O que é inimigo em comum e como usar esse recurso para vender mais?

Inimigo em comum: o que é e como usá-lo para vender mais? - Ilustração de vários emojis com olhos feitos com símbolos de dinheiro

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Alguma vez você já se perguntou o que levou Estados Unidos (capitalista) e União Soviética (socialista) a lutarem juntos contra a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial?

Existe uma força capaz de unir até mesmo países com modelos econômicos completamente diferentes em prol de um mesmo objetivo: um inimigo em comum.

Todas as marcas, produtos e nichos possuem algum inimigo em comum e explorar esse recurso na comunicação vai te ajudar a criar uma ligação emocional mais forte entre a marca e os clientes e facilitar o processo de vendas.

Neste conteúdo, você saberá:

  • O que é um inimigo em comum?
  • O poder do inimigo em comum no Copywriting
  • Exemplos de marcas renomadas que usam essa estratégia.

Preparado para dominar essa técnica de persuasão e se tornar um Copywriter mais valorizado, bem remunerado e disputado entre os clientes?

Então vamos nessa?!

O que é um inimigo em comum?

O inimigo em comum pode ser uma situação, gosto, entidade ou até uma pessoa que esteja “prejudicando” a vida do seu cliente e impedindo que ele consiga alcançar o que deseja.

Imagine que irá vender um produto de emagrecimento, mas as pessoas acreditam que não conseguem emagrecer por causa da genética.

Essas pessoas culpam a genética por um problema que ela tem.

Então, o profissional da escrita persuasiva pode trazer esse elemento na Copy como inimigo em comum.

Outro exemplo de inimigo em comum pode ser o padrão de beleza estabelecido pela sociedade, quando falamos de lojas de roupas ou cosméticos.

O regime de trabalho CLT também pode ser usado como inimigo em comum, especialmente se você vende um produto que oferece liberdade, como um curso de Copywriting, Finanças ou Marketing Digital.

O poder do inimigo em comum no Copywriting

Estudos de psicologia e sociologia confirmam: as pessoas gostam de estar perto de pessoas com quem concordam.

Isso gera um desejo de unir-se, de tornarem-se “aliados”.

O inimigo em comum é um dos gatilhos mentais mais poderosos, justamente porque potencializa a conexão entre as marcas e os clientes.

Há uma frase de Blair Warren que resume a persuasão e evidencia o poder do inimigo em comum no Copywriting:

 “As pessoas farão qualquer coisa por aqueles que encorajam seus sonhos, justificam seus fracassos, acalmam seus medos, confirmam suas suspeitas e ajudam a atirar pedras contra seus inimigos.”

Ao trazer um inimigo à sua copy você consegue chamar a atenção das pessoas e fazer com que elas se conectem imediatamente com a sua mensagem.

Marcas renomadas que usam inimigo em comum 

O inimigo em comum não precisa ser usado na Copy somente com um cunho negativo.

Marcas renomadas como Coca e Pepsi são um exemplo de como usar esse gatilho mental com uma pitada de sarcasmo e bom humor, ao se mostrarem “inimigas” para o público. 

Reprodução: Google Imagens

Outro caso clássico são as farpas trocadas entre as gigantes do Fast-food McDonalds e Burger King.

Reprodução: Youtube Burger King

Embora sejam concorrentes e, muitas vezes, o inimigo em comum seja aplicado de uma forma engraçada, as duas marcas se beneficiam desse recurso em suas campanhas de marketing.

Sempre haverão pessoas que vão preferir os lanches do Burger King, assim como existem aqueles que gostam mais de Pepsi. 

O ponto é que, ao usar o inimigo em comum, as marcas conseguem reacender a conexão com os clientes, melhorar o engajamento e, consequentemente, potencializar suas vendas.

Portanto, fica a lição: além de falar sobre os problemas, medos e sonhos da sua audiência, mostre também quais os seus inimigos em comum, porquê e como você luta contra eles.

Assim, mais do que clientes, você ganhará verdadeiros aliados – pessoas com os mesmos valores e que acreditam nas mesmas coisas que você.

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