A internet solucionou uma das maiores necessidades do mundo moderno que é se comunicar de forma instantânea.
A grande ironia é que toda essa facilidade deu palco para uma doença que está prejudicando a saúde mental e financeira dos empreendedores digitais: a síndrome da fadiga informativa ou infoxicação.
Conceituada em 1996 pelo físico espanhol Alfons Cornella, a infoxicação é causada pelo excesso de informação a que as pessoas são expostas diariamente, num volume e velocidade muito maior do que o cérebro humano tem capacidade de processar, gerando:
- Tensão;
- Dispersão;
- Estresse;
- Ansiedade.
Mas o que o excesso de informação tem a ver com o método Arsenal de Copy?
Absolutamente tudo!
Isso porque se você tem ou presta serviços para negócios, já sabe que estar no digital não é só uma opção e sim questão de sobrevivência.
O problema é que numa era de fake news, pessoas mal intencionadas e pilhas de informações rasas, criar uma comunicação diferenciada e assertiva está cada vez mais difícil.
O Arsenal de Copy é a sua bóia salvadora nesse mar de informações.
É ele quem vai blindar o empreendedor contra o excesso de informação e filtrar o que é essencial para a construção de estratégias de conteúdo e campanhas de vendas lucrativas.
Nos parágrafos abaixo, você entenderá exatamente:
1. O que é o Arsenal de Copy;
2. Por onde começar a construir o seu próprio Arsenal do zero;
3. Como essa ferramenta te ajudará a descongelar projetos e escrever Copy que vende em escala no marketing digital.
Vamos lá?
O que é o Arsenal de Copy?
O Arsenal de Copywriting é um documento secreto desenvolvido pela Roberta Santos há 7 anos, quando precisava fazer transição de carreira para a Profissão Copywriter mas não tinha muito tempo para escrever.
Ela precisava ser produtiva e assertiva ao sentar para escrever, por isso desenvolveu um guia com fundamentos infalíveis que orientam a produção de copy e garantem textos que geram conversões em vendas para diferentes nichos e produtos.
Após 7 anos de refinamento, mais do que direcionar a construção de uma comunicação altamente persuasiva, o Arsenal de Copy protege empreendedores da:
- Confusão mental causada pelo excesso de informações no digital;
- Sensação de paralisia criativa;
- Pressão de ter que criar boas ideias do zero;
- Desorganização mental ao escrever copy para vendas e conteúdos;
- Dificuldade em avançar com projetos de negócios por não saber como comunicar suas ideias com clareza e persuasão.
Por isso, ele é um recurso obrigatório que todo e qualquer empreendedor e prestador de serviços precisa para conseguir avançar e ter êxito no Marketing Digital.
A arma secreta do Copywriter de alto nível
Embora exista um pouco de arte na escrita persuasiva, Copywriters não são artistas.
Copywriters são profissionais que ajudam negócios a fazer dinheiro na internet através da sua habilidade de transformar palavras comuns em persuasivas.
Isso significa que assim como um cirurgião não pode se recusar a operar um pacientes por não estar inspirado, o Copywriter não pode deixar de entregar as copies de uma campanha de vendas porque “travou” diante a página em branco.
O Arsenal de Copy é a arma secreta dos Copywriters profissionais contra os tais bloqueios criativos na hora de escrever.
Esse documento contém todas as informações necessárias para a escrita de uma Copy, seja:
- VSL;
- Email;
- Anúncio;
- Post de Instagram;
- Página de Captura;
- Página de Venda;
O Arsenal é uma espécie de segundo cérebro quando se fala em organizar dados e informações coletadas nas pesquisas e protege o Copywriter da armadilha de escrever suas próprias ideias e fracassar.
É por isso que essa ferramenta, testada e validada por mais de 7 mil Copywriters de alto nível nos últimos 4 anos, é obrigatória para todo profissional que almeja destravar na Copy e conquistar resultados acima da média com a sua escrita.
Como construir um Arsenal de Copy do zero
Por definição, arsenal é um local para armazenamento de armas, logo a pergunta que não quer calar é:
Quais são os tipos de munições que um arsenal de Copywriting contém?
Embora exista um modelo secreto desenvolvido nos bastidores da VL e que é reservado aos alunos dos nossos treinamentos de Copy, você pode construir o seu próprio arsenal à sua maneira.
Desde que entenda um fundamento muito simples por trás desse método:
Copy é sempre sobre o outro.
Com isso em mente, a construção do arsenal de copy começa com uma pesquisa detalhada sobre:
- O público;
- O mercado;
- O produto.
Após essas pesquisas, você vai criar um documento no Google Docs (ou no Word, como preferir) para filtrar e salvar os dados que de fato são relevantes para a estratégia de comunicação do produto ou serviço.
A ideia é que o Arsenal seja a sua única fonte de consulta durante a escrita da Copy.
Só assim você conseguirá driblar estímulos externos e o excesso de informação que vão minar a sua produtividade.
Os pontos mais importantes neste documento são:
1° Desejos e sonhos secretos do público
Descobrir quais são os desejos e sonhos secretos do público é uma das principais finalidades da pesquisa de público/persona.
Isso porque a Copy precisa conter esses elementos para chamar a atenção e gerar conexão emocional com o receptor da mensagem, antes de fazer a oferta e chamar para a ação.
Por isso, após mapear na pesquisa quais são os desejos e sonhos do público, liste-os no Arsenal de Copy.
Assim, você terá esses dados sempre ao alcance quando precisar de um ponto de partida para criar abordagens para post, anúncio ou até mesmo definir a promessa do produto.
2° Problemas que tiram o sono do público
Quais são os maiores problemas do seu público?
Aqueles que tiram o sono e que podem ser resolvidos a partir do produto ou serviço que você oferece?
Esse dado também é obtido a partir das pesquisas e, sem dúvidas, precisa estar no seu arsenal de Copy.
É importante destacar que falamos de problemas profundos e não genéricos como:
“Estou gorda.”
Dessa forma, sempre que identificar um problema, busque avaliar o que está nas entrelinhas, como por exemplo:
“Me sinto mal ao me olhar no espelho.”
Esse olhar sensível te ajudará a estruturar uma comunicação mais pessoal e, consequentemente, mais persuasiva.
3° Benefícios e transformações do produto
Quais são os benefícios e transformações que o produto/serviço oferece para a vida das pessoas?
Esses são dois dados obtidos da pesquisa de produto e que vão além das características e especificações técnicas de um produto.
Por exemplo:
Um benefício de um treinamento de desenvolvimento pessoal pode ser o aumento da autoconfiança e performance profissional.
Por sua vez, a transformação pode ser o desenvolvimento de pessoas comuns em grandes líderes.
Diferencie os benefícios das transformações e relacione-os no Arsenal de Copy.
Assim, você poderá evidenciar isso nos seus textos e evitar vender processos ao invés do resultado que o produto/serviço gera para o público.
4° Big idea e promessa do produto
A Big idea e a promessa do produto são duas informações essenciais desenvolvidas pelo Copywriter a partir do estudo das pesquisas e que também precisam estar no Arsenal de Copy.
Com isso bem definido você terá garantias de:
- Escrever textos que seguem uma lógica do início ao fim;
- Evitar confundir o público em relação ao que está oferecendo;
- Fazer a comunicação penetrar o subconsciente das pessoas para que elas queiram comprar de você.
5° Objeções mais fortes do público
Quebrar objeções é um dos pilares da escrita persuasiva e essencial para aumentar as conversões em vendas.
Acontece que essas objeções devem ser identificadas de forma prévia durante a pesquisa e registradas no Arsenal de Copy.
Por que?
Para que você consiga elaborar argumentos fortes com antecedência para rebater o máximo de objeções possíveis de forma sutil ao longo de toda a campanha e tornar mais difícil para o público recusar a oferta.
6° Provas e depoimentos
Para fechar com chave de ouro, reúna no seu Arsenal de Copy provas que fortaleçam seus argumentos de vendas e depoimentos de clientes satisfeitos com o produto.
Essas provas podem ser:
- Referências de matérias e reportagens;
- Menções a estudos científicos;
Além disso, adicione também no seu arsenal detalhes sobre:
- Quanto custa o produto;
- Quais são os bônus e entregáveis;
- Qual será a oferta e opções de parcelamento.
Assim, você vai recheando o documento com tudo o que precisa, da forma que funciona melhor para você.
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