Quer saber como um Copywriter profissional escreve páginas de checkout que convertem acima da média?
Neste conteúdo você entenderá:
- O que é uma página de checkout;
- Como escrever um checkout persuasivo;
- Exemplos de páginas de checkout que convertem acima da média.
Além disso, você conhecerá 6 técnicas de Copywriting capazes de transformar um checkout simples e sem graça em uma página atraente e com alto poder de persuasão
O que são páginas de checkout?
O Checkout é aquela página que as pessoas acessam para inserir suas informações pessoais e dados do cartão de crédito e finalizar a compra de um produto.
Elas são muito utilizadas em e-commerces ou em plataformas para venda de infoprodutos, como a Hotmart e a Eduzz.
Há mais de 6 anos os Copywriters da Você Ligado aplicam técnicas de escrita persuasiva em negócios de diversos nichos, e isso provou que:
Páginas de checkout personalizadas e persuasivas convertem mais.
A seguir você verá quais são os segredos por trás das páginas de checkout com alto poder de conversão.
Como escrever um checkout persuasivo?
Essa imagem é um exemplo de página de checkout persuasiva para um produto perpétuo – que vende todos os dias.
Além de um design bonito, vamos analisar quais informações essa página tem que transmitem confiança e segurança para as pessoas comprarem.
1° Headline
O primeiro elemento em uma página de checkout persuasiva é a promessa na headline – título chamativo.
Veja o exemplo do produto de funil perpétuo, mencionado acima:
“Curso revolucionário na arte de falar em público com segurança e naturalidade para vender bem suas ideias.”
Ao mencionar a promessa na página de checkout as pessoas relembram o motivo que as fizeram chegar até ali e porque desejam comprar o seu produto ou serviço.
2° Urgência
Outro recurso de persuasão para utilizar nas páginas de checkout é o gatilho mental da urgência.
No exemplo acima, a urgência foi aplicada através do recurso com a contagem de tempo.
Por se tratar de um produto perpétuo, essa contagem não significa que a pessoa não poderá comprar o produto depois que o tempo acabar.
Mas só o fato de ela estar na página já faz com que as pessoas queiram preencher logo os dados e finalizar a compra rapidamente para que a página não expire e ela perca a oferta.
3° Garantia
O próximo elemento obrigatório no checkout é a garantia.
Oferecer 7 dias de garantia não é uma opção, é obrigatório por lei.
Então porque não usar isso ao seu favor e já aplicar o gatilho mental da segurança?
Mencionar a garantia é essencial para aumentar as conversões.
Você pode até aumentar o tempo de garantia que oferece para gerar um apelo ainda maior para que a pessoa compre sem preocupações.
Assim ela sabe que se comprar o produto e por algum motivo não gostar, poderá pedir o dinheiro de volta e ser 100% reembolsada.
4° Vantagens/Bônus
Observe que nesse checkout foi adicionado um bônus que, além de ser desejado pelo público, também quebra uma objeção: a mentoria com o especialista.
Você pode seguir esse exemplo – caso esteja vendendo um curso ou treinamento online – ou adaptar inserindo algum bônus valioso no seu checkout.
5° Apresente uma lista de super benefícios
O quinto elemento de um checkout persuasivo é listar os motivos que façam sentido para a pessoa adquirir o produto ou serviço.
Se o produto que está vendendo é um curso online, liste as vantagens que ela terá, como como por exemplo:
- Acesso ilimitado por um ano;
- Possibilidade de assistir quantas vezes quiser, de onde estiver;
- Suporte online.
Se não for um produto digital, pense nos maiores benefícios que as pessoas terão ao comprar o produto e insira-os no checkout.
6° Compra segura
Embora pareça uma informação boba, quando está escrito “Compra segura” as pessoas confiam mais.
Principalmente quando o seu produto é direcionado a um público mais velho.
Ter essa informação no checkout facilita o processo de decisão das pessoas – o cérebro entende que é seguro – e elas acabam querendo comprar ainda mais rápido.
[Bônus] Outro exemplo de checkout persuasivo
Este é outro exemplo de um checkout persuasivo e o que ele tem de diferente?
- Acesso imediato
As pessoas podem não ter certeza se vão conseguir acessar imediatamente o conteúdo.
Então é ótimo deixar isso muito claro no checkout para eliminar essa dúvida – e até uma possível objeção.
- Vídeo persuasivo
Esse checkout foi criado dentro da Hotmart, por isso houve a possibilidade de adicionar o vídeo.
A grande vantagem é que isso passa muito mais confiança, porque você tem uma pessoa apresentando todos os detalhes do produto e estimulando o público a concluir a compra.
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