8 atitudes para ser reconhecido como um Copywriter profissional

8 atitudes para ser reconhecido como um Copywriter profissional - Pessoas segurando caixas de diálogo com riscos circulares escondendo o rosto e um profissional ao centro segurando uma caixa de pensamento ao lado da cabeça com uma lâmpada ao centro

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Como ser reconhecido como um Copywriter profissional?

Este, muito provavelmente, é o segundo maior sonho de todo Copywriter iniciante. 

O primeiro é conquistar o primeiro cliente e começar a faturar com a escrita persuasiva.

Acontece que antes mesmo de conquistar o primeiro cliente, ou após fechar o primeiro contrato, o Copywriter iniciante se flagra em um dilema: 

O que fazer para ser tratado como um profissional sem ter participado de um único Lançamento ou mesmo escrito anúncios para um funil perpétuo?

Neste conteúdo você vai descobrir 8 atitudes que farão você se posicionar como um profissional para os seus clientes, mesmo que tenha pouca ou nenhuma experiência na Profissão Copywriter. 

Vamos lá?

Não cometa esse erro de principiante

É irresponsabilidade ir para a primeira atitude sem fazer este alerta: Copywriter profissional não troca palavras ou horas por dinheiro.

Uma das razões para a Profissão Copywriter ser tão lucrativa é que nela não existe relação entre a quantidade de horas trabalhadas e a remuneração recebida.

Na prática, isso significa que você pode trabalhar 30 dias em um projeto e receber um salário de R$10 mil ou finalizar a escrita das Copies em 3 dias e receber os mesmos R$10 mil.

Claro, desde que você cumpra a sua parte no acordo e entregue o seu trabalho no prazo.

Por isso, mesmo que esteja começando, é importante ter bem claro que você não deve vender as suas horas ou cobrar por quantidade de palavras escritas.

Se comprometa em entregar resultados para os seus clientes ou, se estiver inseguro, se posicione como alguém que será incansável na busca por eles.

Essa é a mentalidade de um Copywriter RX – valorizado, disputado e bem remunerado – e já diferencia você de, no mínimo, 80% dos Copywriters espalhados pela internet brasileira.

Agora sim, vamos às 8 atitudes que farão você ser reconhecido como um Copywriter Profissional, além de contribuir para que os seus textos vendam mais.

1° Estude a persona antes de escrever 

Muita gente acha que a atividade principal do Copywriter é escrever Copy, mas a verdade é que escrever é apenas 20% do trabalho de um Copywriter profissional.

O Copywriter não é um escritor, ele é um investigador.

E a razão disso é muito simples: para escrever de forma assertiva, e fugir da corrida dos ratos em que se troca palavras por dinheiro, o Copywriter precisa conhecer de cabo a rabo o público para o qual ele vai escrever.

Para criar uma comunicação que estimula a tomada de ação, é necessário entender os motivadores que provocam as pessoas a agir.

Por isso, antes de escrever, o Copywriter precisa fazer uma pesquisa bem profunda da audiência e do nicho.

Mas aonde e o que pesquisar?

  • Comentários em posts dos “concorrentes” no Instagram e Facebook;
  • Comentários em vídeos no Youtube com temas que tenham alguma relação com o produto que você quer vender;
  • Avaliações e feedbacks de livros daquele nicho em portais e sites como a Amazon.

O seu objetivo, com a pesquisa de persona, é descobrir quais são:

  • As dificuldades e dores mais latentes que as pessoas enfrentam naquele nicho;
  • Os aspectos em que os produtos concorrentes deixam a desejar;
  • Os sonhos e desejos mais profundos que as pessoas têm e que aquele produto ajuda a realizar.

Além das redes sociais, você também pode analisar sites de pesquisa de persona, como:

  • Reddit: Uma espécie de portal de notícias;
  • AlsoAsked: Mostra perguntas específicas que as pessoas fazem no Google; 

Embora esses sites estejam em inglês, você consegue extrair informações relevantes e opiniões 100% honestas de pessoas reais sobre as dores e dificuldades que elas enfrentam.

Confira também: Pesquisa de mercado e persona: O segredo dos textos que viram dinheiro

2° Defina a Proposta Única de Valor do produto

A segunda coisa que você precisa fazer é definir qual é a Proposta Única de Valor (PUV) do produto ou negócio do seu cliente.

A PUV evidencia o diferencial de uma marca ou produto no mercado.

Durante a pesquisa de mercado, você descobre o que os concorrentes fazem, como eles fazem e onde eles falham.

Isso é fundamental para que você consiga criar uma PUV 100% única no mercado, mesmo para um produto ou nicho muito concorrido.

Veja alguns exemplos de PUV:

  1. Uber: Transportar as pessoas com segurança, economia, facilidade e conforto;
  1. Airbnb: Gerar renda para quem aluga e também oferecer locais aconchegantes por um preço mais acessível;
  1. Starbucks: Um local seguro e confortável para as pessoas frequentarem e trabalharem, além da bebida de qualidade. 

Note que essas empresas oferecem serviços que já existiam com uma nova roupagem, por isso são negócios bem-sucedidos.

Agora, como compilar o diferencial do negócio em uma frase? 

Você pode usar uma fórmula para isso:

Eu ajudo (audiência) com (problema) alcançar (benefício) através de (solução única).  

Veja um exemplo para o nicho de Copywriting:

Eu ajudo Copywriters com dificuldade em criar portfólio a montar um portfólio irresistível, através do Método Impacta, Conecta e Converte

Embora seja simples, essa fórmula te ajuda a pensar estrategicamente em:

  • Quem você ajuda;
  • Como você ajuda;
  • Quais são os benefícios do produto;
  • Qual é a solução definitiva que você traz para os clientes.

3° Aborde os maiores problemas da audiência na Copy

É muito importante identificar quais são os problemas e dores mais latentes da audiência e explorar isso na Copy.

Mas atenção, jamais use esse conhecimento para atacar ou ser agressivo com a persona. 

Caso contrário, o seu texto irá espantar a pessoa ao invés de atrair e gerar nela o desejo pela compra.

Imagine que você vai vender um curso de Copywriting e percebeu na pesquisa que as maiores dores dessa audiência são:

  • “Não sei escrever páginas de vendas”;
  • “Meus anúncios não convertem”;
  • “Eu não sei captar clientes de Copy”;
  • “Me sinto inseguro por não ter experiência”.

Após identificar quais são as dores, você precisa organizá-las da mais forte para a mais fraca, dentro do seu Arsenal de Copy.

Isso vai te ajudar a perceber, por exemplo, qual dor usar na headline do seu anúncio para fisgar a atenção imediata de um potencial cliente e, assim, aumentar as chances do anúncio converter.

O mais importante, ao explorar os problemas da audiência na Copy, é sempre se mostrar solidário

O seu objetivo é fazer com que as pessoas sintam que você entende o que elas estão passando e que existe uma solução para aquele problema: o seu produto.

4° Elaborar a solução definitiva para o problema

Ao definir qual é a solução definitiva que o produto oferece é fundamental se certificar que essa solução seja crível.

Não adianta prometer que a pessoa vai emagrecer 6 quilos em uma semana e não mostrar como ela vai alcançar aquele resultado.

Quando você não consegue demonstrar que a solução é real, isso vira uma objeção que as impedem de comprar, mesmo que a oferta seja muito boa.

Por que?

Porque a solução parece boa demais para ser verdade. 

Isso precisa ficar muito claro na sua mente: A solução que o produto oferece precisa ser transformadora e acreditável.

5° Transforme as características dos produtos em benefícios

Muitos Copywriters iniciantes erram nesse ponto e depois ficam desesperados porque a Copy não converte.

Em algum trecho da Copy é preciso apelar para o lado racional do cliente e apontar quais são as características e especificações técnicas do produto, mas lembre-se que são os benefícios que atraem a atenção das pessoas.

Por isso, faça uma lista com todas as características daquele produto e, na sequência, transforme essas características em benefícios.

Suponha que você queira vender copos da marca Stanley.

Dizer que o copo é feito de aço inox e não contém BPA (Bisfenol A) dificilmente vai convencer alguém a desembolsar mais de R$150,00 para comprar um copo.

Agora, descrever o copo como resistente, durável, fácil de limpar, livre de compostos químicos nocivos à saúde e que ainda mantém a bebida gelada por 4,5 horas, torna o produto bem mais interessante, concorda?

É essa lógica que você precisa seguir ao descrever qualquer produto ou serviço que for vender. 

Afinal de contas, as pessoas não se importam com as características técnicas do seu produto, o que elas querem saber é como isso vai beneficiar a vida delas.

6° Tenha um arsenal de provas

Para tornar a sua solução mais crível, de forma que as pessoas consigam enxergar que é possível alcançar aquele resultado, é importante inserir provas na sua Copy.

As provas vão ajudá-lo a quebrar uma das maiores objeções em qualquer nicho: 

“Será que funciona para mim?” 

Crie uma pasta no Google Drive com todas as provas sociais (depoimentos) dos seus clientes – pessoas reais que foram transformadas pelo produto ou serviço que você oferece.

Além das sociais, você pode também adicionar outras provas que embasam o argumento de vendas e tornam a sua solução ainda mais irresistível, como:

  • Estudos científicos;
  • Pesquisas e gráficos;
  • Notícias e matérias.

7° Elabore uma oferta irresistível e urgente   

Chegou a hora de estruturar a sua oferta irresistível. 

A oferta não se refere apenas ao preço cobrado pelo produto, ela inclui:

  • Os entregáveis (o que a pessoa recebe);
  • Os bônus (presentes extras para agregar valor e quebrar objeções);
  • As condições de pagamento e parcelamento.

Ao criar uma oferta também é importante torná-la urgente

Reflita: 

“Porque a pessoa precisa adquirir o produto agora, imediatamente, e não na semana que vem ou na próxima campanha?”

Essa urgência tem relação com os bônus? Somente naquela oferta a pessoa adquire o produto com aqueles benefícios.

A urgência está relacionada ao preço? Por um período de tempo específico a pessoa poderá adquirir o produto por um valor menor do que ele custa ou vai custar futuramente.

Ou a urgência tem relação direta com a escassez? Há poucas vagas, as unidades do produto são limitadas.

Não é obrigatório aplicar esses dois gatilhos mentais e também não se deve usá-los de forma mentirosa.

Todavia, a oferta irresistível precisa ter algum elemento que a torne urgente para que as pessoas tomem uma ação imediata.

8° Defina uma ideia central para a sua campanha

A oitava e última atitude que você deve tomar para ser reconhecido como um Copywriter profissional envolve um conceito avançado de Copywriting: Big Idea.

Embora seja algo relativamente novo no Brasil, os americanos se beneficiam dessa técnica de Copywriting há décadas.

A Big Idea é a ideia central, clara e específica que orienta todo e qualquer tipo de texto que você for escrever em uma campanha de vendas.

Isso significa que essa ideia precisa constar, de alguma forma:

  • Nos posts de instagram;
  • Nas páginas de captura e de vendas;
  • Nos anúncios, emails e mensagens de WhatsApp.

Isso é muito importante para evitar que você fale sobre várias coisas ao mesmo tempo e confunda a cabeça dos seus potenciais clientes.

Ao definir uma Big Idea para a campanha, você poderá:

  • Escrever Copies que geram intenso impacto emocional;
  • Garantir que a comunicação tenha lógica e siga uma única linha de raciocínio com início, meio e fim;
  • Fixar o diferencial da sua marca na cabeça dos clientes com mais facilidade.

Dessa forma, você pode trabalhar a Big Idea nas suas campanhas para deixar toda a comunicação amarradinha e, consequentemente, vender muito mais.

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