11 fundamentos de um Copywriter de sucesso

11 fundamentos de um Copywriter de sucesso - Ilustração de uma avatar subindo as escadas em direção a uma lâmpada

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O que separa o joio do trigo? Os homens dos meninos? Quais as características de um Copywriter de sucesso?

Por que aquele profissional, que aparentemente não escreve tão bem, tem mais sucesso e é melhor remunerado do que outro com uma gramática impecável?

Afinal, o que Copywriters bem sucedidos têm em comum?

Neste conteúdo você vai conhecer os 11 fundamentos de um Copywriter de sucesso – bem remunerado, valorizado e disputado no mercado digital.

Não se esqueça de ir anotando os pontos com os quais você se identifica para saber se está no caminho certo para ser um Copywriter de sucesso.

Fundamentos de um Copywriter de sucesso

Executar mais do que pensa

O primeiro fundamento de um Copywriter de sucesso é executar mais do que pensa.

Os pensamentos podem ser os nossos maiores inimigos.

É um erro enorme deixar de pegar projetos e assumir responsabilidades por ficar pensando coisas como:

“Será que vai vender?”

“Será que eu sou bom mesmo nisso?”

“Será que esse produto é o ideal?”

Pensamentos assim são limitantes e podem impedir você de alcançar o que deseja.

Inclusive, muitos Copywriters iniciantes nem mesmo se arriscam a procurar clientes por medo de receber um não.

Se este é o seu caso, entenda que o não você já tem.

O que propomos não é agir sem pensar, ser impulsivo e irresponsável. 

Mas se você quer ser um Copywriter de sucesso, terá que aprender a se blindar contra pensamentos sabotadores.

Quem executa mais, faz mais dinheiro com textos persuasivos.

A partir de resultados concretos é possível analisar o que deu certo, o que não deu, o que pode melhorar e assim se desenvolver na Profissão Copywriter.

Trabalhar a autoconfiança

Alimentar pensamentos limitantes afetará você no dia a dia e te impedirá de conquistar um salário melhor, negociar o seu preço e conseguir cobrar mais pelos serviços de Copy.

Quando você não tem autoconfiança é mais difícil transmitir segurança e até mesmo agregar valor ao seu trabalho para os clientes.

Lembre-se que o Copywriter escreve para vender. Aumentar o faturamento dos clientes é o que se espera do trabalho desse profissional.

Por isso não tenha medo de criar expectativas quando for escrever para algum projeto. 

Estabeleça metas, defina quais são os seus objetivos naquela campanha – ou lançamento – e lide com a frustração caso o resultado não seja o que espera.

Criar expectativas nem sempre é ruim, especialmente nessa profissão.

Quando você faz isso, condiciona o seu cérebro, de forma inconsciente, a fazer todo o possível para alcançar aquele objetivo.

Você senta para escrever com outra mentalidade, com a de quem escreve para vender, até vender. 

Seja mais autoconfiante e conquiste os olhares dos seus colegas de trabalho e familiares por ser um profissional mais bem pago e qualificado.

Não desanimar por uma campanha mal-sucedida

Não se deixe vencer pelo desânimo por uma campanha que não deu tão certo quanto você esperava.

Isso acontece com todos os Copywriters em algum momento de sua jornada.

O fato é que não existe um único profissional de sucesso, de qualquer área, que não tenha falhado pelo menos uma vez.

Imagine um atleta olímpico treinar incansavelmente por 4 anos e perder a competição por um segundo de distração. E se em vez de usar essa experiência como lição, ele desistisse da medalha de ouro?

Quantas pessoas morreriam se os médicos decidissem abandonar suas carreiras ao perder um paciente na mesa de cirurgia?

A Apple não teria escapado da falência na década de 90 se Steve Jobs tivesse desistido da companhia e se recusado a reassumir o cargo de diretor – mesmo após a humilhação de ter sido demitido da empresa que ajudou a fundar.

Você provavelmente ouviu histórias de pessoas rejeitadas em entrevistas de emprego que usaram a sua frustração para empreender e se tornaram milionárias.

Lao Tzu, um filósofo e escritor chinês, diz o seguinte:

“O fracasso é a base do sucesso e os meios pelos quais ele é alcançado.”

Então não questione a sua capacidade de ser um Copywriter de sucesso, caso alguma campanha não vá tão bem quanto espera.

O fracasso é uma excelente oportunidade de analisar os erros, identificar o que melhorar e partir para a próxima campanha, com mais experiência.

Fazer até dar certo

Algumas pessoas “têm a sorte” de começar dando muito certo.

Temos exemplos de alunos da Formação APL Experience que concluíram o treinamento e já conseguiram embarcar em projetos bem-sucedidos.

Mas essa não é a regra. 

Isso não acontece da mesma forma para todo mundo e você não pode desistir no começo. 

A mentalidade que o Copywriter de sucesso precisa ter é “Eu vou fazer até dar certo.”

A campanha que você escreveu não está vendendo? Não se deixe abater pensando “Eu sou ruim. Não sirvo para isso.”.

Busque alternativas. Analise novamente a Copy. Escreva mais emails. Melhore os seus anúncios. 

Se concentre em fazer alguma coisa para contornar a situação. 

Faça até dar certo.

Ter um olhar crítico

Copywriters RX – como chamamos os melhores Copywriters aqui na Você Ligado – têm um olhar crítico para as coisas. 

Eles têm a perspicácia de olhar para vídeos e músicas que bombaram, filmes campeões de bilheteria e questionar:

  • “Quais foram os motivadores emocionais ativados nas pessoas?” 
  • “Quais elementos essas produções tiveram para que fossem tão bem sucedidas?”

A capacidade de analisar o que conecta pessoas a produtos de nichos diferentes, contribui para enriquecer o seu repertório e facilitar a aplicação desses elementos na sua escrita.

Um Copywriter de sucesso, que é reconhecido e bem pago precisa estar de orelhas em pé para qualquer estímulo gerador de boas ideias. 

Assim ele será melhor remunerado do que o Copywriter que simplesmente joga palavras ao vento.

Ouvir histórias e entender as emoções que elas causam

Um Copywriter de sucesso gosta de uma boa história, principalmente quando contadas por pessoas mais velhas.

O fundamento anterior – o olhar crítico – entra em ação para identificar os pontos marcantes dessas histórias que tocam o coração das pessoas e que emoções elas causam. 

Esse tipo de análise tem sempre o objetivo de trazer esses conhecimentos para os textos. 

Copywriting se trata exatamente de:

  1. Impactar através das palavras;
  2. Provocar emoções nas outras pessoas para que elas tomem uma decisão, convencidas de que o seu produto é realmente o que ela quer.

Para fazer isso você precisa descobrir como tocar o coração delas. 

Por isso, ouvir histórias e exercitar esse tipo de análise mais profunda é indispensável para alcançar esse objetivo.

Ter empatia

O sétimo fundamento de um Copywriter de sucesso é ter empatia – ser capaz de entender a dor do outro.

Não adianta ser um Copywriter que conhece de A a Z todas as dores do público, mas não consegue usá-las de forma empática nas Copies.

Isso acontece quando as dores da pessoa – os problemas – são trabalhados de forma agressiva.

Por exemplo: “Você não conquista o que quer porque não tem atitude”.

Ao se deparar com esse tipo de abordagem, a maioria das pessoas se sentem atacadas e se fecham completamente para o que você tem a dizer. Porque você feriu uma parte sensível delas.

O objetivo de entender as dores do público é demonstrar solidariedade.

Mostrar que entende a dor que a pessoa tem e está tudo bem ter aquela dor. Afinal, ela não tinha o conhecimento que tem agora. 

Ser empático é fundamental para escrever Copies que se conectam com as pessoas e facilitam a tomada de ação.

Ser um pesquisador

Copywriters profissionais não abrem mão de uma boa pesquisa.

Essa pesquisa pode ser feita em todo o tipo de fonte que você pode imaginar, seja em:

  • Jornais e revistas
  • Vídeos no Youtube
  • Fóruns onlines
  • Conteúdos no Instagram
  • Emails e anúncios escritos por outras pessoas
  • Avaliações de produtos em sites (Ex. Amazon). 

Ou mesmo com o velhinho que passa as tardes jogando xadrez na pracinha da sua cidade.

Todas essas informações são agrupadas em um documento que chamamos de Arsenal de Copy – ou Copyboarding para alguns.

O objetivo é reunir de forma prévia todos esses dados para quando for escrever não tenha que tirar as ideias da sua cabeça e sofrer com bloqueios criativos.

Cerca de 80% do trabalho de um Copywriter é pesquisa: de mercado, público e persona.

A pesquisa é fundamental para o sucesso de qualquer Copywriter que queira ir além das palavras lucrativas.

Ter o hábito da leitura

Um Copywriter de sucesso, que deseja se destacar nesse mercado precisa desenvolver o hábito de leitura, precisa ler todos os dias.

Somente através da leitura é possível diversificar o seu repertório, internalizar informações para depois conseguir externá-las com clareza e criar Copies mais persuasivas.

Vídeos no Youtube e filmes não são suficientes para trazer conteúdos tão ricos quanto os livros. 

Sozinhos, esses recursos não provocam reflexões tão profundas ou mostram como dizer a mesma coisa de jeitos diferentes.

Assim, a leitura é fundamental para a Profissão Copywriter.

Se perguntar sempre “Como tornar isso mais simples?”

Esse fundamento não tem a ver exclusivamente com Copywriting, mas com produtividade e a forma que o Copywriter vive sua vida.

É possível que você tenha chegado até aqui e já entendeu todos os pilares apresentados do Copywriter de sucesso.

Mas você só tem um cliente, não criou processos, demora para escrever, se distrai facilmente, não tem foco, não consegue seguir prazos e, consequentemente, não ganha mais como gostaria.

E tudo isso se deve a uma simples pergunta que você não faz a si mesmo:

“Como posso tornar isso mais simples?”

Essa pergunta tem o poder de te ajudar a pensar em formas de:

  • Criar processos mais eficientes
  • Delegar funções que não precisam depender exclusivamente de você,
  • Entregar o seu trabalho com maior qualidade
  • Respeitar prazos e dar conta dos seus compromissos.

Praticar Copy todos os dias

Não existe atalho ou hack mirabolante: para ficar bom em Copywriting é preciso praticar todos os dias.

A menos que tenha sido agraciado com um dom divino – o que é pouco provável – praticar incansavelmente é o único caminho para ser bom em alguma coisa.

É claro que existem algumas pessoas que acabam tendo um pouco mais de facilidade que as outras.

Mas isso é por conta do repertório que elas têm. 

Às vezes porque já fizeram pelo menos uma vez na vida e não porque nasceram com um dom.

Por isso, pratique Copywriting todos os dias.

Escreva um anúncio, uma página, um e-mail ou vídeo de vendas. 

Só assim você desenvolverá suas habilidades e se tornará um Copywriter de sucesso.

Lembrando que sucesso pode ser o que você quiser, desde trabalhar como CLT em uma agência ou ser dono do próprio negócio e faturar de forma ilimitada.

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