5 elementos de persuasão obrigatórios em Copy para anúncios

5 elementos de persuasão obrigatórios em Copy para anúncios - Mão segurando um ícone de check na cor verde

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Saber como escrever Copy para anúncios que convertem em vendas é uma das habilidades mais lucrativas da internet.  

Não é à toa que os Copywriters – profissionais responsáveis por escrever anúncios, dentre outros tipos de textos persuasivos – são muito procurados e bem remunerados no digital.

Hoje em dia, qualquer negócio precisa anunciar na internet para:

  • Alcançar um público maior;
  • Converter leads em clientes;
  • Dar visibilidade à marca.

Mas, nesse caminho, surgem algumas pedras.

Milhares de empresas anunciam em plataformas como Google e Facebook todos os dias. 

Uma quantidade quase que infinita de conteúdos não-patrocinados são compartilhados diariamente nas redes sociais.

As pessoas são metralhadas por uma gama enorme de informações por todos os lados.

Então, surge a pergunta:

Como criar anúncios impossíveis de serem ignorados pelo público?

Afinal, nenhum empreendedor em sã consciência está disposto a torrar dinheiro no Facebook e Google ADS a troco de nada.

Aí entra o Copywriting – a ciência por trás dos textos que vendem todos os dias, como os anúncios, por exemplo.

Nas próximas linhas você vai descobrir como usar a persuasão para desenvolver Copy para anúncios que geram muito lucro para o seu negócio – ou do seu cliente.

“Copy”, o quê?

Pode ser que você tenha caído aqui de paraquedas e não saiba exatamente o que é Copywriting e como isso, de fato, impacta o poder de conversão dos seus anúncios.

Pois bem, Copywriting é uma ciência constituída por um conjunto de técnicas que transformam uma comunicação comum em persuasiva, independente do formato que ela tenha (texto, áudio ou vídeo).

O que isso significa exatamente?

Que um texto com técnicas de Copywriting conduz o receptor da mensagem por uma linha de raciocínio com um único objetivo: fazer com que ele tome uma ação ao final da mensagem.

Essa ação pode ser:

  • O cadastro em um formulário;
  • A compra de um produto;
  • Alguma ação de interação (engajamento).

Agora, pense o seguinte: o que você espera que as pessoas façam ao visualizar um anúncio seu na internet?

Clicar no botão. Solicitar um orçamento. Comprar um produto. Se cadastrar em um evento.

Parece óbvio, não é?

Mas o fato é que, sem Copywriting, conquistar essa ação pode ser muito mais difícil do que você imagina. 

As pessoas precisam receber os estímulos certos, na intensidade e frequência adequadas para que saiam da inércia e tomem uma ação, e as técnicas de persuasão garantem isso.

Logo, não aplicar persuasão nos seus anúncios é o mesmo que pegar o seu dinheiro com uma pá e jogar na fogueira.

5 elementos obrigatórios em Copy para anúncios - Dois personagens de desenho pegando dinheiro com uma pá e jogando na fogueira.

Não ignore esses dois pontos antes de escrever anúncios

Antes de entrar na parte prática deste conteúdo e te mostrar como escrever Copy para anúncios, é preciso pontuar algo muito importante que vai impactar diretamente na conversão dos seus criativos: 

O tipo de anúncio precisa corresponder ao nível de consciência do público para o qual ele será exibido.

Talvez isso tenha dado um nó na sua cabeça, mas fique tranquilo que já vai ficar claro.

Qual é o nível de consciência do público?

Antes de estalar os dedos e dar vida a Copy de um anúncio, você precisa partir do ponto em que as pessoas não estão na mesma página.

Imagine que você tenha um produto de meditação guiada que, dentre outros benefícios, ajuda a melhorar a concentração.

Algumas pessoas já sabem que o excesso de informação prejudica sua capacidade de concentração. 

Outras podem não saber disso e se sentirem frustradas por não conseguir se dedicar a uma tarefa sem procrastinar.

Um outro grupo de pessoas sabem que meditar ajuda a melhorar a concentração, mas não sabem quem é você e muito menos que você vende um produto com meditações guiadas.

Percebe que usar o mesmo tipo de abordagem nos anúncios para falar com esses três grupos de pessoas tende ao fracasso antes mesmo de ir para o papel, ou melhor, para o Facebook ADS?

Por isso você precisa avaliar qual é o nível de consciência antes de definir a abordagem e narrativa que irá utilizar para escrever Copy para anúncios.

Confira também 5 níveis de consciência: O que são e como aplicar nas Copies

Qual é o tipo de anúncio?

Agora que você entendeu que a comunicação do seu anúncio deve corresponder ao nível de consciência da persona, chegamos à segunda encruzilhada: Qual tipo de anúncio utilizar? 

“Mas como assim, anúncios não são todos iguais?”

De forma alguma. 

Anúncios podem ter objetivos muito diferentes a depender do público com o qual você deseja falar.

Via de regra, os tipos de anúncios mais comuns para a maioria dos negócios são:

Anúncios de captura

Esse tipo de anúncio é voltado a um público com pouca consciência sobre o problema que tem (dificuldade de concentração) e sobre a solução para esse problema (meditação).

Geralmente, o objetivo de um anúncio de captura, como o próprio nome já diz, é levar as pessoas para uma landing page onde elas vão deixar suas informações de contato em um formulário, como nome, email e telefone.

Anúncios de captura servem tanto para a distribuição de iscas digitais, captação de contatos para cursos, eventos e treinamentos online como também para atrair pessoas interessadas em receber um orçamento ou algum tipo de atendimento do time de suporte da sua empresa.

Veja um exemplo de anúncio de captura utilizado pela Empiricus para o MBA em Análise de Ações e Finanças:

5 elementos de persuasão obrigatórios em Copy para anúncios - Exemplo de anúncio de captura da Empiricus

Reprodução: Biblioteca de Anúncios do Facebook

Anúncios de Vendas

Esse segundo tipo de anúncio é destinado há um público com um nível maior de consciência sobre:

  • O problema que ele tem;
  • A solução para esse problema;
  • O produto que resolve esse problema.

Aqui, é possível que a pessoa já tenha tido algum tipo de contato com o seu negócio, conheça o trabalho que você executa e o produto que oferece.

Assim, os anúncios de venda são mais diretos, apresentam algum tipo de promoção ou condição diferenciada, a fim de levar a pessoa direto para as páginas de vendas ou páginas de checkout.

Veja, a seguir, um exemplo de anúncio de vendas feito para a abertura das vagas da Formação APL Experience – treinamento imersivo em Copywriting da @robertasvl:

5 elementos de persuasão obrigatórios em Copy para anúncios - Exemplo de anúncio de vendas

Anúncios de Remarketing

Sabe aquele ser humaninho que acessou a sua página de vendas, chegou a preencher os dados do checkout mas desistiu da compra quando faltava só apertar no botão “comprar”?

Anúncios de Remarketing servem para nocautear esse tipo de público – um público super quente e consciente do problema, da solução, do produto e do seu negócio.

É importante saber disso, porque nesse tipo de anúncio a comunicação precisa ser ainda mais direta e incisiva do que nos anúncios de vendas. 

Por isso, use os anúncios de Remarketing para revelar as cartas escondidas na manga e converter a venda de uma vez por todas. 

Na imagem a seguir você pode ver um exemplo de como a Netshoes faz anúncios de remarketing:

5 elementos de persuasão obrigatórios em Copy para anúncios - Exemplo de anúncio de remarketing da Netshoes

5 elementos de persuasão para usar em anúncios

Rufem os tambores pois, finalmente, chegamos a parte prática deste conteúdo, que vai exigir que você abra um arquivo no Google Docs e comece a dar vida a Copy para os seus anúncios.

Estique os dedinhos e vamos lá.

1 Headline impactante

A headline é a parte mais importante de uma Copy. Ela vai determinar se a pessoa continuará lendo a Copy ou vai escrolar a tela em busca do próximo post.

Mas o que é uma headline?

É o título em destaque na imagem anexada ao anúncio e, até mesmo, aquela primeira frase da legenda do anúncio.

Veja um exemplo na imagem abaixo:

5 elementos de persuasão obrigatórios em Copy para anúncios - Exemplo de headline impactante de um anúncio da Me Poupe

Reprodução: Biblioteca de Anúncios do Facebook

Note que não é apenas um título, mas um título que impacta imediatamente o leitor e desperta curiosidade nele para ver o desdobrar da história.

Como criar uma headline impactante? 

Bem, temos um conteúdo completo sobre isso aqui no Blog, inclusive, recomendamos que adicione à sua lista de leitura após finalizar este conteúdo.

Porém, saiba que os títulos chamativos possuem algumas características que você pode se apropriar ao pensar em headlines para os seus anúncios:

  • Usam números para trazer especificidade;
  • Revelam um benefício desejado pela persona;
  • Fazem perguntas para o receptor da mensagem;
  • Abordam um dor latente ou um sonho da audiência;
  • Contém elementos de provas (estatísticas, estudos e pesquisas);
  • Apresentam um mecanismo único (método, produto, solução);
  • Usam gatilhos mentais.

Bons títulos despertam o interesse mas não entregam o ouro. 

Isso significa que ao criar um título você deve pensar “esse título faz o leitor ter vontade de ir para a próxima página?” ou seja, continuar lendo o anúncio.

Se sim, parabéns. Você acaba de criar um título impactante.

Confira também 5 técnicas de Copywriting para escrever headlines impactantes

2 Conexão com as dores e sonhos do público

No tópico anterior introduzimos como utilizar as dores e sonhos da audiência para criar headlines impactantes.

Acontece que, além da headline, esses elementos podem e devem ser distribuídos pela Copy do anúncio para gerar conexão emocional entre a pessoa que está lendo e o anúncio.

Essa conexão é fundamental para que o receptor da mensagem seja conduzido naturalmente a tomada de ação.

Observe como o sonho da liberdade financeira foi trabalhado na Copy do anúncio de um Ebook da @staagebr:

5 elementos de persuasão obrigatórios em Copy para anúncios - Exemplo de como usar os problemas e sonhos da audiência em um anúncio da Staage

É importante destacar que, ao usar os problemas e dores da audiência, isso jamais deve ser feito com o objetivo de atacar as pessoas. 

Caso contrário, ao invés de fazê-las se conectar com a sua mensagem, você irá afastá-las.

3 Eleve o nível de consciência do público

Você viu logo no início desse conteúdo que precisa adequar a sua comunicação ao nível de consciência da audiência. 

Acontece que saber em qual nível de consciência essa audiência está, serve justamente para levá-la para um estágio mais avançado de consciência sobre o problema, solução ou produto.

Vamos voltar ao exemplo das meditações guiadas.

Se o seu anúncio está direcionado a um público inconsciente de que os problemas com a concentração advém da sobrecarga de informações a que o cérebro foi submetido, você precisa usar argumentos, dados e provas de que essa relação existe para provar o seu argumento.

Mas não basta apontar o problema e a causa dele.

O que as pessoas querem de fato saber é como resolver esse problema, mesmo que elas nem tivessem se dado conta de que tinha um até se depararem com aquele anúncio. 

Percebe como você vai construir uma linha de raciocínio através dos níveis de consciência?

É isso o que você precisa fazer em todas as Copies dos seus anúncios: levar a audiência para o próximo nível, considerando sempre o tipo de anúncio que você vai escrever.

4 Aplique gatilhos mentais

Infelizmente, alguns gurus da internet e profissionais duvidosos do digital banalizaram o uso dos gatilhos mentais.

Compre agora. Está acabando. É só hoje… 

Essas frases não vão gerar impacto algum se não forem utilizadas dentro de um contexto, no momento certo, para o público certo.

Por exemplo, não adianta exibir um anúncio com o gatilho mental da escassez revelando que restam 3 unidades de um par de sapatos da Nike para senhores de meia idade interessados em artigos de pesca.

Agora, faz total sentido exibir esse mesmo anúncio para jovens na faixa dos 17-35 anos que visitaram a página de vendas desse produto em algum momento. 

As chances de que eles cliquem e comprem são infinitamente maiores, concorda?

Mas os gatilhos da urgência e escassez não são os únicos que você pode aplicar em Copy para anúncios. 

Há também:

  • Gatilho da prova Social: Depoimentos em texto ou vídeo de clientes;
  • Gatilho da Simplicidade: Mostrar o quanto o produto é fácil de usar e simplifica a vida da pessoa;
  • Gatilho mental da Novidade: Lançou um produto novo? Explore isso no anúncio.
  • Gatilho da Exclusividade: Oferece algum benefício (brinde, bônus, acompanhamento diferenciado, etc) restrito para um grupo de pessoas? Evidencie isso na Copy.
  • Gatilho mental do Comprometimento: Instigue a pessoa a refletir sobre o quanto ela está comprometida com os seus próprios resultados, com a sua própria evolução.

Agora, entenda uma coisa: gatilhos mentais não fazem milagres

Eles apenas ajudam a acelerar a tomada de ação em pessoas que já estavam pré-dispostas de alguma forma a tomar aquela decisão em algum momento.

5 Não esqueça a CTA 

Não adianta remar, remar e remar para morrer na praia, concorda?

Copy sem CTA não é Copy, é no máximo uma legenda. 

Por isso, não se esqueça de caprichar na CTA.

Uma boa CTA precisa:

  • Ser clara: as pessoas tem que bater o olho e entender o que devem fazer;
  • Ser coerente: não adianta pedir para a pessoa arrastar para cima em um anúncio veiculado no feed do Instagram e Facebook.
  • Traz previsibilidade: deixe subentendido o que ela vai encontrar do outro lado, no próximo nível.
  • Conter um porquê: sempre dê uma razão pela qual a pessoa deve tomar aquela ação.

Exemplo: 

“Aperte em Saiba Mais e baixe gratuitamente o Ebook Conquiste seu primeiro cliente como Copywriter.”

Chegamos ao fim desse conteúdo que, sem dúvidas, vai te ajudar a destravar a escrita de Copy para anúncios, seja para o seu próprio negócio ou para o negócio dos seus clientes, caso você preste serviços como um Copywriter profissional.

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