Copy para produtos físicos: 10 técnicas de persuasão que você precisa usar para vender em escala

Copy para produtos físicos: 10 técnicas de persuasão que você precisa usar para vender em escala - Ilustração do várias sacolas e produtos saindo de um celular, representando uma loja online

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Uma das maiores dificuldades de Copywriters iniciantes ou mesmo empreendedores que desejam aplicar técnicas de Copywriting em seus negócios para vender mais é: como escrever Copy para produtos físicos?

Produtos físicos não precisam de CPLs (Conteúdos Pré-Lançamento), Anúncios de captura ou lembrete, então como adaptar as técnicas de Copy para vender itens como roupas, calçados e até mesmo camas para cachorro na internet?

Neste conteúdo você entenderá como e quais  técnicas de Copywriting você pode utilizar para potencializar as vendas de negócios como:

  • E-Commerces;
  • Lojas físicas com perfil no Instagram;
  • Empresas prestadoras de serviço (consultórios odontológicos, clínicas de estética e imobiliárias, por exemplo).

Para tornar esse conteúdo ainda mais didático, vamos usar como exemplo, a Zee.Bed – uma cama para cachorros vendida pela ZeeDog.

Assim, você vai conseguir perceber exatamente como adaptar a comunicação utilizada pela ZeeDog para o seu próprio negócio.

Vamos lá?

Está sem tempo para ler o conteúdo? Solta o play e assista o vídeo:

Por que usar Copywriting no Marketing digital?

Copywriting é a arte e ciência utilizada para criar textos persuasivos – que geram nos receptores da mensagem uma tomada de ação imediata.

Copywriting tem relação direta como o comportamento humano, é por isso que você precisa de Copywriting para potencializar as suas vendas online.

É impossível vender sem Copywriting?

Não e isso pode te chocar, já que a ideia desse conteúdo é te mostrar como aplicar a persuasão no seu processo de vendas.

Mas vamos colocar as cartas na mesa.

Existem produtos que não precisam de recursos como gatilhos mentais para que as pessoas comprem.

Alimentos, remédios essenciais e combustível são exemplos disso.

O ponto é que nem todo mundo vende esse tipo de produto, concorda?

Por isso é que aplicar Copywriting é essencial para qualquer negócio que use as mídias digitais para vender algum tipo de produto ou serviço.

As melhores técnicas de Copy para vender produtos físicos

Antes de apresentar os elementos de persuasão usados pela ZeeDog para vender camas de cachorro de quinhentos reais, é importante esclarecer duas coisas:

  1. As técnicas que você verá aqui podem ser adaptadas para qualquer negócio ou produto;
  2. Não é necessário usar todas elas obrigatoriamente, apenas veja o que faz mais sentido para o seu negócio.

Vamos ver na prática como escrever Copy para produtos físicos?

1 Parcelamento

As melhores técnicas de Copy para produtos físicos - Parcelamento

A primeira técnica de Copy que você pode utilizar para escrever Copy para produtos físicos é apresentar o parcelamento do produto.

Veja que a ZeeDog mostra o parcelamento sem juros abaixo do valor cheio. Isso pode fazer sentido para o tipo de público que eles atendem.

Como sugestão, você pode inverter essas informações e exibir o valor parcelado em destaque e, na sequência, o valor cheio – jamais omita informações.

Assim, você cria um quadro mental na cabeça das pessoas de que aquele produto é acessível.

Se você é Copywriter ou mesmo o dono do negócio e decidiu escrever a página de vendas dos seus produtos, você precisa pensar com a cabeça do seu cliente. 

Talvez ele consiga pagar 3 parcelas de cento e cinquenta reais, mas não uma parcela cheia de quinhentos.

2 Transforme características em benefícios

As melhores técnicas de Copy para produtos físicos - Transforme características em benefícios

Outro elemento muito interessante e indispensável em uma Copy que vende é transformar as características em benefícios.

Mas como assim?

Faça um exercício: 

Para cada caraterística e especificação técnica do produto que deseja vender, se pergunte:

“O que isso muda para o meu cliente? Por que ele deveria pagar por isso?”

Perceba como a ZeeDog atrelou as características do produto aos benefícios que essas características proporcionam:

  1. “Embalada usando tecnologia de nano-compressão que permite ela vir super compacta.”

As pessoas podem não ver vantagem alguma em uma tecnologia de nano-supressão, muitas, inclusive, podem nem mesmo entender o que isso significa. 

Mas a conclusão da frase “permite ela vir super compacta” já clareia na mente do cliente o benefício que ele receberá e agrega a experiência que ele terá ao receber o produto.

  1. “Capa de microfibra, fácil de tirar e fácil de lavar.”

Atire a primeira pedra o dono de pet que nunca passou raiva tentando lavar a capa das caminhas do seu gato ou cachorro.

A característica “microfibra” pode não significar nada para quem está do outro lado da tela, mas ao deixar claro que é fácil de tirar e lavar, a pessoa percebe um benefício imediato.

Afinal de contas, a dificuldade de lavar a cama dos animais é uma dor do público que consome esse tipo de produto.

  1. “Feita com espuma viscoelástica, tecnologia desenvolvida pela NASA, que se adapta e é muito macia.”

Essa terceira característica é muito interessante porque aqui, além de apresentar o benefício “se adapta e é muito macia” a ZeeDog usou uma elemento persuasivo muito forte que é a autoridade emprestada.

Ao mencionar que a espuma viscoelástica utilizada no produto é uma tecnologia desenvolvida pela NASA, isso aumenta ainda mais a percepção de valor sobre o produto.

Afinal, a NASA é uma instituição conhecida mundialmente, é um elemento de autoridade que as pessoas já confiam, então elas tendem a concluir que se a ZeeDog usou esse tipo de tecnologia no produto, ele realmente é bom e vale o preço cobrado.

  1. “Borracha antiderrapante, que não deixa a cama sair passeando por aí.”

Pode ser que você não tenha se dado conta da genialidade por trás dessa característica, mas já vai ficar claro no parágrafo seguinte.

A característica “anti-derrapante” já pressupõe um benefício, mas pode ser que ao passar os olhos a pessoa não se dê conta do quanto ela precisa de uma cama antiderrapante para o seu cachorro.

Isso porque o complemento da frase “não deixa a cama sair passeando por aí” faz a pessoa visualizar uma situação problema que, muitas vezes, ela nem mesmo tinha se dado conta de que era um problema que poderia ser resolvido.

Então, nessa característica vemos a ZeeDog trabalhando um outro fundamento de Copy chamado níveis de consciência

Será que o seu potencial cliente sequer sabe que ele tem um problema que você consegue resolver? 

Será que você não precisa apresentar para ele esse problema primeiro antes de fazer uma oferta? 

Essas são perguntas importantes que você precisa se fazer ao estruturar a Copy da sua página de vendas, anúncios e até mesmo dos conteúdos para Instagram.

  1. “E nas bordas criamos uma espuma para garantir o conforto do seu cachorro ao apoiar a cabeça.”

Esse benefício toca o coração dos papais e mamães de pet que desejam proporcionar aos seus filhos de quatro patas o maior conforto possível.

3 Promessa

As melhores técnicas de Copy para produtos físicos - Promessa

O terceiro elemento persuasivo indispensável ao escrever uma Copy para produtos físicos é a promessa.

Observe que na descrição eles não ressaltam os aspectos técnicos do produto “micro-fibra, viscoelástico, tecnologia nano-supressão…”, e sim a promessa do produto:

“a cama para cachorro mais confortável do mundo.”

Dessa forma, todas as especificações técnicas do produto são utilizadas como argumentos que sustentam a promessa.

4 Gatilho mental da segurança

As melhores técnicas de Copy para produtos físicos - Gatilho mental da segurança

Aqui o gatilho mental da segurança foi aplicado com muito sucesso. 

Preste muita atenção, pois esse recurso é indispensável para qualquer negócio que use a internet para vender seus produtos, principalmente quando eles têm um valor mais alto que o comum.

Normalmente, você espera pagar 100-150 reais em uma cama para cachorro, logo ao comprar uma por 500 reais, o mínimo que se espera é que ela seja extraordinária, certo?

Deixar claro que é possível trocar o produto de forma fácil e rápida se ele não corresponder às expectativas, traz muita segurança para o cliente.

Além disso, é obrigatório você dar 7 dias de garantia, então por que não destacar isso na Copy da sua página para que as pessoas se sintam mais seguras em comprar o seu produto?

5  Botão de compra

As melhores técnicas de Copy para produtos físicos - Botão de compra

Qual é o maior objetivo de uma página de vendas?

Levar as pessoas a apertar o botão de compra. 

Por isso, não esqueça de deixar disponível de uma forma bem evidente o botão “Adicionar ao carrinho” na sua página.

É importante evitar colocar botões para compartilhamento nas redes sociais nas suas páginas de vendas – a menos, claro, que isso faça parte da sua estratégia – para que as pessoas não fujam antes de passar o cartão.

6 Gatilho mental da Prova social 

As melhores técnicas de Copy para produtos físicos - Gatilho mental da prova social

Existe uma grande diferença entre você afirmar que o seu produto é bom e o seu cliente dizer isso.

Provas sociais são decisivas para que um lead se decida pela compra, afinal, ele se sente mais seguro ao saber que outras pessoas já compraram e foram beneficiadas pelo produto que você está vendendo.

As provas sociais também ajudam a validar a veracidade dos benefícios do produto exposto na página, isso porque ninguém deseja cair em uma Copy mentirosa.

7 Provas

As melhores técnicas de Copy para produtos físicos - Provas

“Seu cachorro passa 80% da vida dormindo”.

Qual é o objetivo desse dado?

Inteligentemente, a ZeeDog pegou uma estatística para usar como prova de que a promessa daquele produto é válida.

Exibir essa informação na página, ajuda a levar as pessoas a conclusão inevitável que, muito provavelmente, elas não chegariam sozinhas: 

“Vale a pena pagar 500 reais na caminha mais confortável do mundo, afinal, meu cachorro passa 80% da vida dormindo.”

Esse é o pulo do gato: 

Você não precisa esperar o seu cliente chegar à conclusão de que ele precisa do seu produto. Apresente fatos a ele e conduza-o à conclusão que você deseja.

8 Bullet points de benefícios

As melhores técnicas de Copy para produtos físicos - Bullet Points de benefícios

Bullet points são recursos de formatação que tornam os textos mais agradáveis e interessantes aos olhos do leitor.

Você pode usá-los para guiar a atenção das pessoas aos benefícios que o seu produto ou serviço oferece para elas.

Nas páginas, esses bullet points podem ser colocados tanto na vertical como na horizontal.

9 Demonstrações visuais

As melhores técnicas de Copy para produtos físicos - Demonstrações visuais

Inserir fotos e vídeos ao longo da página para demonstrar, de forma visual, detalhes do produto é excelente para vender produtos físicos na internet como roupas, acessórios, calçados e móveis, por exemplo.

Além disso, as demonstrações visuais contribuem para quebrar as objeções dos clientes – desculpas que impedem que eles comprem o seu produto ou serviço – e demonstram porque vale a pena pagar o preço cobrado.

E claro, se o seu cliente não entendeu o benefício, desenhe. Por isso temos a foto do cachorro deitado na caminha.

10 Gatilho mental da simplicidade

As melhores técnicas de Copy para produtos físicos - Gatilho mental da simplicidade

Outra técnica de Copywriting usada pela ZeeDog é o gatilho da simplicidade na parte em que demonstram como o produto vem na caixa e se expande sozinho, sem a necessidade de montar nada.

Copy boa não vende para todo mundo

Todos esses 10 elementos de Copy apresentados aqui fazem com que o público veja valor no produto e pague sorrindo valores que antes consideravam surreais.

Mas é importante destacar que essas técnicas funcionam como justificativas aceitáveis para um grupo específico de pessoas.

São poucas as empresas que conseguem desenvolver produtos que alcançam todo tipo de público, como acontece com as Havaianas, por exemplo.

Via de regra, a maioria dos produtos são criados para atenderem um público muito específico. 

Tenha isso em mente, porque esse é o poder do Copywriting: vender em grande escala para o público certo

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