Conceito muito conhecido no universo do Copywriting (escrita persuasiva), a Big Idea é o pilar que sustenta e dá sentido a toda comunicação em uma campanha de vendas.
Através dela, negócios conseguem imprimir a sua marca na cabeça dos clientes, além de desenvolver e fortalecer ações de branding (autoridade) no mercado.
Embora seja um conceito relativamente novo no Brasil, criar Big Ideas não é tão complicado quanto parece.
Neste conteúdo você vai descobrir:
- O que são e para que servem as Big Ideas;
- O passo a passo, o processo utilizado por Copywriters profissionais para criar Big Ideas impactantes;
- Exemplos de Big Ideas que deram certo no Marketing Digital brasileiro.
Você sairá deste conteúdo munido das ferramentas necessárias para criar Big Ideas geniais, capazes de deixar os seus textos mais persuasivos e vendáveis.
Vamos nessa?
O que significa “Big Idea”?
Em tradução literal, Big Idea significa “Grande Ideia” ou “Ideia Central”.
Essa ideia é um conceito que revela, em uma única frase, a maior transformação que um negócio, produto ou serviço entrega para o público.
Não se trata de um slogan, uma sacada criativa, um jargão, uma headline ou uma promessa.
Isso porque a Big Idea tem relação direta com aquilo que você oferece e precisa fazer sentido em qualquer tipo de Copy que você for escrever, seja:
- Um anúncio;
- Uma página de vendas;
- Uma carta de vendas;
- Um vídeo de vendas;
- Conteúdos para Instagram.
David Ogilvy, considerado o Pai da Publicidade, define Big Idea como:
“Uma ideia que é instantaneamente compreendida como importante, excitante e benéfica. Também leva a uma conclusão inevitável, uma conclusão que facilita a venda do seu produto.”
A partir da definição de Ogilvy, concluímos que uma das principais características de uma Big Idea é a clareza.
Ela não pode ser complicada e precisa transparecer imediatamente o maior benefício que o seu produto proporciona para a persona.
Mais adiante, você entenderá quais são os elementos de uma Big Idea irresistível.
Ideias geniais não surgem do dia para a noite
“Você nunca vai ganhar fama e fortuna a menos que invente grandes ideias. É preciso uma grande ideia para atrair a atenção dos consumidores e levá-los a comprar seu produto. A menos que sua propaganda contenha uma grande ideia, ela passará como um navio à noite.” (David Ogilvy)
A afirmação de Ogilvy acerca das Big Ideas pode amedrontar Copywriters iniciantes ou até mesmo aqueles que têm interesse em entrar na Profissão Copywriter mas não se acham criativos o suficiente para viver das palavras lucrativas.
Mas o fato é que as ideias geniais não surgem do dia para a noite.
O próprio Ogilvy, o criador desse termo, e que era um publicitário experiente, admite em seu livro “Ogilvy on advertising” que em toda a sua carreira conseguiu ter apenas 20 grandes ideias.
Isso significa que é possível criar Copies excelentes, capazes de trazer muito lucro para você e os seus clientes mesmo sem uma Big Idea excepcional.
A verdade é que na rotina do Copywriter profissional, sentar a bunda na cadeira e ficar esperando a Big Ideia aparecer não é tão eficiente e ainda pode causar o bloqueio criativo.
Por isso, se dedique ao máximo em todo projeto de Copy que for escrever.
Jamais poupe esforços para trazer resultados para os seus clientes, mas não fique frustrado, achando que é a vergonha da profissão se a ideia de um milhão de dólares não brotar na sua mente.
Características de uma Big Idea genial
Afinal de contas, como uma Big Idea precisa ser? Quais são as suas características? Quais elementos uma ideia precisa ter para ser considerada uma Big Idea?
Os Copywriters e alunos dos treinamentos de Copywriting da Você Ligado, se baseiam nesses três elementos principais para criar Big Ideas:
Nova e atraente
A ideia genial precisa ser nova e atraente. Não pode ser algo comum, que a persona já viu ou encontra em qualquer outro lugar.
O que você precisa fazer para criar uma Big Idea com essas características é topar o desafio de transformar uma ideia comum em excepcional, em algo super diferenciado.
Revela uma oportunidade
Lembra que a Big Idea precisa estar relacionada ao que você vai oferecer?
Na prática, isso significa que ela também precisa revelar uma grande oportunidade para o público.
Ela precisa evidenciar a proposta única de valor do negócio, marca ou produto.
A Big Idea ajuda a diferenciar o seu negócio no mercado, de forma que as pessoas sintam mais vontade de adquirir o produto que você vende do que o da concorrência.
Isso explica porque as pessoas preferem comprar café no Starbucks do que na padaria da esquina, faz sentido para você?
Então pense:
- Qual é o maior diferencial do produto ou serviço?
- Como transformar esse diferencial em uma oportunidade única para o cliente?
Vamos a um exemplo.
Quando a Você Ligado lançou o Método DANO – treinamento de Marketing Digital do CEO da VL @luizsvl – a Big Idea usada na Copy da campanha foi:
Marketing Digital sem investir centenas de horas e rios de dinheiro.
Como você pode ver, não é uma Big Idea extraordinária, mas vendeu. Por que?
Porque a grande maioria dos cursos de Marketing Digital afirmam que a pessoa só consegue ter bons resultados se investirem em tráfego pago e ficarem ligadas nas redes sociais 24h por dia.
O Método DANO vai na contramão dessa regra e mostra exatamente o que as pessoas precisam fazer para ter resultados no digital sem investir centenas de horas ou gastar rios de dinheiro com anúncios.
Essa Big Idea sustentou toda a campanha do primeiro lançamento do Método DANO.
Entrega um mecanismo único
A terceira característica de uma Big Idea genial é entregar um mecanismo único.
Novamente, a persona não pode achar que encontra esse mecanismo em outro lugar. Afinal de contas, se ela puder encontrar em outro lugar, que motivo terá para comprar de você?
O mecanismo único precisa ser:
- Algo que só você tem;
Ou
- Algo que todo mundo tem, mas só você fala.
Exemplos do que você pode fazer:
Criar métodos que ajudem as pessoas a executar algo
Além do Método DANO, também desenvolvemos outros métodos que entregam um mecanismo único para os seguidores e alunos da @voceligado:
- Método Arsenal de Copy: uma ferramenta que ajuda Copywriters profissionais a escrever com segurança e autenticidade para qualquer produto, de qualquer nicho.
- Método PMS: um documento capaz de reunir os problemas, mitos e sonhos da audiência, para criar textos que geram conexão imediata com as pessoas.
- Método Impacta, Conecta e Converte: um método de escrita que ajuda Copywriters a garantir que os textos seguem uma estrutura lógica e, por isso, têm maior potencial de conversão.
Nomenclaturas
Criar nomenclaturas próprias é uma forma excelente de fazer a sua marca grudar na mente das pessoas.
Isso porque a nomenclatura tem relação direta com a identidade daquilo que você está oferecendo, seja um curso, treinamento ou produto físico.
O método DANO, por exemplo, além de ser um método, também é uma nomenclatura e entrega um mecanismo único.
Então fica fácil para as pessoas identificarem que, entre os cursos de Marketing Digital oferecidos no mercado, o DANO é o treinamento do @luizsvl.
A mesma lógica se aplica ao APL – sigla para o treinamento de Copywriting Além das Palavras Lucrativas da @robertasvl.
Combos personalizados
Criar combos personalizados é outra forma eficiente de entregar mecanismos únicos para as pessoas e até tornar a sua oferta mais atraente.
É acreditável, simples e inesperada
O Copywriter profissional precisa criar uma Big Idea forte, que cause um impacto emocional na persona, mas essa promessa contida na Big Idea precisa ser acreditável.
A Big Idea do Método DANO, por exemplo, a pessoa precisa acreditar que é possível ter resultados no Marketing Digital sem investir muito tempo e dinheiro.
#ficaadica
Jamais prometa resultados que o seu produto não entrega.
A Big Idea também precisa ser simples. Ela não pode dar um nó na cabeça do leitor.
Por isso, nada de usar termos complexos, palavras técnicas, que só você conhece o significado.
Ela tem que ser clara o suficiente para que a pessoa bata o olho e entenda exatamente a transformação que o produto entrega.
Outra característica de uma boa Big Idea é que ela precisa ser inesperada.
Ou seja, deve confrontar a lógica acerca do que a pessoa espera que precisa fazer para alcançar um determinado objetivo.
Mas apesar de inesperada, ela precisa gerar uma emoção e trazer esperança para a persona de que o problema dela será resolvido de forma definitiva.
Se a sua Big Idea tiver esses elementos, pode respirar aliviado, pois significa que ela vai vender.
Como criar uma Big Idea do zero
Honestidade total aqui: Criar Big Ideas pode te fazer queimar muitos neurônios.
Mas, se você tiver um processo bem estruturado para criação de Big Ideas e validado por mais de 7 mil Copywriters profissionais, é possível tornar esse trabalho 90% mais simples.
Então vamos ao passo a passo utilizado pelos Copywriters aqui da Você Ligado e alunos APL para criar Big Ideas que vendem:
Saiba qual é a Proposta Única de Valor do Produto
A primeira coisa que você precisa descobrir antes de criar uma Big Idea é qual é a Proposta Única de Valor (PUV) do produto ou serviço que você vai vender.
- O que ele tem de especial?
- O que ele faz de diferente da concorrência?
- Qual é o mecanismo único que ele entrega?
O Método DANO, por exemplo, é o único treinamento online que ensina como ter um negócio online de forma simplificada, sem precisar investir milhares de reais em anúncios ou passar 24h postando conteúdo na internet.
A partir da PUV, você vai encontrar e lapidar a Big Idea do negócio.
Descubra o que os seus clientes realmente querem
A Big Idea precisa entregar algo precioso para um público específico.
O ponto é que as pessoas vão te dizer exatamente o que elas querem e esperam do seu produto.
Lembre-se que a empatia é um dos 11 fundamentos dos Copywriters de sucesso, então o seu papel como Copywriter profissional é:
- Fazer as perguntas certas;
- Ouvir as respostas;
- Estruturar a Big Idea em cima da expectativa que a persona tem.
Durante a pesquisa de audiência para lançamento do Método DANO, lançamos uma pesquisa para as pessoas interessadas em aprender Marketing Digital.
Acontece que nas respostas do formulário as pessoas disseram exatamente o que esperavam do treinamento: aprender tudo do conteúdo à conversão (vendas).
Um dos pilares do Método DANO consiste em produzir conteúdo de extremo valor, pois isso contribui para elevar o nível de consciência e conduzir a persona pelo funil de vendas até que ela esteja preparada para comprar.
E foi exatamente isso o que as pessoas desejavam aprender.
Elas queriam entender quais técnicas utilizar para criar conteúdo que gerasse desejo por aquilo que elas tinham para oferecer.
Tudo o que precisamos fazer foi desenvolver uma Big Idea que relacionasse o maior benefício que o treinamento oferecia com o maior desejo da audiência.
A partir dessa análise, chegamos a nova versão da Big Idea do Método DANO: Do conteúdo à conversão.
Crie várias opções de Big Ideas e escolha a mais forte
A partir do momento em que você sabe quais são os maiores benefícios do produto e entende o que os seus clientes realmente querem, e hora de bolar as Big Ideas.
Abra o seu Arsenal de Copy ou um documento em branco no Google Docs e comece a listar, pelo menos, 10 opções de Big Ideas.
Ao final, basta escolher a opção mais forte e que contempla todas as características que você viu neste conteúdo.
Como saber de achei a minha Big Idea?
Big Idea escolhida com sucesso, como tirar a prova real e ter certeza de que ela é de fato uma Big Idea e não uma frase qualquer?
Se faça algumas perguntas:
- Ela é clara, única, específica, acreditável e inesperada?
- Ela pode ser usada em todo tipo de Copy (email, anúncio, post, páginas)?
- Ela faz sentido em tudo o que eu falar?
- Consigo defender essa ideia do início ao fim no meu texto?
- Consigo criar uma headline com essa Big Idea?
- Consigo sustentar essa ideia em toda a Copy?
Se a resposta for sim, você achou a sua Big Idea.
Plante a Big Idea na mente das pessoas
Com a Big Idea em mãos, tudo o que você precisa fazer é espalhar a ideia pelos seus conteúdos de Instagram, anúncios, emails e páginas.
Isso é chamado de “Seeding” no Marketing Digital e significa “plantar uma ideia na mente das pessoas”.
Com a repetição (direta ou indireta), essa ideia vai penetrar na cabeça das pessoas, ao ponto de se tornar uma crença.
Quando isso acontecer, a pessoa vai estar mais receptiva à oferta, pois o mais importante ela já comprou: a sua ideia.
2 exemplos de Big Ideas geniais para se inspirar
Uma das Big Ideas mais conhecidas no Marketing Digital brasileiro foi criada pelo Édipo Tolentino:
Networking vale mais do que dinheiro.
Note que ela contempla todos os elementos mencionados acima.
A prova disso é que a ideia grudou na mente do público ao ponto das pessoas repetirem a frase como um mantra, mesmo sem ter comprado o curso do Édipo ou ter lido a Copy.
O segundo exemplo de Big Idea é a do próprio treinamento de Copywriting da Você Ligado (APL):
Além das Palavras Lucrativas.
Aqui a Big Idea é o próprio nome do produto.
Muitas pessoas interessadas em fazer da escrita persuasiva a sua profissão se queixam de só aprender teorias nos cursos de Copy.
Elas estudam gatilhos mentais, fórmulas de storytelling e estruturas de copy, mas não sabem onde aplicar, o que fazer com todo esse conhecimento ou como conquistar clientes de Copy.
O APL entra em cena justamente para suprir essa necessidade das pessoas que é ter um direcionamento mais prático, para que elas saiam da teoria e entrem no mercado como Copywriters profissionais valorizados e bem remunerados.
Chegamos ao fim do conteúdo e precisamos perguntar:
Com esse manual completo para criação de Big Ideas fica fácil bolar ideias geniais para os seus produtos e serviços, não é?
Agora é com você!
Pegue todo esse conhecimento, os exemplos que viu ao longo do conteúdo e comece hoje mesmo a criar suas Big Ideas.
Quanto antes você colocar essas técnicas em prática, mais rápido as ideias geniais vão brotar na sua mente.
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