Isca digital: o que é, para que serve, as melhores

Isca Digital

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Para entender o que é isca digital, pense em uma situação clássica do marketing digital: você está em alguma rede social ou em algum artigo de blog. Então é convidado a acessar algum material de valor (um e-book, uma planilha, uma aula) em troca do seu nome, e-mail e, às vezes, telefone.

Estes materiais valiosos são chamados de iscas digitais. Numa estratégia bem feita, servem para construir uma lista de potenciais clientes (ou leads).

As iscas são, em outras palavras, uma oportunidade para transformar desconhecidos em compradores.

Quer saber como utilizar as iscas digitais para aumentar sua lista de leads ou criar uma lista do zero?

Continue comigo e eu te explico tudo – inclusive os erros que você não pode cometer ao fazer sua isca!

Por que usar iscas digitais?

Respondendo em poucas palavras: para construir uma lista de pessoas próximas de você, uma base própria com a qual você converse diretamente.

Pode até ser que você esteja confortável com uma boa presença nas redes sociais, mas já parou para pensar no que faria se o Instagram deixasse de existir?

E se seu perfil fosse suspenso? E se uma mudança no algoritmo diminuir o alcance das suas publicações?

Para se proteger contra cenários como esse e garantir a comunicação com o seu público é que recomendo que você comece a formar uma lista de e-mails ou de contatos num grupo de WhatsApp ou Telegram.

Ela vai ser para sempre o seu banco de contatos, independentemente de qual seja a rede social do momento.

Como funcionam as iscas digitais?

As iscas digitais se aproveitam da força da palavra “grátis”.

Basicamente, você cria um material de muito valor para o seu público – algo realmente irresistível – e simplesmente entrega gratuitamente. A única coisa que você pede em troca são dados de contato (geralmente nome e e-mail) e permissão para se comunicar através deles.

Tendo em mãos os esse contato, o próximo passo é estreitar suas relações com a audiência enviando ainda mais conteúdo útil através de um funil de vendas.

O objetivo de tudo isso é fazer as pessoas se sentirem gratas pela sua generosidade. Elas ficarão mais inclinadas a retribuí-la comprando algum produto ou serviço seu quando você fizer uma oferta.

isca digital, também chamada de lead magnet

Quais são as melhores iscas digitais?

E-books

ebooks, iscas digitais mais populares

Talvez por ter produção mais simples, o e-book é o formato mais popular de isca do marketing digital.

Se por um lado isso isso prova que o formato é bem aceito, por outro torna mais difícil se diferenciar.

O que eu recomendo que você faça para se destacar é elaborar um material de altíssima qualidade. Não tenha medo de entregar demais!

Além disso, aumente a percepção de valor do seu e-book. Faça isso dando a ele nomes como “livro”, “guia completo” e “manual passo a passo”.

Planilhas

Verdade seja dita: pouca gente domina a arte de fazer planilhas.

Imagine, então, o quão gratas as pessoas ficarão se você disponibilizar um arquivo bem feito e pronto para usar gratuitamente.

Só não se esqueça de personalizar a planilha com o seu nome e/ou logo para garantir que quem baixou se lembre de você no futuro.

Webinários

webinar ou webinário

A definição técnica de webinário é: um seminário realizado pela internet. Uma apresentação, uma palestra.

Eu gosto de definir de outra forma: para mim eles são uma oportunidade valiosíssima de ter uma hora da atenção de um potencial cliente.

Para e pense nisso por um minuto: é um potencial cliente te ouvindo por uma hora!

O ideal é fazer uma transmissão ao vivo, mas webinários gravados não são incomuns.

Séries de vídeos

De forma semelhante aos webinários, séries de vídeos são uma ótima isca digital para prender a atenção de um lead por muito tempo.

Uma série de aulas gera grande valor para quem assiste (muita informação gratuita) e para quem oferece (horas de contato com potenciais clientes, criando autoridade).

Quais são os erros mais comuns ao criar iscas digitais?

Não entregar conteúdo valioso

Muita gente evita entregar conteúdo de valor em materiais gratuitos por medo de oferecer demais e não ter o que vender depois.

Acredite: as pessoas não pagam por grandes volumes de informações. O que elas compram, de fato, é direção e acompanhamento.

Dê o seu melhor na isca digital. Você quer que as pessoas pensem “se o material gratuito é assim tão bom, o pago deve ser ainda melhor!”.

Não fazer iscas específicas

Se você ensina as pessoas a tocar saxofone, crie materiais relacionados especificamente a este instrumento.

Tem muito mais gente interessada em violão e talvez você pense em fazer uma isca digital sobre isso, mas você estaria atraindo as pessoas certas para a sua lista?

Concentre-se em capturar contatos de pessoas relevantes para o seu negócio.

O que fazer agora?

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Você vai aprender muito sobre a elaboração de iscas digitais de sucesso com a aula 07 e a aula 11.

Eu garanto que vai valer a pena!

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