“Como escrever Copy para nichos complexos, que eu não domino?”
Essa é uma das preocupações que tiram o sono de muitos Copywriters iniciantes, afinal, o trabalho de um Copywriter é persuadir as pessoas através das palavras e para fazer isso as informações e argumentos utilizados precisam transmitir firmeza.
Mas como criar textos persuasivos para nichos super específicos, em que você tem pouquíssimo ou nenhum conhecimento sobre?
Neste conteúdo você vai descobrir o método criado pela @robertasvl – Copywriter, Sócia Fundadora e Especialista da Você Ligado – utilizado por mais de 7 mil Copywriters profissionais para escrever Copy para nichos complexos sem travar e em tempo recorde.
Ficou curioso? Continue lendo e entenda.
A arma secreta do Copywriter profissional
Imagine que você está começando agora na Profissão Copywriter, acabou de fechar um contrato com o Especialista dos seus sonhos, que vai te pagar muito bem mesmo sendo iniciante.
É o cenário perfeito, concorda?
Só tem um problema: o produto dele é uma formação para investidores em criptomoedas, mas você não entende nada de finanças e a única cripto que conhece é a Kryptonita que enfraquece o Superman.
Como sair dessa enrascada e escrever Copies que, de fato, convertem em vendas?
Em primeiro lugar, você precisa entender que escrever não é a sua principal função como Copywriter.
As Copies, propriamente ditas, são apenas fruto de uma extensa e minuciosa pesquisa de mercado e persona.
A pesquisa é a munição da arma secreta do Copywriter profissional: o Arsenal de Copy.
O que é o Arsenal de Copy?
Temos um conteúdo completo aqui no Blog que explica tim tim por tim tim o que é e como montar um Arsenal de Copy na prática.
Inclusive, é importante que você dê uma olhada nesse conteúdo após finalizar a leitura deste artigo.
Mas para antecipar o assunto e facilitar a sua compreensão, o Arsenal de Copy é um método desenvolvido pela @robertasvl para ajudar o Copywriter a escrever Copy sem travar, independente do nicho para o qual ele vai escrever.
Na realidade, com o Arsenal de Copy em mãos, as campanhas de vendas se escrevem praticamente sozinhas.
Isso porque o Arsenal de Copy é um documento super completo onde o Copywriter registra absolutamente todas as informações recolhidas durante as pesquisas de mercado e audiência.
Você pode criar o seu próprio Arsenal de Copy no Google Docs e registrar dentro dele dados, como:
- A Big Idea da campanha;
- Proposta Única de Valor do produto;
- Os problemas mais latentes daquela audiência;
- Desejos e sonhos mais profundos que as pessoas tem e o produto ajuda a conquistar;
- Benefícios do produto;
- Headlines geniais que podem ser usadas em anúncios, emails e páginas de vendas;
- As objeções universais e específicas que impedem as pessoas de comprar.
E por aí vai!
Quanto mais tempo você dedicar à pesquisa e maior for a qualidade das informações recolhidas, menos tempo você vai gastar escrevendo.
Preencher o Arsenal de Copy em cada campanha que você for escrever vai te ajudar a:
- Ganhar velocidade na escrita e, consequentemente, mais produtividade;
- Escrever de forma mais assertiva para cada público e potencializar as chances de conversão em vendas;
- Prevenir bloqueios criativos.
Dica Bônus: Afie o seu machado todos os dias
Esse é um princípio explorado por Stephen R. Covey em seu livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes que precisa ser seguido por todo Copywriter que deseja ser valorizado, disputado e muito bem remunerado pelos seus clientes.
Além de escrever, um bom Copywriter precisa estudar todos os dias assuntos variados, e não apenas conteúdos sobre técnicas de Copywriting, pois isso ajuda a refinar a sua capacidade de interpretar textos.
Dessa forma, mesmo que você não domine um assunto, com algumas horas de estudo sobre o tema + pesquisa + Arsenal de Copy preenchido você será capaz de escrever para aquele nicho sem maiores dificuldades.
Além do mais, a habilidade de escrever palavras lucrativas é como um músculo que precisa ser submetido a exercícios contínuos para crescer e se fortalecer.
Quanto mais Copy você escreve, quanto mais força o seu cérebro a conectar fatos distintos dentro de uma narrativa, mais fácil se torna assimilar informações fora do seu campo de domínio e estruturar isso dentro de um texto persuasivo.
Faz sentido para você?
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