Como aumentar as vendas do seu negócio digital em 3 passos

Como aumentar as vendas do seu negócio digital em 3 passos - Ilustração de um empresário segurando um gráfico, representando o aumento nas vendas, em uma das mãos.

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Empreendedor, você não precisa perder noites de sono ou desenvolver úlceras pensando em estratégias mirabolantes sobre como aumentar as vendas do seu negócio.

Existem alguns princípios de Copywriting – a ciência da comunicação persuasiva – que quando aplicadas, ajudam a dar um up nas vendas de qualquer negócio – até mesmo negócios físicos.

Neste conteúdo você vai descobrir 3 passos simples que vão te ajudar a aumentar o faturamento do seu negócio e até melhorar o nível de satisfação dos seus clientes.

Aproveite a leitura.

1° Descubra o que a sua audiência quer

Pode parecer inacreditável, mas, se você perguntar, as pessoas vão dizer exatamente o que elas querem e esperam do seu produto.

A verdade é que, muitas  vezes, os negócios não conseguem comunicar as vantagens e benefícios de um produto ou serviço na linguagem que o público entende.

Outras vezes, a comunicação foca em aspectos que não são tão relevantes para o público quanto aqueles que foram deixados de lado por parecerem irrelevantes aos olhos do dono do negócio.

Sem sombra de dúvidas, esse é um dos maiores erros que um negócio pode cometer: presumir ou tentar adivinhar o que os clientes querem.

Para corrigir esse aspecto, você só precisa de uma ferramenta: pesquisa.

A pesquisa vai te dar informações preciosas que você precisa para se comunicar com os seus potenciais clientes de forma assertiva.

Na pesquisa, você identifica:

  • Quais são os problemas, medos e sonhos do seu público (dados super relevantes para criar uma comunicação que chama a atenção do público);
  • Quais são as dores mais latentes daquele público que o seu produto resolve;
  • Quais são as expectativas que eles têm sobre o seu produto;
  • Quais benefícios essa audiência percebe como mais importantes;
  • Qual é o tipo de linguagem que o público utiliza (para adequar a comunicação).

“Por que é importante ter essas informações?”

Bem, vamos a um exemplo.

Suponha que você venda um produto para emagrecimento. 

Muito provavelmente uma comunicação do tipo “emagreça 10 kg com o #QueimaBacon” pode não gerar o resultado esperado, que é o aumento nas vendas do produto. 

Pelo contrário, pode fazer a mensagem parecer sensacionalista e afastar os leads.

Agora, se o foco da sua mensagem for dizer que a pessoa vai conseguir entrar no jeans que ela ama, se sentir confortável usando roupas mais justas, melhorar a sua auto-estima e se sentir em paz na frente do espelho… A mensagem toma outro rumo!

Porque agora a sua comunicação entrega a transformação que as pessoas, de fato, procuram.

“O que fazer para descobrir quais são os desejos mais profundos da audiência e qual a maior transformação que ela espera?”

Pesquisa. 

Saiba perguntar e os seus potenciais clientes vão revelar exatamente o que você deve dizer para que eles comprem de você.

Confira também: Pesquisa de mercado e persona: O segredo dos textos que viram dinheiro

2° Construa uma relacionamento com o público

Depois de entender quais são as necessidades e expectativas do público, você vai precisar desenvolver um relacionamento com ele.

Negócios digitais fazem isso através das redes sociais, produzindo conteúdo gratuito de alto valor e interagindo com as pessoas que acompanham a marca.

Lembra que na pesquisa você descobriu quais são os problemas, medos e sonhos da audiência?

Essa informação é de extrema relevância na hora de criar conteúdo que impacta, conecta e converte para as redes sociais.

Os conteúdos que chamam a atenção das pessoas, geram conexão e, consequentemente, promovem relacionamento entre elas e a marca, são aqueles que:

  1. Elevam o nível de consciência das pessoas sobre problemas que, muitas vezes, elas nem sabem que tem;
  1. Demonstram solidariedade às dores da persona e apresentam soluções definitivas para os seus problemas (resolve a dor);
  1. Tocam nos sonhos da audiência, mostrando como o produto ajuda ela a realizar esses sonhos.

Outro ponto relevante, quando falamos de produção de conteúdo para redes sociais, é que quando os negócios se preocupam em entregar o melhor conteúdo possível, que são úteis e resolvem problemas reais da audiência, isso gera nas pessoas uma sensação de gratidão.

Com isso, o negócio obtém do público uma espécie de “licença para vender”.

Ou seja, você estará agregando tanto valor, sem cobrar nada por isso, que elas não vão se importar com eventuais campanhas de venda e estarão até mais receptivas a receber e aceitar uma oferta que você fizer.

O erro de muitos negócios é querer usar as redes sociais como vitrine e ficar fazendo propaganda dos seus produtos o tempo todo sem oferecer algo valioso antes.

Lembre-se que o principal objetivo das redes sociais é e sempre será criar relacionamento, ainda que seja possível fazer anúncios e ganhar dinheiro por lá.

A verdade é que o relacionamento é a chave para fazer dinheiro através das redes sociais,

Material complementar: 3 técnicas para criar conteúdo que geram vendas

3° Venda uma ideia antes de vender um produto

Você já parou para pensar o que torna o seu negócio tão especial para que as pessoas escolham comprar de você e não do seu concorrente, que vende um produto similar ou exatamente igual ao seu?

Você já vai entender o porquê dessa pergunta.

Existe no Copywriting uma técnica chamada Big Idea: Um conceito que revela a maior transformação que o negócio entrega para o público.

É por causa da Big Idea que as pessoas acreditam que não pode faltar Coca-Cola num almoço em família no domingo.

As pessoas compram esse refrigerante, porque antes compraram a ideia de que ele proporciona felicidade, refrescância e que o consumo do produto está atrelado a momentos felizes.

Logo, se tem Coca-Cola no almoço, o momento será agradável.

Afinal, se o objetivo fosse apenas ter uma bebida gaseificada para acompanhar o almoço, porque não uma Pepsi ou Dydyo?

Perceba que a coisa vai muito além do gosto pela fórmula utilizada na bebida…

Se as pessoas comprarem a sua ideia, adquirir o produto será uma consequência.

Por isso, gaste um tempo pensando qual é a Proposta Única de Valor do seu produto. Isso vai te ajudar a definir a Big Idea do seu produto, serviço ou marca.

Quando você encontrar a Big Idea, basta plantar essa ideia na mente da sua audiência em cada ponto de contato que você tiver com ela, seja:

Com a repetição, essa ideia vai se tornar uma crença para os seus clientes e vender será muito mais fácil.

Agora você tem tudo o que precisa para dar início à revolução no Caixa do seu negócio. É hora de sentar a bunda na cadeira e colocar em prática tudo o que viu aqui.

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