Rotina para Copywriters: 5 dicas para organizar melhor o seu tempo

Rotina para Copywriters: 5 dicas para organizar melhor o seu tempo - Despertador azul no fundo branco
A importância da Rotina para Copywriters - Personagem Rose do filme Titanic soprando um apito.

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Nem só de escrever Copy, vive o Copywriter. 

O profissional da escrita persuasiva precisa de organização e rotina para conseguir entregar bons trabalhos de Copy e ainda “ter uma vida normal”.

Entenda que este conteúdo foi escrito com, pelo menos, três objetivos:

  1. Facilitar a sua vida;
  2. Impedir a sua esposa (ou seu marido) de pedir o divórcio;
  3. Evitar traumas nos seus filhos.

Aqui você entenderá a importância da rotina para Copywriters e obterá dicas testadas e aprovadas pela @robertasvl – Copywriter da Você Ligado – que vão te ajudar a:

  • Organizar melhor a sua vida;
  • Garantir mais tempo para fazer o que gosta;
  • Ser bem sucedido na Profissão Copywriter.

Vamos lá?

A importância da rotina para Copywriters

Trabalhar escrevendo palavras lucrativas é tudo, menos entediante. 

Entre uma Copy e outra, é muito fácil perder a noção do tempo e esquecer que, além de Copywriter, você tem responsabilidades com filhos, cônjuge, amigos e familiares.

A pergunta de um milhão de dólares é:

“Como alcançar bom desempenho no trabalho, ter tempo para a família e ainda conseguir se manter atualizado e evoluir as habilidades de persuasão?”

A resposta é simples: com rotina.

Ter uma rotina consistente ajudará você a:

  • Gerenciar melhor o seu tempo;
  • Organizar as suas atividades – tarefas urgentes a menos urgente;
  • Estabelecer prioridades.

Embora muita gente torça o nariz para essa palavra, ela é o apito que o Copywriter pode precisar para se salvar de um naufrágio nas águas congelantes do Atlântico Norte.

A importância da Rotina para Copywriters - Personagem Rose do filme Titanic soprando um apito.

Dicas de organização para Copywriters

1° Saiba aonde você quer chegar

O primeiro passo para organizar a sua rotina de Copywriter é saber exatamente aonde você quer chegar. 

Se você é um Copywriter iniciante e, assim como muitos alunos APL, concilia os projetos de Copy com a CLT, precisa manter vivo na memória qual é o seu objetivo, aonde você quer chegar.

“Por quê?”

É possível que em algum momento você tenha que abrir mão do seu tempo de lazer, sair da zona de conforto e fazer sacrifícios para conquistar o que deseja.

Mas se liberdade geográfica, de horários e financeira fazem os teus olhos brilhar, pode valer a pena se esforçar um pouco mais para transformar o Copywriting na sua fonte de renda principal.

2° Estabeleça prioridades

A segunda dica está relacionada com a primeira: liste quais são as suas prioridades.

Pode ser que você esteja em um momento da vida em que o desenvolvimento profissional exija mais do que a estética, por exemplo.

Então, não se culpe se você não conseguir ir à academia por precisar trabalhar o dia todo, dedicar as horas restantes para estudar e praticar Copywriting a fim de conquistar liberdade de horários.

Existe uma frase de Lewis Carroll que diz o seguinte:

“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”

De fato, quando você sabe aonde quer chegar, fica mais fácil definir o que é prioridade.

Por isso, se nesse momento da vida desenvolver suas habilidades como Copywriter for mais importante que o Crossfit, provavelmente você terá que escolher um ou outro.

3° Tenha uma agenda

A filosofia “deixa a vida me levar”, definitivamente não se aplica à Copywriters profissionais.

Como viu nos itens anteriores, muitos Copywriters iniciantes começam a prestar serviços de Copy conciliando trabalho CLT. 

Por isso, eles precisam de uma boa organização para garantir que os projetos sejam entregues em dia e ter a possibilidade de crescer no mercado.

Por outro lado, existem profissionais mais experientes, que escrevem para inúmeros projetos e tem dificuldade para cumprir prazos justamente porque não conseguem se organizar.

Qualquer que seja a sua situação, saiba de uma coisa: você não precisa depender da sua cabeça para lembrar de todos os compromissos que tem.

Ter uma agenda – física ou digital – é obrigatório para Copywriters profissionais.

4° Planeje o seu dia, mês, semana

Com a agenda em mãos, é hora de planejar o seu dia, semana e mês.

Você pode usar o Google Agenda para separar as atividades que precisa realizar em vários setores – áreas da sua vida – e definir cores para cada um.

Dessa forma, sempre que for criar um evento, tarefa ou lembrete, poderá marcar a cor da atividade com a área da sua vida a qual ela está relacionada.

Por exemplo:

  • Trabalho = Verde;
  • Família = Vermelho;
  • Estudos = Amarelo;
  • Lazer = Azul.

A grande vantagem dessa organização é que será bem mais fácil identificar como as horas do seu dia são divididas, quanto tempo “sobra”.

É importante fazer esse planejamento porque os Copywriters também são de carne e osso.

Isso significa que não adianta encher o seu dia com uma atividade atrás da outra e achar que assim você será produtivo. Você não vai. 

É comum que Copywriters iniciantes se encham de trabalho. 

Acontece que com o tempo eles se tornam escravos do trabalho que lhes prometeu liberdade.

Por isso, deixe o seu cérebro descansar. 

Fazer pausas ao longo do dia é essencial para arejar a mente e prevenir bloqueios criativos.

Mantenha o equilíbrio, afinal a sua vida não é só trabalho.

4° Tenha um momento de leitura

Nunca se esqueça de encaixar um horário na sua semana para ler – nem que seja apenas 20 minutos.

Ler é fundamental para melhorar a sua comunicação – escrita e falada – além de contribuir para aprimorar suas habilidades de Copywriter.

5° Pratique enquanto estuda

Não perca o seu tempo estudando Copywriting por anos e anos.  

Muita gente acaba usando os estudos como justificativa para procrastinar

Lembre-se de que o que vai te trazer resultado – financeiro ou de repertório – é aplicar o seu conhecimento.

Quanto mais rápido aplicar, mais rápido conseguirá chegar ao seu objetivo.

Por isso, se for necessário, ofereça seus serviços (mesmo que de graça) para treinar suas habilidades de persuasão e acelerar o seu crescimento na Profissão Copywriter.

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