Conheça as 3 etapas de um funil de vendas simples e eficiente

Etapas de um funil de vendas - Ilustração de várias pessoas em volta de um funil de vendas.

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Não ter um funil de vendas estruturado é um dos motivos pelos quais empresários e infoprodutores não conseguem melhorar as vendas de seus produtos. Mas você sabe quais são as principais etapas de um funil de vendas?

Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário desenvolver um funil complexo, com 57 etapas ou investir milhares de reais em anúncios sem qualquer garantia de retorno.

Tudo o que você precisa para desenvolver uma comunicação assertiva com a sua audiência é conhecer, pelo menos, essas três etapas de um funil de vendas:

  1. Atração;
  2. Nutrição;
  3. Oferta.

É claro, se você puder contar com o trabalho de um bom Copywriter, terá condições de ir ao infinito e além com as suas vendas.

Entretanto, se está começando no Marketing Digital e quer conquistar os primeiros resultados com o seu negócio antes de pensar em recrutar apoio extra, este conteúdo irá te ajudar.

Aqui você compreenderá como se comunicar em cada uma das três etapas de um funil de vendas a fim de aumentar o engajamento com o público e potencializar as conversões.

Leia até o final.

Etapas de um funil de vendas

1° Atração

A primeira etapa de um funil de vendas é a atração – também conhecida como topo de funil.

Normalmente, as pessoas que estão nessa fase ocupam duas categorias:

  1. Ainda não sabem que tem um problema;
  2. Sabem que tem um problema mas não buscam uma solução.

São pessoas com um nível de consciência baixo – um público frio.

Então, o primeiro passo é entender em qual dessas duas categorias o seu público está, e em seguida adaptar sua comunicação.

Se as pessoas não sabem que tem um problema, você precisa apresentar o problema a elas.

Agora, se elas já sabem, o que você precisa fazer é amplificar o problema para que elas percebam que sem a solução que o seu produto/serviço oferece, a vida delas ficará muito difícil.

2° Nutrição

A segunda etapa de um funil de vendas é a “nutrição” – ou meio de funil.

Nesse ponto, as pessoas já sabem que tem um problema e buscam a solução, um produto que resolva o problema.

Então o que você precisa fazer aqui é alimentar a sua audiência. 

Desenvolva uma comunicação, seja em formato de post, stories, emails ou páginas online, que mostram:

  • As vantagens do seu produto;
  • Como ele resolve o problema dela;
  • Porque ele é a melhor alternativa para resolver esse problema.

Na etapa de nutrição você também vai quebrar objeções. 

Na prática isso significa que você vai dar argumentos que invalidam as desculpas que as pessoas dão para não comprar o seu produto ou serviço.

Suponha que venda um curso de Copywriting e a objeção seja “não tenho tempo”. 

Para quebrar essa objeção diga que as aulas duram entre 5 a 10 minutos e que ela tem um ano de acesso para ver e rever as aulas quantas vezes quiser.

3° Oferta

A última etapa do funil de vendas é a oferta. 

É aqui onde você transforma seguidores em clientes que colocam dinheiro no seu bolso.

Nessa fase do funil, você já nutriu a audiência com os melhores conteúdos, já mostrou os benefícios do seu produto e as provas de que ele funciona.

A pessoa já entende que o seu produto pode solucionar de forma “completa” o problema que ela tem, por isso é o momento exato de fazer uma oferta e garantir mais uma venda.

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