As possibilidades de trabalho no Marketing são muito amplas. Isso contribui para que muitas pessoas confundam quais são as funções ou não entenda a diferença entre o Redator Publicitário e o Copywriter, por exemplo.
Se você está procurando uma área para se especializar no Marketing, se deparou com essas duas profissões mas não sabe ao certo qual é a diferença entre o Redator Publicitário e o Copywriter, este conteúdo vai esclarecer as suas dúvidas.
Nas próximas linhas você vai descobrir:
- Quais são as particularidades dessas duas profissões;
- Qual área é mais lucrativa, principalmente para aqueles que não tem muito dinheiro para investir em profissionalização e precisam ganhar dinheiro rápido.
Vamos lá?
A maior diferença entre o Redator Publicitário e o Copywriter
O trabalho do Redator Publicitário tem relação direta com o Branding de uma empresa ou marca.
Quer ver um exemplo?
O que você lembra quando a palavra Coca-Cola vem à sua mente?
É muito provável que associe Coca-Cola com momentos felizes e encontros de família, antes de pensar na bebida gaseificada, propriamente dita.
Essa sensação que a marca transmite e a forma como ela se posiciona no mercado é fruto do trabalho de um Redator Publicitário.
Ele é o profissional responsável por criar e escrever campanhas publicitárias com o objetivo de fortalecer o posicionamento de mercado de uma marca ou produto.
Junto com o Diretor de Arte – Profissional que entende de fotografia, vídeo e edição – o Redator vai confeccionar diversos tipos de textos, como roteiros para filmes, propagandas para televisão ou internet e títulos ou jargões que façam a marca grudar na cabeça das pessoas.
Também é função do Redator Publicitário preservar a imagem e reputação da empresa.
Na prática, isso envolve:
- Analisar se as campanhas estão de acordo com os ideais da marca;
- Verificar se vale a pena adotar um certo tipo de posicionamento, seja ele polêmico ou não;
- Redigir notas de esclarecimento quando algo “passa batido” em uma campanha, provocando danos à imagem da empresa.
E o Copywriter? O que esse profissional faz?
O Copywriter usa as palavras para vender em grande escala.
A função de um Copywriter vai muito além da escrita.
Além de ser um bom pesquisador, dominar os princípios de Copywriting, ele precisa entender de comportamento humano.
Essas três habilidades vão permitir que ele escreva textos emocionantes, que se conectam profundamente com as pessoas e levem elas a tomar uma ação imediata.
Na prática, o trabalho de um Copywriter é relacionado ao Marketing Direto.
Isso significa que a campanha escrita por um Copywriter profissional tem o objetivo de vender produtos e serviços naquele exato momento.
Redação Publicitária ou Copywriting: Qual carreira vale mais a pena?
A verdade é que escolher entre Copywriting e Redação Publicitária é uma decisão particular de cada pessoa.
Se você é super criativo e sonha em trabalhar com um tipo de Marketing mais artístico, a profissão Redator Publicitário pode fazer mais sentido para você.
Ao escolher essa carreira, muito provavelmente, você vai precisar cursar uma faculdade como Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Comunicação Social ou Marketing, por exemplo.
Isso porque as vagas de empregos para Redatores Publicitários exigem nível superior e pagam salários de R$1.500,00 (iniciantes) a R$15.000,00 (Sênior).
Para ser um Copywriter profissional você não precisa fazer faculdade, ser criativo ou ter uma gramática impecável.
Escrever textos persuasivos é técnica e essa habilidade pode ser desenvolvida por qualquer pessoa com um celular, energia elétrica e acesso a internet.
Vale destacar que essa também é uma das profissões mais promissoras do Marketing Digital para os próximos anos.
Isso porque nem todos os negócios dispõem de uma equipe de arte e orçamento para financiar campanhas que não trazem retorno financeiro imediato.
A pandemia da COVID-19 obrigou as empresas a migrar de uma vez para o digital e elas precisam vender para sobreviver no mercado.
O Copywriter sabe como estruturar uma comunicação que leva quem está do outro lado da tela a tomar uma ação imediata e comprar um produto ou serviço.
Por isso, é correto afirmar que ele é um dos profissionais mais cobiçados, bem remunerados e valorizados pelas empresas hoje.
O salário médio de um Copywriter profissional, que trabalha no regime CLT, é de aproximadamente R$4.000,00.
Porém, ao escolher trabalhar como um Copywriter Empresário e prestar serviços para outras empresas, a possibilidade de remuneração é ilimitada.
Centenas de alunos dos treinamentos de Copywriting da Você Ligado, por exemplo, mesmo sem experiência, ganham salários acima de R$10.000,00 já nos primeiros meses escrevendo palavras lucrativas.
É o caso da @brunacanzian, ex-aluna e, atualmente, Monitora da Formação APL EXP:
Quais tipos de textos um Copywriter escreve?
A essa altura, você pode estar curioso sobre quais tipos de textos um Copywriter escreve.
Os textos persuasivos tomam diversos formatos, eles podem ser:
- Anúncios;
- Emails;
- Posts de Instagram;
- Iscas digitais;
- Artigos de Blog;
- Páginas de captura;
- Páginas de vendas;
- Scripts de anúncios para Youtube;
- Vídeos de vendas;
- Descrições de produtos em lojas onlines;
- E muito mais!
Como Copywriter, você pode escrever campanhas inteiras para Lançamentos de produtos digitais e Funis Perpétuos – que vendem todos os dias – e ganhar porcentagens sobre as vendas desses produtos.
Por isso, na Profissão Copywriter também é possível gerar renda passiva, afinal, um único texto vende por muitos meses sem qualquer tipo de alteração.
Onde começar a estudar Copywriting
Se você chegou até aqui, provavelmente está decidido a fechar essa página e revirar o Google em busca de mais informações sobre Copywriting.
Por isso, não vamos finalizar este conteúdo sem dar a você um roteiro de estudos para dominar as técnicas de Copywriting e fazer dinheiro escrevendo palavras lucrativas o mais rápido possível.
A boa notícia é que você não precisa tirar um real do bolso para começar a estudar Copywriting e já conquistar os seus primeiros resultados.
Para ajudar pessoas como você, a Você Ligado produz conteúdo diariamente no Instagram @robertasvl, aqui no Blog e também no nosso Canal do Youtube.
Sugerimos que inicie os seus estudos por essa playlist – ela vai te ajudar a entender os pilares da escrita persuasiva e dar todo o direcionamento inicial que você precisa para começar na Profissão Copywriter.
Agora, se você está disposto a encurtar ainda mais a sua curva de aprendizado e investir em um treinamento completo de Copywriting, fica o convite:
Conheça o Além das Palavras Lucrativas (APL) – o treinamento de Copywriting autodirigido da Você Ligado que já formou mais de 7 mil Copywriters profissionais nos últimos 3 anos.
Dentro do APL você tem acesso a:
- Materiais de apoio;
- Atividades práticas;
- Gabaritos para avaliar a sua própria evolução na escrita persuasiva;
- Comunidade fechada no Facebook para Networking;
- MarketPlace exclusivo para alunos.
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