O email marketing é um recurso poderoso para lucrar na internet sem precisar investir milhares de reais em anúncios.
Mas antes de vender pelo email e sentir o gostinho do dinheiro caindo na conta, o Copywriter tem um grande desafio para enfrentar: fazer as pessoas abrirem o email.
Como vencer esse desafio? Através de uma headline impactante.
Não é à toa que essa é a primeira etapa do método ICC – Impacta, Conecta e Converte – e deve ser levada a sério se você quer ser um Copywriter valorizado e bem remunerado pelos seus clientes.
Afinal, não adianta criar uma Copy maravilhosa se as pessoas nem mesmo vão clicar para ler, concorda?
O fato é que existem alguns segredinhos para escrever headlines impactantes, capazes de fazer as pessoas largarem tudo o que estão fazendo para ler o seu email.
Neste conteúdo você descobrirá 5 técnicas que Copywriters experientes utilizam, capazes de aumentar a taxa de abertura dos emails em até 10%.
Pegue um café, ajeite a postura e vamos ao que interessa.
Como saber se a taxa de abertura dos emails está boa?
Geralmente, as plataformas de disparos de emails disponibilizam a taxa de abertura dos emails.
Mas se você quer descobrir como a taxa de abertura é calculada, é bem simples.
Basta fazer o cálculo:
Número de emails abertos ÷ Número de emails enviados
É muito importante analisar o desempenho dessa métrica, pois ela indica dois pontos relevantes:
- Qualidade e nível de persuasão da headline – assunto do email;
- Performance do horário de envio.
No Marketing Digital, o desempenho taxa de abertura dos emails pode ser medido da seguinte forma:
- Muito bom: acima de 20%
- Bom: entre 10 e 20%
- Normal: entre 6 e 10%
- Ruim: abaixo de 6%
Se a taxa de abertura dos seus emails está no nível Normal-Ruim, não se desespere.
Veja a seguir as técnicas de Copywriting que vão te ajudar a conquistar uma taxa de abertura acima de 15% sem mudar absolutamente nada no corpo do email.
Essas 5 técnicas vão aumentar a taxa de abertura dos emails
1° Curiosidade
O primeiro elemento capaz de fazer as pessoas se coçarem para abrir o seu email é o gatilho mental da curiosidade.
Headlines que instigam a curiosidade sobre o conteúdo do e-mail são extremamente poderosas e contribuem para aumentar a taxa de abertura dos emails.
O mais legal é que esse recurso funciona para esses dois tipos de públicos:
- Público frio: Pessoas que não sabem que tem um problema, não conhecem você ou o seu produto;
- Público quente: Pessoas que sabem que tem um problema, conhecem você e o seu produto.
Veja um exemplo onde a curiosidade foi utilizado em um email da Newsletter do @luizsvl:
2° Urgência
Outro gatilho mental genial e que funciona muito bem nas headlines, especialmente para pessoas com nível de consciência mais elevado sobre o seu produto ou serviço, é a urgência.
A urgência funciona muito bem naqueles emails com o objetivo de encerrar uma oferta com uma condição diferenciada para um determinado produto ou serviço.
Veja mais um exemplo onde esse recurso foi utilizado no assunto do email:
3° Ser controverso
A terceira forma de impactar os usuários e aumentar a taxa de abertura dos emails é escrever títulos controversos.
Esse recurso é muito eficaz porque quebra o padrão e ainda instiga a curiosidade do leitor.
Alguns exemplos de títulos controversos são:
- “Ser preguiçoso te fará rico.”
- “Estudar não e levará a lugar algum”
- “5 elementos para escrever anúncios horríveis”
4° Fazer uma pergunta
Fazer perguntas no assunto do email é outra forma de envolver o leitor e gerar nele o desejo de abrir o email o mais rápido possível.
Ao fazer uma pergunta, você ativa de forma automática no cérebro do receptor da mensagem sistemas que fazem ele querer buscar uma resposta.
Isso significa que ele não vai sossegar enquanto não souber a resposta.
Por isso, use e abuse desse recurso se você quer aumentar a taxa de abertura dos emails.
Exemplos:
- “Você sabe como escrever e-mails infalíveis?”
- “Copywriter, você vai deixar o seu cliente esperando?”
- “Começando na Copy? Armadilhas à frente”
5° Usar emojis
Usar emojis é bem legal se você deseja tornar suas headlines mais expressivas e atraentes.
Apenas tome cuidado para não abusar desse recurso.
Jamais substitua palavras por emojis.
Dependendo do dispositivo que o leitor usar para abrir o email, o emoji não aparecerá e a mensagem ficará incompleta.
Em nenhuma hipótese a sua mensagem deve depender dele para ser entendida. Por isso, use os emojis apenas como um complemento.
Como no exemplo a seguir:
Errado: Sua mente vai 💥
Certo: Sua mente vai explodir 💥
Além de aplicar as 5 técnicas que você viu aqui, não se esqueça de respeitar o limite de caracteres (50-60) ao escrever o assunto do seu email e testar horários diferentes de envio.
Dessa forma, você poderá criar assuntos interessantes para as suas mensagens e, consequentemente, aumentar a taxa de abertura dos emails.
E já que estamos falando sobre esse tema…
Se você quer saber como criar um funil completo e vender pelo email todos os dias, aperte aqui e aumente os seus conhecimentos em técnicas avançadas de Copywriting.