10 livros que todo Copywriter deveria ler

10 livros que todo Copywriter deveria ler - Mulher com óculos preto lendo um livro, em um fundo cinza.

Compartilhe:

Para muitas pessoas, a leitura pode ser considerada um hobby, mas na Profissão Copywriter ler é uma responsabilidade inerente ao seu trabalho.

Isso porque Copywriters precisam alimentar o cérebro constantemente com informações de qualidade a fim de prevenir bloqueios criativos e fluir na escrita.

A leitura aumenta o repertório do Copywriter profissional e, consequentemente, estimula a sua criatividade ao criar textos persuasivos.

Mas, quais são os livros que todo Copywriter deveria ler e que vão contribuir no desenvolvimento das suas habilidades de persuasão?

Nas linhas abaixo, você encontrará uma seleção com os 10 livros indispensáveis para qualquer pessoa que almeja trilhar nessa profissão e ser muito bem-sucedido.

Aproveite, pois são livros indicados pela @robertasvl – Copywriter e Sócia-Fundadora da Você Ligado – que a ajudaram a se desenvolver na escrita persuasiva e escrever Copies que faturaram mais de 6 milhões nos últimos 3 anos (2019-2021).

1) Copywriting Secrets – Jim Edwards

10 livros que todo Copywriter deveria ler - Copywriting Secrets - Jim Edwards

Reprodução: Amazon

Esta obra de Jim Edwards reúne mais de 30 segredinhos de Copywriting para quem quer vender mais através das palavras.

Nele, você encontrará princípios importantes de Copy como, por exemplo, a importância do Bullet Point, regras e algumas estruturas de Copywriting. 

Mesmo que ele não tenha sido traduzido (ainda) para o Português, é um livro com uma linguagem muito simples. 

Então, se o seu inglês é básico ou intermediário, você já consegue entendê-lo com mais facilidade.

2) Pitch Anything – Oren Klaff

10 livros que todo Copywriter deveria ler - Pitch Anything - Oren Klaff

Reprodução: Amazon

Se você busca um livro para te ajudar a destravar a escrita e desenvolver um pitch poderoso para vender mais todos os dias, leia Pitch Anything.

Se você não é avançado na compreensão do inglês, este livro é um pouco mais difícil de entender, porque ele traz informações específicas sobre processos mentais e como a linguagem persuasiva afeta o cérebro humano.

A boa notícia é que você encontra a versão digital de Pitch Anything em Espanhol, na Amazon

Outra opção é procurar por resumos desse livro na Internet.

A @robertasvl já fez um resumo desse livro e o disponibilizou gratuitamente em Canal exclusivo de Copywriting no Telegram.

Para ter acesso a esse e outros materiais exclusivos para os participantes, basta apertar aqui e entrar no canal.

3) Expert Secrets – Russell Brunson

10 livros que todo Copywriter deveria ler - Expert Secrets - Russell Brunson

Reprodução: Amazon

Este é um daqueles livros revolucionários e obrigatórios para qualquer pessoa que queira atuar no digital.

Em Expert Secrets, Russell Brunson cria um paralelo com o livro The One Sentence Persuasion e mostra como transformar leads em clientes vitalícios.

Entender esses conceitos é fundamental para todo e qualquer Copywriter que almeja se diferenciar no mercado, pois você não vai só escrever Copies.

Expert Secrets dá ao Copywriter as ferramentas para criar movimentos que envolvem as pessoas e as fazem comprar qualquer coisa que a marca lançar no mercado.

Além do mais, somente a sinopse do livro já é uma verdadeira aula de Copywriting:

“A maioria das pessoas que coloca seus produtos à venda não entende que sua experiência é a chave para realmente vender o produto. Sua história, por que você criou aquela oferta e por que começou seu movimento são o que, inicialmente, levam as pessoas a se converterem e continuar a acompanhá-lo ao longo do tempo.

Sua mensagem tem a capacidade de mudar a vida de alguém. 

O impacto que a mensagem certa pode ter sobre alguém no momento certo da vida é imensurável. 

Sua mensagem pode ajudar a salvar casamentos, consertar famílias, mudar a saúde de alguém, desenvolver uma empresa ou mais…

Mas só se você souber como colocá-la nas mãos de pessoas cujas vidas você foi chamado a mudar.

O Expert Secrets o ajudará a encontrar sua voz e lhe dará a confiança necessária para se tornar um líder…

O Expert Secrets mostra como criar um movimento de pessoas cujas vidas você pode mudar…

O Expert Secrets irá ensiná-lo a transformar esse chamado em uma carreira.”

Fala a verdade, você também ficou morrendo de vontade de ler depois dessa sinopse, não é?!

4) Deep Work – Cal Newport

10 livros que todo Copywriter deveria ler - Deep Work - Cal Newport

Reprodução: Livraria da Travessa

Deep Work é o quarto nessa seleção de livros que todo Copywriter deveria ler e, felizmente, temos a versão em Português que se chama “Trabalho Focado”.

Como o próprio nome sugere, este livro mostra o poder do trabalho focado, e traz uma lição muito importante para Copywriters que tem medo de serem substituídos por algoritmos geradores de Copy:

Se você está fazendo um tipo de trabalho que pode ser feito de forma simultânea a outra atividade (limpar mesas e falar com alguém, por exemplo), isso significa que este é um trabalho substituível por máquinas ou por qualquer outro ser humano comum. 

O trabalho valioso, que não pode ser substituído, é aquele em que você precisa focar toda a sua atenção para executá-lo.

Então, quando o profissional entende que a sua atenção plena determina o sucesso da atividade que ele vai executar, ele se torna um profissional mais valioso no mercado.

Em Trabalho Focado você também vai encontrar dicas sobre como manter o foco em um mundo em que é muito fácil se distrair por qualquer coisa.

5) Great Leads – John Forde e Michael Masterson

10 livros que todo Copywriter deveria ler - Great Leads - John Forde e Michael Masterson

Reprodução: Amazon

Este é um livro interessante, porém muito escasso.

A Empiricus traduziu a obra de John Forde e Michael Masterson para o Português, porém ele não está disponível para o público em geral. 

Mas você consegue encontrar a versão original em inglês no Kindle.

Great Leads fala sobre os principais tipos de leads (introduções) que você pode utilizar na sua carta de vendas.

Dá para ser Copywriter sem ler Great Leads?

Sim, mas se você tiver a oportunidade de ler ele vai te ajudar a ter mais ideias de introduções que geram impacto e fazem a audiência se envolver emocionalmente com a narrativa.

6) Resolva a p*rra dos seus problemas – Laura Jane Williams

10 livros que todo Copywriter deveria ler -  Resolva a p*rra dos seus problemas - Laura Jane Williams

Reprodução: Amazon

Esse livro aqui não tem muito a ver com Copy mas acredite, assim como em qualquer outra profissão, você vai passar por problemas como Copywriter.

O objetivo deste livro é trazer a questão da auto-responsabilidade sob um viés, por vezes, cômico e irônico: 

“Você está feliz? Sabe resolver os seus problemas ou apenas finge saber?

O quanto você está se importando com coisas irrelevantes? 

Já pensou em resolver toda a sua vida como uma criança?”

Acontece que, às vezes, aumentamos ou criamos problemas que não existem, complicamos o que não é complicado.

Esse livro te ajuda a superar esses desafios e destravar, seja na vida profissional ou pessoal.

7) A jornada do escritor – Christopher Vogler

10 livros que todo Copywriter deveria ler - A jornada do escritor - Christopher Vogler

Reprodução: Amazon

Talvez você já tenha visto ou alguém tenha te indicado o livro A Jornada do Herói, de Joseph Campbell.

Esse livro aqui faz uma desconstrução e mostra que a Jornada do Herói não foi construída do zero, ela foi percebida e que existem várias e várias abordagens diferentes que você pode utilizar para criar histórias inesquecíveis.

Ele também desconstrói quem é o herói e em quais situações ele se encaixa. 

Um dos pontos interessantes tratados na Jornada do Escritor é que ele mostra a importância de adaptar os princípios de Copywriting à cultura de uma região ou país.

Para isso, o autor fala sobre como o modelo de Storytelling Jornada do Herói não é tolerado em alguns países do mundo.

Na Austrália, por exemplo, a Jornada do Herói era utilizada para persuadir as pessoas a irem para a guerra e, devido a isso, hoje ela não “pega bem” entre os australianos.

Copy é Copy em qualquer lugar, porém o Copywriter precisa entender que para criar textos que vendem, ele precisa respeitar as particularidades e os aspectos culturais do país, região ou público para o qual ele vai escrever.

8) A arquitetura da persuasão – Michael Masterson

10 livros que todo Copywriter deveria ler - 8) A arquitetura da persuasão - Michael Masterson

Reprodução: Google Imagens

A Arquitetura da Persuasão é outro livro interessante, traduzido pela Empiricus, porém não disponível ao público.

Ele é recomendado para Copywriters avançados pois apresenta elementos muito específicos e técnicos da persuasão, especialmente na escrita de cartas de vendas.

9) Copywriting Descomplicado – Victor Palandi

10 livros que todo Copywriter deveria ler - Copywriting Descomplicado - Victor Palandi

Reprodução: Amazon

Escrito por @palandivictor, esse livro é altamente recomendado para Copywriters iniciantes e está disponível no Kindle.

Se você não entende nada de Copy, leia esse livro e ele vai te ajudar a entender os conceitos básicos e que são fundamentais para a construção da sua carreira no Copywriting.

10) Tesão de viver – Júlio Pompeu e Clóvis de Barros Filho

10 livros que todo Copywriter deveria ler - Tesão de viver - Júlio Pompeu e Clóvis de Barros Filho

Reprodução: Submarino

O décimo e último entre essa seleção de livros que todo Copywriter deveria ler, pode te desafiar, principalmente se você estiver acostumado a ler livros técnicos, como alguns dos que foram relacionados acima.

 Tesão de viver é um livro de histórias e consumir esse tipo de leitura é muito importante para diversificar o seu repertório.

O Copywriter não pode só ficar lendo coisa técnica, é preciso variar o tipo de informação que entra na sua mente. 

Isso vai te ajudar a escrever de forma autêntica, além de desenvolver um vocabulário mais rico e abrangente.

A nossa lista de indicações chegou ao fim, e queremos saber: Já leu algum desses livros? Por qual você vai começar?

Nos conte através dos comentários abaixo 👇

Índice

Inscreva-se em Nosso Blog

O segredo dos nossos bastidores revelados na sua caixa de entrada. É conteúdo de mentoria, só que de graça.