4 diferenças entre o marketing de afiliados e o mercado de trabalho online

4 diferenças entre o marketing de afiliados e o mercado de trabalho online - Ilustração de um profissional apoiado em um celular com o ícone do facebook na tela e um megafone da mão

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“Como ganhar dinheiro na internet?” 

Essa pergunta trouxe muita gente para o digital, principalmente através do marketing de afiliados – uma das modalidades que se popularizou rapidamente entre a grande massa de profissionais e curiosos acerca da possibilidade de fazer dinheiro online.

Pouco mais de 10 anos após a explosão do Marketing Digital no Brasil e a pergunta que não quer calar é:

“Quão rentável ainda é trabalhar com marketing de afiliados?”

Será que ser um afiliado é a forma mais lucrativa e duradoura de fazer dinheiro na internet? 

Afinal, quais são as diferenças entre o marketing de afiliados e o mercado de trabalho online?

Neste conteúdo, vamos pegar você pela mão e te guiar por um universo inexplorado de possibilidades no mercado de trabalho online.

Você topa essa aventura?

O detalhe sutil que diferencia profissionais valiosos no mercado

  1. Social Media;
  2. Editor de Vídeo;
  3. Designer;
  4. Suporte;
  5. Gestor de Tráfego;
  6. Gestor de Projetos;
  7. Estrategista;
  8. Copywriter.

Você sabe o que esses 8 profissionais têm em comum?

Antes de responder essa pergunta, quero te fazer outra:

Por que um neurocirurgião ganha, em média, 3 vezes mais do que um clínico geral?

Alta especialização.

Um levantamento feito pelas empresas Catho e Exame classificou os médicos especialistas em neurocirurgia como os profissionais mais bem pagos do nicho.

4 diferenças entre o marketing de afiliados e o mercado de trabalho online - Ranking de salários conforme área de especialidade na medicina.

Quanto maior o nível de especialidade em uma área, maior a remuneração. 

Isso vale para a Medicina, para as profissões tradicionais e também para as áreas de atuação no Marketing Digital.

Do Estrategista ao Copywriter, todos desenvolveram habilidades que os tornaram Especialistas em uma área.

Especialização.

Guarde bem essa palavra, pois ela é o princípio do abismo que separa o marketing de afiliados das demais profissões no mercado de trabalho online.

As diferenças entre o Marketing de Afiliados e o mercado de trabalho online

“Isso é confuso para mim… Como, exatamente o Marketing de Afiliados é diferente do mercado de trabalho online?”

Para te ajudar a desatar esses nós, nos próximos parágrafos você descobrirá quais são as 4 diferenças entre ser afiliado e ser um profissional do marketing digital.

1) Afiliado não é uma profissão

Se você é um afiliado, não fique chateado com o que vai ler a seguir e entenda esse posicionamento com muita maturidade: 

Afiliado não é uma profissão, embora muitos gurus do digital possam te dizer o contrário.

Mas além de afirmar, é preciso mostrar o porquê.

Se você jogar a palavra “profissão” no Google vai encontrar uma definição para esse termo que diz o seguinte:

“A profissão está relacionada à área de atividade em que um determinado indivíduo adquire expertise.

Para se referir a si como um profissional, é preciso ter determinados pré-requisitos e atender a exigências em relação às competências que o tornam um especialista.”

Ser um afiliado digital é como “revender” produtos de outras pessoas e ganhar porcentagens sobre essas vendas.

O afiliado não criou o produto, ele apenas vende o conhecimento de outra pessoa e ganha um percentual em cima disso.

Só que para vender e lucrar com esses produtos, o afiliado precisa desempenhar várias funções que, originalmente, são da competência de profissionais especialistas do marketing digital, como:

  • o Gestor de Tráfego;
  • o Copywriter;
  • o Designer.

“Então é errado ser afiliado? Estou passando vergonha na internet?”

Não tem problema nenhum ser um afiliado, mas essas são características desse mercado que você precisa considerar para não se frustrar e culpar o marketing digital por não te trazer resultados.

2) Marketing de afiliados exige uma estrutura gigante para trazer um retorno financeiro expressivo

Essa é a segunda grande diferença entre o mercado de trabalho online e o marketing de afiliados.

O afiliado precisa criar uma estrutura de operação gigante para manter a consistência nas vendas e lucrar cada vez mais.

É um esforço muito grande comparado as porcentagens que você receberá sobre as vendas de cada produto.

Além do mais, se for iniciante no digital, para ter bons resultados como afiliado você vai precisar executar as tarefas de vários profissionais sozinho, como:

  • criar conteúdo;
  • escrever anúncios e páginas;
  • criar essas páginas em ferramentas de hospedagem como wordpress;
  • subir e disparar campanhas de anúncios no Facebook e Google ADS.

Ao escolher uma profissão para atuar no mercado digital, você se especializa em um assunto e consegue alcançar melhores resultados financeiros, assim como um neurocirurgião.

3) Obter escala com o Marketing de afiliados é complexo

No marketing de afiliados você recebe comissões sobre as vendas de produtos.

Legal, isso significa que posso vender vários produtos e ganhar cada vez mais?

Sim e não.

Para vender vários produtos você vai precisar ampliar a sua estrutura, principalmente se for trabalhar com produtos de nichos diferentes.

Na prática isso significa:

  • gerenciar perfis diferentes para cada nicho;
  • produzir conteúdo direcionado a cada nicho;
  • produzir novas páginas, emails e anúncios;
  • gerenciar contas de anúncios simultâneas para não bagunçar o pixel.

Ou seja, quanto mais produtos você quiser vender, mais atividades terá para executar e mais complexo será executar a sua estratégia.

4) O marketing de afiliados pode ser imprevisível

A essa altura, pode ser que pensamentos assim estejam passando pela sua mente:

“Vou atuar em um nicho só e vender vários produtos para lucrar muito com as minhas campanhas…”

Mas o que acontece se o dono do produto resolver tirar a solução do mercado?

O marketing de afiliados pode ser imprevisível e trazer surpresas não tão agradáveis.

A situação é diferente, por exemplo, quando você domina uma habilidade única no mercado de trabalho online e tem a possibilidade de diversificar suas fontes de receita, sem muita complexidade e com maior escala, prestando serviços para negócios e Especialistas do Marketing Digital.

Então, mesmo que encerre um contrato ou outro com algum cliente, você ainda tem segurança de:

  • “Vender a sua habilidade” para novos clientes;
  • Firmar parcerias ainda mais lucrativas;
  • Escalar seus resultados.

Tudo isso sem precisar alterar toda a sua estrutura original de negócio.

A oportunidade de ouro do marketing digital

Se você se interessou pelo mercado de trabalho online e quer dominar uma habilidade valiosa e duradoura que vai abrir inúmeras possibilidades de atuação e remuneração, trabalhando de casa, nos bastidores, sem precisar dar as caras no Instagram e com liberdade de tempo, conheça a profissão Copywriter.

O Copywriter é o profissional que usa técnicas de persuasão para transformar palavras comuns em lucrativas.

Palavras que trazem muito resultado e aumentam as vendas dos negócios na internet.

Esse profissional escreve:

E muito mais!

Além disso, ele é muito bem remunerado por esse trabalho, podendo ganhar de 1.500 até 10, 20 e 50 mil reais apenas prestando serviços para negócios e Especialistas do Marketing Digital.

O melhor de tudo o que você precisa para atuar nessa profissão é:

  • Um par de mãos saudáveis;
  • Energia elétrica;
  • Acesso à internet;
  • Um computador ou mesmo o seu celular;

E o mais importante

  • Conhecimento.

Mas isso você pode adquirir no canal da Você Ligado no Youtube, lá no instagram @robertasvl e @voceligado aqui no Blog da Você Ligado.

Quer dominar Copywriting rápido?

Se você é do time dos apressadinhos e quer dominar Copywriting em tempo recorde e já iniciar na profissão Copywriter dentro das próximas 4 semanas, conheça o treinamento APL – Além das Palavras Lucrativas.

O APL é um treinamento completo e autodirigido em Copywriting e foi estruturado do básico ao avançado, com todos os fundamentos, técnicas e estratégias usadas aqui na Você Ligado e que já nos trouxeram mais de 10 milhões de reais nos últimos 3 anos.

Para entender como funciona, basta apertar aqui e tirar todas as suas dúvidas com um ser humaninho sobre o treinamento que já formou mais de 7 mil Copywriters bem-sucedidos.

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