Descubra como conseguir seus primeiros clientes como Copywriter

Como conseguir os primeiros clientes como copywriter

Compartilhe:

Copywriting – a arte e ciência de escrever textos persuasivos – tem sido um dos termos mais comentados no marketing digital brasileiro nos últimos tempos.

Lá fora o termo já é conhecido, mas por aqui é novidade e anda fazendo a cabeça de muita gente explodir.

O mercado de infoprodutos aumentou muito nos últimos anos, e a demanda por profissionais que dominem essa habilidade também.

A regra do equilíbrio entre oferta e demanda é clara: 

“Quando há muita procura por alguma coisa, o seu valor aumenta.” 

E é por isso que muita gente tem se interessado pela profissão.

Evidentemente, as remunerações mais altas são reservadas aos Copywriters mais experientes, que já possuem resultados comprovados.

Então, o que um iniciante pode fazer para conseguir clientes como Copywriter, adquirir mais experiência e começar a trilhar esse caminho lucrativo?

Bom, é isso o que você vai descobrir neste conteúdo.

Vamos lá?

O mercado ainda tem espaço para Copywriters?

Até poucos anos atrás, não se ouvia muito falar em Copywriting no Brasil. 

Prova disso é que o termo nunca foi traduzido de forma precisa para o Português.

Há quem chame de redação publicitária, mas existem algumas diferenças conceituais significativas – assunto para uma outra hora.

Agora, vamos falar sobre a temperatura do mercado de Copywriting neste momento.

Mercado quente

Não há um órgão central que monitore todos os lançamentos da internet, mas basta rolar o seu feed do Instagram por alguns minutos – ou assistir alguns stories – para ver algum infoprodutor te convidando para participar de um evento ou oferecendo um produto.

Por outro lado, se você resolver perguntar a amigos e parentes se eles sabem o que é um lançamento, vai notar que a maior parte deles sequer sabe do que você está falando.

Isso sinaliza duas coisas:

  1. O mercado está aquecido: com lançamentos o tempo todo;
  2. O mercado está apenas começando: a maioria das pessoas ainda nem sabe o que é um infoproduto.
Descubra como conseguir clientes como Copywriter - Dois punhos simbolizando gelo e fogo em confronto.
Pessoas que ainda não conhecem infoprodutos VS Mercado de infoprodutos

Essa briga está só começando, Copywriters. Mas ainda assim, você pode estar se perguntando: 

Será que ainda cabe mais um Copywriter nessa festa?

A resposta é SIM por um motivo simples e lógico: nem todos os lançamentos vão ter sucesso, mas TODOS vão precisar de copy.

Páginas de vendas, e-mails e anúncios não vão se escrever sozinhos, não é mesmo?

Nas linhas a seguir você verá quais são as possibilidades para ganhar dinheiro escrevendo e conseguir clientes como Copywriter.

Ótimo, e como conseguir clientes como Copywriter?

Você já entendeu que o mercado está aquecido e provavelmente quer saber como começar a trabalhar com a escrita persuasiva e conseguir clientes como Copywriter.

Copywriters que somos, vamos te dar primeiro a dica que menos recomendamos logo a seguir e deixar o melhor para o final.

Isso não quer dizer que a dica seja ruim, inválida ou desonesta. 

Só significa que existem métodos melhores, tudo bem?

[ Baixe grátis o Guia Definitivo: Conquiste seu primeiro cliente como Copywriter ]

Seja um freelancer

Os pagamentos não são os melhores – por isso não gostamos muito desse método – os clientes não costumam propor grandes parcerias e a concorrência é bem grande.

Mas se você precisa de dinheiro rápido, sites de freelancer (serviços pontuais) podem ser um bom lugar para começar.

As pessoas que contratam serviços através dessas plataformas estão em busca de resolver rapidamente (e sem gastar muito dinheiro) demandas mais urgentes. 

O que quer dizer que, embora te ajudem a pagar as contas, os serviços prestados lá podem não agregar à sua reputação.

As plataformas mais famosas são:

Ofereça ajuda genuína

Se você parar para pensar, vai perceber que prestar serviços nada mais é do que resolver os problemas das pessoas.

E caso não tenha notado, o mundo está cheio de pessoas (e negócios) com problemas. 

Problemas que você pode ajudar a resolver por meio do seu trabalho.

Usando o exemplo da @robertasvl, logo no início de sua carreira como Copywriter, ela começou a oferecer ajuda para donos de negócios e infoprodutores iniciantes próximos que precisavam desesperadamente salvar suas copies.

Essas pessoas tinham copies muito ruins que provavelmente não converteriam e, mesmo sendo iniciante, a “Tia Rô” – como os alunos APL a chamam – se sentiu habilitada a auxiliar.

E assim fez. 

Ofereceu apoio gratuito, conquistou resultados para essas primeiras pessoas e, então, começou a ser recompensada com porcentagens nos lucros que elas tinham.

As duas partes foram beneficiadas, nessa história:

  1. As pessoas venderam mais, com um texto de melhor qualidade
  2. Tia Rô ganhou suas primeiras experiências reais que a ajudaram a se desenvolver como Copywriter e ser quem é hoje.

Você pode se inspirar nesse exemplo e seguir uma estratégia semelhante para também conseguir seus primeiros clientes.

Mas não acabou, veja as próximas dicas.

Participe de grupos e eventos de marketing

Faz sentido estar onde seus clientes em potencial estão, não é mesmo?

Quem mais contrata Copywriters são pessoas que trabalham com marketing.

Essas pessoas, assim como médicos, engenheiros, advogados, cozinheiros ou quaisquer outros profissionais, costumam se encontrar para trocar experiências, certo?

Então um bom plano para conseguir clientes como Copywriter é desenvolver uma habilidade poderosa chamada “cara de pau” e começar a se apresentar nesses grupos oferecendo seus serviços.

E aqui vai mais um conselho valioso da VL para você: acostume-se com os “nãos”, mas não deixe que eles te abalem.

Na maioria das suas empreitadas você receberá um “não” como resposta. 

Mas é aí que entra a necessidade de ser resiliente e continuar persistindo até chegar ao sonhado “sim”.

Lembre-se: Você só precisa de UMA oportunidade para começar.

Siga pessoas de sucesso

Outro caminho muito bom para conseguir clientes como Copywriter é acompanhar de perto pessoas que estão tendo sucesso em nichos que você gosta e que ainda apresentam margem para crescimento.

A oportunidade que você precisa pode estar naquela maquiadora que fala muito bem e produz um conteúdo de muito valor, mas está estagnada nos 5 mil seguidores no Instagram.

Ou naquele canal precioso de YouTube que você encontrou mas que por qualquer motivo não está decolando.

O que você vai fazer é entrar em contato com esses produtores e enviar uma mensagem pronta que a Tia Rô preparou para você.

É um template com todos os elementos que aumentarão suas chances de receber um sim e que a ajudaram muito no início da carreira.

É só copiar, adaptar e enviar para esses clientes em potencial oferecendo seus serviços até mesmo de forma gratuita – no início, por um período específico de tempo.

Se tiver interesse no template, é só clicar aqui que enviaremos para você.

Vasculhe a Hotmart

Uma última opção para conseguir clientes como Copywriter que também costuma trazer bons resultados é entrar em plataformas de venda de infoprodutos como Hotmart, Eduzz e Monetizze.

O que você precisa fazer é navegar pelos produtos que estão disponíveis para afiliação e, com a cara e a coragem, escrever para os produtores sugerindo melhorias nas copies, se colocando à disposição para ajudá-los se eles quiserem.

Com a mesma filosofia de resiliência, esteja preparado para muitos “nãos” – ou para simplesmente ser ignorado – mas lembre-se de que você só precisa de um único “sim”.

O mais importante

O mais importante é colocar na cabeça que é necessário persistir e tentar insistentemente até os primeiros trabalhos aparecerem.

Muitas pessoas ficam frustradas no início justamente pela dificuldade de conseguir o primeiro cliente.

Depois da sua grande primeira oportunidade, seu nome começa a circular no mercado e os próximos trabalhos virão naturalmente, muitas vezes por indicação.

Por isso, se você recebeu um “sim”, valorize e faça um trabalho caprichado. 

Assim você conseguirá aumentar as chances de ser indicado para um próximo projeto.

Se você gostou desse texto, também vai adorar o conteúdo que enviamos por e-mail!

Cadastre-se em nosso blog para não perder mais nada e receba de graça conteúdos de nível mentoria direto na sua caixa de entrada.

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.