10 técnicas de Copywriting para criar conteúdos que vendem

10 técnicas de Copywriting para criar conteúdos que vendem - Mulher segurando celular em uma das, sentada em frente a um notebook

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65.000 mil fotos são compartilhadas por minuto no Instagram em 2021, segundo um levantamento feito pela Visual Capitalist.

Mas não para por aí, o levantamento ainda aponta que, a cada minuto:

  • Os usuários do YouTube transmitem 694.000 vídeos por minuto;
  • O Facebook Live recebe 44 milhões de visualizações.

Por outro lado, a Internet Live Stats registrou hoje (01/12/2021), uma média de:

  • 3,8 bilhões de pesquisas feitas no Google;
  • 3,7 bilhões de posts de blog escritos;
  • 127 bilhões de emails enviados. 
Técnicas de Copywriting - Print da Internet Live Stats apresentando os indicadores relevantes relacionados as ações dos usuários nas principais redes sociais do mundo.
Reprodução: Internet Live Stats

Todos esses números provam que está cada vez mais difícil fazer um conteúdo se destacar no digital, a menos que os criadores de conteúdo – Redatores, Social Media e Copywriters – saibam como e quais técnicas de Copywriting aplicar nos conteúdos.

Dominar os elementos da comunicação persuasiva é a tábua de salvação dos profissionais que produzem conteúdo para a internet.

É a persuasão que vai evitar que aquele conteúdo, que levou horas para ser construído, exigiu muita pesquisa e conhecimento, vá para o lixo com apenas uma escrolada no feed.

Aqui você vai descobrir 10 das principais técnicas de Copywriting, que você tem ao seu completo dispor, para criar conteúdos persuasivos, impossíveis de serem ignorados pela audiência. 

Vale lembrar que os princípios de persuasão que você verá aqui podem ser adaptados e aplicados em qualquer formato de conteúdo, desde Posts de Instagram até Emails e roteiros para conteúdos de Youtube.

Observação: tem material gratuito disponível ao final do conteúdo, aproveite 🙂

1° Títulos irresistíveis

O título do seu conteúdo vai determinar se a pessoa vai desenvolver interesse suficiente para clicar nele ou não.

Aqui é regra do tudo ou nada.

Um título irresistível gera impacto suficiente para fazer a pessoa iniciar a leitura (ou assistir, se for um vídeo) o conteúdo.

Se ela vai continuar até o final, depende de como você vai aplicar as outras 9 técnicas listadas abaixo.

Mas nessa fase, você precisa fazer duas coisas:

1° Capturar a atenção imediata da pessoa

2° Gerar interesse nela pelo que você tem a dizer.

Esse segundo fator revela um segredinho por trás dos títulos irresistíveis: o título irresistível não entrega o ouro logo de cara.

Alguns macetes para criar bons títulos são:

Fazer perguntas para o receptor da mensagem

Fazer perguntas para o receptor da mensagem, provavelmente, seja a forma mais simples e eficiente de chamar a atenção de alguém e envolvê-la na comunicação.

“Paraíso ou Inferno: Onde está a sua audiência?

Usar palavras poderosas e altamente impactantes 

Usar palavras fracas é o ingrediente secreto para criar textos chatos e fáceis de ignorar.

Ao criar conteúdos, independente do formato, aposte em palavras poderosas, que chocam e trazem um impacto emocional no receptor da mensagem.

“Sem esses 4 pontos, sua Copy não passa de um amontoado de palavras inúteis.”

Quebrar o padrão

Essa técnica consiste em chocar a audiência com afirmações ou conclusões que ela não esperava.

Para fazer isso, você vai relacionar elementos que, pela lógica, são completamente desconexos/contrários.

 “Por que insultar a audiência pode fazer ela te amar como ninguém.”

“Estudar Copywriting destruiu minha vida”

Fugir do generalismo e ser o mais específico possível

Não é para entregar o ouro no título, mas também não é para enrolar a pessoa.

Deixe o mais claro possível o objetivo do conteúdo, o que ela vai encontrar ali. 

 “Como quebrar a regra dos 3 segundos e escrever anúncios que ninguém ignora”

Usar números e dados estatísticos 

Essa é outra técnica clássica e hiper eficiente para criar títulos geniais. 

Números dão sensação de previsibilidade e as pessoas gostam disto (não é à toa que você está lendo este conteúdo ❤ ️).

Além disso, aplicar dados estatísticos, como porcentagens, por exemplo, especialmente quando esses números são impressionantes, aguçam ainda mais a curiosidade do receptor para o conteúdo da comunicação.

Técnicas para criar títulos irresistíveis: Usar números e estatísticas - Print da headline de uma matéria sobre crescimento da computação quântica.
Reprodução: Google

Apresentar um mecanismo único

Um mecanismo único consiste em algo que é exclusivo e diferencia o seu produto ou serviço (ninguém mais faz ou fala sobre aquilo).

Mecanismos únicos, muitas vezes, tomam a forma de métodos ou metodologias criadas e difundidas por um negócio.

Aqui na Você Ligado, por exemplo, temos alguns mecanismos únicos:

Agora, veja como explorar esse mecanismo em um título para torná-lo atraente e persuasivo:

2° Conteúdo alinhado às necessidades do público

O segundo aspecto de um conteúdo que vende é que ele é extremamente alinhado aos problemas, dores e sonhos de um público.

Lembra-se do Método PMS, mencionado no item anterior? 

Pois bem, essa foi a ferramenta desenvolvida pela @robertasvl – Copywriter e Sócia Fundadora da Você Ligado – para descobrir quais são:

  1. Os maiores problemas da audiência: as dificuldades e dores que as pessoas enfrentam e podem ser sanadas pelo produto ou serviço que você oferece;
  1. Os mitos e mentiras em que as pessoas acreditam que as impedem de adquirir a solução para os seus problemas (ter essa informação vai te ajudar a aplicar a 10ª técnica de Copywriting descrita neste artigo);
  1. Os sonhos e desejos mais profundos das pessoas, que podem ser alcançados com o seu produto.

Conteúdos que chamam a atenção, despertam o interesse, mantém a pessoa engajada até o final e, consequentemente, vendem, abordam, obrigatoriamente, pelo menos 1 entre os três elementos.

Este conteúdo, por exemplo, soluciona um dos maiores problemas dos Copywriters: encontrar bons especialistas para trabalhar, que levam o trabalho do Copywriter a sério e se comprometem com o projeto.

Leia também: 3 técnicas para criar conteúdo para Instagram que geram vendas

3° Apelo emocional

Ah, se todos os produtores de conteúdo conhecessem o poder das emoções humanas!

Sem dúvidas teríamos mais conteúdos relevantes e de qualidade circulando na internet. 

Conteúdos que fazem as pessoas pensar “caramba, valeu a pena cada minuto que gastei lendo esse artigo ou assistindo este vídeo.” 

Se o seu conteúdo não provoca nenhum tipo de emoção, qual é a diferença dele para a ficha técnica de um ar condicionado?

Até a conta de energia emociona, criador de conteúdo?! 

Afinal, quem nunca sentiu raiva ou desespero ao ver o valor da fatura…

Ao criar conteúdo, insira elementos que despertam pelo menos uma emoção principal no leitor:

  • Alegria;
  • Surpresa;
  • Medo;
  • Empatia;
  • Satisfação.

Dica valiosa: Leia o livro A Linguagem da Emoções do Psicólogo Paul Ekman, vai contribuir nos seus estudos sobre as emoções humanas.

4° Leitor na voz ativa

Anote isso em um post-it e cole em um lugar visível sempre que for criar conteúdos: no conteúdo que vende o receptor da mensagem é sempre o personagem principal.

O conteúdo não é para você, muito menos é sobre você, mesmo que conte trechos da sua história.

Mas como assim?

Produtos são criados para solucionar problemas e, portanto, trazer transformações para a vida das pessoas. 

Dessa forma, artigos, ebooks, posts de Instagram e vídeos, por exemplo, são ferramentas do Marketing de Conteúdo para:

  • Fazer as pessoas reconhecerem que tem um problema;
  • Educá-las a respeito da solução para os problemas;
  • Despertar o interesse delas pela compra de um produto que soluciona o problema, em algum momento na jornada dela.

Ao ler o conteúdo, a pessoa precisa sentir que ela está descobrindo a solução para os seus problemas sozinha e que esse movimento em busca da solução partiu exclusivamente dela.

Para fazer isso, a comunicação persuasiva coloca o receptor da mensagem na voz ativa, como o tomador de ação.

Então, ao invés de criar textos com o leitor na voz passiva, usando frases do tipo: 

“eu vou te mostrar como fazer” 

Coloque o leitor na voz ativa e o mesmo trecho ganhará outro sentido: 

“você vai descobrir como fazer”

Pequenos ajustes nos textos, como:

  • Substituir o “Eu” por “Você”;
  • Trocar palavras que remetem a processos (Ex. aprenda) por palavras que mostram o resultado que a pessoa quer (Ex. domine, saiba como);
  • E uso de verbos de ação.

Ajudam muito a colocar o receptor da mensagem como o protagonista da mensagem.

5° Legendas e parágrafos escaneáveis

Poucas coisas causam pesadelos terríveis nas pessoas que usam celulares, tablets e computadores para ler conteúdos do que aqueles blocos enormes de textos.

Se você produz conteúdo para Blog, por exemplo, provavelmente já sabe que esse é um fator muito importante para o SEO do conteúdo.

A primeira coisa que uma pessoa faz quando acessa uma página na internet é passar o olho pelo conteúdo.

Essa escaneada inicial vai determinar se ela vai continuar lendo o conteúdo ou vai abandonar a página o mais rápido possível.

Por isso, é importante inserir elementos que deixam o texto mais escaneável, para que só nessa passada de olho, a pessoa consiga identificar do que se trata o conteúdo e quais são os pontos mais importantes do texto.

Alguns elementos que trazem essa escaneabilidade para textos e legendas de posts publicados na internet são:

  • Frases em negrito, sublinhado e itálico;
  • Título e subtítulos;
  • Frases e parágrafos curtos (a cada três linhas de texto, aperte o “enter”);
  • Listas numeradas e Bullet Points.

Redes sociais como o Instagram, por exemplo, foram pensadas para imagens, então, muitos recursos de edição de texto não estão disponíveis lá. 

Mas você pode usar os espaços e emojis para aplicar Bullet points e tornar as legendas mais fáceis de ler.

6° Aposte em metáforas e analogias

Você já se perguntou por que Jesus usava tantas parábolas para ensinar as multidões que o acompanhavam?

Metáforas e analogias são técnicas de Copywriting muito importantes quando você está escrevendo para um nicho muito específico.

Além de enriquecer a escrita e trazer personalidade para os textos, esses recursos ajudam a contextualizar o assunto e traduzir conceitos e termos complexos para que o público entenda mais facilmente.

É ideal que as metáforas e analogias escolhidas para incrementar os conteúdos tenham relação com a realidade da audiência. 

Isso vai fazer com que as pessoas se identifiquem e conectem com o texto.

Quanto maior for o nível de conexão que ela tiver com o texto, mais persuasivo o conteúdo será.

7° Linguagem acessível, palavras simples e curtas

Conteúdo que vende precisa ser simples e fácil de entender.

Isso significa que as pessoas precisam bater o olho e entender imediatamente sobre o que você está falando, caso contrário o processo de persuasão não vai acontecer.

Suponha que você esteja produzindo conteúdo para um médico, por exemplo.

Embora a linguagem utilizada por Especialistas desse nicho seja mais técnica, o público alvo, muito provavelmente, não segue o mesmo padrão linguístico, concorda?

Isso significa que, como produtor de conteúdo, você precisa “traduzir a comunicação”, para que qualquer leigo entenda exatamente a solução que o Especialista entrega.

Por outro lado, procure sempre substituir termos longos complicados por palavras mais simples e curtas.

Isso vai contribuir para tornar a comunicação mais fluida e tornar os textos mais gostosos de ler.

8° Provas sociais, gráficos e referências científicas (ou jornalísticas)

As pessoas não tem obrigação nenhuma de acreditar no que você está falando. 

Por isso, se você almeja trazer credibilidade e, consequentemente, aumentar a percepção de autoridade que a audiência tem sobre você ou o seu cliente, use: 

  1. Provas sociais (depoimentos) de pessoas transformadas pela solução que você oferece para atestar que o seu produto realmente resolve aquele problema;
  1. Gráficos, estudos científicos ou matérias jornalísticas para embasar a sua argumentação e mostrar para o leitor que aquele conteúdo não surgiu do além, ele segue uma lógica e tem uma razão para existir.

9° Histórias impactantes

Jesus não usava apenas metáforas e analogias, ele também foi um grande contador de histórias.

A arte de contar histórias é uma das técnicas mais poderosas da comunicação persuasiva, porque as histórias envolvem os receptores na narrativa e geram uma conexão muito profunda entre eles e a marca. 

Leia também: Storytelling: Desvende a técnica de persuasão que até Jesus usou

10° Quebra de objeções

A venda não começa quando a empresa faz uma oferta direta ou lança uma promoção com um desconto astronômico.

O processo de vendas começa na produção de conteúdo, e um dos vilões que podem arruinar uma campanha de vendas são as objeções.

O produtor de conteúdo ou Social Media que pensa no conteúdo de forma estratégica, cria conteúdo que prepara o lead para a compra. 

Esse preparo inclui a quebra de objeções – dúvidas, mitos ou crenças limitantes que um potencial cliente tem a respeito do seu produto ou da marca.

Por isso, é fundamental identificar as objeções daquele nicho, durante a pesquisa de persona.

Com essas informações em mãos, é possível elaborar o calendário editorial e estruturar a pauta de conteúdo, pensando em temas que podem ser usados para quebrar as objeções da audiência de forma sutil.

Dessa forma, haverá menos empecilhos para que essas pessoas deixem de ser espectadores e se tornem clientes pagantes do seu negócio durante a campanha de vendas.

Se você gostou das técnicas de Copywriting para produção de conteúdo, apresentadas aqui, saiba que ainda não acabou. 

O time de Copywriters da Você Ligado preparou um Guia super completo para ajudar você a produzir conteúdo relevante, que vende todos os dias, com mais velocidade e qualidade.


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