O que são fórmulas de Copy?

O que são fórmulas de copy - Quadro negro com várias fórmulas matemáticas

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Responda rápido: escrever é uma habilidade da área de humanas ou exatas?

Ganhou uma estrela dourada se pensou “de humanas, óbvio!” 

Pois bem, se Copywriting não tem nada a ver com química, física ou trigonometria então o que são essas tais fórmulas de Copy?

É exatamente isso o que você vai descobrir no conteúdo de hoje.

Aqui vai entender quais são as fórmulas de Copy que: 

  1. Ajudaram a Você Ligado a faturar mais de 6 milhões nos últimos anos;
  1. Funcionam para o negócio dos mais de 7 mil alunos que já passaram pelos nossos treinamentos de Copy APL e Formação APL Experience;
  1. Existem e são utilizados por empresas norte-americanas bilionárias há mais de 150 anos.

Preparado? Então vamos nessa.

Não caia nessa furada

Antes de prosseguir, é fundamental alertar você sobre uma das piores mentiras que você pode ouvir por aí sobre Copywriting: templates funcionam para qualquer negócio.

Muita gente que começa a empreender no digital sente dificuldade em escrever anúncios, conteúdos e páginas que geram vendas.

É nesse momento que surgem os tais templates de Copy, onde basta preencher as lacunas e voilà, a Copy está pronta.

Templates não funcionam e, muito provavelmente, vão fazer você jogar dinheiro no lixo.

Simplesmente porque a linguagem persuasiva consiste em usar elementos na Copy (escrita ou falada) para gerar um impacto emocional e motivar o leitor a tomar uma ação imediata.

O problema dos templates é que eles ignoram o fato de que um público de senhorinhas de 80 anos que amam fazer crochê não é motivado pelas mesmas coisas que um público de jovens entre 20-30 anos que sonham com a liberdade geográfica.

A verdade sobre as fórmulas de Copy

No item acima você entendeu como os templates de Copy podem fazer você queimar dinheiro.

É possível que você até acreditasse que templates e fórmulas de Copy fossem a mesma coisa.

Então, surge a dúvida:

“O que template tem a ver com fórmula?

A resposta é simples, nada.

Fórmulas de Copy não são como as fórmulas matemáticas que você aprendeu na escola.

O conceito de fórmula sugere algo exato, como 2+2=4.

É evidente que Copywriting é uma ciência, mas vale lembrar que escrevemos para seres humanos com muitas variáveis

Por isso é impossível prever o impacto que um tipo de comunicação vai causar em pessoas diferentes.

No Copywriting, fórmulas tem mais a ver com estruturas de texto

São essas estruturas que permitem que você escreva Copies adequadas para cada tipo de público, dentro de uma linha de raciocínio com início, meio e fim.

Estruturas de Copy revelam a ordem em que as informações precisam ser colocadas em um texto para que ele seja persuasivo e gere uma venda.

3 estruturas de Copy que já venderam milhões

As estruturas de Copy que você verá a seguir foram desenvolvidas por especialistas em persuasão e já trouxeram para empresas do mundo todo, inclusive para a Você Ligado, milhões e milhões em faturamento.

Vale lembrar que são estruturas simples, mas que precisam ser seguidas à risca, principalmente se você for um Copywriter iniciante.

Deixe para incrementá-las ou tentar aplicar estruturas mais complexas depois que tiver resultados com essas, combinado?

AIDA

A estrutura mais utilizada, que gerou milhões de faturamento para a @robertasvl – Sócia-fundadora e Copywriter da Você Ligado – alunos APL e muitos Copywriters, principalmente os gringos, é a AIDA.

Essa estrutura consiste em:

A – Chamar a atenção;

I – Despertar o interesse para que pessoa continue lendo;

D – Gerar desejo pela solução;

A – Chamar para a ação. 

O que são fórmulas de copy - Estrutura da fórmula AIDA

Reprodução: leads2b.com

Confira também O que é e como aplicar o modelo AIDA

PAS

A segunda estrutura de Copy que, por sinal, funciona muito bem em anúncios, é a PAS.

Nela, você precisa:

P – Apresentar um problema;

A – Aumentar esse problema;

S – Entregar uma solução.

É claro que ao apresentar a solução é preciso chamar a pessoa para a ação, de alguma forma.

Se você for anunciar no Facebook, por exemplo, a chamada para a ação (CTA) pode ser:

  • “Aperte em Saiba Mais e…”
  • “Clique no botão Comprar agora para…”

Só tome cuidado para adequar a CTA a plataforma em que você vai anunciar, pois os nomes dos botões podem mudar de uma ferramenta para a outra e será necessário adaptar a CTA, a fim de que o seu potencial cliente não tenha dúvidas sobre qual ação ele deve tomar.

PASTOR

As duas fórmulas anteriores são excelentes para criar conteúdos para Instagram, Youtube, anúncios e quem sabe até uma página de vendas.

Mas, se você precisar escrever uma Copy mais longa e complexa, como uma carta de vendas, roteiro de Webinário ou Conteúdo Pré-Lançamento (CPL), por exemplo, use a estrutura PASTOR:

P – Apresente um problema;

A Aumente o problema;

S – Mostre a solução para esse problema;

T – Apresente testimonials (depoimentos) de pessoas transformadas por aquela solução

O – Revele a oferta irresistível

R – Chame a pessoa para responder com uma ação. 

O maior benefício das estruturas de Copy

É absolutamente normal se sentir mais perdido do que cego em um tiroteio ao precisar escrever, pela primeira vez, textos persuasivos.

As estruturas de Copy caem como uma luva, nesse momento. 

Elas impedem que você se perca em meio a centenas de técnicas de Copywriting e garantem que a sua comunicação faça sentido para os seus potenciais clientes.

Se você começou a empreender no digital agora e tem como maior objetivo crescer o seu negócio, dominar Copywriting é algo que precisa fazer o quanto antes.

Copywriting vai permitir que você se conecte com as pessoas através da sua comunicação, torre menos dinheiro com anúncios e escale as suas vendas.

Se você deseja aprender mais sobre a habilidade que movimentou o maior fluxo de dinheiro pelas sombras no último século, aperte aqui e aumente os seus conhecimentos em técnicas de persuasão.

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