7 elementos essenciais em uma página de captura de alta conversão

Elementos essenciais em uma página de captura de alta conversão - Ilustração de uma mensagem de email sobre uma mão estendida na horizontal em um fundo cinza escuro.

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Se você não conhece os 7 elementos em uma página de captura para ter o contato de mais pessoas e investir menos em anúncios, esse conteúdo vai te ajudar.

A página de captura – também conhecida como Landing Page – é uma página online com a função de obter o e-mail/telefone das pessoas para transformá-las em leads (clientes potenciais).

Acontece que existe uma estrutura de página de captura testada em vários nichos e que tem trazido entre 60% a 80% de conversão.

Pode ser que você esteja iniciando no marketing digital, mas saiba que esse é um número bem acima da média. 

Na prática isso significa que de 100 pessoas que chegam nessa página, 60-80 concluem o cadastro.

Aqui você descobrirá todos os segredos por trás dessa estrutura que tem trazido milhões em faturamento e alta taxa de lucro para a Você Ligado.

A razão disso é que, através dos elementos que você verá aqui, o custo por lead diminui – você investe menos e ganha mais dinheiro. 

Continue a leitura para descobrir, detalhadamente:

  • O que é uma página de captura?
  • Como fazer uma boa página de captura? 
  • Quais são os elementos de uma página de alta conversão?
  • Exemplo de página de captura com esses elementos?

Preparado?

Elementos de uma página de captura com 80% de conversão

1º Fazer uma promessa na Headline

O primeiro elemento de uma página de captura de alta conversão é ter uma promessa forte na headline da página.

Uma boa promessa precisa conter um benefício claro ou falar sobre a transformação que a pessoa busca.

Veja este exemplo da página de captura da Jornada Profissão Copywriter:

Elementos de uma página de Captura: Promessa na headline - Exemplo da página de captura da Jornada Profissão Copywriter

A promessa dessa página de captura é:

 “4 aulas e um objetivo: sair da teoria e saber como escrever Palavras Lucrativas como profissão.”

A comunicação do início ao fim nesta página de captura se refere em como a pessoa pode trilhar essa jornada, sair da teoria e se tornar um Copywriter profissional.

Portanto, o foco da promessa, logo no início da página, é justamente evidenciar essa transformação.

2º Dar direcionamentos claros

O segundo elemento que não pode faltar em uma boa página de captura são os direcionamentos: dizer o que a pessoa deve fazer.

Por exemplo, o direcionamento da página anterior aparece logo abaixo da headline:

“Insira seu melhor e-mail para participar e receber os detalhes do evento. As aulas só ficarão disponíveis por 48h.”

Ao deixar essa informação de forma tão clara, a pessoa entende rapidamente que ela precisa colocar o seu nome e e-mail para participar do evento.

Um detalhe muito importante é deixar o formulário na primeira dobra da página

É importante se preocupar com isso porque ao acessar a página pelo celular, as pessoas não precisam rolar a página para se cadastrar.

Se você deseja garantir que a pessoa se inscreva logo e não abandone a sua página sem preencher o formulário, então ele precisa estar logo no começo.

Caso contrário você corre o risco de receber muitos cliques mas ter uma taxa de conversão baixa. 

3º Ativar o gatilho mental da urgência

Copywriter, se você está escrevendo para um lançamento é muito importante utilizar o gatilho mental da urgência.

Para fazer isso você pode definir o tempo em que as aulas ficarão disponíveis para a pessoa assistir.

Em seguida você precisa inserir essa informação na página. 

Dessa forma a pessoa saberá que tem aquele somente aquele período para assistir e que não ficará disponível depois.

Por que fazer isso?

Seres humanos tendem a ser procrastinadores. 

Isso significa que se você não demonstrar urgência, as pessoas vão deixar para depois, não vão tomar a ação que você quer que elas tomem e o dinheiro que investiu em tráfego pago para levá-la até ali terá sido em vão.

4º Mencionar os benefícios 

Fale sempre dos benefícios que a pessoa terá ao participar do seu evento .

Lembra que é importante fazer uma promessa na headline abordando algum benefício?

Agora é hora de deixar claro para as pessoas quais são os benefícios que ela terá ao participar do seu evento – masterclass, lançamento, o que quer que seja que você estiver oferecendo.

Veja na prática como os benefícios foram explorados na página de captura da Jornada Profissão Copywriter:

Elementos em uma página de captura: Benefícios - Exemplo da Página de Captura da Jornada Profissão Copywriter.

Caso o seu evento não tenha materiais de apoio, atividades práticas com revisão e prêmios, como no exemplo da Jornada, você pode falar dos benefícios das aulas, do que é que vai ajudar a pessoa.

Pode parecer óbvio falar isso, mas sempre avise que o evento é online e gratuito – se for o caso do projeto para o qual está escrevendo.

Tem muita gente chegando agora no mercado digital e essas pessoas precisam que você diga o que elas precisam fazer e seja claro na sua comunicação.

Insira também na página quando o evento irá acontecer, para que ela se programe e esteja pronta para participar.

5º Dizer para quem é o evento

Outra sugestão para potencializar a conversão das páginas de captura é dizer para quem é aquele evento, produto ou material.

Veja como o Copywriter da Você Ligado fez isso na página de Captura do evento de lançamento da Formação APL Experience:

Elementos em um página de captura: Para quem é o evento? - Exemplo da página de captura da Jornada Profissão Copywriter.

Utilizar esse elemento ajuda a ativar, de forma sutil, o gatilho mental do comprometimento, a fim de fazer a pessoa sentir-se na obrigação de se inscrever, caso ela se encaixe nesse perfil.

Essa também é uma forma de garantir que você está atraindo o que chamamos de “leads qualificados”.

Ou seja, são pessoas com:

  1. Perfil para comprar o produto que você irá oferecer mais tarde, em algum momento.
  2. Os mesmos interesses da sua persona – do seu cliente ideal – que vão de fato se beneficiar do que você tem a oferecer.

6º Inserir Depoimentos

A prova social é um dos gatilhos mentais mais fortes e tem o poder de tornar a sua página ainda mais persuasiva.

No caso da página de captura para eventos de lançamentos, você pode inserir depoimentos das edições anteriores.

Assim você consegue demonstrar que o que você está oferecendo de forma gratuita é algo muito valioso e traz resultados para as pessoas.

7º Aumentar a autoridade do especialista

Quem é você? Por que as pessoas deveriam ouvir e confiar em você? – Ou quem é o especialista?

O Copywriter precisa saber como aumentar sua autoridade (ou do especialista para qual está escrevendo) de forma sucinta. 

Não é pra fazer um textão, Copywriter.

Nessa parte você precisa:

  1. Se apresentar para as pessoas
  2. Mostrar os resultados que já teve, sua missão (como você pretende ajudá-las)
  3. Falar dos grandes benefícios (que geram desejo, de fato).

Vamos a mais um exemplo prático onde aumentamos a autoridade da Roberta (@robertasvl):

Elementos em um página de captura: Aumentar a autoridade do especialista - Exemplo da página de captura da Jornada Profissão Copywriter.

Perceba que além de aumentar a autoridade da especialista, ao falar sobre a missão dela tocamos nos sonhos do público, que são: conquistar liberdade geográfica, de tempo e financeira.

Isso é muito importante para evidenciar que a Profissão Copywriter é uma ponte entre onde a pessoa está e onde ela quer chegar.

Fica a lição de que, em Copywriting, mesmo quando estiver falando de si mesmo ou do seu especialista, o foco ainda deve estar no receptor da mensagem.

Pronto para escrever páginas de captura de alta conversão após essa checklist de elementos persuasivos?

Então bora praticar!

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