7 tipos de anúncios mais utilizados no Marketing Digital

7 tipos de anúncios mais utilizados no Marketing Digital - Ilustração de uma mão segurando um megafone dentro de um celular e 4 bandeiras representando as redes sociais Twitter, Instagram Youtube e Facebook

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Anúncios são ferramentas poderosas para fazer com que os negócios vendam em grande escala. Então, como escrever bons anúncios? Quais são os tipos de anúncios que convertem mais vendas hoje?

Por isso, se você é um Copywriter profissional, afiliado ou possui um negócio físico e quer saber como aumentar as vendas através de anúncios, cole os olhos nas próximas linhas deste conteúdo.

Aqui você vai conhecer quais são os 7 tipos de anúncios mais lucrativos do Marketing Digital e que fizeram a Você Ligado faturar mais de 6 milhões de reais nos últimos três anos (2019-2021).

Vamos lá?

O que são e para que servem os anúncios?

Você já percebeu que a cada três stories aparece uma “propaganda” de um influencer ou empresa te convidando para participar de um evento ou experimentar um produto?

Alguns anos atrás, com a popularização das redes sociais e aumento das pesquisas online, grandes corporações como Google e Meta (Facebook), se perguntaram: 

Por que não vender espaço na internet para empreendedores que queiram vender seus produtos online? 

Veja bem, antes dos anúncios online, as empresas precisavam ter um vendedor batendo de porta em porta, ou esperando que os clientes entrassem na loja, para vender seus produtos e serviços.

Negócios que desejavam alcançar um público maior precisavam investir milhares de reais em anúncios de televisão, outdoors e panfletos.

O grande problema é que, além de ser muito caro, não se tinha controle sobre o público alcançado ou o volume de vendas exato gerado por meio dessas ações de publicidade.

Embora essas estratégias de vendas e publicidade ainda existam e sejam bem “comuns”, é seguro afirmar que os anúncios flexibilizaram o acesso à publicidade. 

Por mais que o custo para anunciar no Facebook e Google tenha subido, de alguns centavos para 6-7 reais ao dia, nos últimos 5 anos, ainda é muito em conta quando comparamos com o valor que a empresa precisaria investir para soltar um anúncio na TV, por exemplo.

Além disso, com os anúncios online, os empreendedores conseguem garantir que o anúncio será exibido para pessoas com algum interesse prévio no produto (ou na solução que ele entrega) e a quantidade de vendas geradas a partir de cada um.

Você precisa destruir essa ilusão antes de continuar

Pode ser que este não seja o seu caso, mas precisamos destruir um mito comum entre aqueles que estão dando os seus primeiros passos no digital: anúncios lucrativos, na maioria das vezes, não são os mais criativos.

A Você Ligado já investiu, pelo menos, 1 milhão de reais em anúncios nos últimos 3 anos e, a partir disso, comprovamos que os anúncios que vendem são mais óbvios.

Na verdade, o segredo dos anúncios que convertem está em conhecer a persona e aplicar as técnicas de Copywriting adequadas para o momento da jornada de compras em que ela está.

Por isso, criar anúncios que exploram as dores, problemas e desejos da persona é mais assertivo do que quebrar a cabeça tentando bolar uma ideia mirabolante.

Não vamos entrar em detalhes sobre como explorar esses pontos nos seus anúncios, mas sugerimos que, após finalizar essa leitura, dê uma olhada neste e depois neste conteúdo.

Assim, você terá ainda mais confiança para adaptar os 7 tipos de anúncios que verá, na sequência, à realidade do seu negócio.

Agora, pegue papel e caneta ou abra um novo documento no Google Docs e anote quais são os tipos de anúncios que você pode produzir para fazer a sua empresa (ou do seu cliente) vender mais.

Tipos de anúncios mais lucrativos da internet

1° Anúncios com prova social

Esse é um dos tipos de anúncios impossíveis de dar errado, simplesmente porque você vai colocar no texto do seu anúncio, na arte ou no script do vídeo, depoimentos de clientes que usaram e tiveram resultados reais com o seu produto ou serviço.

Algumas formas de criar anúncios com prova social são:

  • Inserir vários prints em uma única imagem ou colocar uma sequência de depoimentos em carrossel;
  • Colocar trechos de depoimentos nos vídeos;
  • Usar trechos de depoimentos na legenda dos anúncios.

Fique à vontade para testar diferentes formatos. Faça testes até descobrir qual estrutura faz mais sentido e conecta melhor com a audiência.

O importante é entender que quanto mais prova social, mais credibilidade o anúncio vai transmitir para as pessoas que estão ali navegando pela internet.

2° Anúncios com prova

Esse é o segundo tipo de anúncio que consegue funcionar muito bem, pois você prova que o seu argumento é verdadeiro.

Então, é preciso buscar elementos confiáveis para inserir nos anúncios como provas, como por exemplo:

  • Artigos e estudos científicos;
  • Matérias jornalísticas;
  • Trechos de notícias.

Assim, você pode provar, de forma racional e lógica, que aquela solução realmente funciona e que você não está inventando nada da sua cabeça.

Por exemplo, se você deseja criar um anúncio afirmando que existe demanda para quem quer trabalhar com Copywriting, uma forma de provar esse argumento é usar, por exemplo, um print do Google Trends mostrando um aumento no volume de busca por Copywriters profissionais. 

3° Anúncios com garantia

Outro tipo de anúncio que funciona demais são aqueles de “risco zero”, onde a pessoa não precisa confiar no que alguém está dizendo e tem a oportunidade de “ver para crer”.

Pode acontecer da sua pessoa estar insegura e não saber se o produto é realmente bom, as provas e provas sociais podem não ter sido tão persuasivas, então você vai precisar tirar essa carta da manga.

Ao criar esse tipo de anúncio, deixe claro que, ao adquirir o produto, a pessoa terá 7 dias (ou mais, depende do tempo de garantia de cada produto) para se arrepender, pedir o dinheiro de volta e ser ressarcida integralmente, sem questionamentos.

Se você usar a garantia para destruir a objeção “e se eu não gostar do produto?” na cabeça dos seus futuros clientes, sem dúvidas, os seus anúncios vão converter muito mais.

4° Anúncios quebrando objeções

No item anterior introduzimos a quebra de objeções nos anúncios com o modelo de anúncio com garantia.

Mas é possível ir além e explorar as objeções específicas daquele nicho. Isso aumenta o potencial de conexão com a persona em níveis fantásticos, de forma que ela bata o olho e se interesse imediatamente pelo assunto do anúncio.

Por exemplo, levando em consideração o nicho de Copywriting, imagine um anúncio com a seguinte headline:

“Procura-se pessoas sem criatividade para ganhar dinheiro online sem aparecer” 

Note que este exemplo quebra duas objeções específicas quando consideramos a persona com potencial para atuar na Profissão Copywriter:

  1. Não tenho criatividade para escrever;
  2. Preciso aparecer para ganhar dinheiro na internet.

O que precisa ficar claro para você é que anúncios com quebra de objeções (na headline e no corpo da mensagem) conectam imediatamente com o receptor da mensagem, por isso, tem altas chances de converter leads em clientes.

5° Anúncios com Storytelling

Outro tipo de anúncio que funciona muito bem são os anúncios com Storytelling. 

Via de regra, somos impactados emocionalmente quando ouvimos alguma história com a qual a gente se identifica. 

Por isso, contar a sua história ou de algum cliente, independente da fórmula de Storytelling que utilizar, as chances são de que você vá vender muito, pois esse tipo de anúncio gera um impacto emocional muito forte.

Só tome cuidado para não construir histórias muito complexas e difíceis de entender. Em anúncios, quanto mais mastigada a história for, melhor.

6° Anúncios com a promessa

O sexto tipo de anúncio que vende muito na internet é o anúncio com a promessa do produto.

Como funciona?

Você simplesmente dirá o que a pessoa vai conquistar a partir daquele produto ou serviço.

A ideia é atrair o lead para a página de vendas, onde a pessoa poderá visualizar todas as provas que atestam que o produto cumpre aquela promessa e entrega aquela transformação.

Se você promete que a pessoa vai dominar Copywriting de A a Z em 6 semanas, a sua página de vendas precisa, basicamente, mostrar de forma lógica como a pessoa vai conquistar isso.

  • Quais materiais ela vai ter acesso?
  • Que tipo de acompanhamento ela terá?
  • O que elas vão aprender de fato?

Pegou a ideia da coisa?

7° Anúncios com antes/depois

E o último, mas não menos importante, é o anúncio antes e depois.

Atenção: é preciso tomar muito cuidado com esse tipo de anúncio em nichos sensíveis, como emagrecimento e odontologia, por exemplo.

As ferramentas de anúncios bloqueiam propagandas enganosas e, nesses nichos, especificamente, é mais difícil comprovar que todas as pessoas terão os mesmos resultados. 

Fotos antes/depois? Nem pensar.

Então qual é o jeito certo de criar anúncios antes e depois?

Bem, muito provavelmente você vai precisar de uma pitadinha de criatividade, pois não é necessário mostrar o antes e depois real da pessoa para exemplificar a transformação que o produto oferece.

Aqui na Você Ligado, criamos um anúncio para o treinamento completo de Copywriting – Além das Palavras Lucrativas – com a imagem de um carvãozinho e um diamante.

Isso foi suficiente para passar a mensagem de que qualquer pessoa, mesmo com zero conhecimento em Copywriting, poderia entrar no treinamento e sair dele como uma Copywriter profissional.

Chegamos ao fim de mais um conteúdo aqui no Blog da Você Ligado e agora é a sua vez de colocar a mão na massa.

Agora você tem a faca, o queijo e mais 7 modelos de anúncios em mãos para te ajudar a potencializar as vendas do seu negócio.

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