Quem avisa, amigo é: depois de pisar os pés no universo do Copy, uma venda cairá dos seus olhos.
Você será capaz de:
- Descobrir porque gasta horas e horas nos stories do Instagram;
- Identificar os gatilhos mentais usados por vendedores para te fazer gastar mais;
- Desvendar as estratégias das grandes marcas para vender em larga escala;
- Usar todo esse conhecimento para fazer dinheiro com a escrita na internet..
Ansioso para desvendar a habilidade mais lucrativa do marketing digital?
Leia até o final.
O que é Copy?
Copy é um texto focado em conversão.
Para isso, utiliza-se técnicas, estratégias e elementos de persuasão que mexem com as emoções humanas e levam à tomada de ação imediata.
Esse conjunto de recursos persuasivos é um braço do Marketing Direto conhecido por Copywriting – a ciência por trás dos textos que vendem.
Essa ciência foi criada nos Estados Unidos há quase dois séculos, quando houve a necessidade de diferenciar o trabalho de um redator publicitário do profissional que escrevia textos unicamente com o objetivo de venda.
Fato é que, mesmo numa época onde não existia internet e os meios de comunicação não eram tão instantâneos quanto hoje, pessoas comuns construíram fortunas por meio das palavras persuasivas.
Marcas famosas como Volkswagen, Rolls Royce e The Wall Street Journal geraram milhões de dólares em receita com anúncios e cartas de vendas persuasivas.
Um exemplo é o anúncio abaixo, feito para promover assinaturas para o The Wall Street Journal, que ficou ativo por quase 30 anos e vendeu mais de 2 bilhões de dólares.
Exemplos de Copy no marketing digital
Se há uma década os negócios podiam gerar resultados como os que você viu acima, imagine quanto potencial de escala o marketing digital trouxe para as empresas faturarem com Copywriting hoje?
Os navegadores, sites e redes sociais são os mecanismos que os negócios têm à sua disposição hoje para alcançar novos públicos e vender seus produtos.
Para isso, as marcas utilizam diversos tipos de copy que variam em formato e canal de distribuição.
Alguns dos mais utilizados são:
1 Conteúdos
Sejam posts de Instagram ou vídeos no Youtube, os conteúdos são recursos excelentes que as marcas têm para atrair e gerar conexão com as pessoas antes de fazer uma oferta.
Acontece que esse é um princípio importantíssimo numa boa Copy.
Até porque, a comunicação persuasiva não tem como objetivo forçar alguém a comprar algo que ela não precisa.
Mas sim usar técnicas, fatos e argumentos para ajudá-la a perceber que tem um problema e que determinado produto resolve esse problema de forma completa.
Dentro do contexto do marketing de conteúdo, esse processo é equivalente a atrair e educar a audiência.
2 Páginas online
O segundo exemplo de copy bastante utilizado no marketing digital são as páginas online.
O interessante das páginas é que elas podem assumir diversas funções, a depender da estratégia e funil de vendas adotado por cada empresa.
Páginas de captura
Nas páginas de captura, por exemplo, usa-se persuasão para colher o contato de potenciais clientes em troca de um conteúdo de alto valor – ou uma isca digital, como é conhecido no marketing digital.
Páginas de vendas
Há também as páginas de vendas, onde a pessoa está na etapa de consideração do funil de vendas, prestes a decidir ou não pela compra.
Páginas de checkout
Outro tipo de página que pode e deve conter persuasão são as páginas de checkout.
Nessas páginas, a pessoa está a poucos cliques de passar o cartão.
Assim, rechear a página com copy ajuda a dar o “golpe final” para a pessoa não desistir de última hora, quando falta tão pouco para finalizar a compra.
Sites institucionais
Por fim, um último exemplo são os sites institucionais, que normalmente são muito semelhantes às páginas de captura em termos de estrutura.
Os sites institucionais tem a função de educar o público sobre o produto e estimular um pedido de orçamento ou o agendamento de um atendimento com o time de vendas do negócio.
3 Anúncios
Anúncios são outro exemplo de copy bastante comum e lucrativo no marketing digital.
Da mesma forma que as páginas, esse tipo de copy pode ter diferentes objetivos, como por exemplo:
- Captura: onde busca-se capturar informações de contato do público em troca do acesso livre a um evento, aula, ebook. Também podem ser usados para estimular agendamentos de serviços, atendimentos e testes gratuitos de produtos.
- Incomodação: são aqueles anúncios usados para lembrar as pessoas de alguma coisa – no marketing digital, são essenciais para lembrar as pessoas de aulas e lives durante os lançamentos.
- Venda: são anúncios mais diretos, que tem o objetivo de levar a pessoa para a página de vendas ou direto para o checkout.
- Remarketing: sabe aquelas pessoas que visitaram várias páginas num site e até adicionaram produtos no carrinho mas fugiram na última hora? Os anúncios de remarketing servem para recuperar essas “vendas perdidas”.
4 Emails
Há quem diga que o email marketing morreu, mas aqui na VL esse é um canal de comunicação sempre ativo durante nossas campanhas de vendas.
Isso porque o email é, literalmente, o endereço eletrônico das pessoas.
Assim, mesmo que o Instagram caia em desuso nos próximos anos e outra rede social surja em seu lugar, o email continuará lá, como um ponto de contato seguro e duradouro entre a marca e o público.
Por isso, além de usar o email marketing para vender, esse é um canal ideal para manter relacionamento com o público, o que torna os elementos de persuasão mais do que bem vindos.
Além disso, uma boa copy para email, ajuda a aumentar a:
- Taxa de abertura;
- Taxa de entrega dos emails;
- Volume de cliques nos links e botões dentro dessas mensagens.
O que acaba influenciando também os indicadores de engajamento e vendas das campanhas da empresa.
Como ganhar dinheiro escrevendo Copy
Agora que você descobriu o que é Copy e onde esse tipo de texto é usado no marketing digital, a pergunta que muito provavelmente está rondando seus pensamentos é:
Como posso ganhar dinheiro com copy?
Existem alguns conteúdos neste blog, que apresentam algumas formas bem específicas de ganhar dinheiro escrevendo copy.
Mas para simplificar e facilitar o seu entendimento, basicamente há dois caminhos para ganhar dinheiro com Copy:
- Aplicar no seu próprio negócio para vender seus próprios produtos e serviços;
- Prestar serviço como Copywriter para empresas que vendem online.
Isso significa que se você é um profissional liberal ou tem um pequeno negócio, as técnicas de copy já vão te ajudar a dar um boom nas vendas.
Foi o que aconteceu com a nossa aluna Isabel Weis, que com apenas alguns posts no Instagram conseguiu lotar a agenda da sua casa de festas em 2022.
Agora, se você quer empreender no Copywriting e atuar como prestador de serviços, saiba que essa também é uma possibilidade muito lucrativa, que além de te permitir trabalhar nos bastidores, remunera muito bem.
O José Octávio Selegato, por exemplo, deixou o diploma de Engenheiro Aeronáutico na gaveta para conquistar liberdade financeira e geográfica como um Copywriter profissional.
Em todo o caso, você não precisa começar a sua jornada pelo Copywriting sozinho.
Preparamos um Guia para te ajudar a ir do zero ao seu primeiro cliente como Copywriter profissional. Para ter acesso, basta apertar o link abaixo e se inscrever no formulário.
(Ebook Primeiro Cliente)
5 técnicas para escrever uma Copy que vende
Se você chegou até aqui, está decidido a aprender Copywriting, separamos as dicas quentinhas que são como uma mão na roda na hora de escrever Copy que vende.
1 Investigue a persona
A razão de uma copy vender é que ela é construída a partir de uma pesquisa detalhada sobre os problemas, dores e sonhos do público.
Na prática, isso quer dizer, que a Copy é persuasiva justamente por abordar fatos relacionados à realidade das pessoas que tem potencial para consumir o produto que se quer vender no final.
Dessa forma, se você for vender produtos para emagrecimento, a pesquisa vai te ajudar a construir abordagens assertivas para o tipo de público que sofre com o excesso de peso e a dificuldade de emagrecer.
Mas, como e onde pesquisar?
Bem, existe um conteúdo completíssimo sobre isso aqui no Blog VL.
Aperte aqui para conferir, assim que finalizar a leitura.
2 Siga o Impacta, Conecta e Converte
A segunda dica para escrever copy que vende de verdade é: Siga uma estrutura de escrita validada.
Esse é um dos conselhos mais valiosos que qualquer iniciante no Copywriting pode receber e que vai evitar que você crie Copies genéricas que não trazem resultado algum.
Mas atenção, estrutura não é a mesma coisa que template ou fórmula de copy.
Templates e fórmulas são verdadeiros ladrões de vendas, pois tiram toda a pessoalidade que a comunicação persuasiva precisa ter para vender e desconsideram completamente aspectos particulares do nicho e produto.
Por outro lado, as estruturas de Copy organizam o texto persuasivo, garantindo que você siga uma linha de raciocínio que faz sentido para o leitor e venda no final.
Aqui na VL usamos e ensinamos para os nossos alunos a estrutura Impacta, Conecta e Converte – desenvolvida pela nossa Copywriter e Sócia Fundadora, Roberta Santos.
O método ICC, é dividido em três etapas muito simples, mas que se você seguir, poderá ficar tranquilo na certeza de que as conversões virão.
- Impacta
É a primeira e mais importante etapa de uma copy, onde você precisa capturar a atenção imediata e despertar o interesse do leitor para o que tem a dizer no restante do texto.
Na fase do impacta, todo o seu esforço deve ser empregado na construção de uma headline magnética.
Neste conteúdo aqui, você descobrirá o que é e como escrever um boa headline para a sua copy.
- Conecta
Agora que você ganhou a atenção do leitor é hora de fazer ele se conectar emocionalmente com a mensagem.
Isso será essencial para que ele confie em você e esteja receptivo a sua oferta.
Histórias são uma boa pedida, nessa fase do ICC.
- Converte
Copy não é copy sem a tal CTA – Chamada para ação.
Assim, finalize o seu texto chamando a pessoa para a ação. Também não se esqueça de ser muito claro e específico nessa fase.
3 Aposte em números e provas para trazer credibilidade
Ninguém gosta de ser enganado, concorda?
Por isso, usar elementos como prova e números retirados de pesquisas e fontes confiáveis na sua copy é essencial para que as pessoas deem credibilidade e confiem no que você está dizendo.
Isso ajuda a evitar que elas se sintam manipuladas – o que nem de longe é a intenção de uma Copy.
4 Coloque o leitor como o tomador de ação
O maior segredo de uma copy que vende é conduzir o leitor a uma conclusão inevitável, mas de forma que ele sinta que chegou até ali sozinho.
Para conseguir esse efeito é imperativo que ele seja colocado como o sujeito ativo e tomador de ação na copy, ainda que em alguns momentos você fale de si mesmo e da sua marca.
Uma das formas mais simples de fazer isso é trocar o “eu” pelo “você” no texto.
Exemplo:
Leitor como sujeito passivo
Eu vou te ajudar a descobrir como fazer dinheiro com a escrita já nas próximas semanas através do Copywriting.
Leitor como sujeito ativo
Você vai descobrir como fazer dinheiro com a escrita já nas próximas semanas através do Copywriting.
Outra super dica é sempre usar verbos de ação no texto e evitar gerúndios.
Isso vai contribuir para que a leitura seja mais gostosa e fluida.
5 Quebre objeções
A quinta e última dica para escrever copy que vende é quebrar objeções ao longo da Copy.
Objeções são desculpas, crenças limitantes e muitas vezes até mitos em que as pessoas acreditam, que as impedem de adquirir determinado produto e serviço.
Por isso, antes de escrever a copy descubra, através de pesquisa, quais são essas objeções e construa argumentos para rebatê-las de forma natural ao longo do texto
Confira também 5 objeções que você precisa quebrar para vender mais.
Onde aprender Copy?
Se você chegou até aqui, uma coisa é certa:
Você está munido de técnicas e estratégicas para já conseguir escrever suas primeiras copies e lucrar com a escrita persuasiva.
Mas o universo da copy é muito vasto e, honestamente, não daria para resumir num único post todos os recursos que o Copywriting coloca à sua disposição para vender em escala na internet.
Por isso, se você quer aprofundar os seus estudos nos fundamentos da escrita persuasiva e dominar Copy de A a Z, conheça os treinamentos de Copy da Você Ligado.
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Já são mais de 7 mil vidas transformadas pelo poder das palavras lucrativas nos últimos 3 anos e será um prazer imenso vê-lo fazer parte desse exército de profissionais bem remunerados e valiosos no mercado.
Mas se ainda não é o seu momento, tudo bem.
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