19 hacks para escrever textos fabulosos

19 hacks para escrever textos fabulosos - Ilustração de uma lupa na cor lilás sobre trechos de textos em um fundo verde claro

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Pesadelo de uns, hobbie de outros e ganha-pão dos Copywriters profissionais, escrever textos persuasivos é uma técnica que pode ser aprendida por qualquer pessoa, mesmo.

Se você caiu de paraquedas neste conteúdo e não sabe o que é um texto persuasivo ou o que esse tal de Copywriter faz, calma.

Em dois parágrafos, tudo será esclarecido para você:

Copywriters são profissionais que escrevem textos persuasivos, que geram desejo nas pessoas para comprar produtos e serviços.

Os textos persuasivos, por sua vez, recebem esse nome pois contém técnicas de Copywriting – a ciência por traz da comunicação persuasiva – que estimulam a tomada de ação imediata dos leitores.

Em outras palavras, o Copywriter usa palavras escritas para vender em grande escala. 

Por isso, ele é muito valorizado, bem remunerado e requisitado no mercado, especialmente por aquelas empresas que precisam vender seus produtos e serviços através da internet.

Pingos nos i’s devidamente colocados, vamos ao que interessa: os 19 hacks para escrever textos fabulosos e que vendem automaticamente por você.

Alerta

É possível que este conteúdo faça cócegas na sua barriga. Releve a linguagem descontraída e extraia lições valiosas que vão transformar a sua escrita para melhor.

1° Fuja das repetições

Evite repetir a mesma palavra, porque essa palavra vai se tornar uma palavra repetitiva e, assim, a repetição da palavra fará com que a palavra repetida diminua o valor do texto em que a palavra se encontre repetida.

2° Abreviação é recurso de preguiçoso 

Fuja ao máx. da utiliz. de abrev., pq elas tb empobrecem qquer. txt ou mensag. que vc. escrev.

Quer escreva uma carta de vendas ou uma mensagem para o(a) crush no Tinder, abreviações passam uma impressão horrorosa a seu respeito.

Pelo bem maior dos textos profissionais e dos relacionamentos, escreva as palavras completas de agora em diante.

3° Estrangeirismo te faz parecer “tiozão”

Misturar português com inglês pode até fazer você parecer descolado, entre adolescentes de 14 anos que sentem vergonha de comer na cantina da escola. 

Remember: Estrangeirismos never! Eles estão out! Já as palavras da língua portuguesa são very nice! Ok?

4° Corra do gerúndio como se a sua vida dependesse disso

Você nunca deve estar usando o gerúndio. Porque, assim, vai estar deixando o texto desagradável para quem vai estar lendo o que você vai estar escrevendo. 

Por isso, deve estar prestando atenção, pois, caso contrário, quem vai estar recebendo a mensagem vai estar comentando que esse seu jeito de estar redigindo vai estar irritando todas as pessoas que vão estar lendo.

5° Gíria não é legal, talkei?

Não apele pra gíria, mano, ainda que pareça tipo assim, legal, da hora, sacou?

Brincadeiras à parte, se você é um Copywriter profissional ou atua como Social Media, é fundamental criar textos que reproduzem a  linguagem do Especialista (seu cliente).

Assim, você consegue garantir que as Copies e posts vão gerar conexão com a audiência.

Por outro lado, se você é um estudante e veio parar aqui na esperança de encontrar dicas para tirar nota 1.000 na redação do ENEM, saiba que usar gírias no seu texto é como dar um tiro no próprio pé, tá ligado?

6° Use linguagem simples, você não vai falar com a Rainha

Abstraia-se, peremptoriamente, de grafar terminologias vernaculares classicizantes, pinçadas em alfarrábios de priscas eras e eivadas de preciosismos anacrônicos e esdrúxulos, inconciliáveis com o escopo colimado por qualquer escriba ou amanuense.

Entendeu alguma coisa?

Pois é. 

É assim que a audiência se sente ao ler textos com palavras muito técnicas e complicadas de entender.

Agora pense, se as pessoas não conseguem nem mesmo entender o que você está dizendo, o que garante que elas serão persuadidas a tomar a comprar o produto?

Texto que vende é simples e fácil de entender. 

Se a sua Copy for complicada demais, muito provavelmente, as pessoas vão abandonar a leitura na segunda linha.

7° Jamais abuse de citações

Como alguém já disse: “Quem anda pela cabeça dos outros é piolho” e “Todo aquele que cita os outros não tem ideias próprias”.

É importante usar provas para sustentar a sua argumentação ao escrever textos persuasivos, mas com muita moderação.

Diferente dos textos acadêmicos e científicos, o excesso de citações te fará parecer um charlatão. 

Por isso, tome muito cuidado para não “pesar a mão” nas referências e menções a terceiros.

8° Parêntese é mesmo necessário?

O uso de parêntese (ainda que pareça ser necessário) prejudica a compreensão do texto (acaba truncando seu sentido) e (quase sempre) alonga desnecessariamente a frase.

Ao escrever textos persuasivos, deixe a leitura mais direta e fluída possível.

9° Não seja um escritor de poucas palavras

Frases lacônicas, com apenas uma palavra? NUNCA!

Criar frases e parágrafos curtos é fundamental para tornar a leitura dinâmica, porém, escrever. assim. não. torna. a. leitura. agradável. para. o. leitor.

E.

Nem.

Assim.

Seja sucinto, mas com moderação.

10° Não use redundâncias, ou pleonasmos ou tautologias na redação 

Isso significa que sua redação não precisa dizer a mesmíssima coisa de formas diferentes, ou seja, não deve repetir o mesmo argumento mais de uma vez. 

Isso quer dizer, em outras palavras, que não se deve repetir a ideia que já foi transmitida anteriormente por palavras iguais, semelhantes ou equivalentes.

Aqui na Você Ligado temos uma máxima:

Se você precisou usar o “ou seja” na sua Copy para explicar a ideia anterior, muito provavelmente essa ideia deveria ter ficado clara desde o início.

11° Erros ortográficos matam a persuasão do seu texto

A hortografia meresse muinta atensão! Preciza ser corrijida ezatamente para não firir a lingúa portuguêza!

Que fique claro: Ter uma gramática impecável não quer dizer que a Copy vai converter.

Entretanto, erros gramaticais afetam a percepção de qualidade e autoridade que o público têm sobre a sua marca e produto.

Ao escrever textos persuasivos, certifique-se de evitar erros de pontuação, acentuação e grafia que podem ser corrigidos até pelo corretor automático do Google Docs ou do Word.

12° Não grite com as pessoas no seu texto

Não abuse das exclamações! Nunca!!! Jamais!!! Seu texto ficará intragável!!! Não se esqueça!!!

Brincadeiras à parte, abusar dos pontos de exclamação, interrogação e palavras em maiúsculo pode pegar muito mal para você.

Afinal, FALAR ASSIM FAZ PARECER QUE VOCÊ ESTÁ GRITANDO COM A SUA IRMÃ CAÇULA!!!

13° Evitar-se-á sempre a mesóclise 

Daqui para frente, pôr-se-á cada dia mais na memória: 

“Mesóclise: evitá-la-ei”! Excluí-la-ei! Abominá-la-ei!”

14° Fuja das rimas (não-intencionais) 

Muita atenção para evitar a repetição de terminação que dê a sensação de poetização. 

Rima na prosa não entrosa: é coisa desastrosa, além de horrorosa.

15° Fuja de todas e quaisquer generalizações

Na totalidade dos casos, todas as pessoas que generalizam, sem absolutamente qualquer exceção, criam situações de confusão total e geral.

16° Evite a voz passiva

A voz passiva deve ser evitada, para que a frase não seja passada de maneira não destacada junto ao público para o qual ela vai ser transmitida.

Além de deixar o seu texto chato e um “tiquim” confuso, a voz passiva tira o protagonismo do leitor. 

Lembre-se que os textos que vendem inflamam as pessoas, fazem elas sentir que estão no controle da situação e que a decisão de compra partiu unicamente delas.

17° Fale sobre assuntos específicos

Seja específico: Deixe o assunto mais ou menos definido, quase sem dúvida e até onde for possível, com poucas oscilações de posicionamento.

Em duas linhas deu para notar o quanto a especificidade é importante no texto persuasivo, certo?

Clareza de ideias e objetividade são elementos obrigatórios em textos que vendem.

18° Não faça drama

Como já repeti um milhão de vezes: evite o exagero. Ele prejudica a compreensão de todo o mundo.

Ao escrever textos persuasivos, não caia na bobeira de ser apelativo. 

Copywriting possui recursos mais do que suficientes para persuadir com classe.

19° Termine as frases e palavras 

Por fim, lembre-se sempre: nunca deixe frases incompletas. 

Elas sempre dão margem a (…)

Parece injusto encerrar esse conteúdo brilhante, modéstia à parte, sem um hack bônus: 

Sempre peça uma ação do leitor ao final do texto.

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