5 estratégias de Marketing e Vendas que fizeram a Anitta estourar e você pode replicar no seu negócio

5 estratégias de Marketing e Vendas que fizeram a Anitta estourar e você pode replicar no seu negócio - Duas peças de xadrez nas cores preto e branco, posicionadas no canto inferior direito da tela.

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Se a curiosidade te fez clicar nesse conteúdo, fique até o final, pois aqui você vai descobrir quais são as 5 estratégias de marketing e vendas que a cantora Anitta usou desde o início e que fizeram ela alcançar o sucesso que tem hoje, não apenas como artista mas também como empresária.

Esse conteúdo é para você que:

  1. É um Copywriter empresário e quer saber como administrar um negócio de Copy lucrativo;
  2. Já tem o seu negócio e busca estratégias de marketing e branding para aumentar a percepção de valor do seu negócio e crescer com consistência.

As lições e estratégias que você verá nos próximos parágrafos podem ser modeladas para qualquer negócio ou nicho.

Por isso, coloque as suas preferências musicais de lado e vamos mergulhar na mente empreendedora de uma das artistas e empresárias brasileiras mais bem-sucedidas da atualidade.

O início da Anitta

Qual é o brasileiro que nunca ouviu falar em Anitta?

Nascida e criada no Rio de Janeiro, com apenas 16 anos, Anitta se formou no curso técnico de administração e conseguiu um estágio extremamente concorrido na mineradora Vale do Rio Doce, que abandonou alguns anos depois para se dedicar exclusivamente à música.

A cantora iniciou sua carreira de forma profissional em 2010, ao assinar com a gravadora independente Furacão 2000.

O sucesso da canção Meiga e Abusada, lançada em 2012, trouxe para a cantora um contrato com a gravadora Warner Music Brasil no ano seguinte. 

Por sua vez, a parceria com a Warner Music deu vida ao Show das Poderosas, música que colocou Anitta em segundo lugar na parada de singles brasileira Hot 100 Airplay, da Billboard Brasil. 

De lá para cá, a cantora emplacou dezenas de hits nas paradas de sucesso, entre eles feats com Maluma, Pabllo Vittar, Madonna e Ludmilla. 

Como é a Anitta empresária

Quer você goste ou não do estilo musical da cantora, não se pode negar: 

Anitta é uma das artistas mais bem sucedidas, especialmente pela sua habilidade de administrar sua própria carreira e marca de forma muito consistente.

Anitta foi eleita em 2021 pela Revista Time como uma das 100 líderes emergentes globais que estão definindo o futuro, ao lado de personalidades como Dua Lipa, a atriz Hunter Schafer de Euphoria e o político brasileiro Guilherme Boulos.

Vale lembrar que ela também já esteve na lista da Forbes Brasil como uma das 100 pessoas mais influentes, em 2013.

Já palestrou em inúmeros eventos de Marketing, sendo uma das convidadas aplaudidas de pé durante o Brazil Conference at Harvard & MIT 2018 – evento organizado pelos alunos brasileiros da Universidade de Harvard e do Massachusetts Institute of Technology. 

Ela é considerada um case de marketing porque planeja e executa as próprias estratégias de divulgação e branding para o lançamento dos seus singles, álbuns, collabs e novos projetos, desde o início quando cantava em bailes funk no subúrbio do Rio de Janeiro, até hoje, quando já tem carreira internacional.

Estratégias de Marketing e Vendas usadas pela Anitta

Durante uma entrevista no Fire Festival, realizado pela Hotmart em 2018, a cantora revelou uma série de práticas e estratégias que ela aplica em seu negócio desde o início da carreira e que, sem dúvidas, contribuíram muito para que alcançasse os resultados que tem hoje em alcance e faturamento.

Confira, a seguir, as 5 mais importantes que você pode modelar e replicar no seu negócio.

1° Foco, disciplina e sangue nos olhos para alcançar os seus objetivos

Anitta estagiou na mineradora Vale do Rio Doce e após o estágio seria efetivada na empresa para uma vaga disputadíssima, mas recusou o emprego no momento da assinatura do contrato para seguir o seu sonho de viver da música.

Naquela época, ela ainda não sabia que se tornaria uma artista de renome e influência internacional.

Não sabia que pouco mais de 10 anos depois teria uma fortuna acumulada de meio bilhão de reais, mas ela ignorou o medo, as críticas e fez o que precisava ser feito para alcançar os seus objetivos.

Durante anos, o trabalho como estagiária e vendedora de roupas financiaram a sua carreira de cantora. 

Soa familiar?

Muitos Copywriters e empreendedores passam pelo mesmo ao iniciar no digital.

Precisam conciliar uma CLT com empreendimentos, seja na área de Copy ou qualquer outro nicho.

Mas a cantora tinha duas opções: 

  1. Desistir da música e aceitar o trabalho dos sonhos de muita gente, em troca da falsa sensação de estabilidade e segurança;
  1. Mergulhar na carreira musical, correr o risco de fracassar e construir o seu sonho com a sua próprias mãos – ou melhor, com a voz.

Não é preciso falar qual caminho ela escolheu, certo?

2° Acreditar no produto

Essa é a segunda lição fundamental que você precisa levar desse conteúdo, quer você seja um empresário ou um Copywriter profissional.

Por que?

Bem, você concorda que, como empresário, não faz muito sentido investir em um produto que você não acredita que vai vender, certo?

O mesmo vale para o Copywriter:

Ele precisa acreditar na transformação que um produto ou serviço vai proporcionar para um grupo específico de pessoas para escrever anúncios, páginas e scripts de vídeos que impactam, conectam e convertem em vendas.

Mesmo que ele não seja, necessariamente, a persona daquele produto.

Além do mais, se nem você acredita no seu produto, como espera que o público faça isso?

3° Overdelivery e preocupação em entregar resultados

A terceira lição importante e até mesmo uma estratégia de marketing e vendas que a Anitta já executava desde o início, quando ainda não tinha uma legião de fãs e a experiência que possui, tem a ver com duas coisinhas:

  1. Overdelivery: entregar mais do que você foi pago para fazer;
  2. Preocupação em gerar resultados para o cliente.

Esses dois elementos estão interconectados e convergem na experiência do cliente.

Mesmo quando não podia contar com uma equipe grande de produtores, maquiadores, figurinistas, bailarinos, Anitta já sabia que o show não se resumia a subir no palco e cantar.

Ela sabia que existia todo um contexto, um conjunto de elementos envolvidos na entrega do seu produto: o show.

Bailarinas, iluminação, produção… tudo isso afetava a experiência do cliente – quem a contratou para o evento – e do cliente daquele cliente, ou seja, os convidados e participantes do evento.

Se você vende produtos físicos, por exemplo, essa preocupação também precisa existir no seu negócio:

  • Como o cliente será atendido? 
  • Como ele vai se sentir dentro do ambiente da loja? 
  • Como será a experiência em relação a entrega do produto?
  • O que posso fazer a mais para que a experiência de compra seja ainda mais prazerosa?

Refletir sobre todos esses fatores vai te ajudar a bolar estratégias para encantar o cliente e agregar valor ao produto e serviço que você oferece.

O segundo aspecto que influencia na experiência do cliente ao consumir um produto ou serviço tem a ver com demonstrar preocupação em entregar resultados para ele, principalmente antes de negociar aumentos ou reajustes de valores.

Especificamente no nicho de Copywriting, é importante ter em mente que antes de querer ganhar, o Copywriter deve se preocupar em entregar resultados.

Como Copywriter você não pode garantir com 100% de certeza quanto um anúncio vai converter ou quanto uma campanha vai vender.

Mas você pode garantir ser incansável na busca pelos resultados dos seus clientes.

4° Se relacione com os seus clientes

A quarta estratégia usada pela empresária e cantora Anitta, especialmente para negociar aumento no cachê, que você pode e deve replicar no seu negócio em diversos contextos é estabelecer um relacionamento com os seus clientes.

No Copywriting isso é fundamental.

A comunicação persuasiva aplicada em posts, emails e até na forma como um Especialista ou Marca se comunica com o público, tem o objetivo de criar e manter um relacionamento próximo e caloroso com a audiência.

Estabelecer essa conexão numa Copy é essencial para que a persuasão aconteça de forma sutil e as pessoas caminhem naturalmente pelo funil de vendas, até se tornarem clientes pagantes, de fato.

Além disso, o relacionamento é uma estratégia muito eficaz para fidelizar clientes à uma marca.

5° Seja autêntico

A quinta e última estratégia, mas também uma das mais importantes é a autenticidade.

Seja autêntico na sua abordagem, no seu marketing, na forma como se comunica com o público.

“Isso significa que devo criar do zero uma estratégia de marketing inovadora para o meu negócio ou o negócio do meu cliente?”

Não. 

O ponto é: não copie o seu concorrente, aquele Expert que você admira ou a marca gringa que está vendendo como água no deserto.

No Marketing tudo precisa ser adaptado.

Você precisa colocar o seu tempero para que a campanha de vendas seja lucrativa, para que as caixinhas de perguntas tenham engajamento, para que as pessoas se conectem com você.

Além disso, as estratégias de marketing mudam conforme o seu produto amadurece.

O tipo de marketing que funciona para a Samsung não funciona para um comércio local.

Estratégias que performam bem para alguém com 10 anos no mercado, não funciona para iniciantes no digital.

Por isso, você precisa conhecer o seu público, avaliar o momento e contexto em que a sua empresa ou negócio está para então traçar um plano de ação.

Outra lição que a Anitta deixa para empreendedores é que a autenticidade também te ajuda a não limitar as suas metas a partir de algo que alguém já tenha feito ou conquistado. 

Autenticidade tem a ver com você criar algo grande e diferente, desenvolvendo o seu próprio modus operandi.

Faz sentido para você?

Confira também Como aumentar as vendas do seu negócio digital em 3 passos.

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