Copy Lixo: fuja desses 4 erros de persuasão nos textos

Copy lixo: fuja desses 4 erros de persuasão nos textos - Lixeiro de metal caído com vários papéis amassados

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Você sabe o que é uma Copy lixo? São textos com erros de persuasão ridículos que podem arruinar suas chances de ganhar dinheiro vendendo seus produtos.

Diariamente, a Roberta – Copywriter, Sócia fundadora e Especialista da Você Ligado – recebe Copies por inbox no Instagram @robertasvl.

São Copies de pessoas oferecendo seus produtos e serviços e também de profissionais querendo ser contratados pela Você Ligado.

E uma delas chamou a atenção por ser muito ruim.

Veja só:

Exemplo de uma Copy Lixo

Mas o que torna essa uma “Copy lixo”? Quais são os erros de persuasão dessa Copy?

É o que você verá a seguir.

1° Não estudar a persona

O primeiro erro grave de persuasão é não estudar a persona antes de escrever a Copy.

No exemplo anterior, pode ser que o objetivo da pessoa não seja emagrecer e sim ganhar massa magra.

Nesse caso, você está falando com alguém que não conhece e que não tem o problema que o seu produto resolve.

Fica aqui a lição: Conheça os desejos reais da sua audiência antes de fazer uma oferta. 

Use a pesquisa de mercado e persona para descobrir quais são os problemas, medos e sonhos das pessoas com quem você quer falar.

Em seguida, direcione a sua comunicação às pessoas que querem de fato o que está oferecendo:

  • Produza conteúdos relevantes para atrair essas pessoas;
  • Segmente os anúncios para público com as necessidades que o seu produto resolve.

Esses cuidados vão ajudar você a impactar, conectar e converter com mais facilidade. 

2° Usar palavras que remetem a processos

A palavra “comprar” gera uma sensação negativa em quem está lendo, pois remete a um processo e não ao resultado que a pessoa quer ter.

Por isso, substitua palavras que geram esse efeito nos seus textos.

Ao invés de “Comprar”, use:

  • Adquira;
  • Garanta;
  • Tenha acesso.

O objetivo é mudar o sentido de “eu vou tirar alguma coisa de você” para “você vai garantir uma coisa nova, que vai te trazer resultados”.

3°  Não usar Future Pacing

Future pacing é uma fórmula de storytelling onde a pessoa é levada a visualizar a transformação que ela busca. 

A Copy do exemplo acima é ruim porque a pessoa fala sobre perda de peso e esse é o processo, é a parte chata.

Tente se colocar no lugar de quem vai ler e se questione sobre qual é o resultado ou benefício de emagrecer:

  1. Não ter gordurinhas? 
  2. Se sentir confortável e feliz de biquíni?
  3. Melhorar a autoestima?
  4. Caber no jeans? 

Qual é o grande objetivo da sua audiência? 

Se perder peso vai ajudá-la a se sentir confortável vestindo as roupas que gosta, use o Future Pacing para fazer a pessoa imaginar como seria alcançar esse objetivo.  

A pesquisa de persona o ajudará a descobrir quais são os desejos reais da sua audiência. Assim você poderá escrever Copies mais atraentes, assertivas e persuasivas.

4° Não ter uma página de vendas

Direcionar a pessoa para a página de checkout é uma estratégia válida, só que em anúncios de remarketing.

O que não é o caso da Copy analisada neste conteúdo.

Para vender em escala é necessário ter uma página de vendas.

É na página de vendas que você:

  • Apresenta o seu produto/serviço;
  • Mostra para quem é a solução que oferece;
  • Relaciona os benefícios do produto;
  • Tira todas as dúvidas do público sobre o produto.

Copywriter, ficou claro para você os erros de persuasão que caracterizam uma Copy lixo? 

Caso reste alguma dúvida, deixe aqui embaixo nos comentários e vamos responder você 🙂

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