Copy: O que é, exemplos práticos e as melhores técnicas para você lucrar com textos na internet em 2023

Copy de A a Z Tudo o que precisa saber para lucrar com textos na internet

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Quem avisa, amigo é: depois de pisar os pés no universo do Copy, uma venda cairá dos seus olhos.

Você será capaz de:

  1. Descobrir porque gasta horas e horas nos stories do Instagram;
  2. Identificar os gatilhos mentais usados por vendedores para te fazer gastar mais;
  3. Desvendar as estratégias das grandes marcas para vender em larga escala;
  4. Usar todo esse conhecimento para fazer dinheiro com a escrita na internet..

Ansioso para desvendar a habilidade mais lucrativa do marketing digital?

Leia até o final.

O que é Copy?

Copy é um texto focado em conversão. 

Para isso, utiliza-se técnicas, estratégias e elementos de persuasão que mexem com as emoções humanas e levam à tomada de ação imediata.

Esse conjunto de recursos persuasivos é um braço do Marketing Direto conhecido por Copywriting – a ciência por trás dos textos que vendem.

Essa ciência foi criada nos Estados Unidos há quase dois séculos, quando houve a necessidade de diferenciar o trabalho de um redator publicitário do profissional que escrevia textos unicamente com o objetivo de venda.

Fato é que, mesmo numa época onde não existia internet e os meios de comunicação não eram tão instantâneos quanto hoje, pessoas comuns construíram fortunas por meio das palavras persuasivas.

Marcas famosas como Volkswagen, Rolls Royce e The Wall Street Journal geraram milhões de dólares em receita com anúncios e cartas de vendas persuasivas.

Um exemplo é o anúncio abaixo, feito para promover assinaturas para o The Wall Street Journal, que ficou ativo por quase 30 anos e vendeu mais de 2 bilhões de dólares.

Exemplos de Copy no marketing digital

Se há uma década os negócios podiam gerar resultados como os que você viu acima, imagine quanto potencial de escala o marketing digital trouxe para as empresas faturarem com Copywriting hoje?

Os navegadores, sites e redes sociais são os mecanismos que os negócios têm à sua disposição hoje para alcançar novos públicos e vender seus produtos.

Para isso, as marcas utilizam diversos tipos de copy que variam em formato e canal de distribuição.

Alguns dos mais utilizados são:

1 Conteúdos

Sejam posts de Instagram ou vídeos no Youtube, os conteúdos são recursos excelentes que as marcas têm para atrair e gerar conexão com as pessoas antes de fazer uma oferta.

Acontece que esse é um princípio importantíssimo numa boa Copy.

Até porque, a comunicação persuasiva não tem como objetivo forçar alguém a comprar algo que ela não precisa.

Mas sim usar técnicas, fatos e argumentos para ajudá-la a perceber que tem um problema e que determinado produto resolve esse problema de forma completa.

Dentro do contexto do marketing de conteúdo, esse processo é equivalente a atrair e educar a audiência.

Curso-de-copy-APL-Alem-das-palavras-lucrativas

2 Páginas online

O segundo exemplo de copy bastante utilizado no marketing digital são as páginas online.

O interessante das páginas é que elas podem assumir diversas funções, a depender da estratégia e funil de vendas adotado por cada empresa.

Páginas de captura

Copy - Exemplo de página de captura

Nas páginas de captura, por exemplo, usa-se persuasão para colher o contato de potenciais clientes em troca de um conteúdo de alto valor – ou uma isca digital, como é conhecido no marketing digital.

Páginas de vendas

Há também as páginas de vendas, onde a pessoa está na etapa de consideração do funil de vendas, prestes a decidir ou não pela compra.

Copy - Exemplo de página de vendas

Páginas de checkout

Outro tipo de página que pode e deve conter persuasão são as páginas de checkout.

Nessas páginas, a pessoa está a poucos cliques de passar o cartão. 

Assim, rechear a página com copy ajuda a dar o “golpe final” para a pessoa não desistir de última hora, quando falta tão pouco para finalizar a compra.

Copy - Exemplo de página de checkout

Sites institucionais

Por fim, um último exemplo são os sites institucionais, que normalmente são muito semelhantes às páginas de captura em termos de estrutura.

Os sites institucionais tem a função de educar o público sobre o produto e estimular um pedido de orçamento ou o agendamento de um atendimento com o time de vendas do negócio.

Copy - Site institucional

3 Anúncios

Anúncios são outro exemplo de copy bastante comum e lucrativo no marketing digital.

Da mesma forma que as páginas, esse tipo de copy pode ter diferentes objetivos, como por exemplo:

  1. Captura: onde busca-se capturar informações de contato do público em troca do acesso livre a um evento, aula, ebook. Também podem ser usados para estimular agendamentos de serviços, atendimentos e testes gratuitos de produtos.
  1. Incomodação: são aqueles anúncios usados para lembrar as pessoas de alguma coisa – no marketing digital, são essenciais para lembrar as pessoas de aulas e lives durante os lançamentos.
  1. Venda: são anúncios mais diretos, que tem o objetivo de levar a pessoa para a página de vendas ou direto para o checkout.
  1. Remarketing: sabe aquelas pessoas que visitaram várias páginas num site e até adicionaram produtos no carrinho mas fugiram na última hora? Os anúncios de remarketing servem para recuperar essas “vendas perdidas”.

4 Emails

Há quem diga que o email marketing morreu, mas aqui na VL esse é um canal de comunicação sempre ativo durante nossas campanhas de vendas.

Isso porque o email é, literalmente, o endereço eletrônico das pessoas. 

Assim, mesmo que o Instagram caia em desuso nos próximos anos e outra rede social surja em seu lugar, o email continuará lá, como um ponto de contato seguro e duradouro entre a marca e o público.

Por isso, além de usar o email marketing para vender, esse é um canal ideal para manter relacionamento com o público, o que torna os elementos de persuasão mais do que bem vindos.

Além disso, uma boa copy para email, ajuda a aumentar a:

  • Taxa de abertura;
  • Taxa de entrega dos emails;
  • Volume de cliques nos links e botões dentro dessas mensagens.

O que acaba influenciando também os indicadores de engajamento e vendas das campanhas da empresa.

Como ganhar dinheiro escrevendo Copy

Agora que você descobriu o que é Copy e onde esse tipo de texto é usado no marketing digital, a pergunta que muito provavelmente está rondando seus pensamentos é:

Como posso ganhar dinheiro com copy?

Existem alguns conteúdos neste blog, que apresentam algumas formas bem específicas de ganhar dinheiro escrevendo copy. 

Mas para simplificar e facilitar o seu entendimento, basicamente há dois caminhos para ganhar dinheiro com Copy:

  1. Aplicar no seu próprio negócio para vender seus próprios produtos e serviços;
  2. Prestar serviço como Copywriter para empresas que vendem online.

Isso significa que se você é um profissional liberal ou tem um pequeno negócio, as técnicas de copy já vão te ajudar a dar um boom nas vendas.

Foi o que aconteceu com a nossa aluna Isabel Weis, que com apenas alguns posts no Instagram conseguiu lotar a agenda da sua casa de festas em 2022.

Agora, se você quer empreender no Copywriting e atuar como prestador de serviços, saiba que essa também é uma possibilidade muito lucrativa, que além de te permitir trabalhar nos bastidores, remunera muito bem.

O José Octávio Selegato, por exemplo, deixou o diploma de Engenheiro Aeronáutico na gaveta para conquistar liberdade financeira e geográfica como um Copywriter profissional.

Em todo o caso, você não precisa começar a sua jornada pelo Copywriting sozinho.

Preparamos um Guia para te ajudar a ir do zero ao seu primeiro cliente como Copywriter profissional. Para ter acesso, basta apertar o link abaixo e se inscrever no formulário.

(Ebook Primeiro Cliente)

5 técnicas para escrever uma Copy que vende

Se você chegou até aqui, está decidido a aprender Copywriting, separamos as dicas quentinhas que são como uma mão na roda na hora de escrever Copy que vende.

1 Investigue a persona

A razão de uma copy vender é que ela é construída a partir de uma pesquisa detalhada sobre os problemas, dores e sonhos do público.

Na prática, isso quer dizer, que a Copy é persuasiva justamente por abordar fatos relacionados à realidade das pessoas que tem potencial para consumir o produto que se quer vender no final.

Dessa forma, se você for vender produtos para emagrecimento, a pesquisa vai te ajudar a construir abordagens assertivas para o tipo de público que sofre com o excesso de peso e a dificuldade de emagrecer.

Mas, como e onde pesquisar?

Bem, existe um conteúdo completíssimo sobre isso aqui no Blog VL. 

Aperte aqui para conferir, assim que finalizar a leitura.

2 Siga o Impacta, Conecta e Converte

A segunda dica para escrever copy que vende de verdade é: Siga uma estrutura de escrita validada. 

Esse é um dos conselhos mais valiosos que qualquer iniciante no Copywriting pode receber e que vai evitar que você crie Copies genéricas que não trazem resultado algum.

Mas atenção, estrutura não é a mesma coisa que template ou fórmula de copy.

Templates e fórmulas são verdadeiros ladrões de vendas, pois tiram toda a pessoalidade que a comunicação persuasiva precisa ter para vender e desconsideram completamente aspectos particulares do nicho e produto.

Por outro lado, as estruturas de Copy organizam o texto persuasivo, garantindo que você siga uma linha de raciocínio que faz sentido para o leitor e venda no final.

Aqui na VL usamos e ensinamos para os nossos alunos a estrutura Impacta, Conecta e Converte – desenvolvida pela nossa Copywriter e Sócia Fundadora, Roberta Santos.

O método ICC, é dividido em três etapas muito simples, mas que se você seguir, poderá ficar tranquilo na certeza de que as conversões virão.

  1. Impacta

É a primeira e mais importante etapa de uma copy, onde você precisa capturar a atenção imediata e despertar o interesse do leitor para o que tem a dizer no restante do texto. 

Na fase do impacta, todo o seu esforço deve ser empregado na construção de uma headline magnética.

Neste conteúdo aqui, você descobrirá o que é e como escrever um boa headline para a sua copy.

  1. Conecta

Agora que você ganhou a atenção do leitor é hora de fazer ele se conectar emocionalmente com a mensagem.

Isso será essencial para que ele confie em você e esteja receptivo a sua oferta.

Histórias são uma boa pedida, nessa fase do ICC.

  1. Converte

Copy não é copy sem a tal CTA – Chamada para ação.

Assim, finalize o seu texto chamando a pessoa para a ação. Também não se esqueça de ser muito claro e específico nessa fase.

3 Aposte em números e provas para trazer credibilidade

Ninguém gosta de ser enganado, concorda?

Por isso, usar elementos como prova e números retirados de pesquisas e fontes confiáveis na sua copy é essencial para que as pessoas deem credibilidade e confiem no que você está dizendo.

Isso ajuda a evitar que elas se sintam manipuladas – o que nem de longe é a intenção de uma Copy.

4 Coloque o leitor como o tomador de ação

O maior segredo de uma copy que vende é conduzir o leitor a uma conclusão inevitável, mas de forma que ele sinta que chegou até ali sozinho.

Para conseguir esse efeito é imperativo que ele seja colocado como o sujeito ativo e tomador de ação na copy, ainda que em alguns momentos você fale de si mesmo e da sua marca.

Uma das formas mais simples de fazer isso é trocar o “eu” pelo “você” no texto.

Exemplo:

Leitor como sujeito passivo

Eu vou te ajudar a descobrir como fazer dinheiro com a escrita já nas próximas semanas através do Copywriting.

Leitor como sujeito ativo

Você vai descobrir como fazer dinheiro com a escrita já nas próximas semanas através do Copywriting.

Outra super dica é sempre usar verbos de ação no texto e evitar gerúndios.

Isso vai contribuir para que a leitura seja mais gostosa e fluida. 

5 Quebre objeções

A quinta e última dica para escrever copy que vende é quebrar objeções ao longo da Copy.

Objeções são desculpas, crenças limitantes e muitas vezes até mitos em que as pessoas acreditam, que as impedem de adquirir determinado produto e serviço.

Por isso, antes de escrever a copy descubra, através de pesquisa, quais são essas objeções e construa argumentos para rebatê-las de forma natural ao longo do texto

Confira também 5 objeções que você precisa quebrar para vender mais.

Onde aprender Copy?

Se você chegou até aqui, uma coisa é certa:

Você está munido de técnicas e estratégicas para já conseguir escrever suas primeiras copies e lucrar com a escrita persuasiva.

Mas o universo da copy é muito vasto e, honestamente, não daria para resumir num único post todos os recursos que o Copywriting coloca à sua disposição para vender em escala na internet.

Por isso, se você quer aprofundar os seus estudos nos fundamentos da escrita persuasiva e dominar Copy de A a Z, conheça os treinamentos de Copy da Você Ligado.

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Já são mais de 7 mil vidas transformadas pelo poder das palavras lucrativas nos últimos 3 anos e será um prazer imenso vê-lo fazer parte desse exército de profissionais bem remunerados e valiosos no mercado.

Mas se ainda não é o seu momento, tudo bem.

Aperte aqui e continue navegando pelos melhores conteúdos de Copy aqui do Blog.

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