Você sabe o que é uma Copy lixo? São textos com erros de persuasão ridículos que podem arruinar suas chances de ganhar dinheiro vendendo seus produtos.
Diariamente, a Roberta – Copywriter, Sócia fundadora e Especialista da Você Ligado – recebe Copies por inbox no Instagram @robertasvl.
São Copies de pessoas oferecendo seus produtos e serviços e também de profissionais querendo ser contratados pela Você Ligado.
E uma delas chamou a atenção por ser muito ruim.
Veja só:
Mas o que torna essa uma “Copy lixo”? Quais são os erros de persuasão dessa Copy?
É o que você verá a seguir.
1° Não estudar a persona
O primeiro erro grave de persuasão é não estudar a persona antes de escrever a Copy.
No exemplo anterior, pode ser que o objetivo da pessoa não seja emagrecer e sim ganhar massa magra.
Nesse caso, você está falando com alguém que não conhece e que não tem o problema que o seu produto resolve.
Fica aqui a lição: Conheça os desejos reais da sua audiência antes de fazer uma oferta.
Use a pesquisa de mercado e persona para descobrir quais são os problemas, medos e sonhos das pessoas com quem você quer falar.
Em seguida, direcione a sua comunicação às pessoas que querem de fato o que está oferecendo:
- Produza conteúdos relevantes para atrair essas pessoas;
- Segmente os anúncios para público com as necessidades que o seu produto resolve.
Esses cuidados vão ajudar você a impactar, conectar e converter com mais facilidade.
2° Usar palavras que remetem a processos
A palavra “comprar” gera uma sensação negativa em quem está lendo, pois remete a um processo e não ao resultado que a pessoa quer ter.
Por isso, substitua palavras que geram esse efeito nos seus textos.
Ao invés de “Comprar”, use:
- Adquira;
- Garanta;
- Tenha acesso.
O objetivo é mudar o sentido de “eu vou tirar alguma coisa de você” para “você vai garantir uma coisa nova, que vai te trazer resultados”.
3° Não usar Future Pacing
Future pacing é uma fórmula de storytelling onde a pessoa é levada a visualizar a transformação que ela busca.
A Copy do exemplo acima é ruim porque a pessoa fala sobre perda de peso e esse é o processo, é a parte chata.
Tente se colocar no lugar de quem vai ler e se questione sobre qual é o resultado ou benefício de emagrecer:
- Não ter gordurinhas?
- Se sentir confortável e feliz de biquíni?
- Melhorar a autoestima?
- Caber no jeans?
Qual é o grande objetivo da sua audiência?
Se perder peso vai ajudá-la a se sentir confortável vestindo as roupas que gosta, use o Future Pacing para fazer a pessoa imaginar como seria alcançar esse objetivo.
A pesquisa de persona o ajudará a descobrir quais são os desejos reais da sua audiência. Assim você poderá escrever Copies mais atraentes, assertivas e persuasivas.
4° Não ter uma página de vendas
Direcionar a pessoa para a página de checkout é uma estratégia válida, só que em anúncios de remarketing.
O que não é o caso da Copy analisada neste conteúdo.
Para vender em escala é necessário ter uma página de vendas.
É na página de vendas que você:
- Apresenta o seu produto/serviço;
- Mostra para quem é a solução que oferece;
- Relaciona os benefícios do produto;
- Tira todas as dúvidas do público sobre o produto.
Copywriter, ficou claro para você os erros de persuasão que caracterizam uma Copy lixo?
Caso reste alguma dúvida, deixe aqui embaixo nos comentários e vamos responder você 🙂