O lançamento digital é uma das estratégias de venda mais lucrativas para negócios e Experts do mercado digital que trabalham com produtos digitais ou infoprodutos.
Através dessa modalidade é possível levantar um volume gigantesco de dinheiro em um curto período de tempo.
Entretanto, para que um lançamento funcione e seja muito lucrativo é preciso entender os princípios por trás de cada etapa.
Neste conteúdo você vai descobrir:
- O que é um lançamento digital;
- Quais são os principais tipos de lançamento;
- Como fazer um lançamento lucrativo: etapas e estratégias;
- Ferramentas indispensáveis para lançar um produto digital.
Pegue papel e caneta para anotar o passo a passo e vamos ao que interessa.
O que é um lançamento digital?
Um lançamento digital é uma estratégia de marketing que tem por objetivo levantar um grande fluxo de dinheiro dentro de um curto período de tempo.
Mais adiante você vai descobrir exatamente quais são as etapas de um lançamento digital.
Porém, antecipando o assunto, normalmente os lançamentos são precedidos de um evento, seja uma série de lives e aulões ao vivo (ou gravadas – a depender da estratégia adotada).
O objetivo desse evento é aquecer e elevar o nível de consciência da audiência para os problemas que ela possui, a solução e o produto que proporciona essa solução e prepará-los para receber a oferta.
Após o pitch de vendas, normalmente realizado na fase final do evento gratuito, acontece a abertura de carrinho, onde as pessoas recebem o link para a página de vendas ou checkout que fica disponível por um período de tempo determinado – de 7 a 14 dias, segundo a metodologia do Fórmula de Lançamento.
Vale ressaltar que esse tipo de campanha performa muito bem, desde que não seja feito muitas vezes no ano.
Isso porque a urgência e a escassez são elementos de persuasão fundamentais para despertar nas pessoas a sensação de que elas realmente precisam daquele produto ou serviço no exato momento em que ele está sendo oferecido.
Caso contrário a oferta não será tão tentadora a ponto de fazer as pessoas abrirem suas carteiras.
Elementos obrigatórios em um lançamento
Estruturar um lançamento lucrativo não depende necessariamente da quantidade de dinheiro que a empresa ou o Especialista tem para investir.
É possível conseguir grandes resultados investindo o mínimo.
Para que você tenha uma base da equivalência entre investimento e retorno que um lançamento pode gerar, o último lançamento da Formação APL Experience – o treinamento completo em Copywriting que forma Copywriters bem-sucedidos – realizado em fevereiro de 2022, retornou 1,5 milhões com um investimento de pouco mais de 200 mil reais.
Mas para obter resultados expressivos, independente do volume de investimento ou da complexidade da estratégia utilizada no funil de vendas do lançamento, existem alguns elementos que sustentam um lançamento bem sucedido e que, sem eles, não é possível nem mesmo realizar esse tipo de campanha.
1 Lista
Ter uma lista de contatos é um dos pilares de um lançamento digital. Isso porque quem quer vender, precisa vender para alguém.
A construção dessa lista é feita na fase de captação de um lançamento, onde são disparados anúncios, emails e mensagens com o objetivo de levar as pessoas que se interessaram pela temática do evento para uma página de captura.
Nessa página, as pessoas deixam o nome, email e às vezes o número de telefone, em troca da inscrição ou material gratuito usado como isca digital.
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2 Lançamento
O lançamento compreende a estratégia – ou o conjunto de estratégias – para fazer acontecer aquela campanha de vendas, envolvendo:
- Temática;
- Recursos;
- Estrutura;
- Ferramentas.
Todos esses elementos são distribuídos e utilizados de formas diferentes conforme o tipo de lançamento.
Sim, lançamentos não são todos iguais e você vai entender quais são os tipos de lançamentos que você pode utilizar abaixo.
3 Produto
O terceiro elemento indispensável em um lançamento é o produto que será vendido.
Um produto vendido no digital precisa ter um potencial de escala.
É por esse motivo que, na maioria dos casos, lançamentos são adotados por infoprodutores – profissionais e Especialistas do digital que vendem produtos de informação, sejam:
- Cursos;
- Treinamentos;
- Mentorias;
- Aulões;
- Masterclass;
- Comunidades de mastermind;
- Materiais digitais (relatórios, guias, manuais, etc)
- Entre outros.
Principais tipos de lançamentos digitais
Existem algumas modalidades de lançamentos que o Estrategista Digital – profissional que estrutura o funil e as estratégias de vendas de uma campanha do início ao fim – deve avaliar a fim de verificar qual tipo faz mais sentido para aquele negócio e produto.
Os mais utilizados são:
Relâmpago
O lançamento relâmpago recebe esse nome por pelo menos duas razões:
- O período em que o carrinho fica aberto é curto – dura entre 4-7 dias;
- A oferta é “inesperada” para a audiência.
Essas duas características indicam que esse tipo de lançamento performa bem para um público aquecido, com um nível de consciência maior sobre o problema, a solução e o produto.
Para potencializar as conversões em lançamentos relâmpago, é fundamental incluir na oferta bônus ou benefícios e condições diferenciadas que estimulem o desejo pela compra, tais como:
- Materiais complementares;
- Brindes personalizados;
- Acompanhamento exclusivo;
- Descontos e condições de parcelamento.
Semente
O lançamento semente é bastante indicado para novatos no Marketing Digital, que nunca chegaram a realizar um lançamento e, em muitos casos, nem mesmo possuem um produto estruturado.
A ideia desse tipo de lançamento é atrair um público interessado em um determinado nicho e persuadi-las a compartilhar seus problemas, dificuldades e desejos.
A partir desses dados, o Expert, juntamente com a sua equipe de co-produção, poderá desenvolver um produto 100% alinhado às expectativas daquela audiência.
Desafio
Esse tipo de lançamento tem como principal objetivo e, ao mesmo tempo, obstáculo engajar a audiência através de desafios (atividades/tarefas) que os participantes devem executar ao longo do evento para alcançar um determinado objetivo.
Ao final, os participantes mais engajados podem concorrer a premiações e brindes.
Em relação ao período de duração, o ideal é que ele seja superior a 7 dias e não ultrapasse 30 dias.
Interno
Nesse tipo de lançamento não há captação, pois ele é direcionado a lista de contatos que o Expert já possui. Por essa razão ele também não é recomendado para iniciantes no digital.
Em contrapartida, uma vez que a audiência é consciente sobre o produto e a marca, as possibilidades de conversão em vendas aumentam exponencialmente.
No entanto, é preciso investir pesado na produção de conteúdo e divulgação dos produtos em diversos formatos para garantir a lucratividade da campanha de lançamento interno.
Como fazer um lançamento digital lucrativo: Etapas e estratégias
Não é nosso objetivo dar um nó na sua mente, por isso, simplificamos a estrutura de um lançamento em três etapas para que você entenda de forma mais clara possível o que cada uma significa e o que deve ser feito em cada uma dessas etapas.
PPL
PPL – Pré Pré Lançamento – é a fase inicial da campanha onde é necessário preparar a audiência para o que vem pela frente, com um período de duração de 7-14 dias.
É no PPL que a captação e construção da lista de contatos é feita.
Isso significa que toda a comunicação da empresa, feita através de posts nas redes sociais, anúncios e emails, precisa conduzir os leitores a página de captura do lançamento, onde elas deverão se cadastrar para participar de um evento gratuito.
CPL
CPL – Conteúdo Pré Lançamento – é o momento em que você precisa surpreender a audiência com um conteúdo de alto valor, que vai impactar e trazer resultados reais para elas.
Nessa fase a audiência adquire um nível de consciência maior sobre os problemas que enfrenta e a solução para esses problemas – normalmente, um método, conhecimento ou habilidade.
A transição do CPL para a fase de abertura do carrinho é intermediada pelo pitch de vendas, onde o Especialista tem a oportunidade de mostrar como e porque o produto que ele oferece é a solução definitiva para os problemas daquela audiência.
Abertura e fechamento de carrinho
Essa é a fase de vendas do lançamento.
Aqui o time de suporte e Inside Sales entra em cena para fechar as vendas e realizar o onboarding dos novos clientes pela plataforma em que eles terão acesso ao produto adquirido.
Atenção: É muito importante abrir e fechar o carrinho nas datas estipuladas.
Caso você deixe a página de vendas ou checkout disponível além do tempo anunciado, sua oferta perderá a credibilidade e isso impactará de forma negativa a lucratividade de lançamentos futuros.
Bônus: Downsell
Pense no trabalho e na quantidade de recursos que você precisou investir para montar a lista de contatos, aquecer a audiência e mantê-las interessadas no seu conteúdo até o pitch de vendas…
Se você atua com um produto de ticket mais alto (acima de 997,00) é muito provável que uma parcela dessa audiência não tenha condições de investir no seu produto naquele momento, mas isso não significa que a venda está perdida.
Por que não oferecer uma solução semelhante, porém com um ticket mais baixo, e aumentar suas possibilidades de negócio?
Essa estratégia é chamada de downsell no marketing digital e é frequentemente utilizada para quebrar objeções relacionadas ao preço cobrado por um produto ou serviço.
Use e abuse desses 3 gatilhos mentais ao lançar um produto digital
É impossível falar de lançamentos digitais sem reiterar a importância de aplicar gatilhos mentais em todas as etapas do lançamento.
Entre os tipos de gatilhos mentais, esses três não podem faltar em um lançamento:
1 Antecipação
As pessoas precisam saber que algo muito bom está para acontecer.
Além do mais, a ideia de viver um momento feliz por vezes é mais prazerosa do que o próprio momento, por isso não peque nessa etapa.
A antecipação pode ser aplicada em diferentes etapas do lançamento, em intensidade e formatos diferentes, mas ela precisa ser mais intensa no PPL, a fim de motivar as pessoas a estarem presentes ao vivo durante o evento.
Quanto mais pessoas acompanharem as aulas, mais vendas serão realizadas na abertura do carrinho.
2 Prova Social
O segundo gatilho mental que precisa ser muito explorado em lançamentos é o da prova social.
Esse gatilho toma a forma de depoimentos em vídeo ou texto que incorpora as páginas, anúncios, emails e posts.
O objetivo é um só:
Apresentar histórias de pessoas reais, com problemas, dificuldades e sonhos semelhantes aos do seu público que tiveram suas vidas transformadas a partir da solução que o seu produto ou serviço proporciona.
Lembrando que as provas sociais devem ser intensificadas a partir da CPL até o fechamento do carrinho.
3 Urgência
Uma das maiores vantagens de lançar um produto com data de abertura e fechamento de carrinho pré-fixada é que é possível usar e abusar do gatilho mental da urgência sem medo de ser feliz.
Isso porque esse tipo de estratégia já oferece um argumento válido e inquestionável para o uso da urgência na comunicação.
Vale destacar que o gatilho da urgência também pode ser utilizado para estimular os inscritos que perderam as aulas ao vivo a assistir o replay das aulas por um período limitado de tempo.
Ferramentas para lançar um produto digital
Agora que você entendeu toda a parte teórica e estratégica por trás de um lançamento digital é hora de colocar todo esse conhecimento em prática e avaliar quais são as ferramentas essenciais para a execução de um lançamento lucrativo.
Veja, a seguir, quais são as principais.
Facebook e Google Ads
As primeiras ferramentas que você vai precisar para fazer um lançamento acontecer são o Facebook e Google ADS.
Tratam-se de ferramentas para disparar anúncios online para nichos segmentados com problemas e interesses semelhantes aos que a sua persona (cliente ideal) possui.
Não existe custo de cadastro nessas duas plataformas de anúncios, a única coisa que você vai precisar pagar diz respeito à distribuição dos anúncios.
Caso não tenha familiaridade com essas ferramentas o ideal é que recrute um Gestor de Tráfego Pago ou contrate uma agência de lançamentos para te ajudar com esses aspectos técnicos.
Redes sociais
Também não existe custo para utilizar as redes sociais.
Além disso, elas são importantíssimas para que você se comunique e estabeleça um relacionamento com a audiência antes, durante e após o lançamento.
Através das redes sociais você poderá compartilhar conteúdos para doutrinar a sua audiência e gerar antecipação para o evento.
Active campaign
Gostamos muito dessa ferramenta aqui na Você Ligado.
Ela é utilizada para criar automações de email marketing, algo muito relevante para gerar engajamento com os inscritos no evento via email e garantir que eles compareçam no evento, recebam os links para participar das aulas e posteriormente, os links para comprar os produtos.
É claro que você pode optar por outras ferramentas para automações de emails, conforme a realidade do seu negócio.
WordPress
O WordPress é a plataforma onde os designers da sua equipe vão criar e hospedar as páginas de captura, obrigado e vendas.
Plataformas de lançamentos
Você vai precisar de uma plataforma de lançamento para automatizar e gerir as vendas, além de hospedar os seus produtos, caso lance um infoproduto.
Plataformas como Eduzz, Hotmart, Monetizze e Ticto existem justamente para te auxiliar em todo esse processo.
Sendflow
O uso dos grupos de WhatsApp tem se tornado cada vez mais comum entre lançadores digitais, mas só quem já lançou sabe a dificuldade que é gerenciar esses grupos de forma manual durante um lançamento.
Trocar as fotos de perfil, criar e renomear novos grupos, enviar links e alterar a descrição, são exemplos de atividades que precisam ser executadas, dão muita dor de cabeça e gastam muito tempo.
Por isso, recomendamos também o uso do Sendflow, uma ferramenta desenvolvida pela própria Você Ligado para facilitar a execução dos nossos lançamentos e que hoje está disponível para todos que querem ganhar agilidade e eficiência na gestão de grupos durante os lançamentos.
Youtube
A última plataforma, também gratuita, que você pode usar para lançar produtos digitais é o Youtube.
É através dele que as lives e aulas serão transmitidas para os inscritos no evento.
A grande vantagem é que como essa plataforma foi desenvolvida exclusivamente para suportar vídeos, a experiência dos participantes é muito superior em relação a outras ferramentas como Zoom e Instagram Live, que inclusive, agora limita a duração das transmissões em 1 hora.
E aí? Pronto para conquistar o sonhado 6 em 7 com o lançamento de um produto digital?
Deixe aqui nos comentários se ficou alguma dúvida sobre o assunto.