicas de persuasão e listar todas aqui seria um tiro no pé. 

Isso porque escrever palavras lucrativas é uma habilidade que se lapida com o tempo. 

Além do mais, não queremos que você se assuste com o zilhão de técnicas e fique travado, sem saber como colocar em prática.

Por isso, mapeamos 10 técnicas poderosas para você aplicar e garantir que a Copy vai vender.

Veja quais são, a seguir.

1 – Investigue como Sherlock Holmes

10 técnicas de Copy muito poderosas para criar conteúdos, anúncios, emails e páginas persuasivas 

Você já ouviu por aí que Copywriters precisam ser muito criativos? 

Saiba que mentiram para você.

Copywriters profissionais não dependem de criatividade, mas sim de uma boa pesquisa.

Na pesquisa você encontrará todas as informações necessárias para criar uma comunicação adequada para o público, como por exemplo:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Ocupação;
  • Faixa salarial;
  • Interesses;
  • Hobbies.

Através da pesquisa você conseguirá determinar se a sua audiência admite uma abordagem mais “agressiva” ou prefere ser “cozinhada em banho-maria”.

Por exemplo, se você criar uma “Copy delicada” para vender assinatura de crossfit à um público masculino, muito provavelmente não vai funcionar tão bem quanto se usar uma abordagem mais incisiva.

Na pesquisa, você vai investigar as características, preferências e comportamento do seu público para acertar o tom da comunicação e torná-la mais assertiva possível.

🟡 Confira também Conheça O Método PMS De Pesquisa Que Vai Te Ajudar A Ler A Mente Do Público Sem Esforço.

2 – Toque as emoções do seu público

10 técnicas de Copy muito poderosas para criar conteúdos, anúncios, emails e páginas persuasivas - 2 Toque as emoções do seu público

Para escrever uma Copy de vendas, você precisa identificar os principais motivadores emocionais do seu público-alvo:

  • Quais problemas eles enfrentam no dia a dia?
  • Quais são os hábitos que eles têm?
  • Quem eles culpam pelos seus problemas?
  • Quais são os seus desejos mais profundos e secretos?

Com essas informações em mãos, você vai ser capaz de produzir textos que se conectam com as pessoas. 

O segredo da Copy que converte está no quanto ela consegue tocar as emoções das pessoas e provocar nelas um estado de inquietação que leve estimule à tomada de ação.

3 – Siga um método de escrita validado

10 técnicas de Copy muito poderosas para criar conteúdos, anúncios, emails e páginas persuasivas - 3 Siga um método de escrita validado

Uma comunicação para ser persuasiva precisa fazer sentido, seguir uma linha de raciocínio.

Por isso é importante seguir um método de escrita, como o Impacta, Conecta e Converte – ICC.

O método ICC foi desenvolvido pela Roberta Santos e é dividido em três etapas:

  1. Impacta: Capturar a atenção do público através de uma headline (título) instigante;
  1. Conecta: Abordar os problemas, dores e sonhos para gerar conexão;
  1. Converte: Chamar para a ação e finalizar a venda.

Pode parecer simples, mas muitos iniciantes cansam de torrar dinheiro em anúncios fracassados e desistem da profissão por não conseguir escrever textos que convertem.

A razão de não converter é justamente porque que não há uma estrutura lógica no texto, apenas um amontoado de gatilhos mentais e argumentos desconexos.

Seguir um método de escrita vai te ajudar a garantir que o seu texto faça sentido para o receptor da mensagem.

Com isso, as chances de conversão em vendas aumentam significativamente.

🟡 Confira também Como Aplicar O Impacta, Conecta E Converte Nas Estruturas De Copy.

4 – Aposte nas palavras poderosas

10 técnicas de Copy muito poderosas para criar conteúdos, anúncios, emails e páginas persuasivas - 4 Aposte nas palavras poderosas

A sua Copy precisa ser impactante para envolver o público na leitura e provocar uma tomada de ação imediata.

Palavras poderosas são como temperos finos que dão um aroma e sabor especial ao seu texto.

Mas não faça um carnaval na sua Copy.

Palavras poderosas não são palavras difíceis, muito pelo contrário. São palavras que despertam sensações nas pessoas, muitas vezes até físicas.

Por exemplo:

  • Sexy;
  • Provocante;
  • Seguro;
  • Raro;
  • Premiado;
  • Segredo.

Use e abuse do dicionário criativo e de sinônimos quando for escrever. 

Com elas, você poderá substituir palavras longas e difíceis de entender por palavras simples e impactantes, dar mais fluidez à leitura e tornar o texto mais agradável para os leitores.

🟡 Confira também 19 Hacks Para Escrever Textos Fabulosos.

5 – Use gatilhos mentais

Diferente do que muita gente diz por aí, Copy não é um amontoado de gatilhos mentais.

Os gatilhos mentais são um recurso da escrita persuasiva capazes de acelerar uma tomada de ação.

Mas eles precisam ser usados dentro de um contexto para que as pessoas te vejam como alguém que vai agregar à vida delas e não como um desesperado que quer vender a qualquer custo.

Para usar os gatilhos mentais de forma assertiva, você precisa entender quais são os motivadores emocionais do seu público. 

Uma pesquisa realizada com centenas de empresas pela Harvard Business em 2015 identificou mais de 300 motivadores emocionais que fazem as pessoas se conectarem com uma determinada marca ou produto.

O estudo destacou os 10 motivadores mais comuns entre os clientes:

  1. Ser diferente da maioria;
  2. Confiar no futuro;
  3. Sensação de bem estar;
  4. Sensação de liberdade;
  5. Sensação de prazer;
  6. Sensação de aceitação;
  7. Proteger o meio ambiente;
  8. Ser a pessoa que quero ser;
  9. Sentir-me seguro;
  10. Ter sucesso na vida.

Mas, por que é importante saber disso?

Bem, se a sua audiência é mais gananciosa e vaidosa, explorar o gatilho mental do medo pode não ser tão eficaz quanto o da aprovação social.

Por outro lado, falar sobre reconhecimento pode não surtir tanto efeito diante um público que só deseja suprir uma necessidade básica de segurança.

Note que conhecer os motivadores emocionais das pessoas vai te ajudar a escolher os gatilhos mentais mais adequados para usar com o seu público.

O que precisa ficar claro para você é que não são os gatilhos mentais que fazem a Copy converter. 

Entretanto, utilizá-los da forma certa e na hora certa potencializará as suas conversões.

🟡 Confira também 4 Gatilhos Mentais Esquecidos No Marketing Digital.

6 – Foque nos benefícios ao invés das características do produto

Às vezes, a verdade dói, mas precisa ser dita: As pessoas não estão interessadas nas características do seu produto.

Em muitos casos, é possível que elas nem mesmo consigam entender o que esses detalhes técnicos significam.

Por isso, sempre transforme as características do seu produto em benefícios e deixe claro como isso muda a vida delas para melhor.

Por exemplo, imagine que uma pessoa esteja procurando um celular novo. 

Ela utiliza muito o aparelho como ferramenta de trabalho e tem enfrentado dificuldades com o celular atual.

O aparelho não consegue executar todos os aplicativos que ela precisa utilizar. O sistema do celular é sobrecarregado, esquenta e às vezes até desliga.

Esse é o problema dela. Então, provavelmente essa pessoa precisa de um celular com um processador e memória melhor.

Agora, suponha que você tenha uma loja que revende iPhones. 

Se você tentar vender o iPhone 11 Pro Max com o argumento de que ele tem o Processador Apple A13 Bionic, provavelmente a pessoa não vai se interessar muito. 

Ela pode nem saber que esse Bionic não sei das quantas faz e pode usar o preço como desculpa para não comprar o aparelho.

Agora, se você disser que esse processador é o mais avançado da atualidade (2021), com a mais alta performance nos quesitos:

  • Velocidade;
  • Economia de bateria;
  • Capacidade de processamento.

E mais, se disser que este telefone consegue executar até 1 trilhão de operações por segundo, sem travar, esquentar ou desligar, a possibilidade de que ela conclua que esse celular resolve o problema dela, é muito maior.

Por isso, fica como tarefinha de casa: Liste um benefício para cada característica do seu produto.

🟡 Confira também Como Falar Sobre Os Benefícios Do Produto Na Copy Sem Parecer Desesperado.

7 – Faça um bom Storytelling

Contar boas histórias é uma das formas mais eficientes de envolver as pessoas na sua comunicação, gerar conexão com elas e persuadi-las a tomar uma ação.

Por isso, mergulhe de cabeça na arte de contar histórias. 

Assim como Copywriting, Storytelling é uma habilidade que pode ser desenvolvida com o tempo. Além disso, você não precisa começar do zero. 

Você pode começar usando fórmulas de Storytelling para guiar a construção da sua narrativa, como por exemplo:

1. Jornada do Herói: fórmula mais utilizada em filmes, lendas e romances;

2.Future Pacing: pintar cenários imaginários na mente das pessoas;

3. O fracassado que vence: personagem que superou o julgamento alheio e deu a volta por cima.

Com o tempo, contar histórias emocionantes será tão natural quanto respirar.

🟡 Confira também 4 Formas Criativas De Aplicar Storytelling No Marketing.

8 – Quebre as maiores objeções dos clientes

Objeções são desculpas que as pessoas dão para não comprar um produto ou serviço. 

Cada nicho possui objeções específicas, mas existem algumas que são universais, como por exemplo:

  1. Não tenho tempo;
  2. Não tenho dinheiro;
  3. Não sei se funciona para mim;
  4. Não conheço você/sua empresa.

O ponto é que o Copywriter precisa quebrar essas objeções ao longo da Copy, para que as pessoas não tenham como recusar a oferta que será feita ao final.

Durante a pesquisa de persona, anote as principais objeções da sua persona e desenvolva argumentos válidos e “acreditáveis” para quebrar cada uma delas.

Por exemplo, se você está vendendo um curso online e durante a pesquisa de persona você identificou que a objeção das pessoas é “não tenho tempo”, mencione o tempo de duração das aulas. 

Além disso, você também pode oferecer um tempo maior de acesso para a pessoa poder assistir quantas vezes quiser, de onde estiver.

O importante é que você precisa conhecer as objeções da persona, de forma prévia, para ser capaz de construir uma argumentação lógica nas Copies que for escrever.

🟡 Confira também 5 objeções do público que você precisa quebrar para vender mais.

9 – Aumente seu repertório

Investir no seu repertório te ajudará a enriquecer a sua escrita e fará de você tornar um Copywriter mais valioso no mercado.

A ciência da persuasão está diretamente relacionada ao comportamento humano. Isso significa que Copywriter precisa entender de gente. 

O que as emociona? O que as fazem rir? Como reagem diante situações inesperadas?

Se puder, viaje. Conheça outras culturas, costumes, observe como as pessoas se comportam. 

Mas se a grana está curta, aposte em boas leituras.

Ler é uma das formas simples, rápidas e baratas de viajar para lugares distantes sem gastar dinheiro.

A leitura não só te ajudará a conquistar um vocabulário mais rico como também te dará uma compreensão mais profunda do ser humano e lapidará a sua percepção acerca das coisas que o rodeiam.

Não é à toa que a leitura é um dos 11 fundamentos dos Copywriters bem sucedidos.

Outra forma de enriquecer o seu repertório é através dos filmes e séries de TV.

Existem seriados interessantes que retratam bem a questão da persuasão e comportamento humano, como por exemplo:

  • Mad Men (Globo Play);
  • Suits (Netflix);
  • Girlboss (Netflix);
  • The Office (Prime Video);
  • House Of Cards (Netflix);
  • How to Get Away with Murder (Netflix).

🟡 Confira também 3 Boas Indicações De Filmes E Séries Sobre Negócios.

10 – Lembre que a Copy não é para você

10 técnicas de Copy muito poderosas para criar conteúdos, anúncios, emails e páginas persuasivas - 10 - Lembre que a Copy não é para você

Um dos maiores erros que Copywriters iniciantes cometem é ser excessivamente perfeccionistas.

Lembre-se que a mensagem não é para você, é para o outro. Então, pouco importa você não achar sua Copy bonita e bem escrita, desde que ela venda.

Também é importante destacar que existe uma diferença entre linguagem e comunicação.

Linguagem são recursos pelos quais a comunicação acontece e incluem:

  • Idioma;
  • Códigos e acentuações;
  • Recursos linguísticos (metáforas, analogias e comparações);
  • Expressões corporais (gestos, expressões faciais, altura e tom de voz).

Já a comunicação é a troca que há através da linguagem.

Ou seja, a ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta.

Quando você fala ou escreve alguma coisa o seu objetivo é que o outro entenda.

Isso significa que se a pessoa não entende o que você diz, a comunicação falho, certo?

Imagine um Coreano e um Russo conversando. A linguagem existe ali, de alguma forma. Mas não há comunicação, porque as duas pessoas não falam o mesmo idioma.

Da mesma forma, Copy não é sobre escrever palavras bonitas e difíceis, que as pessoas não entendem. 

Copy é sobre falar a mesma língua do público.

Por isso, ser bom de gramática não é pré-requisito para ganhar muito dinheiro com Copy.

Evidentemente você precisará saber o básico, fugir dos erros de português e colocar o ponto final e a vírgula no lugar certo. Mas isso é o básico do básico.

O Copywriter precisa apenas ser capaz de criar uma comunicação que faça sentido para quem vai ler.

Então não importa se você achou que o texto está “feio”, simples ou não tem nada de especial. 

Se as pessoas que vão ler se conectam com a mensagem e tomam a ação, você alcançou o seu objetivo.

🟡 Confira também Copy Lixo: Fuja Desses 4 Erros De Persuasão Nos Textos.

7 Erros comuns no Copywriting e muito perigosos (o último é o pior deles)

7 Erros comuns no Copywriting e muito perigosos (o último é o pior deles)

Assim como existem boas práticas, alguns erros muito comuns no Copywriting que prejudicam seriamente o desempenho dos conteúdos e campanhas de vendas.

Os 7 principais e mais comuns erros ao escrever uma copy são

1 Não ter um objetivo claro

Cada texto de Copywriting deve ter um objetivo claro, seja ele aumentar as vendas, gerar leads ou melhorar a imagem da marca. 

Se o Copywriter não estabelecer um objetivo claro para aquele texto, ele pode perder o foco e escrever uma Copy confusa e ineficaz. 

2 Não conhecer o público-alvo

Para persuadir através da escrita, é fundamental entender as características do público-alvo, como suas dores, desejos e necessidades.

Ignorar esse aspecto pode resultar em conteúdo genérico, irrelevante e pouco persuasivo.

3 Usar uma linguagem técnica demais

O Copywriting deve ser escrito em uma linguagem simples e acessível, que seja facilmente compreendida pelo público. 

Dessa forma, usar jargões técnicos demais ou uma linguagem muito complexa pode afastar os leitores e diminuir a eficácia do texto.

4 Ser excessivamente agressivo

Embora o objetivo de uma copy de vendas seja persuadir o cliente a comprar, ao ser excessivamente agressivo, chances são de que você afaste esse potencial cliente ao invés de despertar nele o interesse pela solução.

Ao escrever uma Copy, você precisa encontrar um equilíbrio entre ser persuasivo e respeitar o espaço do cliente.

5 Não criar um senso de urgência na oferta

Criar um senso de urgência na copy é um fator decisivo para que o cliente realize a compra. 

Se você não incluir uma urgência, como um prazo limitado ou uma oferta exclusiva, o cliente pode adiar a compra por achar que haverá oportunidades futuras de adquirir o produto.

A sua função é mostrar o contrário e destacar que aquela oferta tem prazo para acabar.

6 Não acreditar na transformação do produto ou serviço

É importante ter um conhecimento profundo do produto ou serviço que está sendo oferecido, para poder transmitir com clareza e convicção os seus benefícios na comunicação. 

Quando o Copywriter não estuda o produto o suficiente ou não acredita na transformação que ele proporciona, isso vai refletir de alguma forma na Copy, tornando-a fraca e ineficaz.

7 – Usar templates de Copy

Esse é um conselho amigo que vai te proteger de passar vergonha e perder muito dinheiro na internet:

Jamais copie templates de copy prontos.

Se você tem uma loja de Donuts, por exemplo, e viu um anúncio criativo de um concorrente que também vende donuts, não caia na besteira de acreditar que copiar o anúncio do seu colega vai resolver os seus problemas com baixa nas vendas.

Embora o produto seja o mesmo, o público pode não ser. 

Copies são escritas levando em consideração a proposta única de valor de um produto, independente se existem outros que fazem a mesma coisa.

Então, na melhor das hipóteses a Copy não vai converter e você terá jogado dinheiro no lixo com anúncios. 

Na pior, o seu concorrente pode descobrir, te processar por plágio e a sua marca ficará queimada entre o público.

Por isso, está liberado se inspirar, mas jamais copiar.

🟡 Confira também Template De Copy: O Ladrão De Vendas No Marketing Digital.

Como ganhar dinheiro escrevendo com Copywriting?

As técnicas de Copywriting podem ser utilizadas em qualquer tipo de comunicação escrita ou mesmo falada.

Considerando que a linguagem persuasiva tem o objetivo de potencializar as conversões em vendas, ela pode ser utilizada em diferentes nichos e produtos.

Veja alguns exemplos, a seguir.

1 – Escrever conteúdos para negócios físicos e locais 

Se você é iniciante, buscar parcerias com negócios locais é uma excelente forma de começar a treinar Copywriting.

Faça uma pesquisa no Google ou Instagram e procure negócios na sua cidade que podem receber um “up” nas vendas através das técnicas de persuasão.

Podem ser:

  • Hamburguerias;
  • Restaurantes;
  • Pizzarias;
  • Papelarias;
  • Salão de beleza;
  • Consultórios odontológicos;
  • Clínicas de estética;
  • Clínicas de psicologia.

Você poderá ajudar negócios assim a potencializar as vendas criando anúncios, landing pages, materiais gráficos e posts para redes sociais – caso opte por ser um Copywriter Social Media.

O Copywriting para Instagram é uma das demandas mais comuns em negócios locais.

Assim, essa é uma excelente oportunidade para mostrar o seu trabalho, através de conteúdos de valor, que se conectem com os problemas, dores e sonhos das pessoas e geram vendas.

2 – Escrever Copy para lojas virtuais (e-commerce), dropshipping e B2B

Outra possibilidade para prestar serviços de Copy é atender:

  • E-commerce;
  • Lojas de Dropshipping: um tipo de e-commerce onde o lojista realiza as vendas mas a responsabilidade pelo estoque e entrega da mercadoria é do fornecedor;
  • B2B: empresas que prestam serviços – ou vendem produtos – para outras empresas.

Nestes casos, o Copywriter poderá escrever descrições de produtos, anúncios de remarketing, campanhas de email marketing, sites e muito mais.

3 – Escrever campanhas de vendas para infoprodutos 

Outra forma lucrativa de ganhar dinheiro com Copywriting é escrever para lançamentos ou funis perpétuos de produtos digitais, como:

  • Cursos;
  • Palestras;
  • Mentorias;
  • Workshops;
  • Livros digitais.

Nesses casos, os clientes costumam ter designer e editor de vídeo, por isso o Copywriter se encarregará somente da parte escrita e escreverá:

Bônus: Co-produção / Estrategista

Outra possibilidade para escalar ainda mais seus ganhos na Profissão Copywriter é ser Co-Produtor ou Copywriter Estrategista em lançamentos de produtos digitais.

Nesse caso, você será responsável por pensar toda a estratégia do lançamento, desde o nome do produto e das aulas (se for um curso) até a escrita da Copy.

Como Estrategista, você também poderá recrutar um time de Copywriters para escrever as Copies e se preocupar unicamente em gerenciar o time e garantir que o lançamento aconteça e que seja lucrativo.

É claro que para ser Co-Produtor você precisa estar em um nível mais avançado na arte da persuasão e ter visão macro-estratégica sobre vendas e marketing digital. 

Mas essas habilidades também podem ser desenvolvidas, por isso é importante saber que a Co-Produção é uma possibilidade.

🟡 Confira também 7 Coisas Que Você Precisa Saber Para Ganhar Muito Dinheiro Com Copy.

Onde encontrar vagas de Copywriting?

Onde encontrar vagas de Copywriting?

Copywriting é um mercado muito abundante para aqueles que estão dispostos a colocar o ego de lado e se desenvolver diariamente na profissão Copywriter.

Mas onde encontrar vagas de trabalho no Copywriting?

Veja as principais opções por onde iniciantes podem buscar vagas de Copywriting:

Vagas de Copy em empresas formais

Se você gosta de trabalho formal em grandes empresas, poderá optar pelo método tradicional e procurar vagas de Copywriting no LinkedIn ou em portais de emprego como:

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Plataformas de Freelancer e Comunidades no Facebook

Caso precise de dinheiro rápido e prefira trabalhar como freelancer, as plataformas de Freela são excelentes para encontrar trabalho de Copy. 

Algumas delas são:

Além disso, você também pode participar de grupos exclusivos de Copywriting no Facebook como o Copywriters do Brasil, para apresentar os seus serviços e aplicar para vagas que surgirem por lá.

Oportunidades em negócios locais

Se os clientes “peixes grandes” te parecem distantes, você pode começar pelos mais próximos de você.

Procure negócios locais ou empresas de amigos e familiares e ofereça os seus serviços. 

Não são os clientes mais lucrativos, mas são os que podem agregar experiência, aumentar a sua auto-confiança e trazer seus primeiros resultados.

Prospecte clientes nas redes sociais

Além disso, você também pode prospectar potenciais clientes no Instagram, Youtube ou Facebook, oferecer uma parceira e começar a escalar seus ganhos na Profissão Copywriter.

Para te ajudar, preparamos um Guia completo com todas as orientações para você encontrar, abordar e fechar seus primeiros contratos como Copywriter profissional.

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Bônus: Dicas de livros de Copywriting para iniciantes

Ler é um dos hábitos de todo Copywriter de sucesso. 

Por isso, se você está começando ou quer começar no Copywriting e deseja expandir seus conhecimentos, adicione à sua lista de leituras alguns livros muito bons de Copywriting em Português:

  1. As armas da Persuasão – Robert Cialdini;
  2. Copywriting: O Método Centenário de Escrita Mais Cobiçado do Mercado Americano – Paulo Maccedo Vol. 1;
  3. Copywriting: A habilidade de ouro usada por milionários para transformar palavras em lucro – Paulo Maccedo Vol. 2.

Mas não se prenda aos livros específicos sobre Copy.

Outra forma muito interessante de aprender Copywriting é ler livros que não falam apenas sobre técnicas de Copywriting, mas das nuances do comportamento humano. 

Um deles é A Linguagem das Emoções, de Paul Ekman.

Entender como funciona o ser humano ajudará você a aplicar as técnicas de Copywriting com mais propriedade.

Por isso, se você deseja saber mais livros que dão esse direcionamento, assim que finalizar a leitura desse conteúdo, veja também 5 melhores livros de Copywriting.

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