Se você não conhece os 7 elementos em uma página de captura para ter o contato de mais pessoas e investir menos em anúncios, esse conteúdo vai te ajudar.
A página de captura – também conhecida como Landing Page – é uma página online com a função de obter o e-mail/telefone das pessoas para transformá-las em leads (clientes potenciais).
Acontece que existe uma estrutura de página de captura testada em vários nichos e que tem trazido entre 60% a 80% de conversão.
Pode ser que você esteja iniciando no marketing digital, mas saiba que esse é um número bem acima da média.
Na prática isso significa que de 100 pessoas que chegam nessa página, 60-80 concluem o cadastro.
Aqui você descobrirá todos os segredos por trás dessa estrutura que tem trazido milhões em faturamento e alta taxa de lucro para a Você Ligado.
A razão disso é que, através dos elementos que você verá aqui, o custo por lead diminui – você investe menos e ganha mais dinheiro.
Continue a leitura para descobrir, detalhadamente:
- O que é uma página de captura?
- Como fazer uma boa página de captura?
- Quais são os elementos de uma página de alta conversão?
- Exemplo de página de captura com esses elementos?
Preparado?
Elementos de uma página de captura com 80% de conversão
1º Fazer uma promessa na Headline
O primeiro elemento de uma página de captura de alta conversão é ter uma promessa forte na headline da página.
Uma boa promessa precisa conter um benefício claro ou falar sobre a transformação que a pessoa busca.
Veja este exemplo da página de captura da Jornada Profissão Copywriter:
A promessa dessa página de captura é:
“4 aulas e um objetivo: sair da teoria e saber como escrever Palavras Lucrativas como profissão.”
A comunicação do início ao fim nesta página de captura se refere em como a pessoa pode trilhar essa jornada, sair da teoria e se tornar um Copywriter profissional.
Portanto, o foco da promessa, logo no início da página, é justamente evidenciar essa transformação.
2º Dar direcionamentos claros
O segundo elemento que não pode faltar em uma boa página de captura são os direcionamentos: dizer o que a pessoa deve fazer.
Por exemplo, o direcionamento da página anterior aparece logo abaixo da headline:
“Insira seu melhor e-mail para participar e receber os detalhes do evento. As aulas só ficarão disponíveis por 48h.”
Ao deixar essa informação de forma tão clara, a pessoa entende rapidamente que ela precisa colocar o seu nome e e-mail para participar do evento.
Um detalhe muito importante é deixar o formulário na primeira dobra da página.
É importante se preocupar com isso porque ao acessar a página pelo celular, as pessoas não precisam rolar a página para se cadastrar.
Se você deseja garantir que a pessoa se inscreva logo e não abandone a sua página sem preencher o formulário, então ele precisa estar logo no começo.
Caso contrário você corre o risco de receber muitos cliques mas ter uma taxa de conversão baixa.
3º Ativar o gatilho mental da urgência
Copywriter, se você está escrevendo para um lançamento é muito importante utilizar o gatilho mental da urgência.
Para fazer isso você pode definir o tempo em que as aulas ficarão disponíveis para a pessoa assistir.
Em seguida você precisa inserir essa informação na página.
Dessa forma a pessoa saberá que tem aquele somente aquele período para assistir e que não ficará disponível depois.
Por que fazer isso?
Seres humanos tendem a ser procrastinadores.
Isso significa que se você não demonstrar urgência, as pessoas vão deixar para depois, não vão tomar a ação que você quer que elas tomem e o dinheiro que investiu em tráfego pago para levá-la até ali terá sido em vão.
4º Mencionar os benefícios
Fale sempre dos benefícios que a pessoa terá ao participar do seu evento .
Lembra que é importante fazer uma promessa na headline abordando algum benefício?
Agora é hora de deixar claro para as pessoas quais são os benefícios que ela terá ao participar do seu evento – masterclass, lançamento, o que quer que seja que você estiver oferecendo.
Veja na prática como os benefícios foram explorados na página de captura da Jornada Profissão Copywriter:
Caso o seu evento não tenha materiais de apoio, atividades práticas com revisão e prêmios, como no exemplo da Jornada, você pode falar dos benefícios das aulas, do que é que vai ajudar a pessoa.
Pode parecer óbvio falar isso, mas sempre avise que o evento é online e gratuito – se for o caso do projeto para o qual está escrevendo.
Tem muita gente chegando agora no mercado digital e essas pessoas precisam que você diga o que elas precisam fazer e seja claro na sua comunicação.
Insira também na página quando o evento irá acontecer, para que ela se programe e esteja pronta para participar.
5º Dizer para quem é o evento
Outra sugestão para potencializar a conversão das páginas de captura é dizer para quem é aquele evento, produto ou material.
Veja como o Copywriter da Você Ligado fez isso na página de Captura do evento de lançamento da Formação APL Experience:
Utilizar esse elemento ajuda a ativar, de forma sutil, o gatilho mental do comprometimento, a fim de fazer a pessoa sentir-se na obrigação de se inscrever, caso ela se encaixe nesse perfil.
Essa também é uma forma de garantir que você está atraindo o que chamamos de “leads qualificados”.
Ou seja, são pessoas com:
- Perfil para comprar o produto que você irá oferecer mais tarde, em algum momento.
- Os mesmos interesses da sua persona – do seu cliente ideal – que vão de fato se beneficiar do que você tem a oferecer.
6º Inserir Depoimentos
A prova social é um dos gatilhos mentais mais fortes e tem o poder de tornar a sua página ainda mais persuasiva.
No caso da página de captura para eventos de lançamentos, você pode inserir depoimentos das edições anteriores.
Assim você consegue demonstrar que o que você está oferecendo de forma gratuita é algo muito valioso e traz resultados para as pessoas.
7º Aumentar a autoridade do especialista
Quem é você? Por que as pessoas deveriam ouvir e confiar em você? – Ou quem é o especialista?
O Copywriter precisa saber como aumentar sua autoridade (ou do especialista para qual está escrevendo) de forma sucinta.
Não é pra fazer um textão, Copywriter.
Nessa parte você precisa:
- Se apresentar para as pessoas
- Mostrar os resultados que já teve, sua missão (como você pretende ajudá-las)
- Falar dos grandes benefícios (que geram desejo, de fato).
Vamos a mais um exemplo prático onde aumentamos a autoridade da Roberta (@robertasvl):
Perceba que além de aumentar a autoridade da especialista, ao falar sobre a missão dela tocamos nos sonhos do público, que são: conquistar liberdade geográfica, de tempo e financeira.
Isso é muito importante para evidenciar que a Profissão Copywriter é uma ponte entre onde a pessoa está e onde ela quer chegar.
Fica a lição de que, em Copywriting, mesmo quando estiver falando de si mesmo ou do seu especialista, o foco ainda deve estar no receptor da mensagem.
Pronto para escrever páginas de captura de alta conversão após essa checklist de elementos persuasivos?
Então bora praticar!
Não se esqueça de se cadastrar no Blog da Você Ligado para receber conteúdos de mentoria gratuitamente no seu email.