Como criar conteúdo para Instagram que Impacta, Conecta e Converte na prática

Como criar conteúdo para Instagram que geram vendas - Símbolo do Instagram na cor branco sobre um fundo gradiente rosa e roxo

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Quer descobrir como criar conteúdo para Instagram que vende, na prática e sem enrolação?

Está no lugar certo.

Nas próximas linhas você terá acesso aos 7 passos que usamos aqui na Você Ligado para criar conteúdos de Instagram que convertem, como os da @robertasvl – Copywriter e Sócia-Fundadora da Você Ligado.

Aproveite a leitura.

1° Mapeie o PMS da sua audiência

O PMS – sigla para Problemas, Mitos e Sonhos – é um método criado pela Você Ligado com o objetivo de identificar:

  1. Problemas: as maiores dificuldades que a audiência enfrenta e que o seu produto ou serviço resolve;
  1. Mitos: as mentiras em que a audiência acredita que podem impedi-la de comprar o seu produto ou serviço;
  1. Sonhos: os desejos mais profundos da audiência e quais sonhos elas conseguem alcançar a partir do seu produto ou serviço.

Então, se você ainda não sabe qual é o PMS do público para quem vai escrever, essa é a sua primeira missão.
Você conseguirá identificar os três elementos através de uma minuciosa pesquisa de mercado e persona.

Importante

O Produtor de Conteúdo profissional jamais cria conteúdos a partir de achismos (“Eu acho que vai engajar”; “Eu acho que vai dar certo”).

 A aplicação das técnicas de Copywriting para Instagram incluem criar conteúdos que:

  1. Conversam com as dores das pessoas;
  2. Quebram os mitos que as impedem de comprar um produto ou serviço;
  3. Demonstram como elas podem alcançar seus sonhos através da solução que você oferece.

2° Pense no título do seu conteúdo

O segundo passo para criar conteúdo de Instagram que converte em vendas é escolher um título provocante.

Esse título – também chamado de headline – precisa despertar a curiosidade das pessoas e deve estar relacionado ao PMS da audiência.

Por exemplo, um dos sonhos da audiência da @robertasvl é conquistar independência financeira trabalhando na internet.

Com isso em mente, basta criar uma headline que explore esse sonho para impactar a pessoa e prender a atenção dela ao conteúdo.

Como no exemplo a seguir:

3° Escreva o conteúdo

Um conteúdo de alto valor precisa ter pelo menos um dessas três características:

  1. Resolver um problema;
  2. Derrubar um mito;
  3. Explorar os sonhos da audiência.

Então, nada de ficar postando conteúdos a esmo só para “dar engajamento” ou bater meta de conteúdos postados.

4° Defina uma única CTA

Muitas pessoas ignoram isso, mas definir uma CTA única, com direcionamento claro e objetivo sobre o que você quer que a pessoa faça, potencializa as chances de que o conteúdo converta.

Também é importante ficar atento se a empresa está desenvolvendo algum evento ou campanha de vendas no período em que o conteúdo for compartilhado.

Assim, você poderá potencializar as conversões levando as pessoas para a página de captura da campanha ou evento.

Ao escolher a CTA para o post você deve se questionar:

“O que eu quero que a pessoa faça após ler o conteúdo?”

Quero que ela salve? 

Para que o algoritmo do Instagram entenda que o conteúdo é relevante e entregue para mais pessoas…

Quero que ela compartilhe? 

Afinal, quanto mais compartilhamento, mais pessoas novas vão conhecer o negócio, seguir e, possivelmente, comprar o produto ou serviço…

Quero que a pessoa comente? 

Desejo me conectar com ela através desse conteúdo e quero que ela me diga o que pensa sobre aquele assunto…

Dê um direcionamento claro.

Se você não falar para a pessoa exatamente o que ela tem que fazer, muito provavelmente ela não tomará ação alguma.

Pedir para que as pessoas “curtam, comente e compartilhe” tem o mesmo efeito que assoviar e chupar cana ao mesmo tempo.

Por isso, use apenas uma CTA por vez e não se esqueça de usar o gatilho mental do “Por que” para tornar a CTA ainda mais persuasiva.

5° Verifique se o conteúdo está coeso e coerente

O quinto passo é verificar se o conteúdo corresponde à headline, se o texto está claro e faz sentido.

É muito comum que ao revisar um conteúdo você perceba que pensou em uma ideia, mas no meio do caminho teve uma ideia melhor e aí o post fica dividido entre duas ideias.

Por exemplo:

“Você gostaria de reduzir os custos de energia da sua casa?

Então não esqueça que o meio ambiente merece ser respeitado.”

Você estava falando de dinheiro e depois colocou meio ambiente ali e a pessoa não conseguiu entender nada.

Como criar conteúdo para Instagram: Verifique se o conteúdo está coerente - Meme da Nazaré confusa enquanto símbolos matemáticos aparecem na tela

É importante garantir que o texto precisa estar coerente do início ao fim em relação à ideia que você decidiu comunicar, com a ideia que você escolheu abordar.

“Ah, surgiu uma ideia melhor no meio…”

Anote e crie outro conteúdo com ela.

Mas para escrever conteúdos que convertem é preciso respeitar a Regra do 1:

  • Um problema;
  • Uma solução;
  • Um benefício;
  • Uma ideia central.

Se você escolheu falar de um benefício, é nele que deve focar.

Esse é o momento de aplicar o conceito de Big Idea nos conteúdos e refletir:

  • “Que tipo de emoção eu quero passar?”
  • “Que conclusão eu quero que a pessoa chegue ao final do conteúdo?”
  • “Que ação eu quero que ela tome?”

6° Substitua palavras “fracas” por palavras poderosas

Durante o processo de revisão dos posts é importante identificar palavras longas e complexas por termos mais curtos e fáceis de entender.

O Dicionário de Sinônimos é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo.

Como criar conteúdo para Instagram: Substitua palavras fracas por palavras poderosas - Imagem com a logo do site Dicionário de sinônimos

Além disso, certifique-se de substituir termos fracos e sem impacto por palavras poderosas.

Troque o:

  • “Pode ser que…”;
  • “Talvez…”.

Por:

  • “É”;
  • “Conquiste”;
  • “Alcance”. 

7° Não esqueça a regra do Enter

A última etapa é garantir que o seu conteúdo não terá aqueles “blocões” enormes de texto que dão preguiça só de olhar.

Para evitar isso, experimente usar a Regra do Enter: a cada três linhas, Enter.

É simples, mas afeta positivamente a experiência de leitura do conteúdo.

Você também pode usar emojis para deixar as legendas dos seus posts mais sexys e manter a atenção das pessoas no conteúdo.

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