5 técnicas de Copywriting para escrever headlines impactantes

5 técnicas para escrever headlines impactantes - Ilustração de um jornal com a palavra headline na parte superior.

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Dominar as técnicas para escrever headlines impactantes é fundamental para fazer com que as pessoas leiam toda a sua Copy e tomem a ação que você deseja – comprar um produto, se cadastrar em um formulário ou engajar com o post.

O segredo da headline persuasiva está em impactar a audiência – a primeira fase do método Impacta, Conecta e Converte.

Neste post você conhecerá 5 técnicas de Copywriting que vão ajudá-lo a escrever headlines impactantes, capazes de:

  • Despertar a atenção e o interesse das pessoas;
  • Aumentar as chances de que elas comprem de você.

Além disso, verá alguns exemplos de headlines em que essas técnicas foram utilizadas. 

Fique à vontade para se inspirar nos exemplos a seguir e adaptar para as suas Copies, combinado?

Vamos ao conteúdo!

As melhores técnicas para escrever headlines

1° Gerar desejo

A primeira técnica para escrever headlines impactantes é utilizar um benefício do produto para gerar desejo no público.

Veja o exemplo de uma headline para o produto Cronograma de preparação para prova da Ordem:

“Cronograma de estudos: Saiba como otimizar o tempo de estudos para ter melhores notas.”

Partimos do princípio de que as pessoas que vão fazer uma prova querem tirar as melhores notas.

Ao mencionar na headline que elas podem otimizar o seu tempo através de um cronograma de estudos, as pessoas concluem: posso estudar por menos tempo e ainda alcançar as melhores notas.

Isso gera um desejo muito grande, especialmente quando a “falta de tempo” é um problema da sua audiência.

2° Usar gatilhos mentais

Usar gatilhos mentais é outra forma de escrever headlines impactantes.

Veja como aplicar o gatilho mental do merecimento no exemplo a seguir:

“Ressignifique padrões, bloqueios e elimine os medos para ter a vida que você merece.”

Essa headline é para um Curso de Thetahealing – Intuição, espiritualidade, autoconhecimento e desbloqueio – por isso, faz sentido usar o gatilho do merecimento.

Com esse gatilho, as pessoas pensam: “Eu quero a vida que eu mereço, não quero uma vida que eu não mereço.”

Você pode usar esse e outros gatilhos mentais nas suas headlines, basta escolher o mais adequado para o seu produto e público.

3° Explorar resultados e não processos

Se você não quer que as pessoas percam o interesse pelo seu produto logo na headline, jamais foque em processos.

Busque substituir palavras que remetem a processos, como:

  • Aprenda;
  • Emagreça;
  • Pratique/Praticar;
  • Compre/Comprar.

Por temos que passam a sensação de resultados, como por exemplo:

  • Descubra;
  • Domine;
  • Saiba como; 
  • Adquira.

Veja o exemplo para um curso espiritualista online: 

“Domine as leis que regem o universo e crie sua própria realidade.”

Lembre-se que as pessoas não querem processos, elas querem o resultado do processo. É isso o que você precisa explorar na headline.

4° Transmitir segurança

Explorar a segurança na headline é importante quando falamos de produtos que as pessoas querem comprar mas se sentem inseguras, por algum motivo.

No nicho de sexualidade (produtos íntimos), por exemplo, se a discrição não for garantida na entrega, as pessoas podem deixar de comprar por vergonha ou medo de serem expostas.

Veja como escrever uma headline que gere desejo pelo produto e faça o apelo à segurança para esse nicho:

“Descubra novas fontes de prazer com a marca X: A discrição é o nosso compromisso com você.”

Ao ler essa headline a pessoa sabe que pode comprar tranquilamente pois receberá o produto em uma embalagem segura. 

Assim, ninguém vai saber o que ela comprou e sua vida e intimidades serão preservadas.

5° Dar uma solução definitiva

Apresentar soluções definitivas é a quinta técnica para escrever headlines impactantes e persuasivas.

Veja o exemplo para o produto “Manual do vinho para iniciantes”:

“Guia definitivo para iniciantes: entenda como apreciar cada tipo de vinho.”

Existem dois pontos interessantes nessa headline que você deve observar.

  1. “Guia definitivo”

Usar essa expressão na headline faz o leitor sentir que aquele material o ajudará a ter absoluta clareza sobre o assunto sem que ele precise pesquisar em outros lugares depois.

  1. “Para iniciantes” 

A insegurança de pedir um vinho é uma dor muito forte desse público. 

Por isso, especificar para quem é o produto fará com que as pessoas – que tem o desejo de entender mais sobre vinhos – se conectem com a mensagem e acessem o material.

E aí, preparado para escrever headlines impactantes?

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