Como fazer anúncios criativos (dicas e exemplos)

Como fazer anúncios criativos - Diversos pincéis sujos de tinta dentro de um recipiente circular

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As pessoas têm passado cada vez mais tempo expostas à celulares, computadores e demais dispositivos conectados à internet.

A pesquisa Global Digital Overview 2021 mostrou que brasileiros passam aproximadamente 10 horas por dia na internet, ocupando o segundo lugar no ranking mundial.

Em relação ao tempo gasto nas redes sociais, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial, com a média de 3h40m por dia.

Esses dados revelam que ao mesmo tempo em que é mais fácil alcançar pessoas com anúncios online, também é mais difícil conquistar a atenção delas.

Afinal, milhares de anúncios são veiculados no Facebook ADS e Google ADS todos os dias.

Então, será que o segredo para chamar a atenção daqueles que estão do outro lado da tela é a criatividade?

Será que desenvolver anúncios criativos é a forma mais eficaz para aumentar as vendas de produtos e serviços na internet?

Nas próximas linhas você vai descobrir a resposta para essas perguntas e entender como escrever anúncios criativos que vendem todos os dias.

Talvez você não queira saber como fazer anúncios criativos

Volte 10-20 anos no tempo e tente se lembrar como a publicidade acontecia no Marketing tradicional.

Somente grandes empresas com um orçamento gordo conseguiam anunciar seus produtos na TV e rádio, por exemplo.

As que não tinham muito dinheiro para investir em publicidade audiovisual, mas desejavam anunciar seus produtos, recorriam a criação de panfletos ou até outdoors em pontos estratégicos da cidade.

Você, provavelmente concorda que, além de deixar micro e pequenas empresas de fora, esse tipo de publicidade não proporciona um controle sobre quantas vendas aqueles panfletos distribuídos no semáforo traziam para o negócio, por exemplo.

Democratizar a publicidade online, sem dúvidas, foi uma das melhores coisas que o Marketing Digital trouxe para empresas e empreendedores no Brasil e no Mundo.

Hoje em dia, investindo apenas 6 reais por dia, você consegue fazer com que mais pessoas tenham contato com a sua marca. 

Mas não pessoas aleatórias. 

Pessoas que têm real interesse pela solução que a sua marca oferece e podem se tornar clientes.

É aí que está o pulo do gato.

Anúncios criativos demais, comerciais com produções cinematográficas, semelhantes aos da Coca-Cola, tem mais a ver com branding do que com venda direta.

Você não precisa de um anúncio super criativo e inovador para vender o seu produto. 

Você precisa de anúncios que:

  1. Falam sobre um problema;
  2. Apresentam a solução;
  3. Levam a tomada de ação imediata.

Para você ter uma ideia, a Você Ligado já faturou mais de 6 milhões nos últimos 3 anos (2019-2021) com anúncios na internet e os que mais geraram vendas não foram os mais disruptivos e inovadores.

Foram anúncios diretos, que cumpriam os três pontos mencionados acima.

Confira também: Como escrever Copy sem inspiração

Onde encontrar inspiração para criar anúncios que vendem?

Em primeiro lugar, entenda que criatividade tem mais a ver com repertório e habilidade de relacionar pontos, aparentemente, desconexos do que com criar algo do zero.

Assim, nutrir a mente com livros, filmes ou documentários, por exemplo, é uma das formas mais eficientes de exercitar a criatividade.

Se você procura por fontes de inspiração específicas para escrever anúncios que convertem (ou qualquer outro tipo de Copy), veja a seguir as quatro fontes de referências utilizadas por Copywriters profissionais:

Biblioteca de anúncios do Facebook

A Biblioteca de anúncios do Facebook é como um mapa do tesouro para pessoas que querem descobrir o que está dando certo para outras empresas e pode ser adaptado e replicado no seu próprio negócio.

Você pode usá-la, inclusive, para espiar o que a concorrência anda fazendo, quais anúncios estão patrocinando – uma espécie de Benchmarking da escrita persuasiva.

Fique tranquilo, pois não é antiético analisar o que grandes marcas estão fazendo. 

Se pergunte:

Se a empresa X vende tanto e é tão bem-sucedida, quais estratégias eu posso adaptar para fazer dar certo no meu negócio? 

Lembrando que você não deve, em hipótese alguma, copiar um anúncio da concorrência ou de outras empresas, mesmo que elas atuem em um nicho diferente do seu.

Não dá para pegar uma fórmula de Copy ou um anúncio pronto, por exemplo, e usar no seu negócio sem verificar se aquela Copy é adequada para o nível de consciência da sua audiência em relação:

  • Ao problema que as pessoas têm;
  • A solução para esse problema;
  • Ao produto que soluciona o problema.

Também é preciso usar o bom senso, afinal de contas não dá para comparar a estratégia de Marketing de uma multinacional como a Samsung com a de um comércio local, por exemplo.

Outra forma de você encontrar os anúncios dos concorrentes é:

  1. Entrar no perfil do Instagram do concorrente (ou qualquer outra) e apertar nos 3 pontinhos:
Como fazer anúncios criativos - Analisando anúncios da concorrência no Instagram
  1. Escolher a opção “Sobre esta conta”:
Como fazer anúncios criativos - Analisando anúncios da concorrência no Instagram
  1. Selecionar “Anúncios ativos”:
Como fazer anúncios criativos - Analisando anúncios da concorrência no Instagram

Sites Swipe File

Outra opção bem interessante para encontrar referências de Copies que deram certo é acessar os sites:

O único ponto “negativo” desses sites é que a maioria das Copies estão em inglês.

Assim, você terá um pouquinho mais de trabalho para adaptar um certo tipo de anúncio ou página de vendas, por exemplo, para um negócio no Brasil.

A ideia é observar as linhas de raciocínio e elementos (visuais ou textuais) utilizados nas Copies gringas e trazer como referência para os seus anúncios.

Brainstorming com a equipe

Nada como o bom e velho Brainstorming para agitar os neurônios e fazer as ideias fluírem.

Não fique quebrando a cabeça na frente do computador, sem olhar referências ou debater com alguém.

Isso só vai te fazer escrever coisas óbvias e genéricas, que não impactam, conectam e convertem, além de ser gatilho para o bloqueio criativo.

Por outro lado, lembre-se que para escrever anúncios que vendem é preciso mergulhar na linguagem do outro, entender o que faz uma pessoa agir. 

Converse com pessoas leigas, que não tem conhecimento de Copy. Você vai perceber como isso vai fazer as ideias fluir com mais facilidade e tornar a sua comunicação mais assertiva.

Pasta com referências pessoais

A quarta e última dica para fonte de referências é o seu próprio Swipe File.

Crie uma pasta no Google Drive e salve todos os prints de anúncios e Copies que te impactaram, para consultar e se inspirar quando precisar criar os seus anúncios. 

Salve também as Copies que você escreveu que tiveram muito resultado.

Assim, você terá o seu próprio banco de ideias. 

Por fim, tenha em mente que a característica mais importante de um anúncio que vende não é um português perfeito ou uma sacada criativa genial, e sim o problema que ele resolve.

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