Conheça o método PMS de pesquisa que vai te ajudar a ler a mente do público sem esforço

Saiba como ler a mente do público através do PMS - Desenho de um cérebro humano na cor roxo em um fundo preto.

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Imagine escrever Copies que façam as pessoas pensar: “Holy Shit, esse texto foi escrito para mim!”.

Consegue imaginar ter a liberdade de acordar às 09 da manhã em plena segunda-feira e ainda poder escolher a dedo em quais projetos trabalhar enquanto uma fila de clientes disputam os seus serviços de Copy?

Se você está pensando, “Nossa, estão usando Future Pacing comigo na cara dura”, saiba que está completamente certo.

A verdade é que você não precisa ser o melhor e mais criativo Copywriter do universo para escrever textos que façam as pessoas imaginarem como a vida delas seria mais feliz se comprassem o seu produto ou serviço.

Você só precisa de uma coisa: saber o PMS da sua audiência – sigla para Problemas, Mitos (ou mentiras) e Sonhos. 

Neste conteúdo você descobrirá como construir o PMS da sua audiência e usar essas informações para:

  • Se comunicar de maneira estratégica com o público; 
  • Aumentar o poder de persuasão dos seus textos;
  • Garantir mais conversões para os seus clientes;
  • Ser melhor remunerado na Profissão Copywriter.

Vamos nessa?

PMS: Problemas, Mitos e Sonhos

O PMS é uma técnica desenvolvida pelo @luizsvl – Sócio fundador e Estrategista da Você Ligado – com o objetivo de entender os motivadores emocionais do público.

Através do PMS o Copywriter tem condições de escrever textos mais assertivos, que façam sentido para as pessoas e despertem o desejo delas para comprar o produto.

A seguir, você verá como preencher o PMS da sua audiência na prática.

Problemas 

O que incomoda a sua audiência? Quais são os maiores problemas que essas pessoas enfrentam no seu dia a dia? Quais são as suas maiores frustrações?

Liste todos os problemas que a sua audiência enfrenta nessa primeira etapa do PMS.

Veja alguns exemplos práticos para quatro públicos diferentes relacionados abaixo:

Copywriters iniciantes

Pessoas com idade avançada

  • Falta de disposição;
  • Limitações físicas devido a idade;
  • Dificuldade de conseguir oportunidades de trabalho.

Pessoas em início de carreira ou estagnadas

  • Salários baixos;
  • Mercado de trabalho muito competitivo;
  • Pouca bagagem profissional.

Pessoas insatisfeitas com a aparência

  • Sobrepeso;
  • Baixa-autoestima;
  • Dificuldade de manter uma rotina de treinos ou seguir dietas.

Mitos – ou mentiras 

Quais são os mitos que as pessoas creem sobre o nicho ou o produto que você quer vender? Quais são suas crenças limitantes? Quais são as mentiras que elas acreditam e que não são verdade?

Veja alguns exemplos:

Pessoas interessadas na Profissão Copywriter:

  • Ninguém contrata Copywriters iniciantes;
  • É impossível sobreviver apenas da escrita.

Pessoas que desejam estar em forma: 

  • Academia é coisa de marombeiro;
  • Só vou emagrecer se parar de comer tudo o que gosto.

Pessoas que enfrentam problemas psicológicos e emocionais:

  • Terapia é coisa de gente fraca;
  • Problemas emocionais não são tão graves quanto doenças físicas.

Sonhos 

Quais os maiores motivadores do seu público? O que eles mais querem no mundo? 

Confira os exemplos a seguir:

Copywriters iniciantes:

  • Largar a CLT e ganhar para escrever;
  • Trabalhar de casa;
  • Ter liberdade geográfica.

Entusiastas do Marketing Digital:

  • Aposentar antes dos 30 anos;
  • Gerar renda passiva enquanto viaja o mundo;
  • Ser o seu próprio chefe.

Pessoas insatisfeitas com o próprio corpo:

  • Perder a vergonha de ir à praia;
  • Usar a roupa que quiser sem se sentir desconfortável;
  • Entrar no jeans 36/38.

O que fazer com todas essas informações?

Após descobrir quais são os problemas, mitos e sonhos do seu público você pode reunir essas informações em um único documento: o Arsenal de Copy.

Entender o PMS é extremamente relevante tanto para criar textos persuasivos como ofertas impossíveis de serem ignoradas pela sua audiência.

Isso porque, com o PMS, as pessoas sentem que cada anúncio, email ou post no Instagram foi escrito especialmente para ela.

Saiba como ler a mente do seu público através do PMS - Personagem Ross Geller do seriado americano Friends, tocando os dedos em sua cabeça enquanto diz "Unagi"

Como descobrir o PMS do público?

Para descobrir quais são os problemas, mitos e sonhos do público para quem você vai escrever, use a ferramenta mais poderosa do Copywriter: a pesquisa.

Antes de escrever qualquer coisa, invista tempo em uma boa pesquisa de mercado e persona.

Você pode construir um formulário no Google Forms para que a sua audiência te diga quais são os problemas e sonhos que ela tem e o que acredita que resolveria esses problemas.

Outra opção é consumir os conteúdos de pessoas que ofertam soluções semelhantes e observar aspectos específicos, como por exemplo:

  • A forma como se comunicam;
  • Quais problemas se propõem a resolver;
  • De que forma resolvem esses problemas.

A partir desses dados você terá tudo o que precisa para escrever Copies que Impactam, Conectam e Convertem.

Na prática isso significa: 

  1. Seu cliente feliz da vida com as vendas a todo vapor;
  2. O público satisfeito com o problema que foi resolvido;
  3. Você tranquilo de pijama na segunda-feira vendo o dinheiro cair na sua conta bancária.

Copywriter, bora aplicar o PMS hoje na sua comunicação e faturar muito?
Se você gostou deste conteúdo, está começando na Profissão Copywriter e quer começar a fazer dinheiro com a escrita persuasiva, baixe o Guia Definitivo Conquiste seu Primeiro Cliente como Copywriter.

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