5 tipos de textos que um Copywriter escreve para vender em escala

5 tipos de textos que um Copywriter escreve para vender em escala - Profissional digitando um texto no Wordpress

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Vender em escala é um dos maiores benefícios que a escrita persuasiva pode proporcionar para empresas e especialistas do Marketing Digital.

O Copywriter é o profissional com pleno domínio das técnicas para transformar palavras comuns em lucrativas – que geram muitas conversões em vendas.

Mas, quais são os textos que um Copywriter escreve para vender produtos e serviços na internet?

Essa pergunta será respondida neste conteúdo.

Nos próximos parágrafos você vai entender quais tipos de textos que um Copywriter escreve e de que forma esses textos cumprem o objetivo de vender em escala e aumentar as vendas de um negócio.

Isso vai te ajudar a entender também porque o Copywriter é um dos profissionais mais bem-sucedidos no Marketing Digital, sem precisar trocar horas por dinheiro, ganhar por quantidade de palavras escritas ou mesmo sair de casa para fazer dinheiro através das palavras que ele digita.

1 Posts para redes sociais

Você pode estar se perguntando:

“Criar conteúdos para redes sociais não é tarefa do Social Media?”

Na realidade, o Copywriter é o Novo Social Media. 

Isso porque os negócios perceberam que produzir conteúdo somente por branding e para gerar engajamento não traz o resultado imediato que elas tanto precisam: vendas.

A verdade é que sem utilizar técnicas de Copywriting para Instagram, por exemplo, ou mídias sociais, até mesmo criar conteúdo que engaja se torna uma tarefa árdua.

Isso porque o algoritmo do Instagram e demais redes sociais têm diminuído cada vez mais a entrega orgânica dos conteúdos.

Ao mesmo tempo, as empresas, marcas e produtores de conteúdo digital têm produzido conteúdo numa velocidade e quantidade frenética.

Essas duas situações nos levam a duas conclusões inevitáveis: 

  1. Criar bons conteúdos não é suficiente para reter a atenção das pessoas;
  2. Engajamento não paga boletos – a menos que você seja um influencer.

Para não ser ignorado e trazer r$sultados é preciso criar conteúdo que impacta, conecta e converte em vendas nas redes sociais.

Os conteúdos publicados em grandes perfis como @hyesers, @staagebr e @robertasvl são produzidos por Copywriters profissionais, por isso além de excelente engajamento eles geram muitas conversões. 

Veja um exemplo:

2 Anúncios para Facebook, Google e Youtube

O segundo tipo de texto que um Copywriter profissional escreve para vender em grande escala são anúncios.

Anúncios veiculados onde?

Em qualquer lugar da internet, mas principalmente no Facebook (Instagram), Google e Youtube, que são as plataformas mais utilizadas para mídia paga hoje em dia.

Isso significa que além de textos, o Copywriter também escreve os scripts para anúncios em vídeo que o Especialista “lê” durante a gravação.

Sabe quando você entra em um site de produtos para animais de estimação e assim que abre o Instagram começa a ser perseguido por anúncios dos produtos que visualizou no site por todos os lugares?

Eles foram escritos por um Copywriter. 

Confira também 7 tipos de anúncios mais utilizados no Marketing Digital

3 Email Marketing

Manter um relacionamento com uma lista de contatos é fundamental para empresas que vendem seus produtos e serviços na internet e o canal mais seguro e duradouro para fazer isso é o Email.

“Mas o Guru tal falou que o Email Marketing morreu…”

Bem, não é o que uma pesquisa realizada pela Statista conclui.

Segundo um levantamento feito pela empresa, em 2021 o número de usuários de emails no mundo todo aumentou em mais de 100 milhões de novos usuários em relação a 2020.

5 tipos de textos que um Copywriter escreve para vender em escala - Gráfica da Statista mostrando crescimento no número de usuários do Email
Reprodução: Statista

Isso significa uma coisa: o email marketing é ainda mais inevitável que o Thanos.

Bem, e quem é o profissional habilitado a construir uma comunicação persuasiva que estimula uma relação saudável e duradoura entre empresas e os seus clientes via Email Marketing?

Bingo! O Copywriter.

Da mesma forma que nas redes sociais, as técnicas de Copywriting ajudam a manter as pessoas cadastradas na sua lista de contatos engajada com o seu conteúdo.

Isso é excelente, pois aumenta a entrega dos emails. 

Quanto mais pessoas receberem os seus emails, quanto mais próximas de você elas se sentirem através da comunicação desenvolvida por lá, mais receptivas elas estarão para receber e aceitar ofertas, tornando-se clientes em algum momento.

Dessa forma, não subestime o poder que um Email Marketing persuasivo tem para colocar muito dinheiro no seu bolso e no bolso dos seus clientes.

4 Páginas de captura e vendas

Páginas de captura e páginas de vendas são um dos tipos de textos mais importantes que um Copywriter escreve. 

Para que servem essas páginas?

Ambas têm estruturas um pouco semelhantes, mas funções, por vezes, diferentes.

Uma página de captura tem o grande objetivo de transformar internautas anônimos, ou seja, pessoas que estão navegando pela internet, em leads – contatos e potenciais clientes para o seu negócio.

Contatos esses que serão nutridos através do Email Marketing até que estejam prontos para receber uma oferta direta para se tornar um cliente.

É claro que essas pessoas não vão deixar o contato ali na página de captura a troco de nada.

Para ser bem sucedida, a página de captura precisa entregar algo valioso em troca, como por exemplo:

  • Um treinamento;
  • Um Ebook;
  • Um template;
  • Uma planilha;

E por aí vai.

Esses materiais valiosos, inclusive, também são escritos por um Copywriter, mas você vai entender mais sobre isso no tópico 5 deste conteúdo.

E as páginas de vendas?

Como o próprio nome sugere, a página de vendas é o site que as pessoas acessam para comprar um produto ou serviço.

Acontece que para levar a pessoa a apertar o botão de compra, uma página de vendas também precisa conter elementos de persuasão estrategicamente alocados.

E mais uma vez, o Copywriter é o profissional com a expertise para construir o texto de uma página de vendas, que depois vai ganhar forma mediante o trabalho de um designer.

Confira também 7 elementos essenciais em uma página de captura de alta conversão

5 Conteúdos e materiais ricos

O quinto tipo de texto persuasivo que um Copywriter escreve são conteúdos para Youtube e Blog – como este artigo que você está lendo – e materiais ricos.

Materiais ricos são aqueles conteúdos valiosos prometidos nas páginas de captura em troca das informações de contato das pessoas.

Apesar de nem sempre gerar uma venda direta, esses tipos de textos são muito importantes para:

  1. Atrair pessoas com perfil para consumir o produto que você deseja vender;
  2. Educá-las quantos aos problemas e soluções que o produto oferece;
  3. Conduzi-las até a última etapa do funil de vendas.

Existem outros tipos de textos que um Copywriter escreve?

Não há limites para o alcance que o trabalho de um Copywriter pode ter.

Os 5 tipos de textos mencionados acima são apenas os mais comuns e vistos pela internet a fora.

Nos bastidores, o Copywriter também escreve:

  • Roteiros para Webinários;
  • Roteiros para CPL’s – Conteúdo Pré-Lançamento;
  • Descrições de produtos para ecommerce;
  • Páginas de Checkout;
  • Cardápios de restaurantes;
  • Cartas de vendas digitais;
  • Headlines e descrições para Vídeos no Youtube.

O melhor de tudo é que esse trabalho pode ser feito por qualquer pessoa com um celular na mão e acesso a internet, não exige faculdade e muito menos experiência na área.

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