O que é CTA e como ela vai te ajudar a vender mais

O que é CTA e como ela vai te ajudar a vender mais - Ilustração do botão "Inscrever-se" do Youtube e ao lado o ícone do sininho de notificações

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Se você tem um negócio ou está iniciando seus estudos em marketing digital para prestar serviços como Redator, Social Media ou Copywriter para empresas e fazer uma renda extra na internet, muito provavelmente já se deparou com essa sigla: CTA.

Mas o que é CTA? 

De que forma esse conceito do marketing digital pode ajudar as empresas a vender mais e fazer de você um profissional mais valioso?

Neste conteúdo, você entenderá:

  • O que é CTA;
  • Qual é a importância da CTA;
  • Onde aplicar CTA;
  • Exemplos de CTA para Instagram.

Pegue um cafezinho, procure um lugar confortável para ler este conteúdo pois nas próximas linhas você vai encontrar todas as respostas para as suas dúvidas sobre este assunto.

O que é CTA? 

CTA – Call To Action – em tradução literal significa “Chamada para Ação”.

Trata-se de um recurso de Copywriting – a ciência por trás dos textos persuasivos – usado para estimular o receptor da mensagem a tomar uma ação imediata.

Em outras palavras, a CTA é um comando que você dá para alguém que está lendo um artigo na internet, assistindo um vídeo no Youtube ou ouvindo uma propaganda no rádio, por exemplo.

A importância da CTA

A essa altura, você pode estar se perguntando: 

“Por que raios saber o que é CTA é tão importante?”

Entender a importância da CTA é simples, basta refletir por um momento sobre o porquê se fala tanto sobre engajamento na internet hoje em dia.

Quando um Psicólogo contrata um Social Media para escrever os posts do seu perfil no Instagram, ele não quer apenas enfeitar o seu IG com conteúdos bonitinhos ou simplesmente porque o seu colega de profissão está fazendo o mesmo.

O objetivo dele é ter conteúdos que se conectam com os seguidores, abram os olhos deles para a importância de temas como terapia e saúde mental, para que em algum momento esses seguidores se transformem em “clientes”, ou pacientes.

O mesmo se aplica a qualquer negócio, de qualquer nicho e que venda qualquer tipo de produto.

A CTA é a linha tênue que separa um post comum de um post que converte seja uma ação de engajamento (curtida, comentário, salvamento ou compartilhamento) ou uma venda propriamente dita.

Onde aplicar CTA

No tópico acima usamos o exemplo de um perfil no Instagram de um psicólogo para ilustrar a importância da CTA.

Mas a verdade é que esse recurso pode ser utilizado em qualquer tipo de comunicação, independente do formato que ela terá.

CTA em vídeos do Youtube

Onde aplicar CTA - CTA em vídeos no Youtube

É possível que você já tenha se irritado uma vez ou outra com os pedidos dos Youtubers para os espectadores curtir, se inscrever no canal e ativar as notificações.

O fato é que os produtores de conteúdo em vídeo precisam fazer isso, pois as pessoas se entretem com o conteúdo e simplesmente esquecem de “recompensar” o dono do canal com uma ação que não vai lhes tirar um único real do bolso.

Além dos pedidos de interações, a CTA em um vídeo também pode ser percebida na forma de menções a:

  • Links específicos na descrição do vídeo;
  • Vídeos complementares nos cards.

CTA em artigos de Blog

Conteúdos de blog, como este, também tem o objetivo de gerar uma conversão e transformar leitores passivos em leads – potenciais clientes – para o negócio.

Por isso, um artigo de Blog persuasivo obrigatoriamente precisa ter uma CTA, seja:

  • Links para outros artigos;
  • Banners exibindo materiais ricos gratuitos;
  • Convite para inscrição na Newsletter do Blog.

CTA em anúncios

Se você deseja seguir carreira na Profissão Copywriter, uma das suas funções será escrever Copy para anúncios.

Enquanto que nos posts de instagram e artigos de Blog é muito desejável ter uma CTA, nos anúncios ela é obrigatória. 

Afinal de contas, de nada adianta atravessar o meio de campo, driblar o zagueiro e simplesmente chutar a bola para escanteio ao invés do gol.

É exatamente isso o que acontece com um anúncio sem CTA.

Você captura a atenção do leitor, gera conexão suficiente para que ele leia todo o anúncio e perde uma possível conversão simplesmente por não deixar claro o que a pessoa deve fazer após ler o anúncio.

Por mais óbvio que pareça, ao escrever um anúncio, sempre diga para o leitor em que botão clicar e o que o espera depois desse clique.

CTA em emails

Se você pretende usar o email na estratégia de marketing da sua empresa ou deseja adicionar ao seu pacote de serviços a escrita de email marketing, saiba que o uso da CTA não é dispensável.

No email, a CTA pode tomar a forma de links em palavras específicas no corpo do email ou mesmo banners e botões ao longo dele direcionando à páginas de captura.

Apenas não se esqueça de dar um comando claro para que as pessoas saibam no que clicar, por que clicar e quando clicar no link disponibilizado.

CTA em páginas de captura e vendas

Outro lugar onde a CTA aparece bastante é nas páginas de captura e vendas.

Aqui, ela toma a forma de um botão que a pessoa deve clicar para fazer a compra de um produto ou baixar um material gratuito – ebook, template, ou checklist, por exemplo.

Exemplos de CTA para o Instagram

O que é CTA - Exemplos de CTA para Instagram

Se você quer fazer dinheiro online produzindo conteúdo para instagram e quer saber como ser assertivo ao chamar o leitor para a ação, veja abaixo alguns exemplos de CTA aplicadas no perfil da @robertasvl – Copywriter, Sócia Fundadora e Especialista da Você Ligado – que contribuem para o alto engajamento nos conteúdos.

  • Comente “xxx” aqui embaixo se você…;
  • Isso já aconteceu com você? Me conta aqui embaixo;
  • Abra o link que está no perfil @ para…;
  • Esse conteúdo foi útil para você? Então marque nos comentários alguém que também pode ser ajudado por esse post;
  • Salve esse post para ver mais tarde!
  • Salve esse post e…; 
  • Comente aqui se você já sabia disso ou não!
  • Qual sua opinião sobre…? Comente aqui!
  • Você gostaria de saber mais sobre isso? Comente aqui!
  • Comente aqui se você usa isso ou não.
  • Salve esse post e nunca mais cometa esse erro!
  • Qual desses dois caminhos você prefere? Comente aqui.

É importante deixar claro que a CTA é a cereja do bolo de um conteúdo que impacta, conecta e converte.

Por isso, se você quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos nesse assunto, não feche essa página sem conferir 3 técnicas para criar conteúdo para Instagram que geram vendas.

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