Quer descobrir como criar conteúdo para Instagram que vende, na prática e sem enrolação?
Está no lugar certo.
Nas próximas linhas você terá acesso aos 7 passos que usamos aqui na Você Ligado para criar conteúdos de Instagram que convertem, como os da @robertasvl – Copywriter e Sócia-Fundadora da Você Ligado.
Aproveite a leitura.
1° Mapeie o PMS da sua audiência
O PMS – sigla para Problemas, Mitos e Sonhos – é um método criado pela Você Ligado com o objetivo de identificar:
- Problemas: as maiores dificuldades que a audiência enfrenta e que o seu produto ou serviço resolve;
- Mitos: as mentiras em que a audiência acredita que podem impedi-la de comprar o seu produto ou serviço;
- Sonhos: os desejos mais profundos da audiência e quais sonhos elas conseguem alcançar a partir do seu produto ou serviço.
Então, se você ainda não sabe qual é o PMS do público para quem vai escrever, essa é a sua primeira missão.
Você conseguirá identificar os três elementos através de uma minuciosa pesquisa de mercado e persona.
Importante
O Produtor de Conteúdo profissional jamais cria conteúdos a partir de achismos (“Eu acho que vai engajar”; “Eu acho que vai dar certo”).
A aplicação das técnicas de Copywriting para Instagram incluem criar conteúdos que:
- Conversam com as dores das pessoas;
- Quebram os mitos que as impedem de comprar um produto ou serviço;
- Demonstram como elas podem alcançar seus sonhos através da solução que você oferece.
2° Pense no título do seu conteúdo
O segundo passo para criar conteúdo de Instagram que converte em vendas é escolher um título provocante.
Esse título – também chamado de headline – precisa despertar a curiosidade das pessoas e deve estar relacionado ao PMS da audiência.
Por exemplo, um dos sonhos da audiência da @robertasvl é conquistar independência financeira trabalhando na internet.
Com isso em mente, basta criar uma headline que explore esse sonho para impactar a pessoa e prender a atenção dela ao conteúdo.
Como no exemplo a seguir:
3° Escreva o conteúdo
Um conteúdo de alto valor precisa ter pelo menos um dessas três características:
- Resolver um problema;
- Derrubar um mito;
- Explorar os sonhos da audiência.
Então, nada de ficar postando conteúdos a esmo só para “dar engajamento” ou bater meta de conteúdos postados.
4° Defina uma única CTA
Muitas pessoas ignoram isso, mas definir uma CTA única, com direcionamento claro e objetivo sobre o que você quer que a pessoa faça, potencializa as chances de que o conteúdo converta.
Também é importante ficar atento se a empresa está desenvolvendo algum evento ou campanha de vendas no período em que o conteúdo for compartilhado.
Assim, você poderá potencializar as conversões levando as pessoas para a página de captura da campanha ou evento.
Ao escolher a CTA para o post você deve se questionar:
“O que eu quero que a pessoa faça após ler o conteúdo?”
Quero que ela salve?
Para que o algoritmo do Instagram entenda que o conteúdo é relevante e entregue para mais pessoas…
Quero que ela compartilhe?
Afinal, quanto mais compartilhamento, mais pessoas novas vão conhecer o negócio, seguir e, possivelmente, comprar o produto ou serviço…
Quero que a pessoa comente?
Desejo me conectar com ela através desse conteúdo e quero que ela me diga o que pensa sobre aquele assunto…
Dê um direcionamento claro.
Se você não falar para a pessoa exatamente o que ela tem que fazer, muito provavelmente ela não tomará ação alguma.
Pedir para que as pessoas “curtam, comente e compartilhe” tem o mesmo efeito que assoviar e chupar cana ao mesmo tempo.
Por isso, use apenas uma CTA por vez e não se esqueça de usar o gatilho mental do “Por que” para tornar a CTA ainda mais persuasiva.
5° Verifique se o conteúdo está coeso e coerente
O quinto passo é verificar se o conteúdo corresponde à headline, se o texto está claro e faz sentido.
É muito comum que ao revisar um conteúdo você perceba que pensou em uma ideia, mas no meio do caminho teve uma ideia melhor e aí o post fica dividido entre duas ideias.
Por exemplo:
“Você gostaria de reduzir os custos de energia da sua casa?
Então não esqueça que o meio ambiente merece ser respeitado.”
Você estava falando de dinheiro e depois colocou meio ambiente ali e a pessoa não conseguiu entender nada.
É importante garantir que o texto precisa estar coerente do início ao fim em relação à ideia que você decidiu comunicar, com a ideia que você escolheu abordar.
“Ah, surgiu uma ideia melhor no meio…”
Anote e crie outro conteúdo com ela.
Mas para escrever conteúdos que convertem é preciso respeitar a Regra do 1:
- Um problema;
- Uma solução;
- Um benefício;
- Uma ideia central.
Se você escolheu falar de um benefício, é nele que deve focar.
Esse é o momento de aplicar o conceito de Big Idea nos conteúdos e refletir:
- “Que tipo de emoção eu quero passar?”
- “Que conclusão eu quero que a pessoa chegue ao final do conteúdo?”
- “Que ação eu quero que ela tome?”
6° Substitua palavras “fracas” por palavras poderosas
Durante o processo de revisão dos posts é importante identificar palavras longas e complexas por termos mais curtos e fáceis de entender.
O Dicionário de Sinônimos é uma excelente ferramenta para te ajudar nesse processo.
Além disso, certifique-se de substituir termos fracos e sem impacto por palavras poderosas.
Troque o:
- “Pode ser que…”;
- “Talvez…”.
Por:
- “É”;
- “Conquiste”;
- “Alcance”.
7° Não esqueça a regra do Enter
A última etapa é garantir que o seu conteúdo não terá aqueles “blocões” enormes de texto que dão preguiça só de olhar.
Para evitar isso, experimente usar a Regra do Enter: a cada três linhas, Enter.
É simples, mas afeta positivamente a experiência de leitura do conteúdo.
Você também pode usar emojis para deixar as legendas dos seus posts mais sexys e manter a atenção das pessoas no conteúdo.
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