6 tipos de conteúdo para Instagram que batem recordes de engajamento

6 tipos de conteúdo para Instagram que batem recordes de engajamento - Ilustração de 4 personagens ao redor de um quadro que lembra o feed do Instagram

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Não sabe o que postar? Nesse post vamos revelar os 6 tipos de conteúdo para Instagram que mais engajam no perfil da @robertasvl – Copywriter e Sócia-Fundadora da Você Ligado – e que você pode replicar em:

  • Vídeos de Youtube;
  • Posts de Blog;
  • Emails de conteúdo.

Ou qualquer outro canal de comunicação que use com a sua audiência.

Isso porque os exemplos que você verá aqui contém técnicas de Copywriting e podem ser adaptados para qualquer formato.

A importância de diversificar conteúdos na internet

Engana-se quem pensa que produzir conteúdo para a internet é tarefa fácil.

Especificamente o Instagram possui cerca de 1,22 bilhões de usuários ativos atualmente (2021) e 500 milhões acessam a rede social todos os dias.

Imagine quanto conteúdo não é compartilhado por lá todos os dias?!

Isso mostra que as pessoas são engolidas por informações de todos os lados, todos os dias, o tempo todo.

Se o seu conteúdo for “só mais um”, ele será completamente ignorado, mesmo pelas pessoas que te seguem.

Além disso, as atualizações do algoritmo limitam cada vez mais o alcance orgânico dos posts.

Isso coloca sobre os negócios e criadores de conteúdo uma missão árdua: se provar constantemente relevantes para a audiência.

Se você usa as redes sociais como fonte de renda ou presta serviços criando conteúdos para outros negócios, precisa diversificar os tipos de conteúdos a fim de manter o interesse das pessoas pelo que você tem a dizer.

Tipos de conteúdo para Instagram com técnicas de Copy

1° “Mitos sobre…”

Esse é o primeiro tipo de post campeão de engajamento no Instagram.

Se você é um produtor de conteúdo esperto, já notou que não basta criar qualquer coisa.

Conteúdos que batem recordes de engajamento precisam se conectar de alguma forma com as pessoas para levá-las a tomarem uma ação.

Quebrar mitos em que elas acreditam é uma forma excepcional de fazer isso.

“Como assim quebrar os mitos?”

Os Mitos (ou Mentiras) são crenças erradas que o público tem que podem impedir a compra de um produto ou serviço.

Essa estratégia faz parte de uma técnica chamada PMS, desenvolvida pela @robertasvl e @luizsvl – Fundadores da Você Ligado.

Esse tipo de conteúdo engaja porque impacta a audiência. 

Além disso, criar esse tipo de conteúdo é fundamental para quebrar essas mentiras e fazer com que as pessoas deem mais um passo em direção à compra.

2° “Por que ninguém fala sobre…”

Ativar o gatilho mental da curiosidade é uma das formas mais eficazes para criar posts que prendem a atenção das pessoas.

Tudo o que você precisa fazer é usar as técnicas de Copywriting para escrever títulos (headlines) chamativos e originais.

3° Checklists

Esse formato de conteúdo é essencial para agitar o engajamento do seu perfil e fazer com que o algoritmo entregue o seu conteúdo para mais pessoas.

Isso porque Checklists potencializam os salvamentos – uma das métricas de engajamento mais relevantes para o Instagram.

Outro ponto relevante é que eles podem ser reciclados e transformados em Reels de 15-30 segundos. 

Então, além de engajar você ainda vai conseguir potencializar as chances daquele conteúdo atrair seguidores novos para o seu perfil.

4° “O que X, Y e Z têm em comum?”

A comparação é uma das formas mais didáticas para fixar uma ideia na mente do seu público.

Para aplicar esse formato de conteúdo, busque elementos inusitados, aparentemente sem relação alguma, e conecte-os dentro do seu conteúdo.

Essa quebra de padrão vai fazer com que o conteúdo capture imediatamente a atenção dos receptores da mensagem e engajem com o post.

5° “Passo a passo para…”

Esse é um dos tipos de conteúdos mais clássicos e eficientes da internet. Afinal, quem não ama um bom conteúdo mastigado?

Outro detalhe é que esse tipo de conteúdo inspira a confiança da audiência, pois demonstra a autoridade do especialista sobre o assunto tratado no post.

6° “X formas de…”

Esse formato de conteúdo pode se encaixar naquele clássico “post de dicas”. 

Então, qual a diferença entre o conteúdo do exemplo a seguir e os posts sem graça que passam batido no feed?

Além da relevância – ou seja, estar 100% alinhado às necessidades da audiência – esse conteúdo traz dois elementos muito importantes na ciência da persuasão:

  • Especificidade;
  • Segmentação de público.

Vamos comparar as headlines:

“2 formas de estudo para expandir o seu repertório”

O que esse título te diz? Acredito que muito pouco, certo?!

Perceba que mesmo contendo um número no título, isso não é suficiente para transmitir a idéia de uma mensagem completa.

Se o título terminasse em “repertório”, a mensagem se perderia no meio do caminho, não conectaria com um público específico e não impactaria as pessoas que poderiam se beneficiar daquele conteúdo.

Agora veja como segmentar o público torna a mensagem até mesmo mais clara:

“2 formas de estudo para expandir o seu repertório na Profissão Copywriter”

Você não quer falar com todo mundo, quer falar com as pessoas certas, que tem interesse no que você quer comunicar.

Por isso, ao criar esse tipo de post, certifique-se de aplicar esses dois elementos para tornar o conteúdo mais atraente e persuasivo.

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