Quanto ganha um Copywriter profissional?

Quanto ganha um Copywriter profissional - Homem sentado com o notebook nas pernas olhando para um braço estendido segurando um saco de dinheiro

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“Qual é o salário de um Copywriter?” “Quanto ganha um Copywriter para escrever um Lançamento?”

Essa é uma dúvida comum entre as pessoas interessadas em fazer das palavras lucrativas a sua profissão.

Fato é que um excelente Copywriter pode ganhar muito mais que um Juiz, Médico ou até o Presidente da República, em uma única campanha de vendas, como um Lançamento, por exemplo.

Quanto ganha um Copywriter profissional - Print de uma matéria da Money Times com o título "Conheça o melhor trabalho do mundo: ele pode ser feito de qualquer lugar, paga até R$1.583.091 de comissão e está contratando"

Reprodução: Google Notícias

Se você tem interesse na Profissão Copywriter e quer saber qual a média salarial de um Copywriter no Brasil, leia este conteúdo até o final.

Além de descobrir quanto ganha um Copywriter profissional durante um Lançamento, você entenderá quais são as modalidades de trabalho e o tipo de remuneração para cada uma nessa profissão.

Isso precisa ficar claro para você

Antes de apresentar valores, vamos esclarecer algo muito importante: a remuneração de um Copywriter durante os lançamentos depende muito se ele trabalha como CLT, Freelancer ou PJ.

Outros fatores que também influenciam a remuneração de um Copywriter são:

  • A experiência e confiança que ele tem em garantir resultados para os clientes
  • Porte e nível de maturidade do negócio do cliente;

“Experiência é pré-requisito para ser bem remunerado como Copywriter?”

Veja bem, na Profissão Copywriter, experiência não significa ter trabalhado X anos com a escrita persuasiva e sim a bagagem adquirida nos projetos em que atuou.

Na prática, isso quer dizer que um profissional que atua com a escrita persuasiva há 6 meses pode ter uma bagagem tão robusta quanto um “Copywriter Senior”, por exemplo.

Essa experiência influencia diretamente na confiança que você terá em garantir resultados para os seus clientes.

Por outro lado, ao precificar o seu trabalho, o Copywriter não pode agir como um “sem-noção”.

Um Copywriter sem-noção desconsidera completamente o porte e maturidade do negócio e tropeça em dois pontos, pelo menos:

  1. Quer cobrar valores absurdos de um negócio novo no mercado, antes de trazer resultado para o cliente;
  1. Quer cobrar além do que é justo sobre negócios que já tem um bom faturamento, sem proporcionar um aumento considerável nas vendas.

Para o bem da sua reputação como Copywriter, fuja desses dois erros como se a sua carreira dependesse disso, porque depende.

Quanto ganha um Copywriter em cada modalidade de trabalho?

Agora vamos analisar os valores e entender quanto ganha um Copywriter profissional dentro de cada modalidade de atuação.

Salário de um Copywriter CLT

Se você trabalha em uma agência de marketing ou empresa como um Copywriter CLT – tem a carteira assinada – poderá ganhar em média R$1.500,00 até R$20.000,00 por mês.

Essa remuneração é distribuída entre os níveis:

  • Estagiário;
  • Júnior;
  • Pleno;
  • Sênior;
  • Master.

Mas não para por aí.

Copywriters CLT costumam receber, além do salário, bônus, comissões sobre vendas ou participação nos lucros (PLR) de tempos em tempos.

Isso porque ele escreve para vender em grande escala, logo, tal como um vendedor, o Copywriter CLT também é motivado por esses ganhos extras.

Tudo vai depender da política do negócio que o contratou como colaborador.

Salário de um Copywriter Freelancer

A remuneração de um Copywriter Freelancer é feita por projeto que ele pega para escrever.

Ou seja, se o cliente te contratar para escrever uma página de vendas, você vai receber para criar essa única Copy.

Então, fica a seu critério definir se vai cobrar trezentos ou três mil reais por esse projeto. 

Quanto mais projetos você pegar por mês, maior será o seu salário.

O grande problema dessa modalidade é que ela deixa o Copywriter refém de preço.

Na maioria das vezes, freelancers são contratados em plataformas como Workana e 99freelas por clientes interessados no menor preço. 

Isso significa que você pode perder um projeto, mesmo que seja mais qualificado e tenha condições de garantir melhores resultados para o cliente, simplesmente porque você cobrou 6 mil para escrever um funil de vendas inteiro e o seu colega cobrou R$600,00.

Salário de um Copywriter PJ

A Você Ligado considera essa modalidade de trabalho a mais vantajosa, tanto para o cliente quanto para o Copywriter.

Inclusive, todos os colaboradores da Você Ligado, Copywriters, Gestores de Tráfego, Designers e Suportes são contratados como PJ.

Um Copywriter contratado como PJ tem a possibilidade de cobrar o quanto quiser pelo seu trabalho.

Ele pode até não cobrar nada, caso seja a primeira campanha ou lançamento que esteja escrevendo e queira apenas uma oportunidade de ganhar experiência.

Existem duas formas de cobrar como um Copywriter PJ:

  1. Fixo;
  2. Porcentagem.

Como cobrar no fixo?

Se você é um Copywriter iniciante e fez um treinamento de Copy, como o APL ou a Formação APL Experience (treinamentos de Copy da Você Ligado), por exemplo, pode cobrar entre R$2.500 a R$10.000 fixo nos seus primeiros trabalhos.

Com o tempo, você vai ganhar mais experiência, repertório e confiança acerca dos resultados que consegue trazer com a sua escrita, então poderá cobrar muito mais.

Mas, no começo, nem é válido cobrar tanto porque você não tem garantia de quanto aquela campanha vai retornar.

“Com o tempo vou conseguir prever com exatidão quanto lucro a campanha terá de lucro?”

Não, você nunca terá 100% de garantia.

No entanto, depois de escrever para vários lançamentos, você terá uma previsibilidade maior, por estar mais familiarizado com os números e com a audiência.

Assim, você vai conseguir escrever com mais assertividade, as Copies vão converter mais e, consequentemente, você vai conseguir gerar mais lucro com aquele lançamento.

Como cobrar porcentagens?

Cobrar porcentagem sobre os lucros é a segunda forma de cobrar como um Copywriter PJ.

Esse modelo é muito interessante para quem atua ou pretende atuar como um Copywriter Co-produtor.

Como você deve imaginar, o Co-produtor faz mais do que escrever as Copies do lançamento.

Co-produzir um projeto significa que você vai ajudar a criar um produto do zero e cobrar porcentagem entre 30 a 40% sobre as vendas.

Imagine que a sua tia saiba fazer cupcakes deliciosos e queira ensinar pessoas a fazer esses cupcakes para gerar uma renda extra no final do mês.

Como Co-produtor você vai precisar ajudar a sua tia a transformar essa ideia em um curso, isso envolve:

  • Definir o nome do curso;
  • Estruturar o conteúdo e definir o nome das aulas;
  • Definir quais são os bônus;
  • Editar as aulas e subir na plataforma;
  • Pensar na estratégia de marketing e vendas do curso;
  • Criar toda a Copy da campanha;
  • Criar as páginas, artes, grupos de Telegram e WhatsApp (caso faça parte da estratégia);
  • Subir os anúncios no Facebook/Google;
  • E muito mais!

Calma que você não precisa fazer tudo isso sozinho. 

Aliar-se a outros profissionais, como Gestores de Tráfego, Designers e Editores de Vídeo e delegar tarefas é fundamental para que o projeto seja bem-sucedido e você não sofra um burnout de tanto trabalhar.

Por isso, como Co-produtor, os ganhos de um Copywriter são ilimitados

Evidentemente, você terá mais responsabilidades, se o produto não vender a culpa também será sua.

Mas a vantagem é que você pode ganhar 100, 200, 300 mil reais em um único lançamento.

Por outro lado, se o Especialista já tem um produto estruturado e já vendeu esse produto antes, a sua porcentagem será menor porque você não vai ter o trabalho de tirar o produto do zero, mesmo se entrar no projeto como Co-produtor.

Confira também: Saiba como tornar os serviços de Copywriting mais valiosos

Ao infinito e além

Se você chegou até aqui, percebeu que as opções de remuneração para um Copywriter profissional são ilimitadas.

Saiba que os números apresentados aqui são reais, de profissionais que atuam e lucram muito com a escrita persuasiva no digital.

Também é importante reforçar que o salário de um Copywriter não é proporcional ao seu tempo de experiência no mercado.

Centenas de alunos dos nossos treinamentos de Copywriting começam do zero e saem ganhando logo no primeiro projeto 10-15 mil, como é o caso da @brunacanzian:

E aí, se interessou pela Profissão Copywriter?

Confira também 4 formas de estudar Copywriting com a Você Ligado.

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