Como escrever páginas de Checkout persuasivas

Como escrever páginas de checkout persuasivas - Ilustração de um homem com um carrinho caminhando em direção a tela de um notebook.

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Quer saber como um Copywriter profissional escreve páginas de checkout que convertem acima da média? 

Neste conteúdo você entenderá:

  • O que é uma página de checkout;
  • Como escrever um checkout persuasivo;
  • Exemplos de páginas de checkout que convertem acima da média.

Além disso, você conhecerá 6 técnicas de Copywriting capazes de transformar um checkout simples e sem graça em uma página atraente e com alto poder de persuasão

O que são páginas de checkout?

O Checkout é aquela página que as pessoas acessam para inserir suas informações pessoais e dados do cartão de crédito e finalizar a compra de um produto.

Elas são muito utilizadas em e-commerces ou em plataformas para venda de infoprodutos, como a Hotmart e a Eduzz.

Há mais de 6 anos os Copywriters da Você Ligado aplicam técnicas de escrita persuasiva em negócios de diversos nichos, e isso provou que:

Páginas de checkout personalizadas e persuasivas convertem mais.

A seguir você verá quais são os segredos por trás das páginas de checkout com alto poder de conversão.

Como escrever um checkout persuasivo?

Como escrever um checkout persuasivo - Exemplo da página de Checkout do curso "Os segredos da oratória moderna" do Ivan Saraiva

Essa imagem é um exemplo de página de checkout persuasiva para um produto perpétuo – que vende todos os dias.

Além de um design bonito, vamos analisar quais informações essa página tem que transmitem confiança e segurança para as pessoas comprarem. 

1° Headline

O primeiro elemento em uma página de checkout persuasiva é a promessa na headline – título chamativo.

Veja o exemplo do produto de funil perpétuo, mencionado acima:

“Curso revolucionário na arte de falar em público com segurança e naturalidade para vender bem suas ideias.”

Ao mencionar a promessa na página de checkout as pessoas relembram o motivo que as fizeram chegar até ali e porque desejam comprar o seu produto ou serviço.

2° Urgência

Outro recurso de persuasão para utilizar nas páginas de checkout é o gatilho mental da urgência.

Exemplo do gatilho mental da urgência aplicado em uma página de checkout para um produto perpétuo

No exemplo acima, a urgência foi aplicada através do recurso com a contagem de tempo.

Por se tratar de um produto perpétuo, essa contagem não significa que a pessoa não poderá comprar o produto depois que o tempo acabar.

Mas só o fato de ela estar na página já faz com que as pessoas queiram preencher logo os dados e finalizar a compra rapidamente para que a página não expire e ela perca a oferta.

3° Garantia 

O próximo elemento obrigatório no checkout é a garantia.

Exemplo de como mencionar a garantia na página de checkout.

Oferecer 7 dias de garantia não é uma opção, é obrigatório por lei.

Então porque não usar isso ao seu favor e já aplicar o gatilho mental da segurança?

Mencionar a garantia é essencial para aumentar as conversões. 

Você pode até aumentar o tempo de garantia que oferece para gerar um apelo ainda maior para que a pessoa compre sem preocupações.

Assim ela sabe que se comprar o produto e por algum motivo não gostar, poderá pedir o dinheiro de volta e ser 100% reembolsada.

4° Vantagens/Bônus

Lista de vantagens e bônus em uma página de checkout

Observe que nesse checkout foi adicionado um bônus que, além de ser desejado pelo público, também quebra uma objeção: a mentoria com o especialista.

Você pode seguir esse exemplo – caso esteja vendendo um curso ou treinamento online – ou adaptar inserindo algum bônus valioso no seu checkout.

5° Apresente uma lista de super benefícios

O quinto elemento de um checkout persuasivo é listar os motivos que façam sentido para a pessoa adquirir o produto ou serviço.

Se o produto que está vendendo é um curso online, liste as vantagens que ela terá, como como por exemplo:

  • Acesso ilimitado por um ano;
  • Possibilidade de assistir quantas vezes quiser, de onde estiver;
  • Suporte online.

Se não for um produto digital, pense nos maiores benefícios que as pessoas terão ao comprar o produto e insira-os no checkout.

6° Compra segura

Usar apelo à segurança no checkout mencionando que a compra é segura.

Embora pareça uma informação boba, quando está escrito “Compra segura” as pessoas confiam mais.

Principalmente quando o seu produto é direcionado a um público mais velho. 

Ter essa informação no checkout facilita o processo de decisão das pessoas – o cérebro entende que é seguro – e elas acabam querendo comprar ainda mais rápido.

[Bônus] Outro exemplo de checkout persuasivo

Exemplo da página de checkout do curso "Mensageiros da palavra" do Ivan Saraiva

Este é outro exemplo de um checkout persuasivo e o que ele tem de diferente?

  1. Acesso imediato 

As pessoas podem não ter certeza se vão conseguir acessar imediatamente o conteúdo. 

Então é ótimo deixar isso muito claro no checkout para eliminar essa dúvida – e até uma possível objeção.

  1. Vídeo persuasivo
Exemplo de vídeo persuasivo na página de checkout do curso "Mensageiros da Palavra" do Ivan Saraiva

Esse checkout foi criado dentro da Hotmart, por isso houve a possibilidade de adicionar o vídeo.

A grande vantagem é que isso passa muito mais confiança, porque você tem uma pessoa apresentando todos os detalhes do produto e estimulando o público a concluir a compra.

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