7 profissões lucrativas do Marketing Digital para atuar em 2023

7 profissões lucrativas do Marketing Digital para atuar em 2022 - Parede com várias portas cinzas e somente uma na cor vermelha, no lado direito da tela.

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Fazer dinheiro online é um assunto interessante para você? E poder trabalhar de roupão e pantufa do sofá da sala sem precisar bater ponto ou pegar ônibus lotado?

Se a resposta é sim, confira este conteúdo até o final, pois vai descobrir quais são as 7 profissões do Marketing Digital mais lucrativas para quem quer fazer dinheiro na internet sem aparecer.

Alerta de Spoiler: a terceira profissão é a mais rentável e com menor barreira de entrada.

Vantagens de trabalhar com Marketing Digital

O Marketing Digital tornou possível para qualquer pessoa trabalhar de casa, da piscina, da praia ou mesmo do aeroporto enquanto espera o voo para a sua próxima aventura. 

O fato é que a internet pode ser muito mais do que uma fonte de renda extra.

Existem diversas profissões do Marketing Digital, profissões sérias para quem deseja ter uma carreira de sucesso trabalhando online onde, além de toda a flexibilidade, você pode ser muito melhor remunerado do que:

  • Advogados;
  • Engenheiros;
  • Médicos;
  • Publicitários;
  • Bancários;
  • Concursados.

A verdade é que você pode ganhar até mais que governadores, deputados ou o próprio presidente da república.

7 profissões lucrativas do Marketing Digital para atuar em 2022 - Personagens Sam e Dean da série Sobrenatural com expressão exagerada de surpresa

O melhor de tudo é que as 7 profissões lucrativas que você vai conhecer a seguir não exigem que você:

  1. Apareça em frente às câmeras;
  2. Tenha que postar stories todos os dias no Instagram;
  3. Produza conteúdo feito louco para conseguir clientes.

Pronto para descobrir quais são elas? 

7 Profissões do Marketing Digital que você precisa conhecer

1 Suporte

A primeira profissão do Marketing Digital muito lucrativa é a de Suporte Digital.

O que é um Suporte? O que esse profissional faz? Quanto ganha?

O Suporte Digital é um dos profissionais que atua nos bastidores de um negócio online.

O tipo de Suporte varia conforme a estratégia de marketing e vendas adotada pelo negócio, como por exemplo:

  • Lançamentos – campanha de vendas com abertura e fechamento de carrinho;
  • Perpétuos – funil para produtos que vendem todos os dias;
  • Pós-vendas – onde o suporte concentra suas energias no sucesso do cliente;
  • Especializado – suporte para nichos muito específicos como programação e contabilidade.

Via de regra, o Suporte é o profissional que vai intermediar o relacionamento entre as empresas e os seus clientes.

As funções mais comuns de um profissional do Suporte, são:

  • Responder comentários e interagir com seguidores nas redes sociais;
  • Responder dúvidas dos clientes (ou alunos) na área de membros – plataforma onde as pessoas acessam um curso ou treinamento online;
  • Realizar atendimentos via WhatsApp ou qualquer outro tipo de plataforma que a empresa utilize para isso;
  • Conduzir negociações e fechar vendas;
  • Capturar depoimentos.

Vale ressaltar que esse profissional é indispensável, principalmente para os infoprodutores.

Isso porque os Especialistas do Marketing Digital não têm condições de gravar stories, produzir conteúdo, responder comentários e ainda se preocupar com aspectos técnicos do negócio, que dependem exclusivamente deles e também são igualmente importantes para manter a lucratividade da sua empresa. 

Como Suporte você pode prestar esse tipo de serviço para diferentes Experts e negócios digitais simultâneos usando apenas:

  • O seu computador;
  • Energia elétrica;
  • Acesso à internet.

A remuneração, por sua vez, varia de  1.000 a 5.000 por mês, a depender do seu acordo com o cliente e o número de empresas que vai atender.

2 Estrategista

A segunda profissão lucrativa do marketing digital em que você pode atuar é a de Estrategista.

O Estrategista é o cabeça do negócio, o profissional com a visão macro do mercado digital e das melhores práticas para uma campanha de vendas.

Esse profissional:

  • Entende de estratégias comerciais;
  • Sabe como estruturar um funil de vendas completo – seja para perpétuos ou lançamentos;
  • Define prazos para início e término das campanhas;
  • Estipula metas e planos de ação para que essas metas sejam alcançadas.

Por ter uma função tão estratégica e importante para a lucratividade das campanhas, o salário padrão de um Estrategista Digital varia de 2,5 a 5 mil reais por cliente, a depender do acordo feito com o dono do produto ou da empresa.

7 Profissões do Marketing Digital que você precisa conhecer - Print do Google Search com a remuneração de um estrategista digital

Mas o salário desse profissional não para por aí, afinal um Estrategista experiente pode cobrar porcentagens sobre as vendas e faturar muito mais.

7 Profissões do Marketing Digital que você precisa conhecer - Print de uma matéria do Infomoney sobre o salário de um estrategista digital
Fonte: Infomoney

É claro que para ser um Estrategista é preciso ter muito conhecimento e experiência com vendas no Marketing Digital.

Por isso, essa não é uma carreira recomendada para iniciantes no digital, caso contrário você não vai conseguir estruturar estratégias de vendas eficientes, vai acabar frustrando os seus clientes e se queimando no mercado.

3 Copywriter

Essa é a profissão mais lucrativa do Marketing Digital por, pelo menos, três motivos:

  1. É a profissão com a menor barreira de entrada

Você não precisa fazer faculdade, ter experiência com Marketing e investir em nada além de conhecimento para ser Copywriter.

Além disso, para atuar nessa área você só precisa de um teclado – do computador ou celular mesmo – acesso à internet e um par de mãos dispostas a transformar palavras comuns em lucrativas.

  1. É uma profissão acessível para qualquer pessoa, de qualquer idade, qualquer lugar ou condição social 

Não importa se você tem 15-16 ou 60-70 anos, é possível começar do zero e conquistar oportunidades para atuar como Copywriter profissional.

Temos alunos na Formação APL Experience – o treinamento completo em Copywriting da @robertasvl – com mais de 60 anos que conseguiram sua primeira oportunidade como Copywriter.

É o caso do Sergio, por exemplo:

7 Profissões do Marketing Digital que você precisa conhecer - Depoimento de um aluno de 63 anos que conseguiu a primeira oportunidade na Profissão Copywriter
  1. É a profissão que proporciona as 3 liberdades mais desejadas do Marketing Digital

O Marketing Digital é um mercado muito atraente para pessoas que sonham com:

  • Liberdade geográfica: para trabalhar de casa, da praia, enquanto viaja com apenas o seu notebook na mão e uma conexão estável com a internet;
  • Liberdade de horários: para não precisar pegar ônibus lotado e bater ponto no trabalho às 7 da manhã. 

Na profissão Copywriter você tem a liberdade para fazer os seus horários e escrever nos seus momentos mais produtivos.

  • Liberdade financeira: de não trocar mais horas por dinheiro, diversificar as suas fontes de renda e escalar seus ganhos como um Copywriter.

Além disso, você também tem liberdade de escolha para atuar como um Copywriter CLT em uma agência ou como empreendedor, prestando serviços para empresas e Especialistas do digital.

Diante dessa flexibilidade e diversas possibilidades de atuação, a remuneração média de um Copywriter no Brasil vai de 1.500 a 5.000.

7 Profissões do Marketing Digital que você precisa conhecer - Print do Google Search com a remuneração média de um Copywriter profissional

Mas o fato é que um Copywriter pode ganhar muito mais, isso porque ele pode cobrar porcentagens sobre os lucros das vendas escrevendo para lançamentos ou mesmo em funis perpétuos.

Copywriters que prestam serviços como PJ – Pessoa Jurídica – chegam a ganhar de 10 a 80 mil reais, conforme ele evolui suas habilidades e traz mais resultados para seus clientes através do Copywriting:

A arte e ciência de transformar palavras comuns em lucrativas, capazes de aumentar as vendas de um negócio e colocar muito dinheiro no bolso do profissional que as escreve.

ebook - Conquiste seu primeiro cliente como Copywriter

Se você ficou curioso sobre essa profissão, confira também: Copywriter: O que faz? Quanto ganha? Como se tornar um?

4 Designer

A quarta carreira lucrativa no Marketing Digital é a de Designer.

Embora seja uma profissão antiga, ela é cada vez mais necessária para empresas que querem usar a internet para vender seus produtos e serviços.

É o Designer que transforma o texto escrito por um Copywriter, por exemplo, em uma página de vendas ou site institucional da empresa.

Eles criam as artes para posts no Instagram, banners para captura de leads em Blogs, criativos para anúncios nas redes sociais e muito mais.

Bons Designers são muito bem remunerados no Marketing Digital hoje.

Isso porque o trabalho deles impacta diretamente na construção do branding, conceitos criativos em campanhas de vendas e toda a identidade visual de uma marca – que faz com que as pessoas reconheçam imediatamente um conteúdo ou mesmo um produto feito por ela.

Para trabalhar com design você não precisa fazer faculdade, mas vai precisar investir em cursos, bons equipamentos e licenças de softwares profissionais como Photoshop e Illustrator por exemplo para trabalhar com velocidade.

5 Videomaker e Editor de vídeo

A quinta área lucrativa para atuar no Marketing Digital é na edição de vídeo.

Sim, as empresas precisam de bons profissionais para fazer isso, principalmente porque as tendências de marketing caminham para o audiovisual.

7 Profissões do Marketing Digital que você precisa conhecer - Print de matéria sobre o crescimento do Youtube em 2021

Basta abrir o Instagram e você vai perceber que a quantidade de vídeos na plataforma já supera a de posts e fotos. 

Vídeos engajam mais, retém mais a audiência e é por isso que até o algoritmo do Instagram prioriza a entrega de vídeos.

7 Profissões do Marketing Digital que você precisa conhecer - Print de matéria indicando como vídeos engajam mais nas redes sociais

Por outro lado, o mercado de infoprodutos tem crescido cada vez mais. 

Especialistas e pequenos negócios digitais precisam de profissionais que os ajudem a gravar cursos, aulas, treinamentos, masterclass, workshops para vender esses produtos digitais na internet.

O aumento do uso desse tipo de mídia também leva as empresas a se preocupar em criar vídeos com mais qualidade.

Nesse contexto, entram em cena os videomakers – profissionais que gravam os vídeos – e editores – profissionais que se dedicam exclusivamente a edição desse material.

O melhor de tudo é que todo esse trabalho também é feito nos bastidores. 

E você não precisa se preocupar em produzir conteúdo para atrair clientes ou mesmo dar as caras nas redes sociais. 

O seu próprio portfólio de trabalhos – ainda que feito para produtos e projetos fictícios – é suficiente para conquistar bons clientes.

Assim como os designers, essa profissão exige alguns investimentos em equipamentos e softwares para você conseguir executar o trabalho com precisão e agilidade.

Então, se você gosta dessa área, se joga porque é uma carreira lucrativa e muito duradoura no Marketing Digital.

6 Gestor de Tráfego Pago

A sexta profissão lucrativa do Marketing Digital é a de Gestor de Tráfego Pago.

O Gestor de Tráfego Pago não é um mero apertador de botões, ele é o profissional que pilota o gerenciador de anúncios do Google e Facebook.

É ele quem sobe as campanhas de anúncios para essas ferramentas, quem otimiza e gerencia tudo lá dentro do Facebook e Google ADS.

Aqui na VL, os gestores de tráfego são chamados de gestores de performance.

A razão disso é que esses profissionais são responsáveis por extrair informações dos relatórios das campanhas que vão orientar ajustes importantíssimos em relação à comunicação utilizada nos anúncios, nas páginas de vendas, vídeos de vendas e páginas de captura, por exemplo.

A verdade é que no Marketing Digital, Copywriter e Gestor de Tráfego Pago são como Batman e Robin, só que com dois Batmans.

O trabalho desenvolvido por esses dois profissionais se complementam. 

Na prática, isso significa que não adianta o Copywriter escrever anúncios super persuasivos se o Gestor de Tráfego não configurar e distribuir essas Copies para o público certo, e vice-versa.

Então, se você procura um trabalho no Marketing Digital um pouco mais analítico e em alguns momentos “mecânico”, Tráfego Pago pode ser para você.

E qual é o salário de um Gestor de Tráfego?

Bem, a remuneração nessa profissão vai depender de dois fatores:

  1. Do posicionamento profissional – alguém que aperta botões ou que gerencia a performance das campanhas de vendas online;
  2. Da quantidade de clientes que atende.

Assim, o salário de um Gestor de Tráfego pode variar de 2 a 5 mil reais por cliente.

7 Gestor de Projetos

A sétima e última profissão lucrativa no Marketing digital é a de Gestor de Projetos.

E o que esse profissional faz?

Especialmente em agências de Marketing e empresas com trabalham com produtos digitais, o Gestor de Projetos é aquele profissional que põe ordem na casa.

Como o próprio nome já diz, o Gestor de Projetos gerencia processos para que tudo aconteça dentro do que foi planejado pelo Estrategista Digital.

É evidente que essa profissão exige habilidades em:

  • Organização;
  • Liderança;
  • Gestão de equipes.

E é por isso que esse profissional é tão indispensável.

Por exemplo:

Imagine que o Estrategista Digital definiu que o time terá um mês para criar e rodar um Lançamento – aquele modelo de campanha de vendas do Fórmula de Lançamento, com abertura e fechamento de carrinho – dentro de um prazo específico de 14 dias.

Copywriters precisam escrever os anúncios, emails, páginas, scripts e tudo quanto for necessário.

O Especialista precisa gravar esses anúncios, e prover toda a matéria prima gráfica necessária para que a equipe desenvolva os posts e vídeos.

Designers e editores de vídeo precisam receber esses materiais do Especialista e dos Copywriters para dar vida às campanhas.

Gestores de Tráfego, por sua vez, precisam dos anúncios prontos, já editados, para subir no gerenciador de anúncios.

Percebe como é um trabalho em equipe? 

Como garantir que tudo não vai virar uma bagunça e cada equipe de trabalho vai receber os materiais dentro do prazo e em tempo hábil para que o Lançamento aconteça?

Essa é, justamente, uma das principais funções do Gestor de projetos: 

Organizar o fluxo de tarefas de uma ou mais campanhas simultâneas para que todos consigam ser produtivos e executar suas funções sem atrapalhar o trabalho de ninguém.

No Brasil, a remuneração mensal para atuar com Gestão de Projetos varia de 2 a 6,5 mil. 

Por isso, se você:

  1. Tem perfil para gerenciar equipes e tarefas;
  2. Tem habilidade ou facilidade com ferramentas de gestão como ClickUp, Monday e Trello;
  3. E procura uma profissão que também te deixa confortável nos bastidores

Gestão de projetos pode ser uma excelente alternativa para você seguir carreira no Marketing Digital.

Agora que você conhece 7 possibilidades para fazer dinheiro online no Marketing Digital chegou a hora de usar esse conhecimento para dar aquele up na sua carreira e desfrutar os benefícios de trabalhar na internet.

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