3 técnicas para escrever de forma persuasiva

3 técnicas para escrever de forma persuasiva - Caneta sobre um caderno aberto, sobre uma mesa com um celular e 3 plantas em vasos brancos

Compartilhe:

Eis o grande impasse de todo Copywriter, Social Media ou entusiasta na arte da escrita:

“Como escrever de forma mais persuasiva para que eu consiga mais cliques, engajamento, cadastros e vendas para o meu negócio (ou do meu cliente)?”

O objetivo do conteúdo de hoje é te passar técnicas eficazes utilizadas por profissionais que ganham a vida escrevendo palavras persuasivas para que você as aplique em qualquer tipo de texto que for escrever.

Caneta e papel na mão para anotar as técnicas e, claro, uma garrafinha de água do lado para manter o corpo sempre hidratado.

Vamos nessa?

Técnicas que vão te ajudar a escrever de forma persuasiva

1 Crie headlines impactantes

80% da sua energia ao produzir uma Copy deve ser concentrada na headline.

A headline é o título chamativo de um post, email ou anúncio e a frase em destaque numa página de captura ou de vendas.

Alguns elementos de Copywriting que você pode utilizar para criar títulos chamativos são:

  • Usar números para trazer especificidade;
  • Aplicar gatilhos mentais (urgência, curiosidade, escassez e prova social, por exemplo);
  • Propor soluções claras para problemas específicos que a persona enfrenta.

2 Não pule a etapa de conexão

Antes de chamar o leitor para a ação, o texto precisa se conectar a pessoa para que a persuasão funcione e ela tome a ação que você deseja.

Jamais pule a etapa de conexão.

É comum o Copywriter iniciante se apegar em fórmulas de Copy ou estruturas, como preferimos chamar aqui na @voceligado.

Via de regra, estruturas como AIDA, PAS e PASTOR são muito úteis para te ajudar a criar um texto com uma linha de raciocínio com início, meio e fim.

O que você não pode esquecer é que independente de quantas etapas a estrutura que você for utilizar tiver, o seu texto precisa impactar, conectar e converter.

Ao seguir esse método, as suas campanhas vão ser mais persuasivas, os seus posts no Instagram terão mais potencial de engajamento, os seus anúncios terão uma melhor taxa de conversão.

A “conversão” depende sempre do objetivo que você tem com aquele texto.

Pode ser uma venda, cadastro em um formulário ou até mesmo uma ação de engajamento nas redes sociais – comentário, curtida, salvamento ou compartilhamento. 

3 Torne o seu texto sexy

As pessoas tem preguiça de ler. 

Isso não é uma regra absoluta, mas sempre parta desse ponto para não cair no engano de achar que desenvolver uma narrativa emocionante é suficiente para prender a atenção do leitor do início ao fim.

Formatar o texto para torná-lo mais sexy e convidativo aos olhos é fundamental para que a persuasão aconteça.

Algumas técnicas de escrita para transformar textos chatos em atraentes são:

  1. Use bullet points: pontinhos ou emojis que você pode aplicar para listar coisas;

Então, ao invés de escrever um texto corrido, como a Redação do Enem, quebre partes específicas que você gostaria que as pessoas prestassem mais atenção em bullet points.

Se você for criar um anúncio ou uma página de vendas, por exemplo, use os bullet points para apresentar problemas que a pessoa enfrenta e que você gostaria que ela mesma diagnosticasse.

Ao fazer isso, você conseguirá atrair o olhar dela para aquela parte específica do texto, mesmo que ela não tenha lido o restante.

O mesmo se aplica aos benefícios e vantagens do produto ou serviço que deseja vender. 

Colocá-los em destaque através dos bullet points vai chamar mais a atenção e aumentar as chances de conversão.

  1. Aplique a Regra do Enter: a cada três linhas ou frase, aperte o botão enter.

A maioria das pessoas usam o celular para navegar na internet, ler artigos de Blog e acessar as redes sociais.

Isso significa que os blocos gigantescos de texto espantam ao invés de atrair os internautas.

A regra do enter garante que o seu texto ficará mais agradável e visualmente impactante para quem irá acessá-lo por meio de um celular ou tablet.

Dessa forma, espaçar os parágrafos é mais uma medida de segurança que você pode tomar para evitar que horas dedicadas à escrita e pesquisa para criar textos de alto valor não se percam por descuidos com a estética dos mesmos.

Curtiu o conteúdo?

Confira também 19 hacks para escrever textos fabulosos

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.