7 mitos sobre Copywriting que te impedem de lucrar com textos

7 mitos sobre Copywriting que te impedem de lucrar com textos - Jovem asiática, vestida com uma blusa amarela, tapando os ouvidos.

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A Profissão Copywriter é uma das mais lucrativas da internet, mas será que alguns mitos sobre Copywriting não estão impedindo você de ganhar dinheiro com textos persuasivos?

Aqui você vai descobrir quais são os 7 maiores mitos sobre Copywriting que travam muita gente de entrar nessa profissão e, finalmente, conquistar as liberdades:

  • Geográfica: Poder trabalhar de onde estiver;
  • Financeira: Faturar por vários meses com textos escritos uma única vez;
  • Tempo: Não precisar trocar horas por dinheiro e ser muito bem remunerado pela sua escrita.

Leia o conteúdo até o fim e descubra se você foi enganado até agora por alguma dessas 7 mentiras.

1° “Copywriting e Copyright são a mesma coisa”

É fato que muita gente ainda confunde Copywriting e Copyright, mas o fato é que são palavras parecidas com significados muito diferentes.

“Será que Copywriting é um texto que tem Copyright?”

Saiba que não tem nada a ver uma coisa com a outra.

O Copyright é um tipo de direito exclusivo que as pessoas têm ao criar algo que é único e inédito, como uma música, uma marca, um produto, jargão ou obras literárias, por exemplo.

Então, o Copyright protege as empresas de ter suas ideias e produtos copiados pela concorrência, sem qualquer tipo de crédito ou menção ao autor.

O Copywriting, por sua vez, consiste em um conjunto de técnicas que orientam a produção de textos persuasivos, que levam as pessoas a comprarem ideias ou produtos.

2° “Copywriting não é para todo mundo”

Copywriting é uma das profissões – senão a profissão – mais inclusiva do Marketing Digital.

Isso significa que Copywriting é sim para qualquer pessoa, de qualquer idade, classe social, gênero ou estado civil.

Muitas pessoas interessadas na Profissão Copywriter, enchem a caixinha de perguntas da @robertasvl – Copywriter e Sócia Fundadora da Você Ligado – com perguntas do tipo:

“Tenho X anos, está muito tarde para começar na Profissão Copywriter?”

“Sou mulher, já tenho 3 filhos, Copywriting é para mim?”

“Quero iniciar o meu negócio digital, preciso de Copywriting?”

A resposta é sim. 

Para você ter uma ideia, temos alunos na Formação APL Experience – treinamento completo da VL em Copywriting – de 16 a 35, 47, 53 e até 70 anos!

Cada pessoa tem suas particularidades nessa profissão. 

Os mais jovens têm a vantagem da velocidade, eles escrevem mais rápido e lidam com as ferramentas da internet com mais facilidade. 

Por outro lado, Copywriters mais velhos têm mais repertório, eles já viveram mais e, inevitavelmente, conseguem entender mais rápido como funcionam as emoções humanas e, muitas vezes, são mais criativos. 

Afinal, na Profissão Copywriter, criatividade nada mais é do que juntar duas coisas aparentemente desconexas, que você já viu ou viveu em algum momento da vida, e utilizá-las para construir uma argumentação lógica e diferenciada.

Alguém que viveu na época da queda do Muro de Berlim (1989), por exemplo, pode utilizar esse acontecimento ou elementos da época e relacioná-los, por exemplo, com a popularização da internet, dentro de uma argumentação lógica e coerente.

Vale ressaltar que, inclusive, temos muitos alunos nos treinamentos de Copywriting da Você Ligado com dislexia e até cadeirantes. 

Então, existe sim espaço para todos. 

Absolutamente nada te impede de começar a desenvolver hoje mesmo a habilidade de escrever textos persuasivos e ser um Copywriter profissional muito bem sucedido nessa profissão, a não ser você mesmo.

3° “É preciso ter faculdade para ser Copywriter”

Ah, se a @robertasvl ganhasse 1 real cada vez que recebe essa pergunta…

Este é um dos maiores mitos sobre atuar na Profissão Copywriter e a verdade é que não, você não precisa ter nível superior para atuar nessa profissão e ser muito bem remunerado pelos seus textos.

É claro que se você for procurar emprego como Copywriter do jeito tradicional, em empresas e agências tradicionais, provavelmente vai precisar de um diploma.

Mas isso está cada vez menos comum, principalmente em empresas modernizadas, que já entenderam que um diploma não significa que a pessoa vai trazer resultados para o negócio.

Atuar como um Copywriter Empresário ou Freelancer, por exemplo, são opções mais lucrativas para atuar no digital e encontrar bons clientes de Copy, sem que você tenha que pisar em uma faculdade. 

4° “Copywriting é invenção de Marqueteiro”

Talvez você ainda não saiba, mas Copywriting existe há quase 200 anos. Não é invenção de Marqueteiro para enriquecer as suas custas.

As técnicas por trás dos textos persuasivos são baseadas em estudos científicos sobre o comportamento humano e são utilizadas no mundo todo, principalmente no mercado americano.

Fato é que, Copywriting movimentou o maior fluxo de dinheiro pelas sombras por décadas e hoje, finalmente, está em ascensão aqui no Brasil.

Para você ter noção do quão antigo é, os primeiros textos persuasivos eram cartas enviadas para a casa das pessoas e anúncios impressos colados em postes.

Na época em que as cartas de vendas eram populares, por exemplo, as pessoas tinham que ler e se sentirem tão motivadas a comprar a ponto de preencher um formulário (ao final da carta), colocar o dinheiro em um envelope e enviar tudo pelo correio para, então, receber o produto.

E pasme, funcionava.

O que a internet e o desenvolvimento dos meios de comunicação fizeram foi apenas adaptar a comunicação persuasiva para o digital. 

5° “Copywriting é manipulação”

Essa é uma daquelas mentiras que machucam os Copywriters profissionais.

Os textos de Copywriting não são mentirosos, tampouco manipulam as emoções para obrigar as pessoas a comprar um produto que fará mal a elas.

Ao escrever uma Copy, o Copywriter estuda de forma muito profunda quais são as necessidades, dores e desejos daquele público, bem como as vantagens e transformações que o produto proporciona.

O resultado desse estudo é um texto que conecta as necessidades das pessoas àquilo que elas mais desejam, mas que, muitas vezes, elas não sabem expressar.

6° “Templates funcionam para qualquer negócio”

É inacreditável a quantidade de pessoas que compram templates de Copywriting, onde elas só precisam substituir alguns dados e voilá! A Copy está pronta para vender milhões.

Se você tem zero conhecimento sobre os princípios de Copywriting e acredita que vai encontrar na internet um template que funciona em qualquer nicho, para qualquer produto, saiba que não poderia estar mais enganado.

Templates não funcionam porque Copywriting não é uma ciência exata, que pode ser replicada sem qualquer tipo de ajuste, adaptações ou um estudo profundo do nicho e da persona para o qual aquele produto é destinado.

Imagina escrever sem considerar o nível de consciência das pessoas? 

Sem ter parâmetros que indiquem que a pessoa já tem consciência suficiente sobre o problema, a solução e o produto? 

Sem verificar se a linguagem e argumentação utilizadas fazem sentido para a audiência na fase da jornada de compras em que as pessoas estão?

Essa é uma das razões pelas quais Copywriting também não se resume ao uso de gatilhos mentais (considere como um mito bônus desse conteúdo). 

Técnicas de persuasão aplicadas fora de contexto, no máximo, fazem o lead pensar que você é um panfleteiro no Marketing Digital.

7° “É preciso ser criativo para escrever Copy”

Em primeiro lugar, entenda que, na Profissão Copywriter, criatividade tem a ver com  repertório e não com a genialidade de criar textos incríveis do nada (falamos um pouco sobre isso no segundo mito deste conteúdo).

Na maioria das vezes, quando você está sem criatividade isso significa que não seguiu um processo para executar aquela tarefa.

É comum que Copywriters iniciantes sentem para escrever e sejam engolidos pela página em branco.

Mas se você seguir um método para escrever textos persuasivos, as ideias vão fluir, independente se você é iniciante ou experiente.

Aqui na Você Ligado, utilizamos o método anti bloqueio criativo chamado Arsenal de Copy.

Esse método destrava demais a escrita persuasiva e faz com que as Copies se escrevam praticamente sozinhas. 

Isso porque o Arsenal de Copy é um documento onde o Copywriter vai reunir todos os dados essenciais sobre o nicho, o produto e a persona. 

Então, ao sentar para escrever, tudo o que ele precisa fazer é encaixar as informações do Arsenal de Copy em seus devidos lugares, seja em:

E aí? Em qual desses mitos sobre Copywriting você acreditava?

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