A página de captura é um texto persuasivo capaz de transformar visitantes em seguidores dispostos a depositarem dinheiro na sua conta bancária por um produto ou serviço.
Se você é Copywriter, Infoprodutor ou iniciante no Marketing Digital, saiba que este conteúdo é indispensável para todos que desejam estruturar uma estratégia bem sucedida de geração de leads (potenciais clientes).
Aqui você entenderá:
- O que é uma página de captura;
- Quais os 2 tipos de páginas de captura mais pedidas no mercado;
- Como criar uma página de captura profissional.
Além disso, verá como a página de captura pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de um relacionamento duradouro e lucrativo com os seus clientes.
Vamos nessa?
O que é uma página de captura?
Alguma vez você teve dúvidas sobre um assunto, pesquisou no Google e um dos resultados da pesquisa te levou a uma página que pedia o seu nome, email e telefone em troca de um material gratuito sobre o tema que você pesquisou?
Esse é um exemplo de uma página de captura – ou Landing Page.
O objetivo da landing page é captar o contato do visitante e transformá-lo em um lead – cliente em potencial.
É claro que as pessoas não vão dar o contato delas de graça para você.
Por isso, a página de captura é baseada no gatilho mental da reciprocidade: o visitante cede suas informações de contato em troca de algo valioso que você tem para oferecer.
Dois tipos de página de captura que você precisa conhecer
Existem alguns tipos de landing pages – inclusive, com funções além da captura de contatos.
Mas vamos focar apenas em duas neste conteúdo.
Esses dois tipos de landing page são as que consideramos mais relevantes para:
- Copywriters que desejam estruturar uma proposta eficiente de geração de leads para seus clientes;
- Infoprodutores que querem distribuir materiais gratuitos em troca das informações das pessoas e assim aumentar sua base de potenciais clientes.
1° Conteúdos ricos – gratuitos
Você viu nos tópicos anteriores que nas páginas de captura as pessoas são motivadas a deixar o contato delas em troca de algum material de valor.
Esses conteúdos ricos – normalmente mais completos e extensos que posts de Blog, por exemplo – podem ser:
- Ebooks;
- Vídeos;
- Webinários;
- Infográficos;
- Planilhas;
- Templates.
2° Lançamentos
As páginas de captura para Lançamentos são mais robustas do que as páginas para conteúdos ricos.
Isso acontece porque em uma página de captura de lançamento, o Copywriter precisa usar diversos elementos de persuasão para convencer a pessoa que:
- Ela terá acesso a conteúdos gratuitos, porém muito valiosos;
- O evento é importante para o desenvolvimento dela – pessoal ou profissional;
- Aquele conhecimento ficará disponível por tempo limitado, por isso ela precisa participar das aulas – ou lives.
Dessa forma, o visitante deixará o contato em troca do acesso aos conhecimentos transmitidos durante o evento.
Como criar páginas de captura persuasivas
Pronto para colocar a mão na massa e criar páginas de captura persuasivas como um profissional – tanto para materiais ricos como para lançamentos?
Então, anote as próximas dicas, pois com as próximas linhas você conquistará o coração de potenciais clientes e reduzirá o valor gasto com anúncios.
Estrutura de páginas de captura para conteúdo rico
A estrutura da landing page para conteúdos ricos geralmente é mais simples.
Isso porque o visitante já foi persuadido de alguma forma e entendeu que aquele conteúdo irá ajudá-lo.
No entanto, isso não é justificativa para criar uma página de qualquer jeito.
Você pode deixá-la mais atrativa e persuasiva, seguindo essa estrutura simples:
- Uma headline e subheadline: Onde fará uma promessa e mencionará a maior transformação/benefícios que a pessoa obterá por meio daquele conteúdo;
- Um formulário: Com os campos de nome, email e telefone – se for interessante para a sua estratégia;
- Um botão – CTA: Onde a pessoa vai clicar para baixar o material após preencher o formulário
Copywriters não conseguem se conter, isso é fato.
Então lá vai uma dica bônus para aumentar a capacidade de conversão das páginas de captura dos materiais ricos:
Adicione uma prova social sutil mencionando o número de downloads que aquele material já teve.
Assim, você aumentará ainda mais o desejo das pessoas pelo que tem a oferecer.
Não se esqueça que é importante ser sucinto e não dar espaço para que os visitantes se distraiam e saiam da página sem preencher o formulário.
Por isso, nada de encher a página com um monte de links para redes sociais, site ou quaisquer outros lugares.
Estrutura de páginas de captura para lançamentos
Copywriter, você viu nos itens anteriores que uma página de captura para eventos de Lançamento requer um pouco mais de persuasão para converter visitantes em leads.
Aqui na Você Ligado, as páginas de captura são construídas a partir do Método ICC – Impacta, Conecta e Converte, desenvolvido pela nossa Copywriter @robertasvl.
Para aplicar o ICC na prática, use a seguinte checklist:
- Nome do evento: “Jornada Profissão Copywriter”;
- Promessa na headline: “4 aulas e um objetivo: Sair da teoria e finalmente saber como escrever palavras lucrativas como profissão”;
- Gatilho mental da urgência: Por quanto tempo as aulas ficarão disponíveis para a pessoa assistir (24, 48 horas)?;
- Formulário de inscrição + CTA – Botão chamando para ação;
- Detalhes sobre o evento: Quando o evento irá acontecer (dia/hora)? É online e gratuito?;
- Para quem é o evento;
- Bônus: Materiais de apoio, atividades práticas, etc;
- Gatilho mental da prova social: Prints e depoimentos em vídeo de alunos que tiveram algum tipo de resultado ou pessoas que usaram o seu produto;
- Sobre o especialista: Quem apresentará o evento? Quais resultados essa pessoa já teve – Aumente a autoridade do seu especialista;
Com esse checklist em mãos, as suas páginas de captura para lançamentos serão como imãs atraindo leads dispostos a colocar dinheiro no seu bolso.
Quer entender de forma mais profunda como criar uma página de captura para lançamentos com 80% de conversão?
Leia, em seguida: 7 elementos essenciais em uma página de captura de alta conversão
O seu relacionamento com o lead começa na página de captura
Afinal, por que a página de captura é tão importante para uma estratégia bem sucedida de geração de leads?
Por dois motivos:
- Se você investiu em anúncios – tráfego pago – provavelmente não quer jogar o seu dinheiro no lixo;
- O processo de vendas começa na captura de contatos.
Quando você cria um conteúdo rico ou prepara um evento de lançamento, há uma grande possibilidade de as pessoas que se inscreveram ou baixaram o material comprem de você em algum momento.
São pessoas que estão confiando a você suas informações de contato. Ao fazer isso, elas te dão permissão para iniciar um relacionamento com elas.
Essa é a mágica das técnicas de escrita persuasiva – Copywriting – aplicadas no Marketing Digital.
Por onde continuar o relacionamento com o potencial cliente?
Pelo Email Marketing.
A partir do momento que você conhece profundamente os problemas, medos e sonhos (PMS) da sua audiência, será mais assertivo ao se comunicar com essas pessoas.
Isso significa que mesmo falando para uma lista de 10, 20, 30 mil contatos você conseguirá fazer com que cada pessoa sinta que está falando direta e unicamente com ela.
Além disso, poderá manter aquecido seu relacionamento com clientes que já compraram de você e podem fazê-lo novamente no futuro.
Agora que você já sabe como criar uma página de captura persuasiva, que tal ir para a próxima etapa e descobrir como desenvolver um funil para vender pelo email todos os dias?
Aperte aqui e aumente os seus conhecimentos em técnicas de Copywriting.