Qual é a diferença entre página e carta de vendas?

Qual é a diferença entre página e carta de vendas - Ilustração de um envelope verde com um papel de carta sobre um fundo verde oliva

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O cliente pediu para você escrever uma carta de vendas e você ficou perdido? É bem comum que Copywriters iniciantes não saibam exatamente qual é a diferença entre página e carta de vendas.

Então, se você está dando os primeiros passos na Profissão Copywriter e bateu a dúvida, saiba que está no lugar certo.

Sim, existe diferença entre página e carta de vendas

A estrutura e intensidade de persuasão necessárias nesses dois tipos de Copy pode variar, principalmente em relação ao nível de consciência da audiência.

Mas você entenderá melhor essas diferenças nas próximas linhas.

Leia o conteúdo até o final.

Antes, topa uma viagem no tempo?

Para você entender melhor a diferença entre esses dois tipos de Copy precisamos voltar algumas décadas no tempo…

A carta de vendas é uma senhorinha centenária no Copywriting.

Ela já era muito comum nos Estados Unidos no século 20, antes mesmo de existir internet ou Marketing Digital.

No século passado, as empresas contratavam Copywriters para escrever as cartas de vendas e enviavam para as pessoas através dos correios, como se fosse uma mala direta. 

Veja um exemplo de carta de vendas publicada pelo New York Times em 1969:

Exemplo de uma carta de vendas antiga
“Eu encontrei uma louca e preguiçosa forma de emagrecer”
Reprodução: rodrigonask.com

Elas recebiam as cartas em suas casas, liam e para “converter” – se tornarem clientes – tinham que preencher o formulário (CTA) e enviar a resposta pelos Correios para confirmar a compra do produto ou serviço.

Exemplo de CTA de uma Carta de Vendas em papel
Reprodução: Reprodução: rodrigonask.com

Você pode imaginar que, comparado a hoje, fisgar o cliente era bem mais difícil e exigia do Copywriter domínio avançado das técnicas de persuasão.

Mas acredite ou não, funcionava.

Por isso, temos convicção: a Profissão Copywriter é uma das responsáveis por movimentar o maior volume de dinheiro pelas sombras nas últimas décadas.

Essa é a maior diferença entre página e carta de vendas

Em relação às características, a carta de vendas é mais longa e detalhada, ideal para público frio: pessoas que não conhecem você ou o seu produto.

Isso significa que ao escrever uma carta de vendas o Copywriter precisa considerar, pelo menos, três aspectos:

  1. As pessoas não sabem que tem um problema;
  2. Não sabem quem é você ou que solução o seu produto resolve; 
  3. Não sabem que o seu produto resolve o problema delas.

Assim, a comunicação na carta de vendas precisa pegar na mão da audiência fria, aumentar o nível de consciência dela ao longo da Copy para que, ao final, as pessoas tomem a decisão de comprar o produto ou serviço. 

“E a página de vendas, como funciona?”

A página de vendas é uma evolução mais enxuta da carta de vendas tradicional para o digital.

Ela pode ser usada para público frio, morno e quente – ao mesmo tempo ou não – tudo vai depender do nicho e da estratégia que você irá utilizar.

Isso porque o Copywriter não precisa, obrigatoriamente, realizar todo o processo de aquecimento da audiência direto na página de vendas.

Assim, o Copywriter tem permissão para “pegar leve” na persuasão e ir direto ao ponto na página de vendas.

Aquecendo a audiência na era digital

Diferente do que era feito no século passado, hoje as empresas têm inúmeros recursos para aquecer a audiência. 

As cartas de vendas de antigamente precisavam trabalhar as três etapas do funil de vendas – atração, nutrição e oferta – em um único texto, afinal o contato com o público era mais escasso.

Hoje em dia isso não é mais tão necessário e, tampouco, obrigatório.

O processo de aquecimento pode ser quebrado em diversas etapas – claro que isso depende da estratégia, do nicho e do produto.

Por exemplo, suponha que você venda um curso de Copywriting e tenha um perfil no Instagram onde compartilha seus conhecimentos sobre técnicas de persuasão – como é o caso da @robertasvl.

Você pode aquecer o seu público diariamente falando sobre os benefícios da Profissão Copywriter, através de:

  • Posts no feed;
  • Lives, IGTV e Reels;
  • Caixinhas de perguntas nos stories.

Assim, quando as pessoas acessarem a sua página de vendas, já terão “caminhado pelo funil” e estarão preparadas para comprar o seu curso.

Onde aplicar os elementos da carta de vendas?

“As empresas ainda podem usar cartas de vendas impressas, como no século passado?” 

Sim, nada impede. 

Mas convenhamos que a internet facilitou muito a vida dos empresários e dos Copywriters.

Hoje em dia não é preciso ter o trabalho de ir ao correios para distribuir as cartas de vendas ou alocar um departamento inteiro da empresa só para cuidar dessa parte.

A tecnologia oferece inúmeras ferramentas para aproximar você e seus futuros clientes e ainda garantir que se comunique com eles em tempo real.

Isso significa que, hoje em dia, a carta de vendas pode ter diversos formatos.

Considere o Tráfego Pago e as ferramentas de disparo de Emails como o “Correios” do século 21. 

Nesse sentido, as cartas de vendas podem ser:

A grande vantagem é que o seu cliente não precisa preencher um formulário e levar ao correios para comprar o seu produto ou serviço.

Tudo o que você precisa para que alguém coloque dinheiro no seu bolso é fazer a pessoa apertar um botão.

Se você segue um método de escrita persuasiva como o Impacta, Conecta e Converte, isso fica tão fácil quanto andar de bicicleta com rodinhas.

Fez sentido para você? Compartilhe a sua opinião com a gente nos comentários.

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